PRIMARIOS - Lição 11: Daniel e os leões

4º Trim. 2013 - PRIMARIOS - Lição 11: Daniel e os leões
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMÁRIOS – CPAD
4° Trimestre de 2013
Tema: Conhecendo a vontade de Deus.
Comentarista: Maria de Lourdes de A. Nascimento.


LIÇÃO 11 - DANIEL E OS LEÕES.


Texto Bíblico- Daniel 6.1-28.

Objetivo: Ministre sua aula de forma que os alunos compreendam que a vontade de Deus tem que está acima de qualquer coisa.

Frase do dia:
Obediência a Jesus em primeiro lugar.

Memória em ação
“Devemos antes obedecer a Deus que aos homens.
Atos 5.29.

 Explorando a Bíblia
Olá professores e todos os mestres que estão estudando a lição sobre Daniel. Hoje vamos falar sobre um servo de Deus que passou por muitas dificuldades, e a história conta de Daniel na cova dos leões. Daniel era um servo do rei Nabucodonosor na terra da Babilônia. Ele e mais três amigos eram do povo de Israel.

 Os quatro amigos amavam a Deus, confiavam nele e tinham certeza de que sempre estariam protegidos por Ele. Deus lhes deu conhecimento, sabedoria e inteligência em toda a cultura, mas a Daniel deu também conhecimentos sobre visões e sonhos.

Um dia o rei teve um sonho. Quando acordou, estava perturbado, não se lembrava mais do que havia sonhado, mandou chamar os seus sábios para explicar o sonho, mas eles não souberam explicar. O rei ficou furioso e ordenou que cortassem as cabeças de todos os sábios da Babilônia.

Então Daniel foi ao rei e disse que no dia seguinte desvendaria o sonho. Daniel orou muito a Deus. Durante a noite Deus, num sonho, falou a Daniel o significado do sonho do rei. Assim ele pôde contar tudo ao rei no dia seguinte e evitar a morte dos sábios.

Depois disso, Daniel  e seus três amigos  se tornaram servos muito importantes do reino. E eles permaneceram  sempre confiantes em Deus.Mas,um dia, o rei resolveu fazer uma estátua de ouro para que o povo o adorasse como se ele fosse um deus  . e ao lado dela mandou que fizessem uma fornalha, para aqueles quem não o adorasse fossem jogados nela. Então o rei marcou o dia da adoração. Todos se reuniram e a música tocou para que todos se ajoelhassem perante a estátua. No entanto só Daniel e seus amigos que não se ajoelharam, pois disseram que só adorariam a Deus, por isso foram jogados na fornalha. Deus mandou um anjo do céu para proteger aqueles três homens e, por isso para a surpresa do rei ele agora estava vendo quatro homens na fornalha. O rei mandou que para soltarem os rapaz, eles saíram sem nenhum foi de cabelo queimado nem cheiro de fumaça. A fé em Deus os tinha salvado.

Anos mais tarde, quando já havia outro rei, Dario, os servos que não gostavam de Daniel pediram ao rei que fizesse uma lei que ordenasse que todo o povo da Babilônia a adorar a ele durante um mês. O rei fez. Porém Daniel não seguiu a ordem do rei. Pelo contrário, continuava orando três vezes ao dia a seu Deus. Os que não gostavam de Daniel, vendo que ele não cumpria a ordem, o denunciaram. E por isso foi jogado na cova dos leões. Agora Deus estava com Daniel. Protegeu-o por causa de sua fé. Daniel era fiel a Deus e também ao rei. O rei acordou várias vezes durante e. Bem cedo na manhã seguinte, correu até a cova. Vendo que Daniel estava vivo, ele também creu no Deus de Daniel.

Oficina criativa
Amplie o desenho Prim11 fig 1 na Galeria de Imagens para os pequenos colorir

Imagem: www. karolpoerner.blogspot.com



Fontes Consultadas:
·         Bíblia na linguagem de hoje
·         Bíblia da galerinha
·         Bíblia de estudo pentecostal.
·         Bíblia Viva

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª Cristina Araújo


fonte   PORTA EBD

Galeria de imagens