JARDIM DA INFANCIA - Lição 13: Jesus ressuscita uma menina


PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JARDIM DE INFÂNCIA - CPAD
4º Trimestre de 2013
Tema: Porque Jesus é poderoso.
Comentarista: Mônica Barreto Valente Varela e Midiam Pessoa.



LIÇÃO 13 – JESUS RESSUSCITA UMA MENINA


Ao Mestre
Prezado (a), é com alegria e gratidão a Deus que chegamos ao fim de mais um trimestre e de mais um ano. Faça uma restrospectiva do que foi ensinado no decorrer deste ano.
Que objetivos foram alcançados? Quantos pequenos (as) foram conduzidos a Cristo?
Foi formado neles o caráter de Cristo?

É hora de agradecer a Deus e de reafirmar o compromisso como professor de EBD, de não apenas passar aos pequenos (as) historinhas bíblicas, mas principalmente verdades bíblicas que transformam suas vidas, que as conduzam a servir ao SENHOR como autênticos cidadãos dos céus. Realizar o ensino das VERDADES e DOUTRINAS bíblicas profundas e espirituais e cooperar com o lar de forma eficaz, na formação dos hábitos, práticas e deveres cristãos, tanto na esfera social, como na espiritual. Essa é a missão do ministério de ensino que nos foi confiado.
É grande a responsabilidade que temos como professor (a) de EBD:
v  Cada aluno um crente salvo;
v  Cada salvo, bem treinado;
v  Cada aluno treinado, um obreiro ativo, diligente e dinâmico.

Assim o tríplice objetivo pode ser resumido em três fases:
v  Aceitar a Jesus.
v  Crescer em Jesus.
v  Servir a Jesus.

Minha oração é que dia a dia Deus venha renovar nossas forças, e aperfeiçoar-nos para esta tão grande missão que nos foi confiada.
Feliz 2012, na graça e na força de nosso Senhor Jesus Cristo.


Texto Bíblico: Marcos 5.21-43.

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a desenvolver uma genuína fé em Deus, confiando que não importa quão difícil possa ser uma situação ELE jamais nos desamparará. E para ELE não existe impossível. ELE é o SENHOR da vida, é o Criador de todas as coisas. E seu amor para conosco é imenso, sempre está atento as nossas orações.

Aprendendo a Bíblia:
“Não tenha medo; tenha fé”(Mc 5.36 – NTLH)

Prezado (a), sempre é mais proveitoso se você escrever o versículo e ler juntamente com os pequenos (as) no mínimo três vezes.

Ao ler enfatize que esta frase foi Jesus quem disse a um ai que se encontrava desesperado, pois sua filhinha estava muito enferma, quase a morte. As palavras de Jesus nos mostra, que em Sua presença há esperança. ELE é a fonte de toda a nossa esperança. ELE é Deus conosco, ou seja, Deus vivendo entre nós, e se importando com nossos problemas, auxiliando-nos em nossas dificuldades. Por isso, “não tenha medo; tenha fé”.


Palavra do dia


Há formas simples e fáceis de formar visuais. Veja esta, a qual você poderá fazer no próprio Word. Usando a ferramenta Word Art.

Digite as palavras CONFIANÇA, CONVICÇÃO, ACREDITAR em uma página, e  em outra. Configure a pagina para “paisagem”. Em seguida imprima as duas paginas. Como pode ver a seqeuncia de fotos na galeria de imagens.

NOTA:poderá também escrever as palavras usando régua de letra
Em seguida, dobre as margens superiores e inferiores da sulfite, na página onde estão digitadas as palavras confiança, convicção e acreditar
Corte a sulfite onde está digitada a palavra , de forma que venha se encaixar dentro da dobradura efetuada na anterior
Você poderá destacar as bordas da pagina que foi dobrada pintado. Eu apenas fiz um pequeno destaque (como se pode ver abaixo), mas você poderá pintar toda a borda se desejar.
Encaixe a folha recortada dentro da dobrada:
De forma que você poderá puxar mostrando aos pequenos (as) palavras que darão melhor compreensão do que é fé.
Poderá explicar que fé = confiança, convicção e acreditar.  Quando se tem fé, confia, tem plena convicção (certeza) que Deus fará o que prometeu. Isso é acreditar é ter fé.


