- PRE ADOLESCENTES - Lição: Quem sou eu?

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRÉ-ADOLESCENTES CPAD
1º TRIMESTRE DE 2014
Tema: Conhecendo a si mesmo e os outros
Comentarista: Ângela Sueli Silva da Costa


(subsidio baseado na Lição “esse ai sou eu?” de 01.01.2006)

LIÇÃO 1 - QUEM SOU EU?

Texto bíblicoSl 139.1,2,4-6, 13-16
SENHOR, tu me sondaste e me conheces.
Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó SENHOR, tudo conheces.
Tu me cercaste em volta e puseste sobre mim a tua mão.
Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta, que não a posso atingir.
para ti a mesma coisa.
Pois possuíste o meu interior; entreteceste-me no ventre de minha mãe.
Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.
Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia.
O Salmo mencionado acima, é um cântico composto por Davi, em síntese o Salmo  revela que Deus conhece o nosso coração; que está presente em cada lugar; Ele tem o nosso destino em suas mãos; e por fim  irá destruir o pecado do meio do Universo.

Assento.... levanto: Deus está seguindo, examinando e desejando guiar as mais simples atividades diárias.
Caminhos...:Esta palavra inclui os pensamentos , o agir e o não agir (o assentar-se e o
 levantar-se) o andar e o deitar-se, as diretrizes da nossa vida.
Já...conheces : Deus conhece nossos pensamentos antes de nós, pela sua Onisciência.

Profundezas da terra;É uma descrição poética do ventre materno.
Em face a tão elevado conhecimento de Deus, o ser humano só pode, humildemente, reconhecer a sua pequenez e limitação de entendimento.


Introdução
Estamos iniciando hoje mais um ano letivo das Lições Bíblicas  Pré-adolescentes, temos  neste primeiro trimestre o tema: Conhecendo melhor a si mesmo e os outros.
Nada mais apropriado para uma turma que esta a cada dia se descobrindo como pessoa, em uma fase transitória e complexa.

É certo também que novos alunos serão inclusos neste ano letivo, o que é excelente colocar tal tema em discussão. Que o Senhor capacite cada professor, afim de que a sua Palavra possa ser ensinada de forma plena e eficaz. Palavra esta que é o única ferramenta pela qual o Espírito
Santo muda o caráter, conduz o adolescente a uma maturidade espiritual e forma verdadeiros cidadãos dos céus.
Para que possamos desejar fazer essas mudanças precisamos conhecer a nós mesmos, tanto os aspectos positivos como os negativos.

I- A nova fase
Quando observamos o crescimento de um bebe, ficamos admirados como o seu
desenvolvimento é rápido.Um dia ele ri, outro dia já esta engatinhando, mais alguns dias ele já anda, e depois de algum tempo já fala, cada etapa é acompanhada pelos pais, até que a criança possa tomar as primeiras atitudes sozinhas; como comer, ir ao banheiro , tomar banho e etc.

Tudo pra ela é pura diversão, inocência, pois não compreender ainda as realidades más do mundo, é apenas uma simples criança.
Até que um dia isso muda, bata um olhar no espelho ! e logo se percebe um mudança, o rapaz observa pontos avermelhados em seu rosto (espinhas) e como que um repentino resfriado, nota que sua voz esta alterada.
A menina observa uma mudança, seu corpo começa a modelar-se, a tomar formas, também sua mente sofre alterações.
Dar-se então a um processo, que pode ser de imediato benéfico para alguns e angustiante para outros. Momento este em que o menino e a menina, ate então crianças, passarão por um período de transição entre a fase infantil e adulta., a qual conhecemos por puberdade.

O pré- adolescente vive uma fase muito complicada, da qual deixa de ser criança e inicia a fase adulta, é um momento onde que eles estão numa encruzilhada da vida, por um lado estão sem saber de fato quem são, por outro partem na procura de novas descobertas,
Porem  estas descobertas devem possuir um padrão bíblico, por esta razão se faz necessário que o pré-adolescente conheça a si mesmo, no sentido de ter consciência da fase que esta passando e de sua necessidade de Deus.



