Nigéria registrou mais de 200 cristãos mortos


Registros foram baseados em dados dos últimos seis meses


Nigéria registrou mais de 200 cristãos mortos
Embora a área central e norte da Nigéria costumam atrair mais atenção ao conflito com Boko Haram, no sul do país também foram ataques contra cristãos nos últimos meses.
No total, 205 cristãos foram mortos em ataques de extremistas islâmicos durante os últimos seis meses, de acordo com as fontes consultadas pela agência Christian Morning News.
Ataques aos pastores de etnia Fulani, entre maio e novembro deste ano, também causaram o deslocamento de cerca de 10 mil pessoas, dizem os líderes cristãos da região.
Os atacantes pareciam ser mercenários de fora da área. Os moradores não sabem como os Fulani poderiam concordar com tantas armas. Em alguns dos ataques, um porta-voz dos criadores de gado alegou roubo, como motivo para derramamento de sangue. Mas muitas vezes a imprensa nigeriana que as razões dos ataques eram desconhecidos.

Os líderes cristãos, no entanto, não tinham dúvidas de que os assaltantes atacam muçulmanos para desmoralizar e destruir os cristãos, e pediram ao governo nigeriano a tomar medidas urgentes para deter os ataques não provocados contra os cristãos em áreas rurais do Estado.
Em sete aldeias, em 09 de novembro homens armados mataram quase 30 cristãos. "Sete comunidades cristãs foram completamente devastada pelo ataque de muçulmanos Fulani", disse o Sumo Audu, pastor da área. Cerca de 6.000 cristãos fugiram depois dos ataques.
Os cristãos acreditam que grupos extremistas islâmicos têm solicitado cada vez mais muçulmanos Fulani para atacar em várias regiões do sul e centro da Nigéria. Eles suspeitam que os pastores Fulani, com o apoio de grupos extremistas islâmicos querem ocupar as áreas de maioria cristã, a fim de adquirir terras para pastagem.
Os cristãos representam 51,3 por cento da população da Nigéria (um total de 158,2 milhões), enquanto que os muçulmanos constituem 45 por cento.

Fonte: Mundo Cristiano   via CPAD NEWS