Lição 7 - Contrapondo a arrogância com a humildade I

4º Trim. 2013 - Lição 7 - Contrapondo a arrogância com a humildade I
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2013
SABEDORIA DE DEUS PARA UMA VIDA VITORIOSA: A atualidade de Provérbios e Eclesiastes
COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP



                                                                                                            


ESBOÇO Nº 7
LIÇÃO Nº 7 – CONTRAPONDO A ARROGÂNCIA COM A HUMILDADE                                    Deus dá graça aos humildes mas resiste aos soberbos.
INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo do livro dos Provérbios, estudaremos hoje a necessidade de sermos humildes.
- Deus dá graça aos humildes mas resiste aos soberbos (Tg.4:6; I Pe.5:5).
I – O SERVO DE DEUS TEM DE SER HUMILDE
- Na sequência do estudo do livro dos Provérbios, estudaremos hoje a necessidade de sermos humildes, necessidade esta que se verifica em provérbios que tratam especificamente do agrado de Deus com a humildade e Seu aborrecimento com a soberba.
- Antes, porém, de verificarmos o que o proverbista nos fala a respeito da humildade e da soberba, torna-se importante vermos o que significa uma e outra coisa e em que contexto a Palavra de Deus nos coloca ambas as condutas.
- Quando vamos ao Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, vemos que humildade é “qualidade de humilde; virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações; modéstia, simplicidade; sentimento de fraqueza, de inferioridade com relação a (alguém ou algo); reverência ou respeito para com superiores; acatamento, deferência, submissão; falta de luxo, de brilho; simplicidade, sobriedade”. A palavra latina “humilitas” significava “pouca elevação, pequena estatura; em sentido figurado, condição baixa, abatimento; sentimentos humildes, modéstia”. A raiz “hum-“ , que, por sua vez, vem de “humus”, cujo significado é “terra”, de onde vem “humilis”, cujo sentido é “que permanece na terra, não se eleva da terra; humilde, baixo”.
- Como se pode verificar do significado que nos dá o lexicógrafo, a humildade é uma qualidade, uma boa característica de alguém que tem conhecimento de suas limitações, que se sente fraco, que reconhece a sua inferioridade com relação a alguém, que, por isso mesmo, inclina-se a se submeter a este alguém que é superior. É alguém que sabe que seu lugar, sua posição é pequena, é alguém de “pequena elevação”, alguém vinculado à terra, que fica abaixo dos céus.
- Em termos espirituais, portanto, vemos, com absoluta clareza, que o humilde é aquele que reconhece que se trata de uma criatura terrena, de alguém que foi criado por Deus e que, portanto, deve-Lhe deferência, honra, submissão, obediência. Trata-se de alguém que tem consciência de que depende do Senhor, que d’Ele precisa, que sem Ele nada poderá fazer (Jo.15:5).
fonte  portal ebd