Lição 13 - Tema a Deus em todo tempo I Plano de Aula

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2013
SABEDORIA DE DEUS PARA UMA VIDA VITORIOSA: A atualidade de Provérbios e Eclesiastes
COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
 
PLANO DE AULA Nº 13
LIÇÃO Nº 13 – TEMA A DEUS EM TODO TEMPO
1º SLIDE   INTRODUÇÃO
- Finalizando o estudo do livro de Eclesiastes, analisaremos o seu último capítulo, o capítulo 12.
- A conclusão do pregador é que o dever do homem, na vida debaixo do sol, é temer a Deus e guardar os Seus mandamentos.
2º SLIDE  I – LEMBRAR DO CRIADOR NOS DIAS DA MOCIDADE
- Para que a mocidade não fosse totalmente perdida, Salomão diz que, naqueles dias de vigor, de aproveitamento do vigor, que, lembremos, é algo legítimo, os jovens não deveriam se esquecer do seu Criador.
- Em meio a tanto vigor, a tanto divertimento, a tanto gasto de energia, os jovens jamais podem se esquecer de que há um Criador, de que existe algo “além do sol”, “acima do sol” e que, portanto, de tudo quanto se fizer neste mundo haveremos de prestar contas a Ele.
3º SLIDE
- O homem é livre, pode escolher entre fazer o bem ou o mal, mas a liberdade não é autonomia, ou seja, não é o homem que determina o que é o bem e o que é o mal.
- Como liberdade não é autonomia, o homem deverá prestar contas a Deus de tudo quanto fizer na vida debaixo do sol. Liberdade implica em responsabilidade (Ec.11:9).
4º SLIDE
 - Atualmente, a juventude é atacada com doutrinas e filosofias ateias, que querem fazê-la crer que Deus não existe e que, por isso, podem viver irresponsavelmente.
- Quando não há uma doutrinação ateísta, há o ensino do “ateísmo prático”, ou seja, o ensino de um modo de vida que não leva em conta a existência e presença de Deus e que, também, leva a uma vida irresponsável.
5º SLIDE
- “Lembrar de Deus” é viver de tal modo que toda atitude deve ser tomada levando em conta a existência e presença de Deus.
- Se, em todas as nossas atitudes, estivermos a lembrar que Deus está nos vendo, que Deus existe e que devemos fazer-Lhe a vontade, certamente que nosso viver debaixo do sol será muito melhor, será uma razão para a glorificação do nome do Senhor.
6º SLIDE   II – A REALIDADE DA VELHICE
- Após ter dito que se deveria lembrar do Criador nos dias da mocidade, Salomão dirige-se aos idosos, pois afirma que a lembrança do Criador deve se dar nos dias da juventude antes que venham os maus dias, dias em que se dirá que não há contentamento.
- Salomão começa, então, a descrever a velhice, a idade avançada, o instante do ocaso da existência terrena do ser humano, dias em que há a perda do vigor, onde não se tem mais aquele ânimo da juventude e onde não se é possível mais vivenciar as alegrias e o contentamento que haviam sido desfrutados na idade tenra.
7º SLIDE
- Salomão, de forma poética, começa a elencar todas as dificuldades existentes na velhice (Ec.12:2-7) (I):
a) escurecimento do sol, da luz e das estrelas – perda da capacidade intelectual;.
b) tornar das nuvens após a chuva – contínuo sofrimento com dores e enfermidades;
c) tremer dos guardas da casa – perda da firmeza nos braços, mãos, corpo e tomada de decisões;
8º SLIDE
- Salomão, de forma poética, começa a elencar todas as dificuldades existentes na velhice (Ec.12:2-7) (II):
d) curvar-se dos homens fortes – perda da força da sustentação do corpo e das convicções;
e) cessar dos moedores, por serem poucos – perda dos dentes e da capacidade de alimentação;
f) escurecimento dos olhares pelas janelas – perda da visão física;
9º SLIDE
- Salomão, de forma poética, começa a elencar todas as dificuldades existentes na velhice (Ec.12:2-7) (III):
g) fechar das portas da rua – falta de ânimo para entretenimento e dificuldade no falar e no comer;
h) levantar-se à voz das aves – perda de sono;
i) baixar de todas as vozes do canto – perda de alegria e de audição;
10º SLIDE
- Salomão, de forma poética, começa a elencar todas as dificuldades existentes na velhice (Ec.12:2-7) (IV):
j) temor do que está no alto – medo de ir a lugares altos, por causa das dificuldades de locomoção e de saúde;
k) espantos no caminho – constante e cada vez mais intenso amedrontamento, em virtude da fragilidade física;
l) florescer da amendoeira – as cãs;
11º SLIDE
- Salomão, de forma poética, começa a elencar todas as dificuldades existentes na velhice (Ec.12:2-7) (V):
m) perecer do apetite – perda do vigor dos instintos
n) gafanhoto por peso – perda de força física, que o impede de carregar peso;
o) sentimento da proximidade da morte física – pensamento na morte e do circundar dos pranteadores.
