JUNIORES - Lição 8: Isaías, o profeta de Jesus

3º Trim. 2013 - JUNIORES - Lição 8: Isaías, o profeta de Jesus
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUNIORES – CPAD
4º Trimestre de 2013
Tema:
 Deus fala com o seu povo
Comentarista: Laudicéia Barboza da Silva



LIÇÃO 8 – ISAÍAS, O PROFETA DE JESUS


Texto Bíblico:Isaías 7.14; 9.6,7; 11.1-7


Ao Mestre
Prezado (a), a lição de hoje nos apresenta o profeta messiânico Isaias.
Isaias exerceu seu ministério durante o reinado de cinco reis (Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias e Manassés, sendo martirizado pro este ultimo), porém no inicio ele não tinha intenção de ser profeta. A mudança em sua vida se deu na época do falecimento do rei Uzias. Era uma época difícil em Israel, muitos haviam apostatado da fé no Deus vivo. Não sabemos por quais conflitos Isaias estava passando, mas com certeza ele colocou em seu coração buscar a deus em oração, e foi assim que se deu seu chamado.


O cap. 6 do livro de Isaias descreve bem, a maneira como Isaias voluntariamente se dispõe a servir ao SENHOR: “Eis-me aqui, envia-me a mim”(v.8). Assim iniciou-se o ministério profético de Isaías:
·         Ele é considerado o maior profeta do Antigo Testamento;
·         Seu nome é mencionado no mínimo 50 vezes no Novo Testamento;
·         Transmitiu mensagens de juízo, mas também a da esperança para o ser humano – o Messias, o Salvador da humanidade nasceria de uma virgem.

Isaias é reconhecido como o profeta das mensagens mais belas e significativas do Antigo Testamento. Suas mensagens de julgamento divino estão balanceadas por incomparáveis palavras de conforto e esperança. As suas visões acerca do Salvador são as mais tocantes e mais claras de todo o Antigo Testamento.

Deus continue a abençoar o seu ministério. Boa aula!


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a compreender o motivo pelo qual Isaias é chamado o profeta de Jesus. Explicando que segundo os estudiosos, Isaias é denominado de o profeta messiânico, exatamente porque é o profeta que mais falou acerca do nascimento e ministério terreno de nosso Salvador Jesus Cristo.


Exercitando a memória
“Pois já nasceu uma criança, Deus nos mandou um menino que será o nosso rei. Ele será chamado de “Conselheiro Maravilhoso”, “Deus Poderoso”, “Pai Eterno”, “Príncipe da Paz”..” (Is 9.6 – NTLH).

Em tempos de grandes trevas espirituais em Israel, e também de dificuldades econômicas e sociais. Deus prometeu enviar uma luz que brilharia sobre toda a terra. Um menino nasceria, uma crianças traria salvação, paz, direção estabilizadora a todos os que NELE cressem. Seu Nome é Maravilhoso, pois traz em si a esperança e a vida eterna a toda a humanidade.


Crescendo no conhecimento
Crianças, hoje iremos conhecer um profeta muito especial. Especial porque a ele foi dada a honra de falar mais sobre o nascimento e a vida do Senhor Jesus Cristo, o nosso Salvador, e isso há mais de 750 anos antes do nascimento de Messias. Já pensou? Quantos anos antes Deus já estava com tudo pronto? A cidade onde ELE nasceria, como seria seu nascimento, sua morte. Deus é Onisciente (sabe tudoo que acontece) e Senhor da historia (faz como lhe apraz).

Mas vamos conhecer um pouco da vida de Isaias. Ele trabalhava no palácio no reino do Sul, ou seja, em Judá. Certo dia enquanto orava ele viu o céu, e Deus preocupado em transmitir Sua palavra para as pessoas na terra perguntou:
— Quem é que eu vou enviar? Quem será o nosso mensageiro?
Então Isaías respondeu:
— Aqui estou eu. Envia-me a mim!

