4º Trim. 2013 - JUNIORES - Lição 1: A vida de profeta é dificil

3º Trim. 2013 - JUNIORES - Lição 1: A vida de profeta é dificil
PORTAL ESCOLA DOOMINICAL
JUNIORES – CPAD
4º Trimestre de 2013
Tema:
 Deus fala com o seu povo
Comentarista: Laudicéia Barboza da Silva


LIÇÃO 1 – VIDA DE PROFETA É DIFICIL

Ao Mestre
Prezado (a), neste Trimestre estaremos estudando acerca dos profetas. Os profetas no Antigo Testamento, eram porta voz de Deus, para proclamar à Sua Palavra. Os profetas se levantavam para exortar tanto os reis, como o povo a se voltarem para Deus, pois em muitas ocasiões estavam desviados da vontade de Deus e adorando a ídolos.
Outro motivo da presença dos profetas era falar contra as injustiças sociais que cada dia aniquilava o mais pobre condenando-o a uma prisão de miséria e de fome. Leia abaixo as palavras do profeta Amós, contra a idolatria e abandono da fé e as injustiças com os pobres:
“Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Judá, e por quatro, não retirarei o castigo, porque rejeitaram a lei do Senhor, e não guardaram os seus estatutos, antes se deixaram enganar por suas próprias mentiras, após as quais andaram seus pais.  Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Israel, e por quatro, não retirarei o castigo, porque vendem o justo por dinheiro, e o necessitado por um par de sapatos, Suspirando pelo pó da terra, sobre a cabeça dos pobres, pervertem o caminho dos mansos; e um homem e seu pai entram à mesma moça, para profanarem o meu santo nome.”  (Am 2.4,6- ARC)


As transgressões de reis e do povo foram aumentando, sem dar ouvidos a voz dos profetas, cada dia se afastavam mais de Deus e de seus preceitos, até chegar ao ápice do cativeiro babilônico.

Aprimore-se nos assuntos históricos de cada lição, extraindo lições espirituais e práticas para seus pequenos, onde possam estar crescendo mais na graça e no conhecimento de Deus.
Deus abençoe grandemente seu ministério.



Texto Bíblico:1 Reis 17.1; 18.15

Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a conhecer a função de um profeta. Suas responsabilidades e risco. Sua coragem em se opor contra a maioria, para defender a verdade e a vontade de Deus.


Exercitando a memória
“Confiem no SENHOR seu Deus, e estarão seguros, confiem nos profetas DELE, e tudo o que vocês fizerem dará certo” (2 Cr 20.20 – NTLH).

Encontramos nas  Escrituras,  vários textos que nos aconselham a confiar em Deus. Confiar nem sempre é algo que traga resultados imediatos, na maioria das vezes, é preciso esperar pacientemente no SENHOR.

Sabemos que Deusé cheio de compaixão, seu eterno amor e fidelidade estão acima da nossa compreensão humana, e ELE nunca nos deixa sem uma palavra de ânimo, de conforto que nos orienta. Para isso usa seus servos, não devemos nos desanimar, mas confiarmos e esperar em Seu cuidar


Crescendo no conhecimento
Crianças, vocês se lembram que estavámos estudando sobre os reis de Israel?
Conhecemos reis bosn e corajosos, não é mesmo. Que rei vocês gostarm mais?
Mas, havia também uns reis que não agiram certo. Vocês se lembram que havia alguns reis que eram teimosos e desobedientes a Deus e faziam coisas erradas e más, que desagradava ao SENHOR?

Pois é, por causa das injustiças cometidas por certos reis contra o povo, e também suas ações faziam o povo se afastar de Deus, é que o SENHOR enviou os profetas, para falarem ao povo em Nome DELE. Denunciarem o pecado e proclamar ao povo qual é a vontade de Deus.

