Lição 10 - Cumprindo as obrigações diante de Deus I Plano de Aula

4º Trim. 2013 - Lição 10 - Cumprindo as obrigações diante de Deus I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2013

SABEDORIA DE DEUS PARA UMA VIDA VITORIOSA:A atualidade de Provérbios e Eclesiastes
COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PLANO DE AULA  Nº 10
LIÇÃO Nº 10 – CUMPRINDO AS OBRIGAÇÕES DIANTE DE DEUS
1º SLIDE  INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo do livro de Eclesiastes, hoje veremos quais os deveres que temos diante do Senhor.
- Como seres humanos, criaturas de Deus, temos obrigações diante do Senhor e Criador.
2º SLIDE  I – OLHANDO ALÉM DO SOL
- Em Eclesiastes, o tema é a “vida debaixo do sol”. Salomão verifica que a dimensão terrena, por si só, não tem sentido algum, é “vazia de sentido”, ou, na expressão do texto sagrado, é “vaidade”.
- Nesta reflexão, porém, ao tratar do trabalho (Ec.2:24-26), mostra que há uma dimensão “além do sol”, “acima do sol”. A dimensão terrena não basta por si só, só tem sentido quando nos voltamos para Deus.
3º SLIDE
- O pregador mostra-nos que somos criaturas divinas, que estamos num patamar abaixo do do Criador, que, assim, merece toda honra e toda a obediência de nossa parte.
- Não há sentido na vida se não levarmos em conta esta dimensão vertical, se não aceitarmos que há um ser que está acima de nós, a quem devemos honra e obediência, ou seja, o Senhor.
4º SLIDE
- Quando Deus pôs o homem no jardim que havia formado por Éden, fez questão de dar uma ordem ao homem, para bem indicar que existe uma hierarquia, a necessidade de nos portarmos como servos e Deus, como o Senhor (Gn.2:16,17).
- A entrada do pecado no mundo, na humanidade está vinculada à desconsideração da dimensão divina. Satanás enganou o primeiro casal querendo fazê-lo crer que eles poderiam ser iguais a Deus (Gn.3:5).
5º SLIDE
- Esta desconsideração da dimensão divina, esta falta de consciência de que Deus está acima do homem é um dos motivos da desordem moral, da grande corrupção que vivemos no mundo, como nos atesta o salmista Davi (Sl.14:1; 53:1).
- A base da verdadeira e genuína ética, ou seja, da conduta ideal do indivíduo está, precisamente, em se reconhecer que Deus está acima do homem e que, portanto, é quem diz o que é o certo e o que é errado, o que deve ser feito e o que não deve ser feito.
6º SLIDE
- Diante da consciência de que Deus é o Senhor, surge um relacionamento “de cima para baixo”, ou seja, temos a consciência de que somos servos, devemos obedecer ao nosso Criador, uma vez que Ele é o Senhor.
- Este relacionamento equipara-se ao relacionamento existente entre o rei e seus súditos.
7º SLIDE  II – A REVERÊNCIA NO CULTO A DEUS
- O primeiro mandamento apresentado pelo pregador é que devemos “guardar o pé quando entrarmos na casa de Deus” (Ec.5:1).
- Quando se tem consciência de que há uma dimensão “além do sol”, o homem, de imediato, tem de ter noção de que existe uma distinção entre o que é “sagrado” e o que é “profano”.
8º SLIDE
- É essencial no relacionamento com Deus a diferenciação entre o “santo” e o “profano”, entre “o imundo” e “o limpo” (Lv.10:10; Ez.22:26; 42:20; 44:23).
- A desconsideração do que seja “sagrado” e do que seja “profano” é um fator que desestabiliza toda a “vida debaixo do sol”.
9º SLIDE
A distinção entre “santo” e “profano” deve ser evidenciada, entre outras coisas, no cuidado que devemos ter com:
a) o nosso corpo;
b) o culto a Deus.
10º SLIDE
- Não fazer distinção entre “santo” e “profano” é “oferecer sacrifícios de tolos”, ou seja, oferecer um sacrifício que não será aceito pelo Senhor.
- Quando nos reunimos na presença do Senhor, temos de “guardar o pé”, ou seja, ser cautelosos com nossas ações, pensar bem no que estamos a fazer, se, efetivamente, estamos fazendo a diferença entre o que é “santo” e o que é “profano”.