I-Adolescência
Segundo o dicionário, adolescência vem do latino. adolescentia. Ou seja um período da vida
humana que sucede à infância, começa com a puberdade, e se caracteriza por uma série de
mudanças corporais e psicológicas (estende-se aproximadamente dos 12 aos 18 anos).
Reflexão: Cabe aqui ao professor, apresentar de maneira sabia e inteligente, segundo a graça
de Deus, o padrão bíblico, para a adolescência, desde essa primeira aula, embora que ao longo
do trimestre poderá reforçar isto.
É evidente que as transformações que o adolescente passa são reais e são importantes para a
formação de um individuo pleno, e isto está alheio a sua vontade. Mas todavia não podemos
seguir o padrão mundano, onde que não só os adolescentes como os demais jovens são isentos
da responsabilidade de seus atos errados praticados. Vejamos o conceito bíblico:
Segundo a Bíblia qualquer indivíduo é responsável por seus atos a partir do momento que sabe
distinguir o certo do errado, aqui não se aplica a indecisão tão freqüente entre os adolescentes,
mas um período onde o individuo atinge o estado de consciência para distinguir o bem do mal.
O povo judeu tinha por costume apresentar seus filhos a comunidade desde a adolescência, aos
12 anos a partir daí , ele já era considerado responsável por suas atitudes perante Deus. Em

Eclesiastes esta escrito:
Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e alegre-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda
pelos caminhos do teu coração e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas essas
coisas te trará Deus a juízo. (Ec 11.9)
Aqui vemos de forma clara que Deus não impede de forma alguma as atitudes, mas protesta que
por esses atos certamente sofrerar o juízo.
De igual modo encontramos:
Afasta, pois, a ira do teu coração e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a
juventude são vaidade. (Ec 11.10)
Aqui vaidade esta ligado a qualidade do que é vão, ilusório, instável ou pouco duradouro.
Com isto devemos deixar bem claro, que é natural o adolescente passar pelas transformações
naturais, tanto físicas como psíquicas, mas sobre tudo , firma-se como adultos plenos, no caráter
na observação e obediência aos princípios bíblicos.
É considerada por alguns de “aborrescência” e por outros de
“turbolencia”.
Aborrescência , porque a maioria consideram o adolescente nesta fase
como alguém que causa aborrecimento, enfado, horror; por causa de
seus atos infantis sem aparente razão.
Turbulência , porque alguns adolescentes se tornam turbulentos,
agitados, que promovem desordem, motins.
A adolescência, é principiado pela puberdade. Puberdade é o
conjunto das transformações psicofisiológicas ligadas à maturação
sexual que traduzem a passagem progressiva da infância à
adolescência. Esse período tem a duração de aproximadamente 2
anos, dos 11 a 13 anos.

As mudanças físicas surgimento de pêlos pelo corpo, modificação
na voz, crescimento e modelamento do corpo.

As mudanças psíquicas começam a deixar as coisas de criança,
descobrem a sexualidade, e procuram uma identidade adulta própria
Fatores como, o meio em o adolescente vive, as informações
que recebe e também a gene de cada um: pode tardar ou
antecipar este período.


II- Minhas características físicas
Este corpo que Deus me deu
Ao longo da vida o corpo do adolescente sofre varias modificações, e isto se manifesta de
forma significativa na Puberdade.
Pois surge uma nova imagem, esta imagem do seu corpo o adolescente passa a construir.
Ela não esta somente ligada a fatos anatômicos (aspecto exterior do corpo humano) e
fisiológicos (expressões faciais) mas também a uma percepção subjetiva, ou seja, a imagem do
corpo é criada de forma individual, pessoal e particular.
Neste sentindo a outros fatos que contribuem na formação desta imagem:
  • A moda - A moda pode ser definida como uma forma de se vestir que caracteriza determinada época e determinado grupo. A adolescência é um período fértil para a criação de novos costumes, que colocam em risco hábitos anteriores.]
  • A obesidade - Em geral, a obesidade é um sintoma que se encontra arraigado desde a infância e, quando assume um caráter mórbido, pode acarretar outros sintomas clínicos
  • Anorexia – (Redução ou perda de apetite) Trata-se de um sintoma que pode se manifestar na adolescência e tem seu início num desejo de emagrecer que vai tomando proporções alarmantes, podendo chegar a uma repulsa a qualquer tipo de alimento. Esse sintoma encontra profunda relação com o ideal estético que vigora na atualidade, a magreza

Lembra da minha voz ?
Outra transformação que ocorre na adolescência é a mudança de voz:
A laringe, órgão que produz a voz, não está pronta quando a criança nasce. Está semi-pronta.
Durante a infância, vai se desenvolvendo, mas só amadurece totalmente na adolescência,
quando ocorre a mudança de voz, que deixa de ser infantil e adquire as características próprias
do adulto.Na adolescência, tanto os garotos como as meninas começam a produzir os hormônios
que realçam as diferenças sexuais. Nelas, aumenta a produção de estrógeno e progesterona.
Neles, a testosterona explode, desencadeando uma série de transformações. Uma das mudanças
é o crescimento da cartilagem da laringe, onde se localizam os músculos vocais que compõem a
prega vocal. E é a vibração dessa prega durante a passagem do ar que sai dos pulmões que
produz a nossa voz. Com o crescimento da laringe, os músculos vocais se esticam e aumentam
de tamanho. "Com isso a estrutura vocal muda e a voz fica mais grave", Como o crescimento da
cartilagem da laringe é muito maior no corpo masculino, só os garotos ganham nessa fase o
famoso pomo-de-adão, ou gogó.
Antes da adolescência, as crianças de ambos os sexos têm o mesmo tamanho de laringe, o que
torna as vozes parecidas, na "fase das mudanças", a freqüência da voz dos meninos e das
meninas cai, tornando o som mais grave, ou seja, a voz mais grossa. Nas garotas, porém, como
o estrógeno e a progesterona não fazem tanto efeito na laringe, a alteração na freqüência é
menor.Esta mudança na voz as vezes incomoda muito os adolescentes que sofrem nesse período
e muitos até têm vergonha de falar em público.


