PRIMÁRIOS - Lição 9: A Boa notícia dos Leprosos

4º Trim. 2013 - PRIMÁRIOS - Lição 9: A Boa notícia dos Leprosos
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMÁRIOS - CPAD
4° Trimestre de 2013
Tema: Conhecendo a vontade de Deus.
Comentarista: Maria de Lourdes de A. Nascimento.



LIÇÃO 9 - A BOA NOTÍCIA DOS LEPROSOS.

Texto Bíblico
2 Reis 6.24;7.1-20.

Objetivo:
Ministre sua aula de forma que os alunos entendam que a vontade de Deus é que amemos uns aos outros como a nós mesmos.
Frase do dia:
Tratem os outros do jeito que você deseja ser tratado.

Memória em ação:
“Ame os outros como você ama a você mesmo”. Gálatas 5.14b.     

 Explorando a Bíblia
 O povo de Israel continuava em guerra desta vez foi com a Síria. O exército da Síria cercou toda a cidade de Samaria com isso houve uma grande miséria na cidade, e o povo começou a passar fome. Tudo ficou muito caro, especialmente a comida.
Vendiam a cabeça de um jumento por oitenta ciclos de prata, até o esterco dos pombos era vendido a preço muito alto!

O rei estava muito preocupado com a situação do povo, todos estavam com muita fome, mas onde encontrariam comida.
O rei ficou tão amargurado que disse que iria arrancar a cabeça de Eliseu. Eliseu estava sentado em sua casa, presidindo a uma reunião com os homens mais velhos de Israel, quando o rei mandou que um mensageiro fosse chamá-lo, ele disse quando ele chegar deixe-o do lado de fora, pois com certeza ele virá me matar, pois o seu senhor virá logo atrás.

Enquanto Eliseu ainda falava, o mensageiro chegou seguido pelo rei.
 O senhor causou todo este mal disse o rei como esperar auxílio da parte de Deus?
Então disse Eliseu: O Senhor diz que amanhã, a estas horas mais ou menos, no mercado de Samaria se venderão três quilos e meio de trigo por apenas uma moeda de prata.
Mas o oficial que estava auxiliando o rei disse; Tal coisa não poderia acontecer, nem mesmo se o Senhor fizer janelas no céu!
Ora, havia quatro homens leprosos assentados do lado de fora da cidade, essa doença era tão terrível que as pessoas que ficavam contagiosas não poderiam chegar perto de ninguém, por isso que aqueles homens viviam fora da cidade.

Por que vamos ficar aqui sentados até morrermos? , perguntaram uns aos outros. Morreremos de fome se ficarmos aqui, e morreremos de fome se voltarmos para a cidade; talvez seja melhor sairmos e nos entregarmos ao exército sírio. Se eles nos deixarem viver, tanto melhor; se nos matarem, de qualquer maneira, teríamos de morrer.
De modo que, ao anoitecer daquele dia, eles se dirigiram ao acampamento dos sírios mas ao chegarem ali viram o acampamento vazio, não havia ninguém ali porque o Senhor fez com que todo o exército ouvisse um barulho de cavalos correndo e os sons como de um grande exército que se aproximava, eles acharam que o rei havia contratado os heteus o os egípcios para atacarem eles.

Assim tomados de medo, eles fugiram durante a noite abandonando seus cavalos, suas tendas, jumentos e tudo mais no acampamento. Só queriam salvar suas vidas.
Quando os leprosos chegaram á entrada do acampamento, foram de uma tenda a outra comendo, bebendo vinho e levando embora prata, ouro, a as roupas que encontravam. Por fim disseram uns aos outros: Isto que estamos fazendo não é certo, esta notícia é maravilhosa e nós não estamos contando a ninguém! È possível que, se esperarmos até que o amanhecer caia sobre nós alguma calamidade terrível, vamos sair daqui; vamos voltar e contar ao pessoal do palácio.

O povo de Samaria correu para o acampamento dos sírios e pegou tudo que conseguiram pegar, e assim puderam vender tudo mais barato, como o Senhor havia dito.
Aqueles leprosos ao verem toda aquela comida ali, lembraram logo de toda a cidade que passava fome, se fosse vocês fariam o mesmo? Aqueles homens tiveram compaixão das pessoas  eles não pensaram em matar somente sua fome, mas a fome de todo cidade.

Que possamos sempre procurar ajudar aqueles que precisam de ajuda e assim Deus ficará feliz com todos nós.               
        

Colaboração para o Portal Escola Dominical - Profa. Cristina Araujo                              
 fonte portal ebd