11º SLIDE  II – O CUIDADO NO FALAR COM DEUS
- O segundo mandamento a respeito do nosso relacionamento com Deus é o cuidado no falar com Deus (Ec.5:2).
- Prestaremos contas a Deus de tudo que falarmos (Mt.12:36).
12º SLIDE
- Em nosso falar com o Senhor, devemos sempre lembrar que Ele é Deus e nós, homens.
- Devemos falar pouco com Deus. De nada adiantam as “vãs repetições” (Mt.6:7).
13º SLIDE
- Nesta cautela concernente ao falar com Deus, insere-se a questão do voto. Voto é uma manifestação de vontade de alguém que, usando do seu livre-arbítrio, sem que fosse obrigada a isso, promete realizar algo se Deus lhe conceder algo que deseja.
- Deus nos deu o livre-arbítrio e, portanto, não somos obrigados a prometer coisa alguma em troca de uma bênção, de troca do atendimento de nosso pedido por parte de Deus. Temos de nos lembrar que Deus é soberano e, portanto, concederá, ou não, aquilo que Lhe pedimos segundo a Sua vontade.
14º SLIDE
- Deus não Se vincula a qualquer voto que for proferido, pois não necessita de qualquer coisa que for prometida pelo homem.
- No entanto, votar não é pecado, visto que se trata de um legítimo exercício da vontade do homem, do seu livre-arbítrio. Assim, não está proibido votar, fazer uma promessa ao Senhor.
15º SLIDE
- O voto não pode, jamais, ter o significado de um “toma-lá-dá-cá”, mas deve ser a expressão de uma gratidão.
- Quando alguém fizer algum voto, deve cumpri-lo, pois é melhor que não se vote do que, em votando, não se cumpra tal voto (Ec.5:4,5).
16º SLIDE
- Votar não é pecado, mas votar e não cumprir é pecado.
- Votar e não cumprir o que votou é ser infiel, é ser mentiroso. O falar do homem, como nos ensina o Senhor Jesus, deve ser “sim, sim, não, não”, sendo que o que sai disso é de procedência maligna (Mt.5:37).
17º SLIDE
- Na lei de Moisés, o voto era considerado uma “vinculação da alma” com uma determinada obrigação (Nm.30:2,7).
- O cumprimento do voto revela o temor a Deus daquele que votou.
18º SLIDE  III – A BUSCA DA SABEDORIA, O GOZO DO FRUTO DO TRABALHO E A VIDA COM A MULHER DA MOCIDADE
- Outro dever do homem diante de Deus é a busca da sabedoria (Ec.7:11,12).
- A excelência da sabedoria concede vida a seu possuidor e lhe põe nas mãos de Deus (Ec.9:1).
19º SLIDE
- Outro dever é que os homens desfrutem do fruto do seu trabalho nesta dimensão terrena, tenham uma “alegria no Senhor”, tirando o legítimo proveito daquilo que adquiriram através do trabalho (Ec.8:15; 9:7).
- Esta “alegria no Senhor” deve ser feita, logicamente, com sabedoria e de forma a agradar a Deus, pois tal desfrute é considerado bom precisamente porque se reconhece que, por mais que o homem faça, jamais poderá alcançar a obra de Deus (Ec.8:16,17).
20º SLIDE
- Para que possamos legitimamente desfrutar do fruto de nosso trabalho, temos de ter “vestidos alvos” e “azeite na cabeça” (Ec.9:8).
 - O pregador nos manda que devemos gozar a vida com a mulher que amamos, que outra mulher senão aquela com quem casamos, aquela com quem nos vinculamos, gozo este que deve ser até a morte (Ec.9:9).
21º SLIDE
-  pregador manda que tudo que vier a nossas mãos a fazer, devemos fazê-lo, conforme as nossas forças, porque na sepultura, não teremos como realizar qualquer boa obra (Ec.9:10).
- Devemos sempre estar atentos para as coisas que Deus nos dá a fazer, que deverá ser feito por nós mesmos e não por outros. Não se trata de querer “mudar o mundo”, mas de, com nossas obras, glorificarmos ao Senhor (Mt.5:16).
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
 fonte Portal EBD