Lição 8 - A Mulher Virtuosa

 
Lição 8 - A Mulher Virtuosa
LIÇÕES BÍBLICAS - 4º Trimestre de 2013 - CPAD - Para jovens e adultos
Tema: Sabedoria de DEUS para uma vida vitoriosa - A atualidade de Provérbios e Eclesiastes.
Comentário: Pr. José Gonçalves
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
Questionário
NÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
 

TEXTO ÁUREO

"Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubins" (Pv 31.10).
 

VERDADE PRÁTICA

O comportamento e a sabedoria de uma mulher são os únicos critérios capazes de a definirem como virtuosa
 

LEITURA DIÁRIA
Segunda - Pv 31.11 A mulher virtuosa é esposa fiel
Terça - Pv 31.25,28 A mulher virtuosa é respeitada
Quarta - Pv 31.27 A mulher virtuosa trabalha
Quinta - Pv 31.16 A mulher virtuosa empreende
Sexta - Pv 31.23 A mulher virtuosa recebe testemunhos
Sábado - Pv 31.30 A mulher virtuosa teme ao Senhor

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Provérbios 31.10-21,23-29
10 Álefe. Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubins. 11 Bete. O coração do seu marido está nela confiado, e a ela nenhuma fazenda faltará. 12 Guímel. Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida. 13 Dálete. Busca lã e linho e trabalha de boa vontade com as suas mãos. 14 Hê. É como o navio mercante: de longe traz o seu pão. 15 Vau. Ainda de noite, se levanta e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas. 16 Zain. Examina uma herdade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos. 17 Hete. Cinge os lombos de força e fortalece os braços.
18 Tete. Prova e vê que é boa sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite. 19 Jode. Estende as mãos ao fuso, e as palmas das suas mãos pegam na roca. 20 Cafe. Abre a mão ao aflito; e ao necessitado estende as mãos. 21 Lâmede. Não temerá, por causa da neve, porque toda a sua casa anda forrada de roupa dobrada.
23 Nun. Conhece-se o seu marido nas portas, quando se assenta com os anciãos da terra. 24 Sâmeque. Faz panos de linho fino, e vende-os, e dá cintas aos mercadores. 25 Ain. A força e a glória são as suas vestes, e ri-se do dia futuro. 26 Pê. Abre a boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua. 27 Tsadê. Olha pelo governo de sua casa e não come o pão da preguiça. 28 Cofe. Levantam-se seus filhos, e chamam-na bem-aventurada; como também seu marido, que a louva, dizendo: 29 Rexe. Muitas filhas agiram virtuosamente, mas tu a todas és superior.
 
31.10-31 MULHER VIRTUOSA. (BEP - CPAD)
Estes versículos descrevem a esposa e mãe ideal. Toda sua vida converge para um reverente temor de DEUS (v. 30), compaixão pelos necessitados (vv. 19,20) e dedicação e amor à sua família (v. 27). Certamente nem toda esposa e mãe tem todas as qualidades declaradas aqui. Mas toda esposa deve procurar servir a DEUS, à sua família e ao próximo conforme os talentos e os recursos materiais que DEUS lhe deu (ver Ef 5.22 .; 1 Tm 2.15).
 
A ESPOSA PERFEITA (31:10-31) - Estudo no Livro de Provérbios - Antônio Neves de Mesquita - Editora Vida
Uma análise mais completa corresponderia ao nosso desejo, pois não conhecemos, em toda literatura profana, algo que se assemelhe a esse acróstico. Todavia, sentimo-nos limitados a dar cumprimento a este desejo, em obediência ao plano que nos impusemos de não alongar demais o comentário a Provérbios, para que a obra não se torne inacessível ao público.
9.1. MULHER VIRTUOSA, QUEM A ACHARA? (31:10 e 11)
O texto continua afirmando que ela é mais preciosa que o ouro, excede a tudo que o seu marido possa desejar. É uma redundância hebraica bem conhecida, mas nem por isso menos apreciada. Efetivamente, uma mulher assim é difícil de ser encontrada, e o homem que a recebe acha uma fortuna. O coração do marido é um coração tranqüilo, porquanto ela cuida de tudo e lhe dá muito ganho.
9.2. ESSA MULHER É INDUSTRIOSA (31:12 e 13)
Ela só faz-lhe bem, na sua faina de aumentar os bens da casa, trabalhando no armazenamento do linho, da lã para os vestidos caseiros, que vai fiar com a roca e o fuso (v. 19).
9.3. É UMA BOA COMERCIANTE (31:13)
Vai à feira, compra lã e linho da mão dos mercadores, para depois fiar e tecer esses elementos, e com eles fabricar as roupas de casa. O linho e a lã eram, em geral, de propriedade doméstica; o linho era semeado no campo e depois colhido e, à custa de um processo moroso e muito trabalhoso, posto em condições de ser fiado na roca e no fuso, para então ir ao tecelão também caseiro, para o preparo dos tecidos. A lã era oferecida pelas ovelhas e pelos carneiros domésticos, e quase todos os hebreus possuíam as suas granjas, onde criavam esses animais. Esta é realmente a tarefa da mulher hebréia e até das mulheres européias, especialmente nos centros mais atrasados.
9.4. ELA É COMO O NAVIO MERCANTE, QUE DE LONGE TRAZ
MANTIMENTO (31:14 e 15)
O uso de navios para transporte de mercadorias era bem conhecido em Israel. Salomão tinha as suas frotas no Mar Vermelho, de parceria com os fenícios, e esses navios traziam de longe as suas mercadorias, para o consumo real e particular. Esta mulher é como o navio que de longe traz o pão para o sustento do homem. Uma mulher admirável, sem dúvida. Ainda de noite, ela fabrica e prepara o alimento dos seus, e de manhã cedo todos têm o que comer. Essa tarefa é bem conhecida das populações árabes e ibéricas, que talvez tenham herdado o costume nos tempos da dominação árabe na Palestina Ibérica: Portugal e Espanha.
9.5. ELA COMPRA E VENDE (31:16-18)
Como fazendeira, examina uma propriedade, adquire-a, planta vinhas, colhe os frutos e depois os vende no comércio local. Nessa tarefa, arregaça as mangas e põe mãos à obra como qualquer trabalhador braçal. É o retrato da mulher que não se contenta em ostentar a sua beleza física, em passar cosméticos nas faces e aparecer bonita ao marido. Toma parte nos negócios do lar e com isso ajuda a construir uma casa farta e próspera. Nisso ela se entusiasma com os lucros do seu trabalho e apresenta ao marido, orgulhoso de tal mulher, os resultados do seu braço. Mesmo que se dê um desconto ao poeta hebraico, pela fartura de símiles e de imagens, fica ainda um saldo admirável para uma mulher campesina, das muitas que há na Palestina e noutros lugares.
9.6. NÃO DORME A NOITE TODA (31:19-22)
A noite, depois das tarefas do dia, lança mão da roca e do fuso e, junto a outras, senta-se à lareira, no inverno, fiando o linho e a lã, com que vai fabricar as vestes domésticas. Há aqui um costume desconhecido do povo brasileiro. No Oriente, como na Europa, as mulheres, especialmente no inverno, reúnem-se em grupos e sentam-se junto ao fogo da lareira, cada uma com a sua roca e seu fuso, e lá se vão noite a dentro, fiando e contando estórias, que os meninos acompanham até dormir. Muitas estórias que correm mundo foram ouvidas ao pé da lareira. É um costume tradicional muito interessante. O linho, depois de fiado, é feito em meadas, que vão ser branqueadas ao sol, na ausência de detergentes, que não havia naqueles longínquos tempos. Só depois é que os novelos são mandados para o tecelão, para serem feitas as peças de fazenda. A lã não oferece um trabalho tão intenso como o linho, mas tem o seu processo de preparação e lavagem, até poder ser usada na confecção dos tecidos. Qualquer viajante, visitando a Pérsia, ainda verá mulheres tecendo os seus tapetes, tão do gosto dos ocidentais. Tudo é feito por elas, desde a colheita da lã das ovelhas, por meio de tosquia, até a sua preparação em panos ou tapetes Um retrato digno de um bom pintor. Com o produto do seu trabalho atende aos pobres, coisa tão recomendada na Bíblia, especialmente em Jó 20:19 e 29:4. Ela podia fazer a sua caridade sem ter de consultar o marido. Porque os ganhos eram seus. Recordemos essa nota: Abro a mão ao aflito o ainda a estende ao necessitado (v. 20). Os rigores do inverno não a perturbam, porque todos os seus estão bem vestidos. O autor dessas notas pode recordar os casacos feitos de lã tosquiada em casa e preparada para o tecelão, bem como os findos lençóis de linho fino, que ainda guarda como relíquia da sua infância. Ela, a mulher virtuosa, cuida da sua casa, pois todos andam vestidos de lã escarlate, e as cobertas das camas são de pura lã, que ela mesma tece. Faz roupas de linho fino e as vende com o bom faro de comerciante, oferecendo aos mercadores cintas vistosas feitas por sua mão (v. 24).
9.7. TEM UM MARIDO FELIZ (31:23)
Parece que o marido dessa mulher ocupava um lugar destacado junto às portas da cidade, onde eram decididos os assuntos menos graves entre o povo. Os maiores eram levados ao rei. Esse marido é estimado entre os juizes, pois uma mulher assim honra o seu marido em qualquer posição social. Era costume primitivo entre os orientais assentarem-se os homens de respeitabilidade à porta de entrada das cidades e ali eram decididas. queixas de uns contra os outros. Foi à porta da cidade que os anjos encontraram Ló (Gên. 19:1).
9.8. É MULHER DILIGENTE E LOUVADA POR TODOS (31:24-28)
Não apenas o marido era feliz, mas todos os comensais da casa (v. 28). Uma mulher de coragem e dignidade, seus vestidos prediletos (v. 25). Ela não tinha preocupações com o dia de amanhã, porque antes providenciava tudo (v. 25). A sua fala era respeitada, visto como não usava de gírias nem de palavras vãs, mas de sabedoria, pelo que todos a admiravam. Não comia o pão da preguiça doméstica, como tantas mulheres dos nossos dias, que gastam o tempo andando acima e abaixo, negligenciando' as suas obrigações caseiras. Mesmo que se dê um desconto ao poeta admirável, ainda nos fica muito material para podermos escrever um romance sobre a mulher virtuosa de Prov. 30:10. Seu marido a louva e sem regateios, pois quem teria mulher igual? Os filhos lhe chamam ditosa, o mais elevado elogio que uma boa mãe pode esperar dos seus filhos.
9.9. ESSA MULHER É UM EXEMPLO A SER SEGUIDO E IMITADO (31:29-31)
O Livro dos Provérbios não podia terminar com maior felicidade, senão com este acróstico sobre a mulher virtuosa. Elogio admirável. Parece que aprouve ao divino ESPÍRITO SANTO agraciar a humanidade com esta peroração aos Provérbios. Todavia, nem tudo era fruto da sua diligência, e, sim, do seu temor a DEUS, pois a mulher que temo ao Senhor, essa será louvada. Não é sem superiores razões que, através do livro, o refrão é sempre o "temor do Senhor", pois sem este temos de pouca valia os lucros da família e da sociedade. Os grandes males de nossos dias decorrem da falta do temor de DEUS por parte dos pais, que, em lugar de estarem em casa, cuidando dos filhos, estão pelos restaurantes e cabarés, sessões de TV e quejandas. Depois nos queixamos do desmazelo da sociedade. Diga-se então que o que está faltando nas sociedades modernas é o temor do Senhor Isso não existe em nossas sociedades e por isso as famílias se decompõem assustadoramente. As mulheres, com a necessidade de promoverem a sua independência, poderem comprar os seus cosméticos e seus vestidos, atiram-se ao ganha-pão de cada dia. Se casam, continuam essa mesma luta. Então que vai acontecer em seus lares? Se têm filhos, quem cuida deles? A rua aí está para os receber e perverter. Esta é a nossa situação. Graças as nossas igrejas, multa coisa está sendo sanada e melhorada, mas as igrejas não conseguem atingir todos os quadros sociais.
Completamos aqui o nosso Estudo no Livro de Provérbios. Mencionamos as letras do alfabeto hebraico, apenas como uma amostra do texto na sua forma original. Por motivos que desconhecemos, os revisores das versões modernas abandonaram os originais, tanto de Provérbios 31, como do Salmo 119. Talvez porque o povo não conhece hebraico e então de pouco adianta encher o texto com letras que se ignora. Isso ou outra causa que não sabemos.
Ao darmos por terminado esse Estudo, a que nos impusemos, por motivos de consciência, reconhecemos ser muito imperfeito o que aí fica. Uma das nossas maiores dificuldades foi a supressão de vários comentários, que gostaríamos de aumentar, porém, se o fizéssemos, tornaríamos esta pequena obra mais difícil de vender-se. Escrevemos para um povo que não gosta muito de ler e dispõe de escassos recursos para comprar livros.
Por isso, a limitação e até pobreza de nossos comentários. Tanto quanto possível, copiamos o texto sagrado, para que os comentários tenham sabor da Palavra inspirada. Isso feito, aí fica para os leitores, que desejam nutrir a sua alma com os sábios e eternos ensinos de Provérbios.
 
