4º Trim. 2013 ADOLESCENTES - Lição 1: Bem-vindo à equipe de Cristo

3º Trim. 2013 - ADOLESCENTES - Lição 1: Bem-vindo à equipe de Cristo
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
LIÇÃO ADOLESCENTES – CPAD
4º Trimestre 2013
Tema: O atleta cristão
Comentarista: Silas Daniel

LIÇÃO 1 – BEM-VINDO À EQUIPE DE CRISTO

Ao Mestre
Amado (a) está iniciando mais um trimestre, se você realizou uma avaliação, com certeza já tem em mãos um planejamento para melhorar, os pontos falhos, para que neste quarto trimestre seus objetivos possam ser alcançados.

O tema desse do quarto trimestre é bastante sugestivo: “O atleta cristão”, por ser um tema que abrange a necessidade de ensinar que entre os filhos de Deus faz-se necessário que haja uma postura disciplinada, há um alvo à alcançar – uma recompensa – sem disciplina é impossível um atleta conseguir transpor os obstáculos e ser premiado.


Dentro desse contexto é oportuno falarmos aos nossos alunos acerca da responsabilidade que devemos ter quanto à vida cristã, esclarecermos a eles acerca da batalha espiritual em que dia a dia devemos travar, e vencer por amor à Deus.

No processo de integração do adolescente à Igreja, ao Corpo de Cristo, o professor de EBD tem um papel fundamental – discipular. Ensinando-os a caminhar na vida cristã de maneira a agradar a Deus.

Amado (a) coloque-se diante de Deus em oração, e peça ao Senhor que o Use, de forma que cada um de seus alunos, seja um verdadeiro atleta cristão, transpondo as barreiras, superando-se dia a dia no combate ao pecado e as hostes das trevas, enfatizando à eles que em Cristo, somos mais do que vencedores. Aleluia!

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir o aluno a:
Ø  Entenderque a vida cristã exige dedicação e disciplina constantes, para que assim venhamos a crescer e amadurecer espiritualmente.


Para refletir
“Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar.”(1 Co 9.26 - ARA)

Não basta começar na vida cristã, temos de prosseguir até o fim, esforçando-nos ao máximo para alcançar o prêmio de nossa soberana vocação em Cristo Jesus nosso Senhor..


Texto Bíblico em estudo: 1 Co 9.24-27.


Introdução
Os atletas Olímpicos submetiam-se a dez meses de treinamento rigoroso; era uma condição inflexível, sem exceção (1 Co 9.25). Deviam moderar seus desejos e absterem-se de certos passatempos que poderiam prejudicar suas aptidões. Observavam uma dieta balanceada e sem gorduras. Precisamos de domínio próprio como fruto do Espírito Santo para o nosso bom desempenho espiritual (Gl 5.23).


Renuncia
“Então, disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me.”(Mt 16.24).
“Tomar a cruz”significa renunciar as ambições centradas em si mesmo, visando a vida eterna. Tal sacrifício resulta na vida eterna e na maior e mais profunda experiência e a mais repleta da vida no Reino de Cristo agora (Mc 10.30).

Jesus nunca negociou a verdade para, desta forma, conseguir mais discípulos. Ele não esconde o fato de que segui-lo implica, sempre, abnegação. Existe uma cruz para cada um que deseja ir após o Salvador. A cruz, marca de vitória no cristianismo, deve ser também, ainda hoje, um símbolo de abnegação, entrega, serviço e amor à Deus.

Somente aqueles que compreendem isso podem, de fato, viver uma verdadeira vida cristã. Queremos as bênçãos provenientes da cruz; entretanto, não podemos fugir da renúncia que ela traz para a vida de todo aquele que, por crer, segue Jesus.

Ser cristão é carregar as dores do outro para que este possa provar as bênçãos celestiais.
Cruz e egoísmo não podem andar juntos. Cruz e egocentrismo se opõem, sempre.

Não conseguimos renunciar a nada deste mundo sem nos libertarmos do apego às coisas terrenas. A mente secular leva-nos a uma valorização e priorização de coisas que, no reino de Deus, estão em último lugar em importância.
Por outro lado, coisas que o mundo despreza, no reino divino são as primeiras em prioridade e valor.
Entendendo estas verdades, podemos nos perguntar: por que sigo Jesus? Será que estou em Cristo pelas bênçãos tão claramente prometidas nas igrejas ou o amo de verdade?
Estou disposto a renunciar a tudo pelo Redentor? Sigo-o para servir ou para ser servido?
Estas são questões importantíssimas e que devem ser respondidas por cada um de nós, pessoalmente.

