PLANO DE AULA Nº 11 -

4º Trim. 2013 - Lição 11 - A ilusória prosperidade dos ímpios I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2013

SABEDORIA DE DEUS PARA UMA VIDA VITORIOSA: A atualidade de Provérbios e Eclesiastes
COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP


PLANO DE AULA Nº 11
LIÇÃO Nº 11 – A IL
1º SLIDE   INTRODUÇÃOUSÓRIA PROSPERIDADE DOS ÍMPIOS
- Na sequência do estudo do livro de Eclesiastes, veremos hoje a questão relativa à prosperidade dos ímpios.
- O final dos ímpios é estarrecedor, não nos iludamos com as vantagens existentes na vida debaixo do sol.
2º SLIDE   I – A MALDADE NA VIDA DEBAIXO DO SOL
- Ao refletir sobre “a vida debaixo do sol”, Salomão chega a duas conclusões:
a) o homem é incapaz de alterar a ordem natural das coisas (Ec.1:3,4);
b) Deus está no controle de todas as coisas e, por isso mesmo, é o juiz e levará tudo a julgamento, fazendo justiça no devido tempo (Ec.3:17).
3º SLIDE
- Após ter chegado a estas conclusões, Salomão percebe que, debaixo do sol, há opressões e sofrimento (Ec.4:1), opressões estas que se mantinham sem que os oprimidos pudessem ter qualquer oportunidade de se livrarem desta situação.
- O pregador, então, começa a perceber que há maldade debaixo do sol (Ec.4:3), de modo que chegou a louvar os que já morreram, pois estes, pelo menos, não mais contemplavam o mal.
4º SLIDE
- Salomão não se deixa desesperar por causa desta situação, pois, embora haja opressão, confia que, além dos homens, “o que é mais alto do que os altos” para isso atenta (Ec.4:8).
- A opressão é um fato que não pode ser negligenciado e, mais, ela é capaz até de endoidecer o sábio (Ec.7:7). Há justos que perecem na sua justiça, enquanto que ímpios prolongam seus dias na sua maldade (Ec.7:15).
5º SLIDE
- Este realismo do pregador é tanto que ele chega a constatar que não existe homem justo sobre a face da Terra (Ec.7:20).
- Em virtude disto, Salomão orienta a todos os homens para que fossem moderados, não sendo demasiadamente ímpios, nem demasiadamente jutos, porque tais atitudes somente causam a autodestruição ou a morte fora de tempo (Ec.7:16,17).
6º SLIDE
- Diante da maldade existente na vida debaixo do sol, Salomão recomenda que as pessoas sejam equilibradas, procurem passar pela sua peregrinação terrena não querendo “transformar o mundo”, mas vivê-lo ciente da necessidade de recorrermos a Deus.
- Querer “remoldar” o mundo é pôr-se no lugar do Criador, é desconsiderá-l’O por completo, sendo simplesmente a acolhida da velha proposta satânica no Éden de querer “ser igual a Deus” (Gn.3:5).
7º SLIDE
- Diante da maldade do mundo, reconhecendo a nossa pequenez e a nossa pecaminosidade, lutemos para adquirir sabedoria, pois só ela nos poderá ensinar como viver sobre a face da Terra (Ec.7:23).
- Esta sabedoria que deve ser buscada está sempre longe do homem, pois a pecaminosidade do ser humano o torna afastado dela. Isto exige muito esforço da parte do homem nesta vida debaixo do sol (Ec.7:24,29).
8º SLIDE
- Adquire-se a sabedoria com:
a) o temor ao Senhor (Ec.7:18);
b) a obediência às autoridades (Ec.8:2).
9º SLIDE  II – A CORRETA VISÃO SOBRE PROSPERIDADE DOS ÍMPIOS NA VIDA DEBAIXO DO SOL
- Salomão reconhece que, para todo propósito, há tempo e modo (Ec.8:6) e, por isso mesmo, nem sempre o juízo sobre a má obra é executado de imediato (Ec.8:11).
- Esta aparente “demora” na execução do juízo divino acaba estimulando a prática do mal.
10º SLIDE
- Quem vê o reino de Deus (Jo.3:3) sabe que, apesar de toda a demora aparente no julgamento dos ímpios, “…Deus existe. E: Deus é verdadeiramente Deus, quer dizer, Ele tem nas Suas mãos os cordelinhos do mundo…”