Livro - Mulheres que amaram a DEUS - Elizabeth George - Editora United Press - www.unitedpress.com
 
Mulher virtuosa, quem a achará?
PROVÉRBIOS 31.10
Hoje, começaremos a analisar a descrição de DEUS sobre uma mulher especial, um tesouro cujo preço excede o de finas jóias e cuja imagem é pintada com vivas cores em Provérbios 31.10-31. Nos 22 versículos, DEUS nos leva a visualizar o caráter piedoso que devemos ter em todas as épocas e fases de nossa vida. Trata-se, literalmente, de um alfabeto, uma vez que cada versículo começa com uma das 22 letras do alfabeto hebraico. Você está convidada a regozijar-se no Senhor à medida que passa a conhecer essa mulher maravilhosa nos próximos 22 dias.
Você está na dúvida? Será que está pensando "Já ouvi falar dessa mulher exemplar durante toda a minha vida! Não é a tal 'mulher ideal', aquela que 'não existe nem em sonhos'? Sempre fez com que eu me sentisse inferiorizada, um completo fracasso! Jamais serei igual a ela!"
 
De fato, essa mulher é uma figura admirável, mas não é verdade que você nunca será igual a ela. Permita que os fatos abaixo a animem a seguir esse modelo de mulher piedosa dado por DEUS:
1. Provérbios 31 é ensinado por uma mulher. Aqui lemos como uma mulher imagina que outra deve ser e pode ser!
2. Os 21 versículos de Provérbios 31.11-31 respondem à pergunta: "Mulher virtuosa, quem a achará?" definindo-nos como virtuosas.
3. A mãe sábia que ensina ao filho sobre mulheres de caráter também é uma delas, ou então não seria capaz de descrevê-las tão bem.
4. Sabendo que mulheres de caráter podem ser encontradas, essa mãe incentiva seu filho a procurar por uma.
5. "Muitas mulheres procedem virtuosamente" (v. 29). Enumere-as! São muitas! A mulher de Provérbios 31 não é um "acaso feliz"!
Oh! a mulher corajosa e virtuosa que ama a DEUS é um tesouro de valor inestimável! DEUS diz que você pode ser tudo o que ela é. Como? Acompanhe as meditações na Palavra de DEUS.
PROVÉRBIOS 31.10
As moedas sempre trazem imagens estampadas nas duas faces. DEUS,
da mesma forma, utiliza a palavra virtuosa, em sua rica descrição da linda mulher de Provérbios 31, com um duplo significado. Os dois aspectos da palavra virtuosa transmitem a ideia de for\=a, qualificando-a como um tesouro precioso.
Uma mente fortalecida. A palavra virtuosa refere-se a mente da mulher de Provérbios 31, uma mente fortalecida por seus prop6sitos, princípios e atitudes. Uma rápida leitura de Provérbios 31.10-31 revela as oportunidades que essa mulher teve de usar sua inteligência e de como aproveitou tais oportunidades:
· Ela se manteve pura (v. 10).
· o marido sempre confiou nela, bem como todas as demais pessoas que a rodeavam (v. 11).
· Ela era uma mulher trabalhadora (vv. 13,15,18).
· Sempre parcimoniosa, proporcionou tudo o que sua família necessitava (v. 14).
· Ela enfrentava a vida (e a morte!) com coragem (v. 25).
· Compaixão, bondade e sabedoria caracterizavam sua vida (vv. 20, 26).
· A santidade comanda seus esforços, porque ela honrava ao Senhor em tudo o que fazia (v. 30).
Essas qualidades de forma interior, enraizadas na mente fortalecida e virtuosa com que DEUS a abençoou, possibilitaram a essa bela serva do Senhor administrar sozinha sua vida, seu tempo, seu dinheiro, sua fala, seu lar e seus relacionamentos.
Um corpo fortalecido. A palavra virtuosa, alem de referir-se a mente, também descreve a habilidade que essa mulher maravilhosa possuía de par em pratica tudo o que sua mente desejava.
· Ela trabalhava diligentemente com as mãos (v. 13).
· Ela plantava uma vinha (v. 16).
· Ela manejava o fuso e a roca (v. 19).
· Ela trabalhava ate altas horas da noite (vv. 15,18).
· Ela estendia a mão ao necessitado (v. 20).
· Ela tecia as roupas da família (vv. 21-24).
· Incansável, ela cuidava de seu lar e o edificava (v. 27).
 
Talvez essa lista seja muito extensa para ser cumprida em um só dia, mas que tal pedir hoje ao Senhor o fortalecimento de sua mente e de seu corpo para essa boa obra? Cultive o desejo de viver na fora de DEUS hoje e em todos os dias de sua vida. o tesouro da virtude, exemplificado em urna vida que glorifica a DEUS, compensa todos os esforços e o tempo despendido em ora\=ao!
 
O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho.
PROVÉRBIOS 31.11
 
Bem melhor do que fazer os votos de matrimonio no alto da Rocha de Gibraltar (como fez um casal bem-intencionado) e fundamentar o casamento na Rocha, que e JESUS CRISTO, e, firmada em sua for<;a, oferecer ao marido a lealdade inabalável de uma esposa fervorosa. Certamente, assim, seu companheiro ganhara um troféu imbatível!
a caráter digno de confiança e, de fato, o elemento que toma a mulher um verdadeiro troféu. Outra explica<;ao, porem, esta oculta na palavra ganho encontrada em Provérbios 31.11. Na época em que Provérbios 31 foi escrito, o "ganho" (riqueza ou troféu de guerra) era obtido de três maneiras: guerreando e depois retirando objetos valiosos dos mortos que catam por terra na batalha; trabalhando sob contrato por longos períodos em lugares distantes; e cometendo atos ilícitos, como mentir, trapacear ou roubar.
 
