Apêndice nº 1 - A Sabedoria Divina Se revela - texto, plano de aula e slides

Apêndice nº 1 - A Sabedoria Divina Se revela - texto, plano de aula e slides
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2013
SABEDORIA DE DEUS PARA UMA VIDA VITORIOSA: A atualidade de Provérbios e Eclesiastes

COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES
APÊNDICE - TEXTO E PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP


                                                                                                            

APÊNDICE Nº 1 – A SABEDORIA DIVINA SE REVELA
                                                       A Sabedoria revela-se a quem quer dela aprender em Pv.1, 8 e 9.
Texto áureo
“A vos, ó homens, clamo; e a minha voz se dirige aos filhos dos homens”(Pv.8:4)
INTRODUÇÃO
- Em complemento ao estudo do livro de Provérbios, analisaremos os capítulos 1, 8 e 9, onde a Sabedoria se revela a quem quer dela aprender.
- Nestes três capítulos, a Sabedoria mostra quem é e a sua excelência.
I – A SABEDORIA QUER INTERAGIR COM OS APRENDIZES
- Em complemento ao estudo das atualidades dos livros de Provérbios e Eclesiastes, entendemos ser de bom alvitre debruçarmo-nos, ainda que sucintamente, sobre os capítulos 1 bem como 8 e 9, no término da primeira parte do livro, os chamados “conselhos paternais”, quando a Sabedoria se revela aos que querem dela aprender.
- Como bem ensina o pastor presbiteriano Daniel dos Santos Jr., especialista no livro de Provérbios, a primeira parte deste livro é composta de “conselhos paternais”, ou seja, de aconselhamentos dados pelos pais ao “filho meu”, esta personagem que apenas ouve estes conselhos, que, em momento algum, abre a sua boca durante os discursos que se seguem por parte dos pais.
- No entanto, além dos pais e do “filho meu”, por duas oportunidades, surge um outro interlocutor, uma outra personagem neste diálogo, que é a sabedoria, apresentada pelos pais, pela vez primeira, em Pv.1:20,21, onde profere as suas primeiras palavras (Pv.1:21-33) e, depois, em Pv.8:1-3, onde é novamente apresentada pelos pais e passa, então, a proferir novas palavras, que ocupam o texto de Pv.8:4-36. Em seguida, novamente ela é apresentada pelos pais (Pv.9:1-3), retornando a proferir suas palavras, o que faz de Pv.9:4-18.
- Esta participação da sabedoria no diálogo dos pais com o “filho meu” já nos traz uma profunda lição. É a de que os pais, na verdade, não estão a ensinar ao “filho meu” uma doutrina própria, um ensino que tenha nascido de sua própria inteligência, mas, ao revés, os pais estão a mostrar a seu filho que o que lhe estão a ensinar advém de alguém que é maior do que eles, a própria Sabedoria, que necessita ser ouvida para que se tenha um bom viver sobre a face da Terra.
- Ainda que a estrutura do livro de Provérbios seja poética e, deste modo, comum que se tenham figuras de linguagem, entre as quais a “prosopopeia” ou “personificação”, em que se pode dar a qualidade de pessoas a seres inanimados, como é o caso da Sabedoria aqui, o fato é que a atribuição de personalidade à Sabedoria é mais do que uma simples figura de retórica, mas, na verdade, é uma antecipação da Pessoa de Cristo Jesus, Ele que foi feito para nós sabedoria por Deus (I Co.1:30).

OBS: Anexos plano de aula e slides.
 fonte   portal ebd