PRIMÁRIOS - Lição 5: A vontade de Deus é melhor

4º Trim. 2013 - PRIMÁRIOS - Lição 4: Olha a preguiça!!



PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMÁRIOS
4° Trimestre de 2013
Tema: Conhecendo a vontade de Deus.
Comentarista: Maria de Lourdes de A. Nascimento.


LIÇÃO 5- A VONTADE DE DEUS É MELHOR

Texto Bíblico
1 Samuel 8.4-22;16.1-13.

Objetivo: Ministre sua aula de forma que os alunos compreendam que a vontade de Deus é sempre melhor para nossas vidas.  

Frase do dia
A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável!


Memória em ação
“Procure entender o que o Senhor quer  que vocês façam.
Efésios 5.17.

 Explorando a Bíblia
A história de hoje é muito importante para nossas vidas, hoje estudaremos  qual a melhor forma de vivermos alegres e satisfeitos.
Vocês querem saber como?
Bem vou lhes falar, é fazendo a vontade de Deus.

O povo de Israel sofria muito por não ouvir a voz de Deus. Deus sempre providenciava o melhor para eles; e eles sempre reclamavam de tudo.
Mas sucedeu que Samuel, o jovem que foi escolhido para guiar o povo envelheceu e seus filhos que eram para ajudá-lo se desviaram para o mal, e Samuel não tinha ninguém para colocar em seu lugar.
O povo então começou a reclamar, nós queremos ter um rei como as outras nações. E os chefes de Israel se reuniram a fim de discutir o problema com Samuel.

Disseram a Samuel que desde que ele se aposentou as coisas tinham mudado muito, pois seus filhos não eram homens de bem.
Escolha um rei para nós, veja que as outras nações têm seu rei, disseram os chefes de Israel.
Samuel não ficou contente com esse pedido, e foi orar a Deus pedindo um conselho.
Vejam que Samuel sempre pedia a Deus uma direção certa, para que tudo o que viesse a fazer Deus estaria na frente para orientá-lo.
E Deus respondeu a Samuel:
__Faça o que eles pedem, pois é a mim que eles rejeitam e não á você- eles não querem mais que Eu seja o Rei deles. Desde quando os tirei do Egito, continuamente me abandonam e seguiram a outros deuses. E agora tratam você da mesma maneira, mas também não deixe de avisar a eles com toda seriedade, o que é ter um rei.

Assim Samuel contou ao povo o que o Senhor havia dito.
Se vocês insistirem em ter um rei, ele vai convocar seus filhos e eles serão obrigados a chefiar os soldados de guerra, todos serão escravos e terão de trabalhar nos campos e sem pagamento. Ele vai tomar duas filhas e obrigará as moças a cozinhar para ele, fabricar pão e perfume.
Tomará de vocês o melhor dos seus campos e das suas plantações de uvas e oliveiras e dará essas propriedades aos amigos dele, ele tomará as suas ovelhas e todo animal que pertencer a vocês, vocês vão chorar lágrimas amargas por causa deste rei que estão exigindo, mas o Senhor não virá ajudar vocês.

Porém o povo não quis atender ao aviso de Samuel, mas Samuel como era muito obediente a Deus foi orar novamente e tendo acabado de orar mandou que o povo se reunisse em Mispa, e deu ao povo este recado da parte de Deus.
Eu tirei vocês do Egito e os livrei dos egípcios e de todas as nações que maltratavam vocês, mas apesar de ter feito tantas coisas em favor de vocês, ainda assim me rejeitaram e disseram:

__Preferimos ter um rei! Está bem apresente-se  pois diante do Senhor por tribos e famílias e assim começou então a escolha para um rei, foi escolhido de cada tribo um jovem e Saul também foi escolhido, mas ele ficou com medo e se escondeu no meio das bagagens.
Mas o Senhor disse a Samuel onde ele estava, e trouxeram-no para perto de Samuel, Saul era o mais alto e mais bonito o povo então olhando a aparência escolheram Saul para ser seu rei.
Então Samuel disse ao povo: este é o homem que vocês escolheram como rei de Israel, não há outro igual a ele em todo povo.
E o povo gritou: Viva o rei!