Porem, o homem casado com a mulher de Provérbios 31 conhece um tipo diferente de ganho. Ele se sente satisfeito com a contribui<;ao pessoal da esposa para o bem-estar da família. a versículo 11 retrata a esposa como uma guerreira indo para o campo de batalha por causa da família. Tanto no hebraico como no grego, essa mulher e retratada com cores vivas, como um troféu imbatível, como uma poderosa guerreira, que usa suas habilidades para o bem das propriedades de seu marido. Ela luta diariamente na linha de frente do lar para que ele não tenha de ir para a guerra ou enfrentar "falta de ganho"!8 Imagine o marido que confia no caráter da esposa. Ela não desperdiça nem esbanja tolamente as economias; ao contrario, protege, administra e aumenta os ganhos familiares!
Embora o conceito de guerreira domestica não seja muito atraente, DEUS considera maravilhosa sua contribui<;ao para as finanças do lar, quer você seja casada ou solteira. A beleza divina - suas virtudes, traços de caráter e santidade - deve ser vista na vida pratica (no dia-a-dia), em lugares práticos (no lar) e de maneiras praticas (na administra<;ao das Finanças). Peça ao ESPÍRITO de DEUS que abra seus olhos para as inúmeras oportunidades de por em pratica, em casa, os princípios piedosos da parcimônia e da sabia administra<;ao das Finanças. Depois, parta para a guerra!
 
Ela lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.
PROVÉRBIOS 31.12
 
Consegue imaginar uma terra seca, cheia de poeira, rachada por falta d'água e castigada por um sol inclemente e um calor abrasador? Bern, este e um born retrato da terra de Israel hoje e também na época em que Provérbios 31 foi escrito!
Agora, imagine a alegria, o valor, o bem-estar e a vida que um manancial podia oferecer a uma existência tão Arida! Uma mulher bondosa proporciona exatamente isso a vida de seu marido, ao ambiente de seu lar e a vida de outras pessoas. Ela e como um manancial de bondade, um refugio para aqueles que sabem o que a vida exige de todos nos. A mulher que se prop6e a exercer esse ministério e uma fonte inesgotável de amor na vida de seus entes queridos. Ela faz o bem, não o mal, todos os dias de sua vida!
Como mulheres que amamos a DEUS, nossa missão e fazer o bem todos os dias de nossa vida. Devemos seguir o piano de DEUS e seu exemplo de bondade. Você fica feliz por saber que Ele nos fortalece quando planejamos fazer o bem e, depois, quando pomos nossos pianos em pratica?
 
Passo 1: Planeje fazer o bem. Provérbios 14.22 diz: "Acaso não erram os que maquinam o mal? mas amor e fidelidade haverá para os que planejam o bem." Ao fazer uma explanação deste versículo, um pregador falou de Adolf Hitler, o líder nazista que planejou o assassinato de seis milhões de judeus. Ele observou que Hitler "maquinou o mal", planejou o mal de forma tão meticulosa quanta uma noiva planeja seu casamento. Nos devemos ser meticulosas em "fazer o bem".
Passo 2: Ponha seu pIano em prática. Não se contente apenas em planejar. Execute seu pIano de boas intenções! Ponha-o em pratica.
 
O que você está planejando, minha querida? Nos, mulheres que amamos a DEUS, somos chamadas a fazer o bem. Neste instante, sussurre uma oração ao DEUS que você ama. Comece a praticar o bem, hoje e em todos os dias de sua vida, com seu marido e com quem cruzar o seu caminho. DEUS quer que você seja um manancial de bondade!
 
Busca Iã e linho e de bom grado trabalha com as mãos.
PROVÉRBIOS 31.13
 
Você se lembra da devocional e do tempo que passamos admirando o agradável pátio interno de um lar oriental? Nos tempos bíblicos, geralmente a casa era construída ao redor de um espaço aberto destinado a um jardim. Nesse local, quase sempre havia uma fonte, que produzia o som alegre e vibrante do borbulhar de água para todos os que viviam na casa.
Você, mulher que ama a DEUS e as pessoas que a cercam, bem como ao lugar que chama de "lar", proporcionara a mesma alegria a sua família ao trabalhar "de born grado". Agradeça a DEUS pela força para serví-Io onde Ele a colocou. Agradeça pela misericórdia de DEUS por sua vida e por seguir estes princípios, tornando-se uma fonte de alegria em seu lar:
 
· Ore diariamente. A oração proporciona uma nova perspectiva em relação a suas obriga<;6es no lar, que superam o âmbito físico e adquirem um significado espiritual a servi<;o do Senhor.
. Recite trechos da Bíblia. Permita que a Palavra de DEUS - versículos como Colossenses 3.23, Filipenses 4.13 e Provérbios 14.1, já gravados em seu coração - a incentive a trabalhar.
· trabalhe para o Senhor. Colossenses 3.23 nos adverte: "Tudo quanto fizerdes, fazei-o de to do o cora<;ao, como para o Senhor, e não para homens." a Quem, o Que e o Por que de todo o seu trabalho e o próprio DEUS!
· Considere os benefícios. Desenvolva um pIano para seu trabalho, para a casa que esta edificando e para o ambiente de bem-estar que você proporcionará para os que vivem ali.
· Faça uma pausa e descanse. Não ha nada errado com um descanso merecido. Faça uma pausa quando for necessário e renove suas for<;as no Senhor (Isaias 40.31).
· Valorize cada dia. Sua recompensa (receber alguns agradecimentos e ter uma sensação de ordem em seu lar e em sua vida) chega com maior freqüência quando você faz uma tarefa por vez, dia apos dia.
 
Que bênção saber que você e capaz de embelezar seu lar com um cora<;ao cheio de alegria! Ao trabalhar feliz e bem-disposta, transforma-se em uma bela fonte de alegria para todos, alegria que vem de DEUS e se estende a todos os seus familiares!
 
E como o navio mercante: de longe traz o seu pão.
PROVÉRBIOS 31.14
 
Estar alimentado e condição essencial a sobrevivência de todo ser humano. A comida - não só para sobrevivência, mas também para a satisfação do paladar - e uma prioridade na lista de afazeres da empreendedora mulher de Provérbios 31. Compreendendo o verdadeiro sentido de sua missão, a bela serva de DEUS se empenhava e safa em busca, como um majestoso e misterioso navio mercante de sua época, de uma excelente qualidade de vida aos que moravam sob seu teto. Vasculhando lojas abastecidas pelos navios que ancoravam regularmente nos portos do mar Mediterrâneo, essa mulher não poupava esforços em contribuir para o bem-estar e felicidade daqueles a quem amava. Você pode estar certa de que, ao retornar ao lar, ela chegava carregada de alimentos, de roupas e de todos os tipos de mercadorias vindas de longe, para atender as necessidades de sua família.
A cena, aqui, minha preciosa irmã, é a de uma mulher que encontrava genuína satisfação em proporcionar aos membros de sua família o que havia de melhor e de levar-Ihes tudo o que podia ser benção na vida deles. Reflita sobre as bênçãos que ela recebeu por ter sido tão diligente:
 
· Sob seu teto existia saúde, porque ela oferecia alimentos nutritivos para a família.
· o dinheiro rendia porque ela pesquisava e barganhava preços para proporcionar o necessário e o melhor para sua família.
· A cultura entrava pelas portas de sua casa, porque, ao comprar mercadorias de longe, de lugares ex6ticos, ela se informava sobre os costumes de outras localidades.
· A vida no lar ficava mais prazerosa, porque a variedade de alimentos e mercadorias vindas de longe agradavam a todos os que ali moravam.
· Mercadorias de boa qualidade eram desfrutadas por todos da casa, porque ela as examinava com atenção e era exigente quando fazia as compras.
· A beleza satisfazia, revigorava e fazia bem as almas de todos os que habitavam sob seu teto.
 
Você também pode proporcionar a sua família os elementos básicos para embelezar seu lar e diferenciá-Io da maioria. Como? Peça a DEUS que lhe dê mais determinação e forças renovadas para ic;ar as velas de seu barco e iniciar uma viagem rumo a qualidade de um espírito empreendedor. Com o sopro do amor de DEUS, você encontrara a motivação e o desejo de proporcionar bem-estar a outras pessoas. Comece a içar as velas e divirta-se nessa aventura!
 
E ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento à sua casa e a tarefa as suas servas.
PROVÉRBIOS 31.15
 
~er uma boa administrayao do tempo e um desafio para todas nos,
em maior ou menor escala. Na verdade, procurar ajuda para obter conselhos, metodos e soluyoes administrativas transformou-se hoje em um verdadeiro negocio! Existem seminarios, sistemas de administrayao do tempo, agendas especiais, artigos de revistas proclamando modernas chaves para o sucesso, alem de livros prometendo proporcionar a mulheres atarefadas como você a ajuda necessaria para se desincumbir das inumeras responsabilidades que recaem sobre seus ombros.
Contudo, o DEUS que nos criou, que definiu nossa missão na Bfblia e que conhece nossos problemas, necessidades e desafios, nos deu tres sugestoes - um pIano a prova de fogo para a perfeita administrayao do tempo - milhares de anos atras. Você as encontrara aqui, em Provérbios 31, ao observar uma mulher atarefada vencendo com sucesso seus dias atribulados. E como ela faz isso?
 
Passo 1: Levantando-se cedo. Quando uma mulher se levanta cedo todas as manhas, ganha tempo para fazer o que e preciso, cumprindo a sua lista de projetos diarios. Na época da mulher de Provérbios 31, uma de suas primeiras atividades era acender o fogo para preparar as refeiyoes do dia. Aquela hora silenciosa e tranqiiila dava a oportunidade aquela serva de DEUS de passar alguns momentos a sos com Ele.
Passo 2: Alimentando a família. Providenciar o pao diario para a família era outro motivo importante para que ela se levantasse cedo. as seus dependiam do alimento que ela preparava.
Passo 3: Planejando o dia. Quando a Bfblia diz que essa mulher dava "a tare fa as suas servas", significa que ela lhes transmitia as obrigayoes do dia. Ela se organizava e dava ordens as suas servas para que as obrigayoes do dia fossem cumpridas.
 
