JUNIORES - Lição 4: Eliseu, o profeta dos milagres

4º Trim. 2013 - JUNIORES - Lição 4: Eliseu, o profeta dos milagres
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUNIORES – CPAD
4º Trimestre de 2013
Tema:
 Deus fala com o seu povo
Comentarista: Laudicéia Barboza da Silva


LIÇÃO 4 – ELISEU, O PROFETA DOS MILAGRES


Texto Bíblico:2 Reis 4.38-44.


Ao Mestre
Prezado (a), hoje conheceremos um pouco de Eliseu, o sucessor de Elias, como profeta de Deus, sobre a nação israelita. Ao lermos as Escrituras notamos que poucos sucessores de sacerdotes, reis ou profetas, foram tão eficientes como foi Eliseu.

Eliseu foi instruído por Elias e obteve deste destemido profeta um grande exemplo a ser seguido. Eliseu permaneceu com Elias até ele ser elevado aos céus. Tanto o profeta Elias, como Eliseu após o substituir concentravam-se em auxiliar aos necessitados. Eliseu sempre agiu de forma a mostrar às pessoas o poder cuidadoso de Deus para com seu povo.
A Bíblia registra dezoito encontros de Eliseu com pessoas necessitadas, a todas Eliseu lhes apresentou um Deus que age em favor do bem estar daqueles que O buscam, mostrando ao povo que tudo o que somos e o que temos provem de Deus. Os milagres que aconteceram durante o ministério do profeta Eliseu resultaram em colocar as pessoas em contato com o Deus Vivo, levando a reconhecer e a adorá-Lo como o Todo-Poderoso.

Vejamos alguns detalhes de seu ministério:
·         Seu ministério durou mais de cinquenta anos;
·         Seu ministério alcançou quatro nações: Israel, Judá, Moabe e a Síria;
·         Foi um homem integro que jamais aceitou paga pelos seus feitos;
·         Realizou muitos milagres para ajudar aos necessitados.

Através de Eliseu aprendemos servir a Deus requer mais do que meras orações ou palavras, mas sim a disposição de auxiliar aos necessitados, ajudar aos contristados, levado-lhes esperança, apresentando-lhes um Deus que tudo pode fazer.

Teremos duas lições para discorrer sobre este eficiente substituto do profeta Elias.
Deus continue a abençoar o seu ministério. Boa aula!


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a crer que Deus é poderoso e pode satisfazer nossas necessidades, e quando estamos com dificuldades em nossa família, devemos orar e confiar Nele, pois Dele virá a ajuda que precisamos.


Exercitando a memória
“Os bons passam por muitas aflições, mas o SENHOR os livra de todas elas.” (Sl 34.19 – NTLH).

Ao nos depararmos com duras e tristes realidades, devemos confiar no SENHOR. ELE tem poder para nos livrar quando e como ELE quiser. Devemos depositar toda a nossa confiança e esperança NELE. Sem temor, sem dúvidas, pois ELE é fiel para com os Seus.


Crescendo no conhecimento
Crianças, vocês se lembram que na semana passada estudamos sobre o desafio do profeta Elias e os profetas de Baal? Pois, bem anos se passaram e através de Elias Deus fez grandes milagres, mostrando que estava com seu servo. Porém, certo dia Deus disse a Elias:
—Volte para o deserto que fica perto de Damasco. Chegando lá, unja Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, como profeta, para ficar em lugar de você.

Elias assim o fez, pois sempre obedecia a Deus. Chegando no local onde Deus havia dito, encontrou Eliseu, que estava arando a terra. Na frente dele iam doze pares de bois, e ele estava arando com o último par. Elias passou perto de Eliseu e jogou a sua capa em cima dele, Eliseu ficou muito feliz, pois compreendeu que estava sendo escolhido para ser profeta do Deus Altíssimo, então saiu, e foi com Elias, e ficou trabalhando como seu ajudante, e assim ficou algum tempo.

