4º Trim. 2013 - JUNIORES - Lição 10: Jeremias o profeta das lágrimas
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUNIORES – CPAD
4º Trimestre de 2013
Tema:
 Deus fala com o seu povo
Comentarista: Laudicéia Barboza da Silva



LIÇÃO 10 – JEREMIAS, O PROFETA DAS LÁGRIMAS


Texto Bíblico: Lamentações de Jeremias caps. 1 à 5.


Ao Mestre
Prezado (a), o ministério profético de Jeremias foi por cerca de mais de quarenta (40) anos.
Seu ministério iniciou-se nos dias do rei Josias (621-607 a.C.). O rei Josias foi um rei que se preocupou em restabelecer uma adoração sincera para com Deus, designou escribas que fizessem cópias da Palavra de Deus e enviasse por todos os termos do país, para que as pessoas apreendessem e obedecessem a Deus.
Mas não foi muito eficaz no seu intento, pois muitas pessoas iam à Igreja somente como apenas costume, não havia nelas um sentimento sincero de amor e adoração a Deus. Jeremias muito se entristeceu ao perceber que a reforma promovida pelo rei Josias, não mudava o coração do povo em relação a deus, eles continuavam adorando a ídolos e desagradando a Deus com suas ações injustas e palavras mentirosas.

Após a morte do rei Josias, as cosias pioraram. Jeremias assistiu a rei após rei ignorar suas advertências provindas do próprio Deus e conduzir o povo a uma vida cada vez mais pecaminosa e idólatra. Com as pessoas totalmente inversas à vontade de Deus, tudo o que Jeremias profetizava eles rejeitavam. Grande foi o sofrimento deste profeta, que ao saber da iminente destruição de Jerusalém nada podia fazer diante da incredulidade e da desobediência do provo à voz de Deus. Ele era ignorado, sua vida foi ameaçada várias vezes.

Jeremias enfrentava dia a dia oposição, mas corajosamente e com lágrimas entregava a mensagem divina. Sofria ao sentir o amos de Deus pelo povo e ao perceber e sentir a rejeição do povo para com Deus. Grande foi a perseverança deste profeta que em suas mensagens expressa sentimentos intensos e contemplava um deus que executa juízo mas também exerce misericórdia.

Vejamos algumas características do ministério de Jeremias:
  Seu ministério abrangeu o período dos últimos cinco (5) reis de Judá.
  Escreveu os livros de Jeremias e Lamentações do AT.
  Agiu como fiel mensageiro de Deus apesar de ter sofrido muitos atentados e prisões.
  Ficou tão entristecido com a condição espiritual e iminente destruição de Judá que ganhou o apelido de profeta chorão.

Deus continue a abençoar o seu ministério. Boa aula!


Objetivo
Professor ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a entender que Jeremias amava o seu povo e queria vê-los felizes, porém sofreia muito ao ver que seus contemporâneos rejeitavam a Deus, não recebendo sua Palavra, e por isso seriam destruídos.


Exercitando a memória
“A sua ira dura só um momento, mas a sua bondade é para a vida toda. O choro pode durar a noite inteira, mas de manhã vem a alegria..” (Sl 30.5 – NTLH).

Neste salmo Davi faz menção que os momentos difíceis que passamos na vida, mesmo que seja uma punição de Deus ou uma conseqüência de nossas escolhas erradas, isso passará. Deus é grande em misericórdia e sempre nos estende Sua Mão. Não precisamos nos afligir                                                                                    – Deus está no controle de todas as coisas.


Crescendo no conhecimento
Crianças, na lição de hoje, conhecer uma pouco da vida do profeta Jeremias.
Jeremias era de uma família rica que morava em Anatote, uma cidade ao norte de Jerusalém. Quando criança, o rei Josias, iniciou uma reforma espiritual, o qual muito o alegrou, pois Jeremias amava a Deus e sempre desejou servi-Lo com todo o coração.

Porém, o reavivamento espiritual pretendido pelo rei não foi alcançado. E Jeremias em seu crescimento presenciava o povo cada vez mais distante de Deus. E isso o entristecia muito, pois havia profecias nas quais Deus havia dito que caso o povo se afastasse DELE seriam levado como escravos para uma terra distante.

Certo dia, Jeremias foi chamado por Deus para ser profeta e falar ao povo o que Deus mandasse ele falar. Jeremias ficou muito preocupado, por não sabia como iria fazer isso, mas Deus disse queo ensinaria e o ajudaria. A mensagem que Jeremias teria de entregar era que Deus iria destruir Judá por causa de seus pecados e apostasias (abandono da fé).

Jeremias era uma pessoa extremamente compassiva que amava grandemente seu povo e tinha simpatia e compaixão dos pobres. Chorava ao ver seu povo adorando a ídolos e oprimindo aos necessitados.
Jeremias ficava na porta do Templo (igreja da época), nas praças, ou onde as pessoas se ajuntassem, para anunciar a mensagem divina. Falava contra a imoralidade, contra a ganância, a idolatria, a opressão aos pobres e contra as mentiras e ambições dos lideres religiosos de sua época.

O rei, os lideres religiosos, o povo e até mesmo seus familiares o rejeitaram e até o chamaram de traidor. Apanhou, sofreu torturas, foi ameaçado de morte, ficou preso, mas permaneceu fiel a Deus e continua a entregar a mensagem que ELE mandava anunciar.

Passou anos exortando o povo a se arrependerem e assim seriam salvos, mas ninguém ouvia. Assim o rei Nabucodonosor, de Babilônia, atacou a Judá, destruindo o templo e a cidade de Jerusalém. Muitos foram mortos e outros foram levados como escravos para a Babilônia.

O rei Nabucodonosor mandou que soltasse Jeremias que havia ficado preso por anos, pois havia ouvido falar das profecias dele que se cumpriram e de seu sofrimento. Jeremias ao ver a cidade destruída e desolação das pessoas, chorou e escreveu cânticos que expressam sua dor e tristeza pelo seu povo, esses cânticos estão no livro de Lamentação de Jeremias.

Mas algo alegrava Jeremias, Deus prometeu que no tempo certo, visitaria seu povo resgatando-os da Babilônia, trazendo-os de volta a Judá e restabelecendo com eles um novo concerto. E isso se cumpriu nos dias do rei Ciro, o qual deu a liberdade ao povo judeu, concedendo-lhes o retorno à sua terra, a reconstrução do templo e da cidade de Jerusalém.


Como Deus é maravilhoso. Grande em amor e misericórdia para conosco, não é mesmo?


Aplicação da Lição
Amado (a) enfatize aos pequenos que Deus chama todos nós para uma tarefa especifica, que cada criança tem uma chamada para algo. Mas que não devemos ter medo, ou acharmos que não conseguiremos fazer. Ele nos ensina e nos guarda como fez com Jeremias, que mesmo sendo ameaçado várias vezes, foi livrado.
Deus sempre nos dá forças e habilidades para realizar algo para a obra de Deus.


Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – Edição 2003
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia de Recursos para o Ministério com crianças – APEC – Editora Hagnos – Edição 2009
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8º Edição/2009


Colaboração para Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva

fonte   portal ebd