Bíblia alerta para os perigos da ansiedade



Escrituras afirmam que sentimento abate o coração do homem

Os males da vida moderna têm levado muita gente a alimentar constantemente um sentimento de ansiedade. As horas perdidas no tráfego intenso de veículos nas grandes cidades, o excesso de trabalho, além da violência urbana, têm deixado muitos com a mente “pré-ocupada”, antes mesmo do surgimento dos problemas.
Apesar de hoje em dia essa sensação ser bastante perceptível em muitas pessoas, não se trata de algo relativamente novo. A própria Bíblia Sagrada já alertava para o fato em passagens no Antigo Testamento. “A ansiedade no coração do homem o abate”, diz um trecho do livro de Provérbios 12.25.

Em outra referência sobre o assunto, já no Novo Testamento, as Escrituras fazem um alerta para esse tipo de comportamento: “Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir.” Mateus 6.25
A mensagem prossegue fazendo ainda a ressalva de que, por mais ansiosa que a pessoa possa ser, ela não consegue acrescentar um só centímetro à sua estatura.
“Não vos inquieteis com o dia de amanhã, porque o dia de amanhã trará a própria inquietude. Basta a cada dia o próprio mal.” Mateus 6:34
Razão x Sentimentos
A ansiedade também impede as pessoas de usarem a razão, ao serem levadas por sentimentos incontroláveis que não as deixam aproveitar aquilo que realmente importa.
Um exemplo disso ocorreu em uma ocasião na qual o Senhor Jesus foi até a casa de duas irmãs para visitá-las. Uma delas, Maria, procurou dar atenção ao convidado, ficando à disposição dEle, sendo criticada pela outra, Marta, que estava ansiosa e preocupada com os afazeres domésticos.
Observando tal comportamento agitado, o Senhor Jesus ressaltou: “Marta, Marta, estás preocupada e agoniada com muitas coisas. Mas somente uma coisa é necessária; e Maria escolheu a parte boa, a qual não lhe será tirada.” Lucas 10:41
A palavra de Deus é bem clara com relação a esse tipo de sentimento, orientando os cristãos a não andar ansiosos por coisa alguma. Em vez disso, o melhor a fazer é direcionar os nossos anseios e preocupações ao Criador, em oração.