O SEGREDO DO SUCESSO NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS



INTRODUÇÃO: Texto Bíblico: Provérbios 22:6
1. Todo pai e mãe acredita serem bons educadores: Porém, a maioria deles nunca assistiu sequer uma palestra ou leu sequer um livro sobre o assunto.
2. Toda criança deveria ter pais responsáveis pelo seu desenvolvimento integral, físico, mental/emocional e espiritual: Entretanto, mesmo com a revelação divina (a Bíblia) a maioria dos filhos dos cristãos não recebe melhor educação que os filhos de não cristãos. Ou os ensinamentos bíblicos não são entendidos ou não são atendidos; se atendidos, mas sem diferença, então conclui-se que os princípios do Céu são irrelevantes aqui na Terra; o que não é verdade!
3. Todo adulto sabe que toda criança precisa de educação, instrução e orientação: Neste ponto, a questão é agir com maestria e sabedoria.  O que a revelação divina tem a dizer sobre isso? Leve em consideração que as coisas espirituais se discernem espiritualmente!

I. NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO CARÁTER DA CRIANÇA É PRECISO APRENDER A IGNORAR O CAMINHO EM QUE ELA QUER ANDAR – Provérbios 22:6
1. Desde o nascimento, as crianças têm tendências incontroláveis para o mal, o pecado, a ruindade, à destruição, ao erro, ao egoísmo, à perversão, à corrupção, ao orgulho, à inveja, ao ciúme, à imoralidade, à brutalidade, etc.
2. Se as crianças seguirem os desejos pecaminosos de seu coração, elas terão uma vida marcada pela imoralidade e corrupção; a menos que aceitem a Jesus e Sua salvação e passem por uma transformação.
3. Por isso, as crianças não podem fazer o que querem e o que gostam; pois, se assim procederem, os pais criarão terríveis monstros para a sociedade.

II. NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO CARÁTER DA CRIANÇA É PRECISO MAIS QUE ENSINAR QUAL O CAMINHO EM QUE ELA DEVE ANDAR - Provérbios 22:6
1. Como desde os primeiros dias, meses e anos as crianças tem fortes inclinações ao mal, não é suficiente que elas apenas saibam que existe um caminho nobre, mais elevado de vida e que conduz ao Céu; elas serão incapazes de andar por ele mesmo sabendo de suas vantagens.
2. Se as crianças apenas souberem que há um caminho para o Céu, em que os pais apenas indicam, mas não andam por ele, elas irão para o inferno apenas sabendo que havia um caminho com outro destino, mas ninguém as guiou nele.
3. Por isso, ensinar à criança o caminho em que deve andar, mas não andar com ela no caminho é igual a pensar que por explicar como se dirige um carro a alguém que nunca dirigiu já está habilitado para dirigir nas grandes rodovias movimentadas de São Paulo. Ou como tentar matar a fome das crianças apenas entregando-lhes as melhores e mais deliciosas receitas de comida.

III. NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CARÁTER DA CRIANÇA É PRECISO ENSINAR NO CAMINHO EM QUE ELA DEVE ANDAR - Provérbios 22:6
1. Como o mundo e a mídia estão super preparados a guiar as crianças aos braços do diabo com influências em desenhos animados, filmes e novelas com brutalidades, feitiçarias, bruxarias e mensagens espíritas, os pais precisam acompanhar cada passo de seus filhos neste mundo e tirá-los dessas influências diabólicas.
2. Se as crianças têm dificuldades e enfrentam insuperáveis desafios a fim de andar no caminho certo, é fundamental que os pais sejam exemplos, apoio e motivadores ativos e presentes na vida de seus filhos constantemente.
3. Por isso, é que o texto não diz que os pais devem deixar os filhos fazerem o que quiserem, nem mesmo diz que os pais devem apontar o caminho a eles; olhando com atenção, o texto ensina aos pais a ensinarem às crianças NO caminho em que devem andar; assim, como quando alguém pede informação para chegar num determinado endereço pode se perder no caminho em contraste com alguém que se oferece para levá-lo até o destino desejado.

CONCLUSÃO:
1. Somente com o ensino certo, para cada etapa da criança ao lado do pai, no caminho certo, a tendência dessa criança será continuar a caminhada rumo ao destino certo; rompendo, assim, com a tendência de praticar o pecado, o mal e a imoralidade.
2. Somente acompanhando as crianças em tudo o que elas fizerem tendo como alvo a educação que liberta do pecado, os pais verão o caráter delas formando-se para honrar a família e a Deus, o autor da vida e da Salvação.
3. Somente as crianças de pais verdadeiramente cristãos, comprometidos com os verdadeiros princípios bíblicos, aplicados equilibradamente na própria vida e na dos filhos, é que se desenvolverão cidadãos de honra na sociedade, na igreja, com destino à Pátria Celestial.

APELO:
1. Nunca ensine a criança a andar pelo caminho em que ela quer andar.
2. Não ensine apenas o caminho em que a criança deve andar.
3. Sempre ensine a criança no caminho em que ela deve andar e quando for velha não se desviará dele.
Pr. Heber Toth Armí
fonte  portal Bíblico