Deus o avisou de que muitas pessoas não aceitariam a sua mensagem, mas que ele deveria falar assim mesmo. Isaias aceitou a chamada divina e iniciou o seu trabalho de profeta.
Isaías agora era reconhecido como um profeta por todo o povo, e o seu trabalho era contar às pessoas o que Deus disse. As pessoas não queriam sempre saber as palavras de Deus, mas Isaías nunca as ignorava.

Isaías pregou durante o reinado de quatro diferentes reis: Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias.
O primeiro rei foi Uzias, rei que governava a terra de Judá, na cidade de Jerusalém, foi abençoado, no começo por Deus, mas depois ele se tornou orgulhoso e parou de obedecer a Deus. Por isso, ele se tornou leproso e viveu sozinho até a sua morte. Seu filho Jotão ficou no seu lugar.

Deus abençoou Jotão porque ele ouvia o que Deus falava por Isaías e pelos outros profetas. O filho do rei Jotão se chamava Acaz. Acaz não ligou para Deus, ele adorou ídolos e falsos deuses e fez com que o povo de Deus fizesse o mesmo. Isaías o advertiu, Acaz não escutou os avisos de Deus. Ele morreu com apenas 35 anos de idade.

Deus abençoou o próximo rei, o rei Ezequias, porque ele removeu todos os ídolos e deuses falsos, e adorou o Deus verdadeiro. Um dia, Isaías teve uma visão, (que é uma espécie de sonho quando você está acordado), e contou ao povo, coisas maravilhosas como sobre uma crianças que iria nascer, que seria um libertador forte e viria para salvá-los do pecado e de todos os inimigos. As pessoas judaicas chamavam essa pessoa de Messias. Apesar de eles estarem esperando Deus enviar o Messias, muitas pessoas viviam como se ele nunca fosse vir. Todas as coisas que Isaías disse sobre o Jesus está escrito na Bíblia e embora Isaías escreveu todas essas coisas centenas de anos antes de Jesus nascer, todas as coisas que ele escreveu vieram a acontecer exatamente como ele disse e escreveu.

Isaías disse que o próprio Deus daria um sinal, ele disse: “Eis que a virgem terá um filho, e ele se chamará Emanuel” (Is 7.14, essa profecia foi confirmada em Mt 1.23) . As pessoas sabiam que Isaías falava sobre o Messias, porque uma mulher não podia ser virgem e ter um filho, e Emanuel significa  “Deus conosco”.

Isaías disse: “Para nós uma criança nasce, para nós é dado um filho, e o governo estará sobre os seus ombros, seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da paz” (Is 9.6, Mt 2.2).

Isaías estava tão certo de que as promessas de Deus se tornariam verdade, que ele falou como se o evento já tivesse acontecido, isso é chamado de profecia. Isaías disse que o Messias seria grande e faria coisas grandes. Deus também disse a Isaías para dizer ao povo que o Messias iria sofrer, ser preso, condenado e levado para ser morto, por causa dos pecados do nosso povo e ser condenado à morte (Is 53.8, Mc 8.31).
Isaías poderia ter imaginado como o Messias poderia ser grande e poderoso e ao mesmo tempo fraco e ferido. Mas Isaías não discutiu com Deus. Ele apenas repetiu o que Deus lhe mandou dizer. Messias estava chegando e ELE viria para abençoar a todos e levar a salvação aos confins da terra.

Aplicação da Lição
Amado (a) enfatize aos pequenos assim como nos dias do profeta Isaias, da mesma maneira hoje Deus pergunta: “Quem irá dizer as pessoas que meu Filho, o Salvador do mundo já nasceu?”

E quase ninguém responde como Isaias. Vioc~e não quer hoje responder que você irá contar essa maravilhosa noticia para as pessoas?  Pois assim como o profeta Isaías proclamou o nascimento de Jesus, nós também devemos contar para as pessoas sobre Jesus.


Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – APEC – Editora Hagnos – Edição 2009
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro - Editora CPAD
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva 
fonte  portal ebd