QUANDO COISAS BOAS PROVOCAM SOLIDÃO

Quando coisas boas provocam solidão

Depois de um longo tempo, no terceiro ano da seca, a palavra do SENHOR veio a Elias”. (I Rs 18. 1)


 A solidão pode ter varias origens. Pode vir de uma ideia, de um ideal, de uma atitude, de uma reação, de uma diferença. Mas solidão é solidão! Um mal que com nada se harmoniza. Na criação, Deus não fez o homem para estar só; solitariamente em sonhos e esperanças (Gn 2. 22). Não pensava ele numa criação impar. Cada ser tinha sua metade. E até as árvores Ele agrupou!
Elias estava sozinho por não encontrar par em sua coragem; em sua mensagem. Não estava sozinho no sentimento (I Rs 18. 13; 19. 18), mas, era único na atitude contra o pecado de Acabe e a idolatria vigente em Israel. Por causa de seu ofício enfrentaria inimagináveis formas de solidão. Andando por cavernas, desertos e esconderijos.
Por três anos esteve experimentando o amargo da solidão, a falta de doçura coletiva gerada pela nacionalidade, cultura, pelos valores espirituais. Sentiu o amargo que gotejava do palácio de Acabe dia após dia. A solidão de ser considerado um perturbador, um inimigo da coroa real. Uma solidão que por três anos cresceu como a sequidão da terra (I Rs 17. 7). Deus faz com que o solitário viva em família, mas há momentos, que coisas boas provocarão solidão de alma e espírito (Sl 68. 6/113. 9). Momentos difíceis que nos parecerão estar com a alma escondida no telhado de uma viúva qualquer. Reagir ao pecado [miséria da queda] levou Jesus a vários momentos de solidão (Mt 14. 23). Para uma sociedade cada vez mais conectada em aparelhos que isolam, mas não nos deixam só, é difícil traduzir solidão.
Elias sofreu por ser profeta, por ser zeloso, por pensar divinamente (I Rs 18. 17). Geralmente profetas vivem intoxicados pela solidão; nas mesmas razões de Elias. No ministério profético a solidão é um efeito colateral (Lc 1. 80). O preço que se paga por ouvir a voz de Deus no meio de tantas outras.
Mesmo sendo solitários, quando os profetas falam você sente que não está sozinho! Se é preciso sofrer sua causa, então, que se encontre um bom motivo para isso. Por que a dor e os efeitos da solidão não passam mesmo sendo boas as razões que lhe provocam. Ela sempre vai ferir a alma e secar seu espirito. Então, como Elias, que se faça valer a pena lhe provocar a presença!
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - NEY GOMES
 fonte portal ebd