Lição 2 - Um libertador para Israel I Plano de Aula

1º Trim. 2014 - Lição 2 - Um libertador para Israel I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2014
UMA JORNADA DE FÉ: A formação do povo de Israel e sua herança espiritual

COMENTARISTA: ANTONIO GILBERTO
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
 
PLANO DE AULA Nº 2
LIÇÃO Nº 2 – UM LIBERTADOR PARA ISRAEL
1º SLIDE   INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo do livro do Êxodo, estudaremos hoje a chamada de Moisés para ser o libertador de Israel.
- Moisés foi preparado por Deus para libertar Israel desde o seu nascimento.
2º SLIDE   I – A PREPARAÇÃO ESPIRITUAL DE MOISÉS E DE ISRAEL
- Em sua fuga, Moisés assentou-se junto a um poço e, quando lá estava, chegaram as filhas de Jetro (também chamado de Reuel e de Hobabe), que foram tirar água para o rebanho, ocasião em que vieram pastores que as lançaram dali (Ex.2:17).

- Moisés, então, vendo esta injustiça, indignou-se e foi defender as mulheres, rechaçando a injustiça e permitindo que o rebanho de Jetro fosse devidamente abeberado. Moisés continuava crendo em sua força e em seu braço.
3º SLIDE
- As filhas de Reuel contaram o episódio a seu pai, que convidou Moisés a morar com ele. Moisés, então, consentiu em morar com ele e este lhe deu como mulher a sua filha Zípora.

- Moisés havia sido criado em toda a ciência do Egito, mas isto era necessário mas absolutamente insuficiente para que ele pudesse liderar Israel. Ele tinha de ter a experiência do deserto, a experiência do cuidado do que não lhe pertencia, ele precisava se tornar o homem mais manso sobre a Terra.
4º SLIDE
 - Moisés, na “escola do deserto”, aprende a respeito das coisas sagradas, tem tempo para aprender de Deus e aprender a depender do Senhor.

- Moisés teve, primeiro, uma “carreira vocacional”, durante 40 anos no Egito, carreira esta que terminou com morte e fuga, mas, depois, teve quarenta anos de “carreira espiritual”, que terminou com fogo e com a aparição do Senhor.
5º SLIDE
- Os filhos de Israel também foram preparados, pois, com a morte de Faraó, passaram a clamar a Deus, querendo libertação.

- Os filhos de Israel também aprenderam que deveriam depender de Deus e não de Faraó.
6º SLIDE
- A preparação de Moisés e de Israel traz-nos lições muito preciosas, a saber:
a) tudo começa com oração;  b) temos de recorrer a Deus para vencermos neste mundo.
7º SLIDE
- Deus moveu-Se pela oração do povo (Ed.8:23) e vai chamar Moisés.

- Moisés é despertado, então, por uma visão, pois verificou que havia uma sarça que ardia, mas não se consumia, o que lhe chamou a atenção.
8º SLIDE
- Quando Moisés se dirigiu para ver a “grande visão”, o Senhor Se dirigiu a Moisés pelo seu nome e Moisés respondeu a este chamado.

- Imediatamente, Deus mandou que Moisés tirasse os seus sapatos porque o lugar onde estava era terra santa (Ex.3:4,5).
9º SLIDE
Lições que aprendemos da chamada de Moisés:
a) o líder deve ser chamado por Deus;
b) Deus chama, mas deixa ao homem a liberdade de atender, ou não, ao seu chamado;
c)  Não é possível a comunhão com Deus e o serviço sem a santidade.
10º SLIDE
- Deus, então, Se identifica para Moisés, dizendo ser o Deus das promessas feitas a Abraão, Isaque, Jacó e que tinham sido compartilhadas a Moisés, na sua tenra infância, pelos seus pais.

- Deus foi direto ao assunto, sem rodeios. Moisés havia sido escolhido para livrar os filhos de Israel do Egito. Era esta a missão de Moisés: livrar o povo do Egito e levá-lo para uma terra que manava leite e mel (Ex.3:8).
11º SLIDE
- Ao receber esta incumbência, Moisés sentiu-se impotente. Deu início a uma série de obstáculos para a tarefa.