Diferenças entre meninas e meninos
As principais mudanças no Menino:
* Mudança na voz.
* Desenvolvimento corporal por aumento da massa muscular.
* Desenvolvimento dos órgãos sexuais
* Poluções noturnas.(emissão involuntária de sêmen)
* Aparecimento da acne. (espinhas)
* Aparecimento de pêlos do rosto (barba), axilas, e por todo o corpo.
* Maior secreção hormonal –testosterona
Com a puberdade, o corpo do adolescente começa se desenvolver, mudanças que
vão marcar a passagem de adolescentes a adultos. Essas mudanças não ocorrem de
forma igual ou como uma regra, pois cada adolescente tem seu próprio processo e
tempo para que ocorra o desenvolvimento do seu corpo.
Com isto também há diferenciação entre os meninos e as meninas:


As principais mudanças na Menina:
* Formas arredondadas e movimentos graciosos
* Alargamento dos quadris.
* Maior acumulação de gordura no tecido adiposo.
* Desenvolvimento dos seios e dos quadris
* Menstruação mensal.
* Aparecimento da acne.
* Aparecimento de pêlos nos órgãos genitais, axilas, etc.
* Maior produção da hormonal- estrogênio e progesterona.
Vale aqui lembrar a colocação do comentarista da lição, quanto a abordar alguns assuntos na
sala de aula, digo quanto a ser conveniente ou não. Cabe ao professor verificar a situação e o
ambiente. Pois alguns podem ser naturalmente tímidos, tanto para ouvir, como para falar de
determinados assuntos. Embora que nos dias em que vivemos, há muita informações e de
diversas fontes, disponíveis a qual o adolescente se atualiza.


Minhas características mentais e emocionais
Um Gênio ou um Decoreba ?
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas,
logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.(1 Co 13.11)
Neste versículo o apostolo Paulo nos mostra a mudança mental que há ao se tornar adulto,
assim o adolescente ao deixar a fase de criança para a adulta, sofre uma modificação mental, da
qual lhe concede imaginação, raciocínio e vivacidade mental.
De igual modo o adolescente se vê em um novo universo, da qual tem que desvendá-lo, sendo
assim uma ótima ocasião para explorar esse lado investigativo, exercitando-se com assuntos
bíblicos e leitura.


Coração ioiô
Todos seres humanos tem seus altos e baixos, momentos de alegrias e tristezas, momentos de
paz e de ira, com o adolescente não diferente, pois ele se encontra numa fase intermediaria.
As emoções variam conforme a situação e momento, não são e nem querem agir como crianças,
também não são adultos, tudo isso cria um clima de instabilidade emocional.
Em termos de pensamento, na adolescência passa a valer o pensamento abstrato, nascendo daí a
possibilidade do adolescente estabelecer suas hipóteses, teorias, opiniões e pontos de vista.
Essas hipóteses permitem ao adolescente escolher possibilidades.
Ao passo que não consegue estabelecer o correto surge então suas crises de liberdade
e de responsabilidade.
Daí a necessidade do adolescente submeter-se a Deus, pois através da sua ajuda mediante o seu
Espírito, o adolescente poderá atravessar essa fase sem traumas e sofrimentos, pois um dos
frutos do Espírito é a temperança: No grego é "egkrateia" que significa autocontrole, referindose
a autodisciplina que um cristão precisa ter em sua vida.


Minhas Características Sociais
Tribo, Galera, bonde ...
Deus criou o homem para ser um ser social, que se relacione com as outras pessoas, este é o
conceito de família e sociedade idealizado por Deus.
Ao passo que ao crescer o adolescente percebe a necessidade de ter amigos, de estar
entre um grupo.
Momento este em que é imprescindível o auxílio dos pais, em observar quem são esses amigos!
Que tipo de influencia exercem sobre eles, boa ou má. Pois que alguns deixam de confiar em
seus pais e passam a ter mais consideração por seus amigos.
Com o desenrolar da puberdade o adolescente , também desperta para a sexualidade, onde
anteriormente não tinha interesse no contato social feminino, mas agora já vê de diferente modo,
tornando para ele interessante o sexo oposto.