Que divino privilegio ser um exemplo a seus familiares a cad a manha! Que DEUS possa derramar suas ricas benyaos sobre você, que o busca antes de o dia amanhecer, que cuida das necessidades de sua família e que estabelece um planejamento para o dia!
 
Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com as rendas do seu trabalho.
PROVÉRBIOS 31.16
 
~ ostou dos tres passos que DEUS nos apresentou ontem para uma boa
administra~ao do lar? Foram uma ben~ao! Hoje, em outro versículo precioso de Provérbios 31, nosso DEUS onisciente e maravilhoso nos mostra mais tres sugest6es para nos tornarmos como a mulher de Provérbios 31. Esses tres pass as, no entanto, vao alem das fronteiras do lar e nos levam a sonhar mais alto: A mulher de Provérbios 31.16 esta prestes a transformar-se numa visionaria e empresaria ao mesmo tempo! Veja como isso aconteceu:
Passo 1: Ponderar;ao. Ao ouvir falar que determinada propriedade estava a venda, essa mulher sabia provavelmente orou a DEUS, fez perguntas a outras pessoas e pediu conselhos a seu marido sabre a possibilidade de comprar essa propriedade tao sonhada, a fim de ajudar sua família.
Passo 2: Aquisir;iio. Aben~oada com paz na mente e no espfrito, com respostas prciticas as suas perguntas e com a aprova~ao do marido, ela partiu para a a~ao. Essa mulher prudente comprou sua tao sonhada propriedade com a dinheiro que ganhou e guardou mediante trabalho arduo e economia.
Passo 3: Renovar;iio. A seguir, com a dinheiro arduamente ganho, bem administrado e economizado com for~a de vontade, essa mulher trabalhou para aprimorar a propriedade, plantando uma vinha com as melhores mudas que a dinheiro podia comprar. Ela queria s6 a melhor para sua querida família!
Provérbios 31 nos exorta a trabalhar e tambem a sonhar. Aquela mulher admiravel e cumpridora de seus deveres não apenas sonhou, mas tambem trabalhou para concretizar seus ideais! Ela sonhou com uma vida mais confortavel para sua família, com aliment as melhores e em maior quantidade na mesa, com uma produ~ao extra que poderia ser vendida a outras pessoas, com a renda das vendas que ela aplicaria e novamente investiria no bem-estar da família e com a satisfa~ao de transformar seus sonhos em realidade. Em outras palavras, ela sonhou com as ben~aos que outros receberiam quando ela colocasse em pratica as habilidades que DEUS the havia concedido.
A mulher de Provérbios 31 certamente nos convida a sonhar. Desligue a TV, a radio, a aparelho de sam au outra coisa qualquer que a impe~a de pensar com criatividade, sonhar, imaginar e planejar. Separe um tempo diante do Senhor para anotar seu sonho, au dez deles! Depois, medite (are, pe~a e busque), adquira (tome uma atitude) e renove (aprimore sua aquisi~ao e desenvolva suas habilidades).
 
Cinge os seus lombos de força e fortalece os seus braços.
PROVÉRBIOS 31.17
 
Trabalho em casa. Hoje, vamos refletir sabre a mulher que trabalha
em casa. Ao pensar nisso, varias emo<;6es vem a tona: lembramos de nossos entes queridos que moram em nossa casa e do esfor<;o que significa transforma-lã em um "lar dace lar". Ajuda muito se estiver cheia de animo!
A maravilhosa dona-de-casa de Provérbios 31 preparou-se de corpo, alma, espírito e atitude para tamar sua casa em um lar. Ela cingiu-se de for<;a mental e preparou-se para o trabalho fisico. E temos a impressão de que trabalhou com animo e vigor.
As idéias a seguir devem anima-lã a trabalhar onde quer que esteja e para quem quer que seja, em nome do Senhor:
 
1. Aceite a vontade de DEUS para sua vida. A mulher retratada por DEUS em Provérbios 31 reflete os planas que Ele tem para você.
2. Permanecerá firme na Palavra de DEUS. Existe poder na Palavra; portanto, separe um tempo para lê-la todos as dias. Olha o que DEUS tern preparado para você.
3. Tenha uma visão do futuro. o "grande cenário" do que você realiza em seu lar, transformando-o em um Oasis para seu marido, educando seus filhos para amar a DEUS, the da forças para trabalhar.
4. pergunte qual e sua motivar;iio. Se você conhecer sua motiva<;ao para fazer a que faz, poderá realizar suas tarefas com mais disposição.
5. Ore para ter uma atitude animada. Pe<;a a DEUS que trans forme seu coração e a ajude a aceitar com animo a tarefa que Ele tem para você.
6. Far;a uma programar;iio. Programar-se vai ajuda-lã a planejar seu trabalhe a realiza-lo com perfeição!
7. Estabeler;a uma rotina. A rotina pode ser uti! para você desempenhar suas tarefas com mais rapidez.
8. Leia livros sabre administrar;iio do tempo. Aprenda maneiras eficientes de desempenhar suas tarefas.
9. Comece pela tarefa mais dificil. o restante do dia sera mais facil.
10. Our;a musica. A musica alegre impede que você se desanime.
11. Faça uma aposta consigo mesma. Trabalhe como se estivesse participando de um jogo. Vença o relógio!
12. Pense nas bençãos. Louve a DEUS pelo significado que seu trabalho terá para você e para as que habitam a sua casa.
E, par favor, não tente por em pratica as 12 sugest6es acima de uma s6 vez! Escolha uma, are e trabalhe com animo, pensando no que DEUS Ihe mostrara e como Ele a usara!
 
Ela percebe que o seu ganho e bom; a sua lâmpada não se apaga de noite.
PROVÉRBIOS 31. 18
 
Industria é uma palavra frequentemente usada para descrever a mulher de Provérbios 31, a notável senhora que estamos aprendendo a conhecer. As mulheres sempre se perguntam: "Como ela faz tudo isso? Como e tao esperta? Como consegue levantar cedo, fazer compras, trabalhar, cuidar do jardim e costurar ate tarde da noite?" A resposta esta em sua diligencia. .
A base de sua incrivel e produtiva atividade e uma elevada motivac;ao, que a impulsiona a realizar todos os seus afazeres. Ela tern um objetivo em mente e um motivo para fazer tudo o que faz. Para essa querida mulher, o grande amor por sua família faz com que ela se esforce ao maxima para atender as suas necessidades. Por desejar o melhor para a família que tanto ama, essa mulher maravilhosa se disp6e a proporcionar-lhe tudo, e a fazer isso muito bem! o amor pela família motiva essa mulher a levantar cedo, fazer compras com sabedoria, tecer roupas e outros itens para a casa, e a adquirir e melhorar uma propriedade a fim de obter um born suprimento de alimentos e uma boa renda extra.
Os esforc;os dessa mulher admiravel renderam uma colheita dobrada, porque ela sentia o sabor do sucesso de seus empreendimentos. Não so cuidou da família, mas tambem aumentou suas fontes de renda. Isso a impulsionava a trabalhar um pouco mais do que o normal todos os dias: "A sua lampada não se apaga de noite."
E quanto a você, preciosa amiga? Deseja conhecer o doce sabor do sucesso? Gostaria de poder trabalhar um pauea mais, estender um pauca mais o seu dia? Gostaria de realizar um pouco mais antes de apagar a luz para dormir? A chave de tudo e a motivac;ao. Portanto, passe algum tempo na presenc;a de DEUS para fazer uma revisao daquilo que motiva sua vida. Os esforc;os que você empreende saD impulsionados pelos motivos certos? Em outras palavras, sua família esta sempre em primeiro lugar, antes mesmo de você e de suas necessidades? Sendo motivada pelo amor, que e impulsionado por DEUS, você sempre tentara fazer o melhor e sera usada por Ele para abenc;oar sua família (e outras pessoas) de muitas formas. Este eo verdadeiro sabor do sucesso.
"o amor de uma mulher e semelhante a uma luz, iluminando intensamente a escuridao da noite."9
 
Estende as mãos ao fuso, mãos que pegam no tear.
PROVÉRBIOS 31.19
 
JESUS nos ensina que, se a arvore for boa, seus frutos também o serão (Mateus 7.15-20). A arvore, ou o coração, da linda serva de DEUS
descrita em Provérbios 31 foi boa; portanto, tudo o que ela fazia era born. E quem recebeu as primícias de seu cora<;ao bondoso? Sua família! Para essa mulher que amava a DEUS, a família vinha em primeiro lugar, e nenhuma tarefa relativa a seus queridos era grande demais para ela!
Ontem, vimos que algumas de suas tarefas domesticas eram realizadas a noite, no aconchego da luminosidade produzida pelo fogo aceso e por uma lâmpada. o que você acha que essa mulher, bela aos olhos de DEUS, fazia ao lado do fogo depois que o sol desaparecia no horizonte e a lua e as estrelas reluziam no firmamento criado por Ele? Hoje, veremos quais eram as tarefas noturnas da mulher de Provérbios 31.
Ao cair da noite, quando suas forças já estavam reduzidas, ela sentava diante do fuso e da roca e fiava lã e linho para futuras tecelagens. Ela sabia que deveria completar aquele trabalho monótono antes de usar a criatividade para iniciar a tecelagem.
Você tem sonhos, minha amiga? Existem obras de arte que você gostaria de criar? Habilidades que gostaria de adquirir? Talentos que gostaria de desenvolver? Ha um grande tesouro oculto chamado tempo ao seu dispor a noite: um tempo tranqüilo para crescer espiritualmente, aperfeiçoar suas habilidades, aprender novas artes, ler e estudar.
Como você pode come<;ar a usar esse tempo?
Planeje suas noites. Dedique as horas do dia, o tempo destinado a gastar energias, a trabalhos que exijam o máximo de você, tanto do ponto de vista físico como mental. Ao anoitecer, quando suas for<;as come<;arem a se exaurir, em vez de ficar longe da família, reclamar e cair de cansa<;o, siga o exemplo da linda, diligente e sabia mulher de Provérbios 31: mude de atividade. Durante o dia, limpe a casa, cozinhe e cuide do jardim. Apos o pôr-do-sol, programe o pagamento das contas, dobre as roupas, consute seu livro de receitas e planeje o cardápio do dia seguinte. Outro versículo do livro de Provérbios diz: "o que trabalha com mão remissa [negligente empobrece, mas a mão dos diligentes vem a enriquecer-se" (l0.4). Em outras palavras, o preguiçoso não colhe nada, mas os diligentes obtém êxito. Portanto, seja diligente, ore para encontrar soluções e vá em frente! Que tal começar esta noite?
 
Abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado.
PROVÉRBIOS 31.20
 
Lidar com esmero das coisas da casa e uma das atribuições dadas por DEUS as mulheres que o amam. Nisso, a mulher de Provérbios recebe nota dez com louvor. Sua integridade de caráter, diligencia, presteza, capacidade de economizar, criatividade, organização e habilidade como microempresária são impressionantes, não e mesmo? Você não fica mais incentivada ainda ao saber que a compaixão pelos necessitados e mais uma das virtudes dessa mulher? Em tudo o que ela faz, tem em mente beneficiar outras pessoas, inclusive as que não pertencem a sua família. Provérbios 31.20 nos diz que ela "abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado".
Observe com atenção os detalhes desse versículo: "Abre a mão" significa que ela e generosa e esta sempre disposta a ajudar; "e ainda a estende" significa que esse ato de compaixão também abrange os que carecem de alguma coisa. Sua mão prestativa reflete a grandeza de seu coração generoso, do qual transbordam o amor e a compaixão; um coração segundo o coração de DEUS.
Como essa graciosa mulher se transformou em um exemplo de generosidade e, mais importante, o que você pode fazer para desenvolver essa virtude?
 
· Comece em casa. Cada amanhecer traz novas oportunidades para você ter compaixão por outras pessoas, principalmente aquelas que pertencem a sua família.
· Faz contribuições regulares a sua igreja. As ofertas que você destina a sua igreja alcançam os pobres e os necessitados de sua cidade, de seu pais e ate mesmo do mundo.
· Erre para mais em prol da generosidade. o evangelista Billy Graham sorriu orgulhosamente quando proferiu esta frase a respeito de sua esposa, Ruth: "Ela controla os assuntos financeiros da casa com... mais generosidade do que precisão!
É maravilhoso ser uma excelente dona-de-casa, cuidar da família com amor e ter uma vida exemplar, mas DEUS tem em alta estima a magnífica virtude da generosidade praticada diariamente. Ela reflete a presença do Senhor em seu cora<;ao e em sua vida, e Ele se agrada ao ver essa presença em tudo o que você diz e faz. A misericórdia traz a maravilhosa fragrância do Senhor ate sua vida e envolve tudo o que você realiza. Você deseja sinceramente ser uma mulher generosa, prestativa, carinhosa, compassiva, verdadeiramente linda aos olhos do Senhor, que se regozija ao estender a mão as almas necessitadas? Pe<;a a DEUS que esteja a seu lado ao realizar ações prestativas e bondosas em nome do Senhor e por amor a Ele.
 
No tocante à sua casa, não teme a neve, pois todos andam vestidos de lã escarlate.
PROVÉRBIOS 31.21
 
Mulher previdente, que pensa no futuro e antecipa o que deve ser providenciado. Parece difícil ser assim, sobrecarregadas que somos pelas pressões do presente. Porem, a mulher que ama a DEUS e a sua família sabe suprir seus queridos com exatamente aquilo que recebe do DEUS a quem ama e par quem e amada. Par isso, Provérbios 31.21 destaca a maravilhosa virtude da preparação. A previdência dessa mulher que ama a DEUS e as esforços que empreende para estar preparada para o futuro revelam outro aspecto do grande amor que existe em seu coração.
Com sabedoria e disposição, a mulher de Provérbios 31 planeja e põe todas as suas habilidades em ação, proporcionando não só alimento, carinho e ajuda, mas também roupas. No inverno, sua família veste-se com agasalhos bonitos e quentes, de 1.1 vermelha.
Você, também, pode começar a pôr em prática uma série de bênçãos para si mesma e para sua família planejando como atender as suas necessidades, inclusive roupas.
 
Primeiro, saiba que a trabalho de preparação e importante para DEUS, cujo nome e Jeova-jire, "DEUS provera". Como servas de DEUS, espelhamos esse aspecto de seu caráter ao suprir as necessidades de nossa família. Nossos atos de generosidade 5.10 praticados com mais facilidade (dão com mais liberalidade) quando planejamos e fazemos o trabalho de preparação.
 
Segundo, ao trabalharmos para proporcionar roupas e conforto a nossa família e ao nos prepararmos para atender as suas futuras necessidades, nossas ações 5.10 transmitidas como uma vibrante mensagem de amor.
 
Depois de preparar provisões para sua família e de depositar sua confiança no DEUS zeloso, de amor, misericórdia e poder, o medo não encontrara espaço dentro de seu coração e de seu lar. Preparando-se convenientemente e confiando na promessa de Jeová-jiré, você e seu lar serão duplamente abençoados!
Preparação e provisão. Parece simples, mas as ben«;aos que você e sua família Vão receber serão real mente significativas.
 
Faz para si cobertas, veste-se de linho fino e de púrpura.
PROVÉRBIOS 31.22
 
No capitulo 31 de Provérbios, observamos como a tecelagem era importante na vida da linda serva de DEUS e na própria cultura palestina. Aquela mulher, uma artesã de grande criatividade e com um objetivo em mente, passava muitas horas da noite fiando e tecendo lã e linho para transformá-los em tecidos maravilhosos feitos par mãos de uma verdadeira artista. Com as tecidos, ela confeccionava roupas para sua família e para ela própria, roupas dignas de serem usadas por reis e rainhas!
A roupa e muito importante, querida filha do Rei. Ela pode ser vista por todos e reflete a que se passa no cora<;ao de quem a usa. Seu born gosto e discrição no modo de vestir revelam que você, assim como a mulher de Provérbios 31, e uma mulher que ama a DEUS.
A roupa confeccionada pela mulher de Provérbios 31 que amava a DEUS era uma tapeçaria de rara beleza. Era apropriada para a posição digna que ela ocupava; era apropriada para sua profissão de tecelã, por ser uma propaganda de suas habilidades; era apropriada para seu caráter, pais seus trajes demonstravam seu mérito e seus padr6es de excelência.
Quais são os padr6es de seus trajes? Nos, mulheres que almejamos ter a beleza que DEUS tanto preza, devemos seguir os padr6es estabelecidos por Ele (veja 1 Timóteo 2.9; Tito 2.5):
 
. Modéstia. Observar as regras da decência.
. Sobriedade. Vestir-se de maneira apropriada e simples.
. Moderação. Não exagerar nem para mais nem para menos.
. Discrição. Demonstrar born senso e born gosto.
. Pureza. Refletir um relacionamento de santifica<;ao com DEUS.
 
As palavras acima talvez pareciam antiquadas, mas, quando uma mulher opta por vestir-se de maneira a refletir essas qualidades, demonstra ter um cora<;ao piedoso (1 Timóteo 2.9,10). Alem do mais, nosso DEUS amoroso está sempre mais preocupado com as roupas que vestem a seu cora<;ao do que com as roupas que vestem a seu corpo. Pedro nos diz o seguinte: "Não seja a adorno da esposa a que e exterior, como frisado de cabelos, adere<;os de ouro, aparato de vestuário; seja, porem, a homem interior do cora<;ao, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqiiilo, que e de grande valor diante de DEUS" (1 Pedro 3.3,4). Amem!
 