Não somos salvos pelas nossas obras, mas, pela obra de Cristo. Todavia, todos os que já são salvos passam a fazer obras, por amar Deus e o próximo, obras manifestas pelo serviço e abnegação.
Que esta renúncia, tão cara ao mundo, nos seja algo natural, proveniente de um amor intenso e sincero.

Ser atleta de Cristo
Não basta admirar o sacrifício, a disciplina e o domínio próprio dos atletas. Também devemos ter dedicação semelhante como discípulos de Cristo. Um corpo mimado e poupado significa corrida perdida. Um atleta flácido não ganha nenhuma medalha. A corrida cristã é uma maratona que dura por toda a vida (Hb 12.1). Não devemos relaxar jamais, mas seguir as regras na Bíblia para corrermos bem (2 Tm 2.5).

Há muitas influências para nos desviar do alvo (Gl 5.7). Temos um Adversário que usa suas perversa experiência para nos jogar para fora da pista. Não podemos ignorar as suas intenções (2 Co. 2.11). Devemos manter os olhos fitos em Jesus sem olhar para trás: “(...) uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficam para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” (Fp. 3.13-14; Hb 12.2).

Depois de empregar a figura do corredor em 1 Coríntios 9.26-27, Paulo volta-se para o boxe: “Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar. Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo (...)”.

Temos que lutar contra nós mesmos (Rm 7.18). É como se Paulo estivesse dizendo: “Eu acerto todos os golpes; e os acerto em meu próprio corpo. Logo, meu corpo é meu servo, e não meu senhor”.
Paulo terminou seu breve comentário sobre os jogos com uma nota séria. Apesar do vasto alcance de suas realizações, ele ainda reconhecia a astúcia do Inimigo e a fraqueza da sua própria natureza humana. “Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado” (1 Co. 9.27).

A cada ano, o mundo não se tornara menos enganoso, nem o pecado menos sedutor. Tampouco satanás se tornar menos malicioso, devemos avançar sem temor, disciplinando-nos na Palavra de Deus, exercitando nossa fé, romperemos as barreiras e seremos vitoriosos.
Corramos de tal maneira que alcancemos o prêmio.


Conclusão
“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém, eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível.”(1 Co 9.24,25) .

“Sofre, pois, comigo, as aflições como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente. O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos. Considera o que digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo.” (2 Tm 2.3-7).

O primeiro texto de 1 Coríntios fala da carreira cristã comparada a uma corrida para alcançar a coroa, aqui na terra corruptível, no Céu incorruptível.
O segundo texto de 2 Timóteo fala sobre três ilustrações: soldado, atleta lutador, e lavrador. “Não é coroado se não militar legitimamente”, quer dizer: tem que obedecer a regulamentos.
Quer ser um Atleta Cristão Fiel? Obedeça à Palavra de Deus, observe seus ensinamentos e sua disciplina.


DINAMICA
LIÇÃO 1 – BEM VINDO À EQUIPE DE CRISTO

13o Discípulo
Adaptado de www.abingdom.org/www.bernerartes.com.br

Objetivo:conscientização de ser discipulado; e seguir a Jesus
Duração: 20 min.
Material:Cartolinas, espelhos pequenos ou papel espelhado, canetas.

Desenvolvimento: Faça um cartão para cada criança, dobrando um pedaço de cartolina e colando dentro o espelho, abaixo do espelho escreva  Jo 15.14:
Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.

Do lado de fora escreva: Quem o 13o discípulo?
Mostre um cartão, sem abrir, e diga às crianças que terão - 10 minutos, para tentar responder à pergunta e que somente após este tempo receberão o cartão com a resposta.

Fale que para ajudá-las a encontrar a resposta poderão:
- procurar na Bíblia;
- memorizar o nome dos 12 discípulos de Jesus; etc.
Após o tempo determinado, ouça os relatos da pesquisa e entregue os cartões. Depois que as crianças o abrirem converse sobre as reações ao verem sua imagem refletida, explique o como e porque cada um é o 13o discípulo.
Explicando-lhes que hoje nós somos os discípulos de Jesus, somos nós que devemos continuar a anunciar o evangelho de Cristo, e como bons atletas, superaremos todos os obstáculos, e o Evangelho será anunciado, assim como os discípulos fizeram para que ele chegasse até aos nossos dias.

Colaboração para o Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva
fonte  portal ebd