4º Trim. 2013 - Apêndice nº 4 - Conselhos sobre política
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2013
SABEDORIA PARA UMA VIDA VITORIOSA: A atualidade de Provérbios e Eclesiastes

COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES
APÊNDICE AO TRIMESTRE - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

                                                                                                                          

APÊNDICE Nº 4 – CONSELHOS SOBRE POLÍTICA
                                            Devemos obedecer aos governantes, mas jamais nos locupletar com eles.
Texto áureo
“Teme ao SENHOR, filho meu, e ao rei, e não te entremetas com os que buscam mudanças”(Pv.24:21).
INTRODUÇÃO
Em complemento ao estudo dos livros de Provérbios e Eclesiastes, analisaremos, de forma sucinta, o que o sábio diz a respeito das relações políticas.
- Os livros sapienciais ensina-nos que devemos obedecer aos governantes, mas jamais nos locupletarmos com eles.
I – CONSELHOS AOS GOVERNANTES
- Em complemento ao estudo dos livros de Provérbios e Eclesiastes, que fizemos neste trimestre, vamos analisar, ainda que de forma sucinta, que conselhos deu o sábio Salomão a respeito da política, que é uma realidade da vida debaixo do sol.
Sendo um governante, evidentemente que Salomão procurou, em seus escritos de sabedoria, instruir o povo a respeito do relacionamento com o poder, a respeito da política, pois se trata de um aspecto da vida terrena. Tendo se preocupado tanto em bem conduzir o povo de Israel, a ponto de pedir sabedoria ao Senhor para governar, não seria, mesmo, de se supor que Salomão ficasse silente a respeito deste importante assunto.
- Nos dias em que vivemos, em que o poder político cresce em importância e se alinha contra o Senhor, na preparação para o surgimento do Anticristo, é, mesmo, extremamente relevante que saibamos o que Provérbios e Eclesiastes têm a nos dizer a respeito da política e do relacionamento entre governantes e governados.
A política é o exercício do poder com vista à ordenação da vida em sociedade. Desdea criação, o Senhor dotou o homem do poder de domínio sobre a criação terrena, domínio este que é, também, exercido, em relação aos demais seres humanos. Há, pois, a necessidade de um governo para bem ordenar a vida social e daí vem a necessidade da política e todos os seus postulados.
- Provérbios, ao tentar mostrar como se deve saber viver bem sobre a face da Terra, bem como Eclesiastes, ao buscar o sentido da vida debaixo do sol, não poderiam, então, deixar de lado este importante aspecto da vida humana, que é a política, tendo, por isso mesmo, deixando alguns ensinamentos preciosos a respeito deste tema, tanto para governantes, quanto para governados.
- Iniciaremos o nosso estudo com os governantes, já que Salomão, sendo um rei, bem sabia do que estava a falar quando se dirigia aos seus “colegas de trabalho”.
A primeira menção que temos a respeito dos governantes em Provérbios é em Pv.8:15,16, quando a sabedoria, em meio aos conselhos paternais, afirma: “Por Mim reinam os reis e os príncipes ordenam justiça. Por Mim governam os príncipes e os nobres, sim, todos os juízes da terra”. Salomão deixa bem claro a todos que a origem do poder político está em Deus, na Sabedoria que tudo criou, Sabedoria esta que, como vimos no apêndice 1, é a pessoa de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
OBS: “… Mas, no tocante à origem do poder político, a Igreja ensina retamente que o poder vem de Deus. Assim o encontra a Igreja claramente testificado nas Sagradas Escrituras e nos monumentos da antiguidade cristã. Mas, ademais, não pode pensar-se doutrina alguma que seja mais conveniente à razão ou mais conforme ao bem dos governantes e dos povos. Os livros do Antigo Testamento afirmam clamaramente, em muitos lugares, que a fonte verdadeira da autoridade humana está em Deus. ‘Por mim reinam os reis; por mim mandam os príncipes e governam os poderosos da Terra (Pv.8:15,16)…” (LEÃO XIII. Carta encíclica Diuturnum Illud, nn.5,6. Disponível em:http://www.vatican.va/holy_father/leo_xiii/encyclicals/documents/hf_l-xiii_enc_29061881_diuturnum_sp.html Acesso em 01 nov. 2013) (tradução nossa de texto original em espanhol).

OBS: ANEXOS ESTÃO PLANO DE AULA E SLIDES ffonte porta ebd