Explorando a Bíblia
Sabe crianças, aonde Jesus chegava sempre se ajuntavam muitas pessoas para vê-lo e ouvi-lo. Lembram que na semana passada contei a vocês que Ele multiplicou o lanche de um menino para uma multidão que o ouvia?

Então na história de hoje, Jesus chegou a uma cidade chamada Cafarnaum, uma cidade perto do mar da Galiléia, e assim que desceu do barco muitas pessoas já se reuniram ao seu redor. Todas queriam falar com Jesus, tocar Nele, mas em meio a essa multidão um homem se aproximou demonstrando em seu olhar grade tristeza. Seu nome era Jairo, e era um dos principais obreiros da sinagoga.

Jairo se aproximou suplicando insistentemente ao Jesus:
__ Senhor, minha filhinha está muito doente, quase morrendo. Por isso te suplico que venha até a minha casa, coloque as mãos sobre ele para que ela fique curada e na venha a morrer.

Jesus olhando para ele, disse:
__ Vamos.

Jesus vai com ele imediatamente, e eles caminham em direção à casa de Jairo. No caminho, um empregado chega correndo e fala para Jairo que sua filha morreu, e que ele não precisa incomodar mais a Jesus.

Já pensaram que tristeza inundou o coração de Jairo naquele momento. Sua filhinha que ele tanto amava, estava morta. Mas mesmo em meio a tanta dor, Jairo tinha certeza, de que estava diante da pessoa mais poderosa do Universo – Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Então antes dele dizer qualquer coisa, Jesus não se importou com a notícia, e disse a Jairo:
__ Não tenha medo; tenha fé!

 O coração de Jairo se encheu de esperança, e um conforto que sentiu fez com que tivesse plena convicção de que não importava se ela estava morta, Jesua a faria viver de novo, e eles continuam o caminho, até chegarem na casa.

Lá havia varias pessoas chorando. Jesus entra na casa, e diz as pessoas:
__ Por que tanto choro? A menina não morreu. Ela está dormindo.

Então eles começaram a zombar dele. Não acreditaram que Ele é a vida.
Jesus mandou que todos saíssem do quarto onde a menina estava,deixou apenas que Pedro e os irmãos Tiago e João irem com ele, e ninguém mais e, junto os pais da menina, e aproximando-se dela, pegou-a pela mão, e disse:
__ Menina, levante-se!

No mesmo instante, a menina que tinha doze anos, levantou-se e começou a andar. E todos ficaram muito admirados.

O relacionamento entre pais e filhos é especial e muito importante. Jairo tinha amor por sua filha. Como a maioria dos pais, ele provavelmente faria qualquer coisa por ela. Por isto ele procurou Jesus quando ela estava doente, pois sabia que Ele poderia curá-la e  lhe devolver a vida.


Aplicação da lição
Professor (a) enfatize aos pequenos que Jesus sempre está atento as nossas vidas, pois Ele nos ama, morreu para nos salvar e quer o nosso bem. Ele pode ajudar quando ninguém mais pode, mesmo que todo mundo pense que Ele não pode.

Nós devemos sempre acreditar e confiar Nele e orar pedindo a sua ajuda. Não vamos nos esquecer que quando estamos em dificuldades Jesus pode ajudar.
Ele nos ama e Ele é poderoso. Não devemos ter medo de nada se temos Jesus em nossos corações.

 pequenos pintarem. Leve pedacinhos de tecido (ou de TNT) cortado do tamanho do cobertor do desenho e para serem colocados após pintarem, com certeza se divertirão com esta pequena novidade.


Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – APEC – Editora Hagnos – Edição 2009

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva

fonte  portal EBD