Chegando o dia em que Deus iria levar Elias para o céu, ele chamou Eliseu e foram os dois para passar por várias cidades, para ajudarem as pessoas e lhes ensinar sobre Deus.
Então Elias disse para Eliseu:
__ Diga o que você quer que eu faça por você antes que eu seja levado embora.
Eliseu disse:
 — Quero receber como herança duas vezes mais poder do que você tem.

Elias disse:
— Esse pedido é difícil de atender. Mas você receberá o que está me pedindo se me vir quando eu estiver sendo levado para longe. Se você não me vir, não receberá.

E assim os dois foram andando e conversando. De repente, um carro de fogo puxado por cavalos de fogo os separou um do outro, e Elias foi levado para o céu num redemoinho. E nunca mais ele viu Elias. Muito triste Eliseu rasgou a sua capa pelo meio. Depois pegou a capa de Elias, que havia caído, voltou para a beira do rio Jordão e parou ali.

Então bateu na água com a capa de Elias e disse:
 — Onde está o SENHOR, o Deus de Elias? Aí bateu de novo na água, e ela se abriu, e ele passou para o outro lado. Os cinqüenta profetas de Jericó viram isso e disseram:
— O poder de Elias está com Eliseu!

Algum tempo depois, uns homens de Jericó foram falar com Eliseu e disseram:
— Como o senhor sabe, esta cidade é boa, mas a água não presta e provoca abortos.

Então Eliseu mandou:
— Ponham um pouco de sal num prato novo e tragam para mim. Eles levaram, e Eliseu foi até a fonte, jogou o sal na água e disse:
— O que o SENHOR Deus diz é isto: “Eu fiz esta água ficar pura, e ela não provocará mais mortes nem abortos.”
E aquela água ficou pura até hoje, como Eliseu disse que ia ficar.

Certa vez, quando havia falta de alimentos naquela terra, Eliseu voltou a Gilgal. Enquanto estava ensinando um grupo de profetas, ele mandou que o seu empregado pusesse uma panela grande no fogo e fizesse um cozido para eles. Então um dos profetas saiu para o campo a fim de apanhar ervas. Ele achou uma trepadeira que dava umas frutas amargas e apanhou todas as que pôde carregar na sua capa. Então voltou, cortou as frutas em pedaços e jogou dentro da panela, não sabendo o que eram.

E fez um cozido sem saber que era venenoso. Como colocou tempero, o cheiro ficou muito bom. O cozido foi servido aos homens, mas, assim que eles o provaram, começaram a gritar para Eliseu:
— O cozido está envenenado! E não queriam comer.

Então Eliseu pediu um pouco de farinha, jogou dentro da panela e disse:
 — Sirvam mais um pouco de cozido para todos.
E o cozido que estava na panela já podia ser comido sem perigo.

Outra vez, um homem chegou de Baal-Salisa, trazendo para Eliseu vinte pães feitos com a primeira cevada que havia sido colhida naquele ano e também algumas espigas de cevada ainda verdes. Eliseu mandou que o seu empregado desse daquela comida ao grupo de profetas.

Mas o empregado perguntou:
 — O senhor acha que isto dá para cem homens?
Eliseu respondeu:
— Entregue a eles, e eles comerão, pois o SENHOR Deus diz que eles vão comer e ainda vai sobrar.
E assim através da palavra dito por Eliseu, Deus multiplicou aqueles pães de forma que, todos comeram e ainda sobrou.


Aplicação da Lição
Professor (a) enfatize aos pequenos que assim como Deus ouvia as orações do profeta Eliseu, ainda hoje ELE ouve aos que clamam a ELE. Veja que as necessidades das pessoas são as mesmas que às vezes temos hoje:
- águas contaminadas;
- alimento que causam doenças;
- falta de alimentos.

Mas em todas estas situações, Deus através de Eliseu resolveu os problemas e mostrou-se presente em meio ao seu povo. Deus quer usar-nos da mesma forma que usou Eliseu.
Obedeçamos a Sua Palavra, lendo-a e orando e com certeza Ele nos usará.


Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – Editora Hagnos – Edição 2009
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro - Editora CPAD
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009
·         www.iprb.org.br


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva
 FONTE  PORTAL EBD