- Moisés reconhece diante do Senhor a sua nulidade (Ex.3:11).
12º SLIDE
- Além de se considerar ninguém, Moisés quis saber quem era Deus.

- O Senhor identificou-Se para Moisés, dizendo ser “Yahweh”(יהוה) – EU SOU O QUE SOU.
13º SLIDE
- Após ter Se identificado, Deus mandou que Moisés fosse até o povo de Israel e se apresentasse a eles, bem como divulgasse a mesma mensagem que acabara de receber (Ex.3:15-22).

- Moisés apresentou uma dificuldade ao Senhor: a incredulidade do povo. Mas, diante desta dificuldade apresentada, o Senhor diz a Moisés que ele faria sinais e maravilhas, a fim de que o povo pudesse ter motivos adicionais para crer.
14º SLIDE
- Moisés, então, pôs uma nova dificuldade: a comunicação.

- Deus, diante desta nova dificuldade apresentada por Moisés:
a) mostrou que Ele é suficiente;

b) prometeu-lhe um auxiliar, que seria seu irmão mais velho Arão.
15º SLIDE   III – MOISÉS VOLTA AO EGITO
- Moisés, então, diante de todas as soluções dadas por Deus às dificuldades por ele apresentadas, rendeu-se ao chamado divino e se apartou de seu sogro, voltando para o Egito, com a sua família (Ex.4:20).

- O Senhor, de imediato, assim que Moisés decide atender ao chamado, orienta-lhe, dizendo que ele teria necessidade de fazer sinais e maravilhas, pois Faraó endureceria o seu coração e não deixaria que o povo de Israel saísse do Egito (Ex.4:21).
16º SLIDE
- No meio do caminho, porém, houve uma ocorrência que quase resultou em tragédia, ocasião em que um dos filhos de Moisés foi circuncidado (Ex.4:24,25).

- Moisés, havia se rendido ao Senhor, assumido a sua identidade hebraica, mas não tinha, ainda, circuncidado seu filho mais novo. Não poderia, sem atentar para o pacto que Deus selara com Abraão, iniciar a libertação de seu povo.
17º SLIDE
- O conflito decorrente da circuncisão de Eliezer levou ao abandono de Zípora e de seus filhos, efeito de uma família formada fora da direção de Deus.

- O encontro com Arão, no entanto, deu o necessário suporte familiar para que Moisés executasse a sua tarefa libertadora.
18º SLIDE
- Arão reuniu os anciãos dos filhos de Israel, apresentou-lhes Moisés e transmitiu a sua mensagem, tendo, então, Moisés feito os sinais perante os olhos do povo.

- O povo creu e adorou ao Senhor, entendendo que Deus havia ouvido o clamor do povo (Ex.4:29-31).
19º SLIDE   IV – O APARENTE FRACASSO INICIAL DE MOISÉS
- Moisés e Arão, então, foram até Faraó e disseram aquilo que Deus lhes havia mandado dizer (Ex.5:1).

- Faraó não deu ouvidos a Moisés e Arão e aumentou, ainda mais, a opressão, retirando a palha dos israelitas e os obrigando a cumprir a mesma produção diária de tijolos.
20º SLIDE
- Os israelitas, diante deste tamanho sofrimento, foram recorrer a Faraó, que nada alterou das novas determinações.

- O povo de Israel cometeu grande equívoco ao irem ao encontro de Faraó. Em vez de buscarem a Deus, a quem haviam suplicado a libertação, diante da dificuldade, tentaram ir ao encontro de Faraó.

21º SLIDE
- Ante o fracasso da súplica a Faraó, o povo, então, volta-se contra Moisés e Arão, que estava defronte deles quando eles buscavam algo da parte do rei egípcio. Comete, então, o povo, um segundo erro.

- Esta atitude do povo abalou Moisés, mas, como Moisés havia mudado, em vez de buscar a sua força ou a força do povo, buscou a Deus.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
fonte  porta EBD