Lição 4 - Lidando de forma correta com o dinheiro I Plano de Aula

4º Trim. 2013 - Lição 4 - Lidando de forma correta com o dinheiro I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2013
SABEDORIA DE DEUS PARA UMA VIDA VITORIOSA: A atualidade de Provérbios e Eclesiastes
COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP



PLANO DE AULA Nº 4
LIÇÃO Nº 4 – LIDANDO DE FORMA CORRETA COM O DINHEIRO
1º SLIDE   INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo do livro de Provérbios, estudaremos hoje o que a sabedoria divina nos ensina a respeito de nosso lidar com o dinheiro.
- O dinheiro é um excelente servo, mas um péssimo senhor.
2º SLIDE  I – OS PRINCÍPIOS BÍBLICOS QUE REGEM O RELACIONAMENTO DO HOMEM COM OS BENS MATERIAIS
- Deus é o Senhor do Universo, ou seja, o dono de tudo (Sl.24:1).
- O homem é apenas um administrador da criação terrena (Gn.1:26,28).
3º SLIDE
- A propriedade é um direito natural, pois o Senhor permitiu ao homem apropriar-se dos bens deste mundo para promover a sua subsistência.
- O objetivo do homem e da mulher não deve ser o acúmulo de riquezas para si ou a sua exaltação por causa dos bens que tenha a seu dispor, mas que tudo isto seja um instrumento para que a glória de Deus se manifeste na administração destes bens que lhe forem confiados por Deus, o único e verdadeiro dono de todas as coisas.
4º SLIDE
- O homem sem Deus e, consequentemente, sem uma dimensão da eternidade, tem sua vista obscurecida pelas coisas temporais e passageiras e, portanto, acaba se deixando dominar pela avareza, pelo desejo de acumulação de riquezas.
- O desejo de acumular riquezas é uma insensatez total (Lc.12:13-21), “porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui”(Lc.12:15).
5º SLIDE
- O dinheiro não é um mal em si. A riqueza é uma bênção de Deus (I Rs.3:13), mas, e aqui está um caso típico, não podemos pôr nas riquezas o nosso coração (Mt.6:19-21).
- O servo de Deus deve ser consciente de que o que tem amealhado de bens materiais é para ser um instrumento de satisfação da vontade divina, administrar o seu patrimônio de forma a obter este agrado de Deus, fazendo-o conforme a Sua Palavra.
6º SLIDE  II – O CARÁTER SECUNDÁRIO E INSTRUMENTAL DAS RIQUEZAS
- Na vez primeira em que trata do tema, o proverbista já mostra que os bens materiais que tenhamos sobre a face da Terra tem um caráter instrumental, pois devem servir de meio para que honremos ao Senhor (Pv.3:9,10).
- Salomão mostra-nos que as riquezas ocupam um valor absolutamente secundário em nossas vidas, pois a bem-aventurança vem pela sabedoria, que vale mais do que as riquezas materiais (Pv.3:13,14; 8:11,18,19; 16:16; 20:15).
7º SLIDE   III – A QUESTÃO DA FIANÇA
- A fiança é um compromisso em que alguém se põe como garantidor pessoal do pagamento da obrigação de outrem, ou seja, caso o devedor não cumpra a sua obrigação, o fiador deverá cumpri-la pessoalmente.
- Salomão ensina-nos a não prestar fiança para pessoa alguma, pois a atitude do fiador é a de submeter sua pessoa e seu patrimônio ao comportamento de outrem, o que representa um aviltamento da pessoa humana em relação aos bens e interesses materiais (Pv.6:1-5; 17:18; 27:13).

8º SLIDE
 - Quando as Escrituras Sagradas falam em fiança, está a falar de toda e qualquer forma de garantia de dívida de terceiros, como o aval e o  “empréstimo de nome”.
- Em todos estes casos, vinculamos nosso patrimônio, nossa dignidade, nosso nome em favor de uma terceira pessoa, o que se constitui em verdadeira loucura (Pv.22:1).Por isso, não podemos outra conclusão senão aquela a que chegou o sábio rei de Israel: “Decerto sofrerá severamente aquele que fica por fiador do estranho, mas o que aborrece a fiança estará seguro” (Pv.11:15).
9º SLIDE
IV – A QUESTÃO DA GANÂNCIA
- O proverbista também nos fala a respeito da ganância, ou seja, do desejo incontrolável de aquisição de bens materiais, mesmo que, para tanto, se venha a praticar a impiedade.
- A ganância nada mais é que dar prioridade aos bens materiais, buscar, a todo o custo, amealhar riquezas, ter amor ao dinheiro, que é a raiz de toda a espécie de males (I Tm.6:10). Trata-se, à evidência, de um comportamento de quem não serve a Deus, pois não se pode servir a Deus e às riquezas simultaneamente (Mt.6:24).
10º SLIDE
- Atitudes gananciosas condenadas no livro de Provérbios:
a) avareza (Pv.28:16);
b) usura  (Pv.22:7; 28:8);
c)  engano (Pv.21:6);
d) “balança enganosa” (Pv.11:1; 20:10,23)
e) suborno (Pv.17:8,23; 18:16; 21:14; 29:4
11º SLIDE   V – A PORÇÃO ACOSTUMADA DE AGUR
- Lições que nos dá Agur (Pv.30:1-9)
a) para bem lidarmos com os bens materiais, precisamos recorrer a Deus;
b) nosso relacionamento com os bens materiais exige que ajamos sem vaidade;
c) nunca podemos usar da mentira para estabelecermos relações com os bens materiais;
d) temos de aprender a nos contentar com o que temos, querendo apenas a porção acostumada de cada dia, nem a pobreza, nem a riqueza.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
FONTE  PORTAL EBD