Assim o tempo se passou, fazia um ano que Saul reinava, e para decepção de todos, ele começou a fazer tudo o que parecia bom aos seus olhos, não consultava a Deus como Samuel fazia.
Certa vez ele reuniu uns três mil soldados e foi para guerra, mas os filisteus formaram um poderoso exército de três mil carros de guerra, seis mil cavaleiros e tantos soldados como areia da praia e quando os israelitas viram a quantidade de soldados, fugiram com medo.
E o tempo passou e Saul foi se tornando um homem mal, e sempre os israelitas perdiam a guerra, pois ele não consultava a Deus como Samuel fazia.

O Senhor estava triste com a situação do povo, mas mesmo assim não os ajudava, pois foi a decisão deles ter um rei, mas Samuel constantemente suplicava a Deus por misericórdia para com Saul.
E Deus disse a Samuel porque ainda tens pena de Sul? Mas finalmente o Senhor disse a Samuel:
__Você já lamentou o suficiente por Sul, pois Eu já o rejeitei como rei de Israel.
Agora tome um vaso de azeite, vá até Belém e procure um homem chamado Jessé, porque escolhi um de seus filhos para ser o novo rei.

Porém Samuel perguntou: Como posso fazer isso? Se Saul ouvir alguma coisa a esse respeito, ele me matará.
Mas o Senhor disse a Samuel como ele iria fazer, e ele então fez tudo como o Senhor dizia. O Senhor disse a Samuel não olhe a aparência ou sua altura, pois não é este o escolhido
Eu não tomo decisões como vocês, os homens escolhem pela aparência exterior, mas Eu examino os pensamentos e as intenções do homem.
Jessé, porém tinha filhos muito bonitos e fortes, mas nenhum deles foi o escolhido.

Samuel então perguntou: não tem mais nenhum jovem?
__Respondeu Jessé tem o menor, que está cuidando das ovelhas, então Samuel mandou chamá-lo. Quando o jovem Davi entrou o Senhor disse a Samuel é este o escolhido.
Davi era ruivo e pequeno, mas como Deus havia dito ele não vê apenas a aparência ele vê o coração.

E Davi era segundo o coração de Deus, pois desde pequeno obedecia ao Senhor.
E Samuel ungiu a Davi, assim ele fez tudo como o Senhor havia dito.
Saul, porém recebeu um castigo de Deus, o Espírito do Senhor saiu de Saul, e em seu lugar o Senhor mandou um espírito atormentador que deixou Saul deprimido e cheio de medo.
Alguns de seus auxiliares sugeriram que ele tomasse remédios, mas um deles disse: vamos chamar um tocador de harpa e quando ele tocar este espírito acalmará.
E vocês sabem que foi chamado para vir até Saul? Isso mesmo foi Davi, Deus estava preparando tudo para que Davi reinasse em Israel.

Deus abençoou o reinado de Davi e através dele, livrou Israel das nações inimigas. E tudo aconteceu no tempo certo, pois Davi esperou com paciência a vontade de Deus.
O povo de Israel ficou muito feliz com o novo rei e entendeu que era muito melhor ter um rei escolhido por Deus.
Agora eles sabiam que a vontade de Deus é sempre a melhor, porque ele é boa, perfeita e agradável.  

       
Oficina criativa
Amplie o desenho abaixo para os pequenos colorir

Fonte:www.portalsementinhakids.com

Fontes Consultadas:
·         Bíblia na linguagem de hoje
·         Bíblia da galerinha
·         Bíblia de estudo pentecostal.
·         Bíblia Viva

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª Cristina Araújo

 fonte  portal ebd