Seu marido e estimado entre os juízes, quando se assenta com os anciãos da terra.
PROVÉRBIOS 31.23
 
5 valores da Palavra de DEUS não são levados a sério por todos em nossa sociedade, mas ela nos ensina que uma das fun90es mais importantes da esposa e auxiliar o marido (Genesis 2.18). A esplêndida esposa descrita em Provérbios 31 certamente sabia disso. Ela se dedicava de corpo e alma para ajudar o marido, que passou a ser um homem muito influente. Quando ele saia de casa, todas as manhas, para trabalhar como conselheiro e legislador da cidade, ele era uma verdadeira dádiva da mulher virtuosa as pessoas da região. Ela, uma mulher que exercia influencia piedosa no lar, presenteava a cidade com um marido piedoso.
Susannah Spurgeon, a esposa de Charles Spurgeon, famoso pregador do Tabernaculo Metropolitano de Londres, foi um exemplo de mulher virtuosa do final do século 19. o ministério de seu marido estava em franca ascensão, mas ele come90u a preocupar-se achando que negligenciava os filhos. Certa noite, voltou para cas a mais cedo do que costumava. Ao abrir a porta, surpreendeu-se por não ver nenhuma das crian9as no vestíbulo. Quando subiu a escada e ouviu a voz da esposa, Spurgeon percebeu que ela estava orando com os filhos, apresentando-os um por vez diante do trona do Senhor. Assim que ela terminou a ora9ao e desejou-lhes "boa-noite", Spurgeon pensou: "Posso prosseguir com meu trabalho. Meus filhos estão sendo muito bem cuidados!"l1 Imagine s6! Por ser cumpridora de seus deveres em casa, a Sra. Spurgeon possibilitou que Charles Haddon Spurgeon, um homem de influencia piedosa, continuasse a provocar mudan9as nos cora90es dos homens, uma influencia que dura ate hoje. A Sra. Spurgeon também deu ao mundo quatro filhos que se tornaram ministros do evangelho como o pai.
O que você pode fazer para seguir os passos dessas duas mulheres sabias, que se destacaram por suas realiza90es?
Ore neste momenta e pe9a a DEUS que a fa9a uma ajudadora de seu marido de modo a fortalecê-lo para a gl6ria de DEUS. Com base em Provérbios 31.12, assuma o compromisso de ser uma esposa prestativa todos os dias de sua vida:
ajudando-o,
elogiando-o,
incentivando-o,
preservando seu casamento,
apoiando os sonhos dele,
orando por seu sucesso, para que ele seja um homem de influencia piedosa em seu trabalho e na comunidade onde voces vivem.
 
Ela faz roupas de linho fino, e vende-as, e dti cintas aos mercan.ores.
PROVÉRBIOS 31.24
 
Passado algum tempo, o conteúdo do coração de uma mulher e os objetivos de sua vida vão se revelando com a convivência. No caso da mulher de Provérbios 31, sua profunda dedicação para se tomar a melhor em tudo o que fazia e seu compromisso pessoal de ser criativa dificilmente ficariam ocultos.
 
Primeiro, ela assumiu o compromisso de buscar a perfeição. Esse compromisso nasceu de seu desejo de ser a mulher que DEUS gostaria que ela fosse, de sua decisão de servir a DEUS e da própria misericórdia de DEUS. Essa esplendida mulher amou a DEUS, submeteu-se a sua vontade, decidiu utilizar suas energias para atingir os objetivos de DEUS, sendo, assim, ricamente abençoada por Ele.
Em seguida, ela assumiu o compromisso de ser criativa, cultivar as habilidades e talentos que DEUS the dera de maneira ativa e consciente. Movida por seu amor a DEUS e por sua família, essa mulher procurou encontrar meios de usar sua criatividade nas tarefas comuns do dia-a-dia. As roupas tecidas para sua família transformaram-se em obras de arte. Os alimentos preparados na cozinha tomaram-se um deleite, tanto para os olhos como para o paladar. Artigos feitos a mão ou comprados para a casa transformaram-na em uma galeria de arte.
Oh, feliz e o lar onde reside uma serva de DEUS que usa a criatividade! E feliz e a mulher que aproveita cada tarefa para aprimorar sua criatividade e habilidades. Todo o que aquela serva fiel fazia par sua família e que levava sua assinatura, transformava-se logo em uma atividade profissional. Em outras palavras, o que era pessoal (fazer tudo da melhor maneira possível para sua família querida e seu lar precioso) transformava-se em profissional (vender suas excelentes mercadorias a outras pessoas). Minha querida amiga, feita a imagem de nosso DEUS criativo, como você também poderá atingir um padrão de excelência em criatividade?
 
· Esteja alerta. Observe como as outras pessoas se expressam e aprenda com elas.
· Planeje. Trace pIanos para seus projetos e para desenvolver suas habilidades.
· Tome iniciativa. Ponha em prática o seu desejo de ter um estilo de vida mais criativo.
· Arregace as mangas. Trabalhe com afinco e diligencia para atingir todos os seus objetivos e todos os objetivos que DEUS tem para você.
 
A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações.
PROVÉRBIOS 31.25
 
Que sejamos revestidas de santidade e um mandamento bíblico (Efésios 4.22-32; Colossenses 3.8-17). Assim como vestimos roupas, DEUS nos exorta a vestir as trajes de um catater piedoso, como as usados pela mulher de Provérbios 31. De que, exatamente, ela estava vestida?
 
FOT(:a. A mulher de Provérbios 31 fortaleceu-se economicamente e se preparou com diligencia para qualquer eventualidade, apesar de sua profunda confian9a no Senhor; buscou nele fon;as para as momentos de tristeza ou de afli9ao. Essa mulher tambem era forte em sabedoria e no conhecimento de DEUS. Ela possufa boa dose de forc;a ffsica e desfrutava a fortalecimento que provem de uma vida virtuosa. Seu guarda-roupa de virtudes tambem abrigava uma mente poderosa, que the proporcionava forc;a interior e determinac;ao. A forc;a recebida do Senhor tambem estava entre as roupas graciosas que usava.
 
Dignidade. A traduc;ao literal desta palavra, em hebraico, e "esplendor". Aparentemente, a espfrito nobre da mulher de Provérbios 31 lhe proporcionava como que uma coroa de majestade. Nos, que a conhecemos apenas par meio do que lemos sabre ela, ficamos maravilhadas diante de seu caráter virtuoso, de seu comportamento piedoso e de seu porte de rainha. Não existe nada comum, vulgar ou pequeno no guarda-roupa que abriga seu caráter. Sua grandeza de alma, combinada a sua graciosa conduta, deixava transparecer sua bondade a todos os que tiveram o privilegio de conhece-Ia. Tudo nela apresentava um toque da beleza da dignidade.
 
Esperam;a. Vestida com o esplendor da virtude, essa querida mulher se rejubilava, ou melhor, ria, diante do futuro, e você tambem pode fazer isso! Para alegrar-se diante do futuro, e necessaria vestir hoje o traje da forc;a, o ornamento da dignidade e o manto da fe. Sua fe em um DEUS sempre fiel certamente the proporcionara esperanc;a para o futuro.
 
Portanto, a partir de hoje, renove sua vida para DEUS e enfrente com fe o dia maravilhoso que Ele the concedeu. E, a cada alvorecer, assuma o compromisso de vestir-se com as virtu des da forc;a, da dignidade e da esperanc;a, enraizadas no conhecimento que você tern do Pai celestial. Depois de estar confortavelmente vestida com essas virtudes, caminhe com passos firmes rumo ao futuro desconhecido e regozije-se!
 
Fala com sabedoria, e a instrução da bondade estão na sua língua.
PROVÉRBIOS 31.26
 
Regra numero 1: saciar a sede. Este era o desafio diario para a mulher
de Provérbios 31 e para as pessoas daquela época, que viviam nas terras aridas de Israel. A luta pela sobrevivencia na regiao era - e continua sendo - a regra mais importante do dia. Urn calor abrasador e terriveis secas sac parte do cotidiano daquele povo.
Para suavizar tal cenario, Provérbios 10.11 diz: "A boca do justo e manancial de vida." Palavras piedosas sac como a agua, que e essencial a vida. Palavras piedosas podem saciar nossas necessidades emocionais, tanto quanto a agua sacia nossas necessidades fisicas. Estar na presenc;a de uma mulher que profere palavras sabias e bondosas e como encontrar uma fonte no deserto: ambas fomecem vida!
DEUS utiliza poucas palavras para descrever a mulher de Provérbios 31, e as palavras que ela profere também são poucas. Apenas dois comentários a descrevem maravilhosamente:
 
E sabia ao {alar. "Fala com sabedoria"; e
Tem cora£;ao bondoso. "A instrução da bondade esta na sua língua."
 
Quando essa mulher piedosa fala, e sabia e bondosa, virtudes que se evidenciam não apenas no que ela diz, mas também no modo como ela diz.
Pense novamente naquela fonte de vida no deserto. Em seguida, pense nas pessoas aflitas, cansadas e batalhadoras que são parte de sua vivencia diária. Embora ostentem sorrisos corajosos, ha do is provérbios que descrevem o que de fato existe por trás de cada sorriso: "o coração conhece a sua própria amargura... Ate no riso tem dor o coração, e o fim da alegria e tristeza" (Provérbios 14.10,13).
Que tal pedir a DEUS que a use para revigorar e incentivar as pessoas ao seu redor, oferecendo-Ihes palavras sabias, bondosas e cheias de vida? Com as bênçãos e o amor de DEUS em seu coraC;ao e escolhendo com cuidado palavras plenas de sabedoria e de bondade, você também pode ajudar a curar os abatidas e desanimados e se to mar uma fonte de vida!
 
Atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça.
PROVÉRBIOS 31.27
 
Na administradora do lar e função de toda mulher, casada ou solteira; e uma responsabilidade dada por DEUS. Provérbios 31.27 descreve essa missão usando a imagem de um vigia (ou uma vigia!). A mulher que ama a DEUS e aceita seu chamado "vigia" sua família e tudo o que se refere a seu lar.
Essa imagem de vigia da a entender que a serva de DEUS permanece vigilante, com olhos atentos, observando quem chega e quem são a fim de cumprir sua atribuição divina de supervisionar sua preciosa família e propriedade. Alerta e enérgica, a mulher de Provérbios 31 dirige sua casa com pulse firme. A missão design ad a por DEUS e manter os olhos bem abertos, saber o que se passa debaixo de seu teto e cuidar do lugar e dos que moram alL Nada escapa aos seus olhos. Ela vê tudo!
Como ela faz para cumprir essa grande missão? o provérbio explica: Ela "não come o pão da preguiça" (31.27). Essa mulher, que ama a DEUS e a sua família, também vigia a si mesma. Não existe preguiça em sua agenda. Como poderia ser preguiçosa se não ha tempo para isso? Por ter de cuidar da casa e dos filhos, ela não tem um momenta sequer para comer "o pão da preguiça". A recíproca tambem e verdadeira: por não ser preguiçosa nem utilizar as horas com inutilidades, ela tem o tempo de que necessita para vigiar sua casa e certificar-se de que esta sendo bem administrada.
Trabalhar em cas a (e vigiar a casa!) não parecem atividades muito convidativas e interessantes, mas seu lar e definitivamente o lugar que mais merece uma vigilância constante! Na verdade, minha querida dona-de-casa, seu lar e o lugar mais importante do mundo para investir suas energias. Por que? Porque o trabalho realizado no lar e importante, significativo e eterno. o trabalho realizado no lar e a mais bela obra de arte que você pode oferecer a DEUS. Sinta-se feliz por trabalhar em casa, porque não existe lugar melhor no mundo do que o nosso lar!
 
Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva...
PROVÉRBIOS 31.28
 
~ er filhos, segundo Edith Schaeffer, serva de DEUS e mae, "significa
lutar, seguir uma carreira, realizar um trabalho arduo com dignidade".12 Depois de nos apresentar a mulher de Provérbios 31 como um exemplo de vida a ser seguido, DEUS nos apresenta os maravilhosos filhos dessa senhora.
E esses filhos exaltam sua mãe! Eles se levantam e a abençoam; eles a louvam por meio de palavras e por seu modo de viver. as mais altos elogios que essa mulher recebeu não partiram da comunidade onde residia, de pessoas da igreja, do trabalho ou da vizinhança. Tais elogios partiram de quem ela mais prezava, de quem a conhecia muito bem, de quem recebeu, durante toda a vida, as primícias de seu amor: sua família!
Qual o motivo desses elogios? Analise estes pontos essenciais que fazem parte do cora<;ao de toda mãe:
 
. Ponto 1: A mãe zela... e demonstra seu zelo na vida diária, de maneira pratica. Oferece o dom dos elementos básicos para a subsistência (alimento, roupa, abrigo e descanso), do tempo e do amor, tudo isso a curto e a longo prazo.
. Ponto 2: A mãe concentra... todas as energias e esforços em um único objetivo: criar cada um de seus filhos para amar e servir ao Senhor.
. Ponto 3: A mãe planeja... as atividades diárias da casa e deposita os resultados nas mãos de DEUS.
. Ponto 4: A mãe trabalha... incansavelmente para que haja amor em seu lar e se dispõe a par em pratica esse amor.
 
A função de mãe não da lugar a indefinição, a acomoda<;ao, ao desinteresse e as atitudes do tipo "atirar tudo para o ar" ou "eu desisto". a papel de mãe que DEUS nos destinou exige atenção constante, esforços contínuos, determina<;ao e o compromisso com 100% de dedica<;ao, e um pouco mais! A mãe que cumpre esse papel transmite o amor de DEUS a varias gerações. Que tal assumir o compromisso com o Senhor de entregar seus filhos nas mãos dele neste momento? Em seguida, cumpra sua missão de mãe de todo o cora<;ao, como se estivesse trabalhando para Ele, e confie no DEUS que você ama criando os filhos para seu Reino e sua gloria.
 
Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas.
PROVÉRBIOS 31.29
 
~ m apote6tico final de elogios a mulher de Provérbios 31! Ontem,
você não ficou encantada com a homenagem prestada pelos filhos dessa esplendida mulher? Hoje, e seu querido marido quem participa da homenagem, proferindo palavras de reconhecimento e aprecia<;ao por tudo o que ela fez por ele. Ao enumerar todos os trabalhos altruistas realizados pela esposa, a voz dele se eleva, transformando-se em um magnífico cora final: "Tu a todas sobrepujas! Tu es a melhor de todas!"
o que ela fez para receber essa homenagem? Uma rapida olhada no capitulo 31 de Provérbios nos revela as inumeras virtu des dessa mulher e nos fornece uma lista de itens para avaliarmos nosso pr6prio caráter e nossa vida. Quer você seja jovem, quer idosa, quer solteira, quer casada (com um marido que a elogie ou não), DEUS deseja que seu caráter reflita a presença dele. Ore neste momento e pe<;a a DEUS que as seguintes perguntas sirvam para inspira-Ia a realizar boas obras em sua vida:
 
· Como mulher. Você se dedica de corpo e alma para trabalhar em prol de seu marido, sua família e seu lar? Ao mesmo tempo, sente um profundo desejo de trabalhar com dignidade e ser também uma mulher digna, um exemplo de caráter em toda e qualquer situa<;ao?
· Como dona-de-casa. Você supre as necessidades da casa? Supervisiona      com cui dado e aten<;ao tudo o que faz parte de seu lar?
· Como mile. Você cria seus filhos para amar e servir ao Senhor em obediencia a Ele e para sua honra e gl6ria? Proporciona paz de espirito a seu marido e fortalece a reputa<;ao dele na comunidade em que voces vivem?
· Como esposa. Seu comportamento enobrece o nome e a reputa<;ao de seu marido? Você contribui positivamente para não preocupar seu marido com problemas financeiros, sahendo administrar com zelo o dinheiro destinado as des pes as da casa? Seu marido confia em você e em sua sinceridade? Suas palavras o animam e o fortalecem para que ele enfrente as situa<;6es dificeis da vida? Responda honestamente: seu marido encontrou em você uma mulher virtuosa, uma mulher que ama a DEUS? Ore para que isso seja verdade e continue procurando ser a melhor esposa do mundo!
 
Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.
PROVÉRBIOS 31. 30
 
(/))~mos refletir hoje sobre outra caracteristica de toda mulher que ama
~ ;' DEUS. Fundamentando todas as admiraveis virtu des da mulher de
Provérbios 31 estava uma profunda reverencia ao Senhor. Embora o mundo valorize a grac;a e a beleza, DEUS se importa muito mais com um coraC;ao que o teme. Que tal experimentar estas atitudes de resultado comprovado,
a medida que seu amor pelo Senhor aumenta?
Entregue-se a CRISTO. De acordo com o Novo Testamento, a mulher que ama a DEUS e aquela que tern um relacionamento pessoal com Ele por meio de seu Filho, JESUS CRISTO. Quando JESUS CRISTO toma conta de seu coraC;ao e de sua vida, tudo o que você faz e "como para o Senhor, e não para homens" (Colossenses 3.23).
Separe um tempo para estar com o Senhor. Por ser uma mulher que confessa que JESUS e seu Senhor, você tern o privilegio de contemplar a beleza do Senhor e de adora-Io na beleza de sua santidade (Salmo 29.2). Portanto, procure ter uma vida equilibrada separando um tempo, diariamente, para estar na presenc;a de DEUS e desenvolver a beleza interior que tanto agrada ao Senhor. Depois, fac;a o possivel para manter esse equilibrio!
Aceite o piano de DEUS. Provérbios 31 trac;a o pIano de DEUS para sua vida. A mulher que ama a DEUS sente-se capacitada a aceitar esse pIano, a ser digna dele, a alegrar-se com todos os seus aspectos, a sobrepuja-Io e a segui-Io com maior empenho a cada dia de sua caminhada com o Senhor.
Tenha certeza. Se você não tiver certeza de como comec;ar um relacionamento com JESUS CRISTO, podera fazer isto agora. Ao repetir com sinceridade as palavras desta orac;ao, você estara dando o primeiro passo para crescer em santidade e beleza:
 
JESUS, sei que sou pecadora, mas desejo deixar meus pecados para trds e seguir-te. Creio que morreste por meus pecados e que, com tua ressurreil;tio, venceste o poder do pecado e da marte. Quem aceitar-te como meu Salvador pessoal. Entra na minha vida, Senhor JESUS, e ajuda-me a obedecer-te de agora em diante. Amem!
 
Dai-lhe do fruto das suas mãos, e de publico a louvarão as suas obras.
PROVÉRBIOS 31.31
 
Monarcas, prfncipes e plebeus honram e louvam as mulheres
virtuosas. Hoje vislumbramos o retrato acabado de tudo o que DEUS deseja ver na vida das mulheres que o amam. Quando Provérbios 31 chega ao fim (e com ele tambem termina o Livro de Provérbios ou Livro da Sabedoria), vemos, enfim, o fruto de uma vida inteira de amor e servic;o a outras pessoas, nascido de um corayao que ama e obedece a DEUS.
Que alegria! Que gloria! Que maravilhosa colheita de louvores! Todos elogiam essa mulher linda demais aos olhos de DEUS! Nestas palavras de Provérbios 31, preservadas ao longo dos seculos, ouvimos:
 
· A voz de seus filhos profere louvores a ela.
. A voz de seu marido proclama louvores a ela em publico.
· A voz de DEUS a louva.
. Ate mesmo a voz de suas obras a louva.
 
Hci, porem, uma voz a ser ouvida: a sua, minha amiga. Abela mulher de Provérbios 31 não e valorizada em nossa cultura. Nosso inimigo, Satanas, bem como o mundo pecador no qual vivemos, rotulam essa beleza como indesejavel. Como estao errados! Querida serva de DEUS, a mulher de Provérbios 31 personifica a verdadeira beleza. Ela exempli fica tudo o que e belo aos olhos de DEUS.
Seu louvor, minha amiga, indica que você reconhece o esplendor de tudo o que e belo aos olhos de DEUS. E a forma mais bela de louvor que você poderci oferecer e seguir os passos dessa mulher.
Você não gostaria de curvar sua cabeya agora e louvar a DEUS por ela? Com certeza, ela e uma das preciosas dcidivas de DEUS para sua vida. Esta descrita em Provérbios 31 para inspira-Ia, instrui-Ia e anima-Ia quando sua visao estiver turva, quando sentir que suas prioridades estao mudando, quando não conseguir ser a mulher que DEUS quer que você seja. Uma nova visita a essa mulher, bela aos olhos de DEUS e cheia de amor por Ele, renovarci sua vida, restaurarci suas foryas e reacendera seu amor pelo Senhor, bem como o compromisso assumido com seu pIano para você e sua vida serem belas aos olhos dele!
 
