Lição 12 - Lança o teu pão sobre as águas I Plano de Aula

4º Trim. 2013 - Lição 12 - Lança o teu pão sobre as águas I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL.
QUARTO TRIMESTRE DE 2013
SABEDORIA DE DEUS PARA UMA VIDA VITORIOSA: A atualidade de Provérbios e Eclesiastes

COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP


PLANO DE AULA  Nº 12
LIÇÃO Nº 12 – LANÇA O TEU PÃO SOBRE AS ÁGUAS
1º SLIDE   INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo do livro de Eclesiastes, estudaremos o capítulo 11 daquele livro sapiencial.
- Neste capítulo, Salomão ensina-nos que a vida debaixo do sol tem de ser vivida, não podemos ser passivos em nossa peregrinação terrena.
2º SLIDE   I – UM CHAMADO À AÇÃO EM FAVOR DO PRÓXIMO
- Ao iniciar o capítulo 11, Salomão mostra-nos que, embora a vida debaixo do sol, em si mesma, não faça sentido, há uma necessidade de nos voltarmos ao Criador para que esta vida tenha sentido.
- A vida terrena precisa ser vivida, precisa ser vivenciada, pois estamos aqui para agradar a Deus e para mostrar a nós mesmos e aos que nos cercam que a vida tem, sim, um sentido.
3º SLIDE
- O pregador afirma: “Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás” (Ec.11:1).
- Se tudo retorna ao lugar de onde veio, por que não haveria o homem de fazer o bem, de “lançar o teu pão sobre as águas”? Fazendo isto, o homem, certamente, haverá de receber, num determinado momento, o bem que fez.
4º SLIDE
- O ciclo natural também revela haver um ciclo moral, um ciclo de justiça que também é controlado pelo Criador, pelo Senhor de todas as coisas.
- “Salomão, que tinha, frequentemente, se dirigido com insistência aos ricos para que desfrutassem das suas riquezas; aqui se lhes dirigisse para que fizessem bem aos outros e que fossem abundantes em liberalidade para com os pobres, o que lhes resultaria em abundância um outro dia” (Matthew Henry).
5º SLIDE
- O pão deveria ser “lançado sobre ás águas”, ou seja, de forma indiscriminada - “deve-se fazer o bem sem olhar a quem”.
- Isto nos lembra o semeador da parábola de Cristo, que saiu semeando sem olhar para onde semeava.
6º SLIDE
- O pregador manda que se “reparta com sete e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra” (Ec.11:2).
- Se as riquezas são instáveis (Ec.5:11-17), se não se pode confiar nelas, o que se deve fazer é reparti-las com todas as pessoas a fim de que, diante de uma perda, não se tenha qualquer proveito, pois somente aquele bem que fizermos, no repartir, poderá nos tornar como recompensa, se o mal nos sobrevier.
7º SLIDE
- A recompensa dar-se-á “depois de muitos dias”, ou seja, pode nem ocorrer aqui nesta vida, mas ela certamente virá.
- Somente quando repartimos o que temos, isto que temos tem o seu devido proveito, é posto no “ciclo moral” do mundo e traz recompensa, proveito, fruto.
8º SLIDE
- O que não for repartido será simplesmente perdido, não terá valor algum, nem mesmo para aquele que o recebeu, o adquiriu e não repartiu. Ex: Nabal (I Sm.25:10-42).
- O homem é “filho de Deus” quando cumpre seu dever de repartir com os que precisam aquilo que recebeu da parte de Deus, sejam coisas materiais, sejam coisas espirituais. Ex: Davi (I Cr.29:10-18).
9º SLIDE
- Somos como as nuvens, estamos aqui nesta vida debaixo do sol para nos encher, mas, uma vez cheios, devemos derramar a chuva sobre a terra.
- Somos abençoados pelo Senhor com o único propósito de nós mesmos nos tornarmos uma bênção, assim como Abraão (Gn.12:2).

10º SLIDE
- A árvore que cai e deixa de dar fruto, “no lugar em que cair, ficará” (Ec.11:3).
- Não distribuir o bem que recebemos da parte de Deus para os outros é, portanto, morrer espiritualmente, deixar de dar fruto (Jo.15:2,4,6).
11º SLIDE   II – UM CHAMADO À AÇÃO AO LONGO DOS ANOS
- O pregador também conclama a todos que sejam ativos nesta vida terrena, que não cessem de trabalhar (Ec.11:4).
- O fato de o homem não ter controle sobre a ordem natural das coisas não o dispensa de que deve fazer a sua parte, que é a semeadura, que é o trabalho(Ec.11:5).
12º SLIDE
- Não cabe a nós querer prever quando haverá bom tempo para o plantio, se irá ou não ter resultado o ato da nossa semeadura. Cabe a nós semear, deixando estas questões para quem de direito, ou seja, para o Criador(Ec.11:4).
- O homem “bom diante de Deus” é aquele que faz aquilo que está ao seu alcance, que põe a sua fé em ação, andando por fé e não por vista (II Co.5:7), fazendo aquilo que está ao seu alcance fazer, deixando que Deus faça a Sua parte no momento oportuno.
13º SLIDE
- O segredo do sábio, do prudente nesta vida debaixo do sol é ter consciência de que “sabemos que nada sabemos”.
- Devemos assumir a nossa real posição nesta vida debaixo do sol e agirmos dentro desta postura de que somos servos do Senhor, meros homens (Sl.9:20) e que não nos cabe “mudar o mundo”, mas viver neste mundo agradando a Deus.
14º SLIDE      
- A nuvem e o vento também falam do presente, enquanto que a árvore caída retrata o passado.
- Na vida debaixo do sol, não podemos viver presos ao passado, nem tampouco inquietos com relação ao futuro, mas temos de fazer o que é necessário agora, no presente.
15º SLIDE  III – ADVERTÊNCIA SOBRE A LONGEVIDADE
- A vida debaixo do sol somente tem sentido se for vivida na luz (Ec.11:7).
- A vida debaixo do sol tem de ser vivida em comunhão com Cristo (I Jo.1:5-7; Jo.3:19-21) e a vida com Cristo exige que pratiquemos o bem (At.10:38; Jo.15:16).
16º SLIDE
- O sentido da vida debaixo do sol está em agir segundo a vontade de Deus, segundo o Seu propósito.
- A longevidade, por si só, nada representa, a não ser um maior número de dias maus durante a existência terrena (Ec.11:8).
17º SLIDE
- A vida debaixo do sol tem de ser vivida com sentido desde a juventude e, por isso, Salomão se dirige aos jovens, dizendo que eles devem aproveitar do vigor de sua mocidade mas tomando duas atitudes, desde já, para enfrentarem o juízo divino:
a) afastar do coração o desgosto;
b) acabar com o sofrimento do corpo.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
 FONTE  PORTAL EBD