- Por isso, o pregador, ao ver a aparente impunidade no mundo, não hesita em afirmar que “ainda que o pecador faça mal, cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, eu sei com certeza que bem sucede aos que temem a Deus, aos que temerem diante d’Ele, mas ao ímpio não irá bem, e ele não prolongará os seus dias; será como a sombra, visto que ele não teme diante de Deus” (Ec.8:12,13).
11º SLIDE
- Esta afirmação do pregador não era movida pelo que ele via, mas, sim, pela fé, pela confiança que tinha em Deus.
- Quem não anda por fé, mas por vista está no caminho diametralmente oposto do que deve ser seguido pelo servo de Deus (II Co.5:7). O verdadeiro discípulo de Cristo tem olhos espirituais, que contemplam o invisível, a exemplo de Moisés (Hb.11:27), pois a fé é a prova das coisas que não se veem (Hb.11:1).
12º SLIDE
- O pregador, realista e observador como era, estava a ver, na vida debaixo do sol, que “há justos a quem sucede segundo as obras dos ímpios, e há ímpios a quem sucede segundo as obras dos justos” (Ec.8:14).
- O pregador, entretanto, sendo uma pessoa com visão espiritual, não se deixa enganar pela aparência de sucesso dos ímpios, mas, ao ver este aparente sucesso do mal conclui que isto é tão somente “vaidade”, ou seja, algo que não tem sentido, que não é verdadeiro, uma mera ilusão que deve ser imediatamente rechaçada.
13º SLIDE
- Não podemos ter a visão distorcida do salmista Asafe, pois isto nos levará ao desvio espiritual (Sl.73:2,3).
- Esta visão por fé, indispensável para quem quer agradar a Deus (Hb.11:6), somente é possível para aquele que não confiar no homem (Jr.17:5,7), que reconhecer que o ser humano não pode jamais alcançar a obra de Deus, ainda que seja sábio e fiel ao Senhor (Ec.8:17).
14º SLIDE  III – AS DIFERENÇAS ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO NA VIDA DEBAIXO DO SOL
- Embora os justos e os sábios se encontrem nas mãos de Deus, o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica: assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento (Ec.9:1,2).
- O fato de estarmos nas mãos de Deus não é garantia nem imunidade a qualquer vicissitude que se tenha na vida debaixo do sol.
15º SLIDE
- O justo, por ter buscado adquirir a sabedoria, por ser temente a Deus, já desfruta, nesta vida debaixo do sol, de bênçãos, a saber:
a) o desfrute do seu trabalho (Ec.5:18,19);
b) o livramento da perversão e da imoralidade (Ec.7:26);
c) ser uma bênção para os outros (Ec.9:14-18)
d) a visão da realidade da vida (Ec.6:7-12)
16º SLIDE
- O ímpio, por ter recusado aprender do Senhor, já padece, nesta vida debaixo do sol, alguns males, a saber (I):
a) a atração de enfermidade, insônia e aproveitadores por causa de suas riquezas (Ec.5:10,11,13,16,17);
b) o constante perigo de perder as riquezas por u’a má aventura (Ec.5:14);
c) a prisão pela perversão e pela imoralidade (Ec.7:26);
17º SLIDE
- O ímpio, por ter recusado aprender do Senhor, já padece, nesta vida debaixo do sol, alguns males, a saber (I):
d) ser destruidor de bens dos outros (Ec.9:18);
e) a visão ilusória e falsa da vida, movida pela cobiça insaciável  (Ec.6:9).
18º SLIDE
- A morte é um alerta para aprendermos a viver corretamente neste mundo. Daí a importância pedagógica da “casa onde há luto” (Ec.7:2).
- A realidade da morte física indica-nos como é passageira esta vida debaixo do sol e como devemos pensar no mundo vindouro.
19º SLIDE
- A perspectiva da eternidade mostra a grande diferença entre o justo e o ímpio, pois o justo tem a esperança de que será poupado do juízo eterno, de que terá uma eternidade feliz com o Senhor a quem buscou nesta terra.
- O ímpio não tem qualquer esperança, pois vive como se a eternidade não existisse. Chega até a ser lembrado pelos vivos, que visitam sua sepultura (Ec.8:10), mas isto nada significa para ele em termos de vida eterna.De que adianta este louvor se, na eternidade, onde ele está, padecerá para sempre tormentos e ranger de dentes?

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
fonte  PORTA EBD