Minhas Características Espirituais
Deus e eu
Como já foi dito no inicio, o fato do adolescente esta passando por um período transitório que
lhe causa problemas de ordem emocional ; isto não o isenta de suas responsabilidades. Desta
forma o adolescente precisa ter desde cedo, uma posição definida em relação a Deus, pois ele já
possui intelecto suficiente pra ter consciência desta realidade, de que temos de ter uma vida com
Deus.
A Bíblia nos dá muitos exemplos de adolescentes e jovens que serviram a Deus de forma
sincera.
José, filho de Jacó, era um jovem que tinha um comportamento exemplar, enquanto jovem foi
rejeitado e vendido por seus irmãos, mesmo longe da sua família e injustiçado, foi fiel a Deus,
no seu procedimento diante de todos..
Outro exemplo citado na lição é Samuel.
Porém Samuel ministrava perante o Senhor, sendo ainda jovem ... (1 Sl 2.17)
E o jovem Samuel ia crescendo e fazia-se agradável, assim para com o Senhor como também
para com os homens. (1 Sl 2.26)
Neste dois versículos vemos como Samuel mesmo sendo jovem pode de maneira plena servir a
Deus, de tal forma que veio a ser um Tipo de Cristo, pois foi Juiz, Sacerdote e Profeta.

II- Identificando-se
A adolescência caracteriza-se por ser a fase de transição entre a infância e a juventude. É uma etapa extremamente importante no desenvolvimento, com características muito próprias.

Há um desenvolvimento físico muito grande, com fortes transformações internas e externas. Também as mudanças nos campos intelectual e afetivo são marcantes. As meninas em geral amadurecem sexualmente antes que os meninos. Aparecem os seios, a cintura se afina, os quadris alargam-se, ocorre a primeira menstruação. A barba começa a despontar nos meninos ao mesmo tempo em que lhes engrossa a voz, os pelos aparecem pelo corpo. Há uma intensa atividade glandular, hormonal, em ambos os sexos.

Paralelamente ao desenvolvimento físico interno e externo, ocorrem modificações também em nível social. O grupo de amigos tende aumentar em importância, e a tendência à imitação acentua-se novamente. O desenvolvimento intelectual também é notável capacidade para generalizações mais rápidas, bem como maior compreensão de conceitos abstratos.

Os meninos apresentam grande atividade física. A independência surge com força, muitas vezes apresentando-se como rebeldia em relação às autoridades em geral.

O apetite é imenso, a sociabilidade maior, muito embora a insegurança seja muito grande. Há um crescente interesse pelo mundo, e é comum o surgimento de preocupações sociais. Progressivamente, ocorre maior maturidade intelectual, embora a parte afetiva apresente-se muito contraditória. É comum períodos de serenidade sucederem-se a outros de extrema fragilidade. A insegurança que o adolescente sente apresenta-se ora sob a forma de uma aparente "superioridade" com relação aos adultos, ora por uma total dependência.

É fácil compreender o quanto estes anos são difíceis para os jovens. Sentem-se imortais, fortes, capazes de tudo. Momentos depois se acham feios, desengonçados, deselegantes. Espinhas "acabam" com a pele, há pouco deliciosamente perfeita; para os meninos o engrossar a voz traz dificuldades, porque em determinados momentos ela soa aguda e desafina, logo em seguida parecendo-lhes ouvir seu próprio pai falando.

A menina em poucos meses perde as características infantis, tomando formas femininas, quase que as definitivas de sua juventude. Entretanto ainda sente-se e age como uma criança, aprisionada num corpo que somente, aos poucos, ela irá incorporando como seu de fato.

As ereções e polução noturnas trazem embaraços adicionais para os meninos, principalmente quando eles não têm, em casa, com os pais, suficiente liberdade para tocar nesses assuntos.

As emoções são contraditórias. Deprimem-se com facilidade, passando de um estado meditativo e infeliz para outro, pleno de euforia e crença em suas possibilidades.


Conclusão
São grandes as dificuldades que enfrentam nossos alunos neste momento de intensa gama de emoções e sensações. No entanto, nós como professores, devemos alertá-los, para que em momento algum perca o alvo, a meta da vida cristã – Cristo.

É Nele, por Ele e através Dele, que somos aperfeiçoados.
Devemos tomar muito cuidado para que não perdermos a confiança em Deus; afim de que, não coloquemos obstáculos aos desígnios de Deus. Poucos são os que compreendem o quanto Deus neles realizaria se Ele não encontrasse obstáculos aos seus desígnios.
Coloquemo-nos nas Mãos Daquele que tudo pode, com certeza em Seu Cuidar, Ele tem o melhor para nós.

Colaboração para o Portal Escola Dominical – Prof. Jair César S. Oliveira 
FONTE PORTAL EBD