12º SLIDE
- Este estado de coisas do idoso permite, porém, que ele perceba a transitoriedade da vida debaixo do sol. O idoso sente, na pele, como a vida é passageira e como tudo é ilusório e isto lhe dá condições de ensinar isto aos mais jovens.
- O idoso, então, não deve, diante do sofrimento causado pela idade avançada, ficar inerte, mas dedicar-se a ensinar os mais jovens, para que eles aprendam que a vida debaixo do sol é passageira e devemos nos voltar a Deus para que ela faça sentido.
13º SLIDE  III – A REALIDADE DA ETERNIDADE
- A realidade da morte, sentida, como ninguém, pelos idosos, é uma oportunidade que Deus dá ao homem para que pense mais neste importantíssimo assunto que é o local onde passaremos a eternidade.
- Quando o Senhor concede a alguém a longevidade e para que ele tenha a oportunidade de se arrepender dos seus pecados e de ter uma vida de comunhão com Deus, a fim de não passar a eternidade longe de seu Criador, definitivamente d’Ele separado.
14º SLIDE
- O pregador adverte que estes “dias maus” vêm “antes que se quebre a cadeia de prata e se despedace o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se despedace a roda junto ao poço” (Ec.12:6).
- A morte, fim da vida debaixo do sol, não é o fim, mas a separação do corpo e do homem interior,. Após esta separação, segue-se o juízo divino.
15º SLIDE   IV – A CONCLUSÃO DO PREGADOR
- Após ter bem examinado a vida debaixo do sol, ter verificado que tudo é vaidade, bem como procurado ensinar o povo a respeito desta realidade, o pregador diz que procurou achar palavras agradáveis, mas, simultaneamente, verdadeiras, a fim de mostrar ao mundo qual é a realidade da vida debaixo do sol e da extrema necessidade que temos de não nos deixarmos envolver por ela.
- Esta preocupação do pregador deve ser uma constante em todos quantos foram chamados para ser mestres na casa de Deus, na Sua Igreja.
16º SLIDE
- A nossa peregrinação terrena tem de ser uma peregrinação de exames, investigações e pesquisas, para que, não só desempenhemos a tarefa que Deus nos deu de tudo esquadrinhar, como também para que possamos, através destas investigações, observar a falta de sentido da vida debaixo do sol e, com isso, concluirmos que há algo além disso, que há um Criador que faz com que tudo tenha sentido e razão de ser.
- A verdadeira ciência, portanto, além de não ser simplesmente teórica e um amontoado de informações, sempre nos levará a não só entender tudo o que se passa debaixo do sol, mas a nos revelar que existe algo “além do sol”, de modo que a verdadeira ciência sempre nos levará até Deus.
17º SLIDE
- O pregador diz que “as palavras dos sábios são como aguilhões e como pregos bem fixados pelos mestres das congregações, que nos foram dadas pelo único Pastor” (Ec.12:11).
- A sã doutrina, estas palavras dos sábios precisam ser fixadas pelos “mestres das congregações”.
18º SLIDE
- O pregador, mesmo estando a terminar o seu sermão, não se arvora como um “sabe-tudo”. Numa grande lição de humildade, Salomão diz que não há limites para “fazer livros” (Ec.12:12).
- O limite do ensino da Palavra é “o conhecimento do Filho de Deus, varão perfeito, a medida da estatura completa de Cristo” (Ef.4:13), algo que, convenhamos, é inatingível a qualquer ser humano.
19º SLIDE
- Em conclusão ao seu sermão, Salomão mostra que, dentro da “vaidade de vaidades” que é esta vida debaixo do sol, o fim é: “Teme a Deus e guarda os Seus mandamentos, porque este é o dever de todo o homem, porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau” (Ec.12:13,14).
- A vida debaixo do sol só tem sentido quando entendemos que, acima do sol, existe Deus, que é o controlador de todas as coisas, que é o juiz de todos os homens, a quem haveremos de prestar contas ao término desta nossa peregrinação terrena.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
  fonte portal ebd