Mas vamos ver como era um profeta. Se olharmos nos dicionários, veremos que a palavra profeta pode significar a pessoa que é capaz de predizer acontecimentos futuros; ou ainda uma pessoa que fala por inspiração divina ou em nome de Deus.

O livro do Antigo Testamento, revela antes de serem comumente chamados profetas, tais pessoas eram chamados de videntes, (1 Sm 9.9). É um nome sugestivo que descrevia as pessoas a quem Deus revelava os acontecimentos futuros, por meios de sonhos, visões ou aparições de anjos. Eram escolhidos por Deus e tinham enorme autoridade religiosa e influência. Normalmente, eles eram tidos como conselheiros e instrutores da Lei de Deus. A expressão "filhos dos profetas", designava todos aqueles que se tornavam discípulos e ministros ajudantes (ou seja, servidores) dos profetas do Antigo Testamento.

Tanto para o judaísmo como para o cristianismo, há vários profetas, conforme o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Ser profeta no cristianismo é ser aquele que fala por Deus

O profeta sempre estava atento para ações e palavras que demonstrava descuido para com o cumprimento da Palavra de Deus. O profeta possuía sensibilidade diante do pecado (Jr 2.12,13,19). O profeta não somente ouvia a voz de Deus como sentia a tristeza que Deus estava (Jr 6.11; 20.9). Tal sentimento era consequência de um estreito relacionamento com Deus (Am 3.7); assim, compreendia melhor do que ninguém os propósitos de Deus para o povo com quem tinha um pacto.

A mensagemdos profetas normalmente continha advertências para as pessoas que colocavam sua confiança em outras coisas e não em Deus, tais como na sabedoria humana, (Jr 8.8, 9; 9.23, 24); na riqueza, (Jr 8.10); na autoconfiança, (Os 10.12,13); no poder opressor;  em outros deuses.
Constantemente o profeta desafiava a falsa santidade do povo judeu e tentava desesperadamente encorajar sincera obediência à Deus.

Os profetas eram homens totalmente dedicados a Deus. Detestavam que as pessoas não tivessem um compromisso sincero para com Deus. A fidelidade ao Senhor deveria ser total. Isso implicava em esforçar-se para levar o povo a uma completa submissão a Deus. Os profetas não aceitavam uma sociedade injusta, mas lutavam pela manutenção dos princípios ordenados por Deus para que façamos.Condenavam especialmente a opressão social, ou seja, não admitiam que os mais ricos explorassem os que nada tinham (Am 4.1). Também pregavam contra a bajulação a pessoas desonestas, usada para conseguir qualquer favor, (Am 6.1). Por esses posicionamentos, vemos que o povo de Deus tinha e tem de ser comprometido com o seu Deus e não com o homem. A mensagem profética é muito atual.

Os profetas, na sua maioria, abandonaram as atividades corriqueiras da vida a fim de viverem exclusivamente para Deus. Protestavam intensamente contra a idolatria, a imoralidade e iniqüidades cometidas pelo povo, bem como a corrupção praticada pelos reis e sacerdotes. Suas atividades visavam mudanças santas e justas em Israel. Suas investidas eram sempre em favor do reino de Deus e de sua justiça. Lutavam pelo cumprimento da vontade divina, sem levar em conta os riscos pessoais.


Aplicação da Lição
Professor (a) enfatize aos pequenos que todos os que servem a Deus foi comissionado por Jesus, Mc 16. 15, para transmitir ou expor sua mensagem, segundo a Bíblia a apresenta, falando em nome de Deus.
A maioria das pessoas ainda não conhece e nem vive essas verdades e Deus está esperando que seus pregadores se despertem e anunciem sua santa vontade. Todos nós somos servos de Deus, chamados para falar a Sua Palavra para as pessoas.


Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – Editora Hagnos – Edição 2009
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro - Editora CPAD
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009
·         www.iprb.org.br


Colaboração para Portal Escola Dominical  – Profª. Jaciara da Silva 
fonte  portal ebd