 
“Enganosa é a graça e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada” – Provérbios 31.30. As virtudes de uma mulher temente a DEUS são como pérolas valiosas. Ela sabe que é linda, mas o seu verdadeiro valor está dentro dela. Existem muitas conchas no mundo, mas são poucas as que trazem o valor precioso que é a pérola! A pérola que está dentro da concha é que vale infinitamente mais, não importando o tamanho, a beleza e a cor da concha. A Bíblia fala em Colossenses 3.12-14, para analisarmos realmente o que significa ser uma mulher virtuosa tendo os seguintes atributos de DEUS: Misericórdia, bondade, humildade,mansidão, longanimidade,perdão e amor, sendo que este está acima de tudo. É o dom supremo! Mulheres como Joquebede, Ana, Rute nos deixaram o exemplo de terem buscado forças Naquele que as conduziu. Pois, a beleza física o tempo destrói, isso é um fato. Temos como exemplo a rainha Vasti, que mesmo sendo muito bela acabou perdendo tudo, porque não tinha conteúdo como Ester que apenas se valeu da sua Fé em DEUS para conquistar e ser honrada, outras, como Eva, Sara, Miriã, caíram, mas o Senhor as levantou, a mulher de Ló, Dalila e Jezabel buscaram para si mesmas o que o mundo lhes oferecia e se perderam na soberba, luxúria e morte. Não é errado se sentir e querer ser bela, mas lembre-se que a mulher temente a DEUS é discreta, ponderada, tanto em suas palavras como em suas atitudes, ela não procura honras e glórias para si mesma.Será que, um dia, você terá seu nome escrito nesta galeria de mulheres que amaram a DEUS e que foram mulheres de fé, fortes e corajosas? http://virtuosasmulheres.blogspot.com.br/
 

INTERAÇÃOVivemos numa sociedade onde a figura da mulher tem se reduzido a mero objeto sexual. Nas danças, nas músicas sensuais, nos comerciais televisivos e nos outdoors, a sensualidade das mulheres brasileiras está na linha de frente. Entretanto, a Bíblia estabelece para a mulher cristã um papel protagonista e exuberante. Ser mulher, de acordo com a Palavra de DEUS, é ser feminina, não feminista; madura, não imatura; santa, não depravada.
A mulher cristã, em todas as esferas da sua vida, deve viver para a glória de DEUS.

OBJETIVOSApós a aula, o aluno deverá estar apto a:
Conhecer a mulher virtuosa como esposa e mãe.
Compreender a mulher virtuosa como trabalhadora e empreendedora.
Aprender com o testemunho da mulher virtuosa como serva de DEUS.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICAProfessor, para concluir o terceiro tópico, sugerimos a seguinte atividade: Peça aos alunos que, em revista, jornais ou internet , pesquisem sobre mulheres que são destaques no mercado de trabalho, mas simultaneamente, desempenham o papel de mãe e esposa no lar. Em seguida, selecione no máximo cinco pesquisas e solicite que os escolhidos apresentem os seus resultados destacando como tais mulheres desenvolveram estratégias para conciliar a carreira profissional com a vida doméstica. Permita aos alunos emitirem opiniões sobre o assunto. Conclua o tópico afirmando que o princípio bíblico para a mulher cristã não mudou: Em DEUS, ela é uma brilhante profissional, mas, igualmente, mãe presente e afetuosa bem como uma esposa companheira.
 
Resumo da Lição 8 - A Mulher Virtuosa
I. A MULHER VIRTUOSA COMO ESPOSA
1. Tem a confiança e o respeito do marido.
2. Tem a admiração e o reconhecimento do marido.
II. A MULHER VIRTUOSA COMO MÃE
1. É educadora.
2. É afetuosa.
III. A MULHER VIRTUOSA COMO TRABALHADORA
1. É dona de casa.
2. É empreendedora.
IV. A MULHER VIRTUOSA COMO SERVA DE DEUS
1. Dá um bom testemunho.
2. É temente a DEUS. 
 
SINOPSE DO TÓPICO (1) A mulher virtuosa, como esposa, tem a confiança, o respeito, a admiração e o reconhecimento do marido.
SINOPSE DO TÓPICO (2) Na Bíblia, como mãe, a mulher virtuosa mostra-se educadora e afetuosa.
SINOPSE DO TÓPICO (3) A mulher virtuosa além de cuidar da tarefa doméstica, se mostra empreendedora.
SINOPSE DO TÓPICO (4) Como serva de DEUS, a mulher virtuosa é temente ao Altíssimo e dá bom testemunho

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I - Subsídio Bíblico"A Mulher Virtuosa [Provérbios 31.10-31]
Esta descrição da mulher virtuosa pretende mostrar que tipos de esposas devem ser as mulheres, e que tipos de esposas os homens devem escolher; ela consiste de vinte e dois versículos, cada um deles iniciado por uma letra do alfabeto hebraico, em ordem, como alguns dos salmos, o que leva alguns a pensar que este fragmento não fazia parte da lição que a mãe de Lemuel lhe ensinava, mas era um poema, por si mesmo, escrito por algum outro autor; e talvez tivesse sido muito repetido entre os judeus piedosos, e para facilitar a memorização tivesse sido escrito alfabeticamente. Nós o temos condensado no Novo Testamento (1Tm 2.9,10; 1 Pe 3.1-6), onde o dever recomendado às esposas está de acordo com esta descrição de uma boa esposa; e com boas razões há tanta ênfase sobre ele, uma vez que o fato de que as mães sejam sábias e boas, contribui, tanto quanto qualquer outra coisa, para a promoção da religião nas famílias, e a sua transmissão para a posteridade [...]" (HENRY, Matthew. Comentário Bíblico Antigo Testamento - Jó a Cantares de Salomão. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, pp.885-86).

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II - Subsídio Vida Cristã"A MATERNIDADE EM NOSSA NATUREZA
A palavra criar origina-se da palavra latina que significa 'ato de alimentar, amamentar ou nutrir'. Em nossa linguagem vigente, seu significado é mais para o bem-estar de todos. Conclui-se que se o suave toque maternal de uma mulher faltar, a sociedade com certeza se degenerará. Você não tem de ir muito longe para obter provas do que está acontecendo à nossa volta. As crianças do mundo estão chorando por um toque feminino e maternal. Mas submeter-se ao plano de DEUS para a essência materna de nosso ser requer disciplina, sobretudo levando em conta nossa cultura.
A Palavra de DEUS ensina que gerar vida é exclusivamente feminino. Todas somos filhas de Eva, cujo nome é revelado em Gênesis 3.20, que significa 'mãe de todos os viventes'. Assim como Eva, foi dado a cada uma de nós um corpo projetado para gerar vida. Somos lembradas disso todos os meses com o armazenamento e passagem de sangue necessário para a nutrição do recém-nascido. Nossos seios têm a faculdade de nutrir o recém-nascido. As mulheres que ficam grávidas e dão à luz experimentam a plena realização desses dons e fazem a descoberta magnificamente pessoal de que uma criança depende completamente do corpo da mãe para a própria vida.
Mas há muitas mulheres que nunca dão à luz, cuja maternidade se estenderá necessariamente aos que não são seus filhos. Não é o processo de gravidez e parto que torna uma filha de Eva mãe.
A Bíblia ensina que todas as mulheres são criadas para 'ser mãe', gerar vida. Ser mãe é mais que um mero mecanismo de útero e seio; é muito mais profundo. E as mulheres ficam mais femininas quando são mães" (HUGUES, Barbara. Disciplinas da Mulher Cristã. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.154).

BIBLIOGRAFIA SUGERIDAHENRY, Matthew. Comentário Bíblico Antigo Testamento - Jó a Cantares de Salomão. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
HUGUES, Barbara. Disciplinas da Mulher Cristã. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.

SAIBA MAIS - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 56, p.40.
 
Questionário da Lição 8 - A Mulher Virtuosa
Responda conforme a revista da CPAD do 4º Trimestre de 2013 - Provérbios e Eclesiastes
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas
 
RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm 
 
AJUDA
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer - CPAD
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
Comentário Bíblico Beacon, v.5 - CPAD.
GARNER, Paulo . Quem é quem na Bíblia Sagrada. VIDA
CHAMPLIN, R.N. O Novo e o Antigo Testamento Interpretado versículo por Versículo. (CPAD)
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD
O NOVO DICIONÁRIO DA BÍBLIA – Edições Vida Nova – J. D. Douglas
Dicionário Bíblico Wycliffe - Charles F. Pfeiffer, Howard F. Vos, João Rea - CPAD.
Dicionário Vine antigo e novo testamentos - CPAD.
25 Maneiras de Valorizar as Pessoas - Autores: João C. Maxwell & Les Parrott, PH. D. - Editora: SEXTANTE
Estudo no Livro de Provérbios - Antônio Neves de Mesquita - Editora Vida
Teologia do Antigo Testamento - Walter C. Kaiser Jr. - Vida Nova
James, por Hendrickson Publishers - Edição Contemporânea, da Editora Vida, Traduzido pelo Rev. Oswaldo Ramos.
http://www.gospelbook.net
www.ebdweb.com.br
http://www.escoladominical.net

   fonte  www.portalebd.org.br/