PRIMARIOS - Lição 2:Ainda há salvação?

1º Trim. 2014 - PRIMARIOS - Lição 2:Ainda há salvação?
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMÁRIOS – CPAD
1º Trimestre de 2014
Tema: Jesus é o nosso Salvador
Comentaristas: Laudicéia Barboza da Silva & Débora Ferreira da Costa


LIÇÃO 2 – AINDA HÁ SALVAÇÃO?

Ao Mestre
Prezado (a), que grande é o privilégio que temos de ser chamados para colaborar em um trabalho tão importante como esse. Sejamos gratos a Deus pela oportunidade que temos de dar nossa contribuição para o desenvolvimento de nossos pequenos.
Para melhor desempenho, é imprescindível, que conheçamos os pequenos, em suas capacidade e limitações, por essa razão estarei colocando aqui algumas características dessa faixa etária.
Primários( de 6-8 anos)
a. Características físicas:
Como eles são:
- crescimento muscular rápido.
- cansam-se facilmente.
- preferem fazer algo, do que prestar atenção.
- sentidos aguçados.
- tendência à doenças.

O professor deve: providenciar atividades de modo que dê vazão a sua energia, providenciar atividades que haja participação em grupo, manter o ambiente limpo.

b. Características mentais:
Como eles são:
estão aprendendo a ler.
- gostam de escrever.
- estão desenvolvendo o raciocínio.
- período de atenção em expansão (de 5 a 15 minutos).
- gostam de fatos e fantasias.
- tem capacidade limitada de se expressarem.
- tem boa memória.
- tem mente literal.

O professor deve: estimulá-los a ler a Lição do aluno e versículos simples, dar oportunidade para copiarem versículos, ensine-os a imitar os exemplos dos personagens bíblicos, ajude-os a se expressarem em grupo, cumpra o que lhes prometer, anime-os a decorar versículos, evite simbologia.

c. Características sociais
Como eles são:
gostam de brincar com os outros.
- são comunicativos.
- desejam ser crescidos.
- respeitam autoridade.
- inclinam a ser egoístas.
- são cooperadores
- gostam de atividades (com ou sem competição).

O professor deve: providenciar atividades em grupo, dar oportunidade de se expressarem, ensiná-los a pensar nos outros, apresentar a eles Cristo como melhor amigo, encorajá0los a trabalhar em grupo, preparar atividades ( porém mais daquelas que não há competição).

d. Características Emocionais e Espirituais
Como eles são:
- emocionalmente imaturos.
- animam-s facilmente.
- rebela-se contra exigências pessoais.
- impacientes (tudo tem de ser agora).
- tem medo de muitas coisas.
- pode sentir-se inibido diante do grupo.
- gostam da EBD.
- tem fé na oração.
- desejam ser bom.
- curiosos quanto ao céu e a morte.
- podem estar prontos a aceitarem a Cristo como Salvador.

O professor deve: ensiná-los dentro de sua capacidade de agir, manter um ambiente controlado, ensinar obediência por sugestão, ensiná-los a expressar bondade, ensiná-los a esperar para cooperar, ajudá-los a sentirem-se seguros, elogiá-los pelas ações corretas, ensinar o certo e o errado dando ênfase que Cristo está sempre ao lado deles para ajudá-los, explicar as coisas de maneira simples e breve, estar atento e saber levar a criança à Cristo.
Que o Senhor Deus derrame sobre sua vida a unção do Espírito Santo, para que cada pequeno seja alcançado, salvo e se torne servos valorosos para o nosso Mestre.

Texto Bíblico: Gn .6.1 a 9.17.

Objetivo:
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a entenderem nossos dias há avisos de iminente destruição, e temos uma arca, através dela todos os que aceitarem serão salvos – nossa arca é JESUS.

Frase do dia...
DEUS NOS DÁ A VIDA ETERNA
Deus revelou-se na forma humana de Jesus Cristo, e como Filho de Deus conviveu conosco, falando e tornando conhecido para todos a natureza e vontade de Deus. Jesus Cristo veio como Salvador, porque a humanidade precisava ser libertada da escravidão do pecado.

"Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados".(Mt. 1.21)
"Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido". (Lc. 19.10)
"Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores...” (1 Tm. 1.15)

Jesus Cristo veio a este mundo para nos mostrar o caminho, a verdade e a vida, o caminho de volta à Deus, a reconciliação com o Pai. A vida eterna é um presente de Deus através de Jesus Cristo. A salvação é o bilhete para entrada na vida eterna.

Explorando a Bíblia
Depois que Adão e Eva pecaram e foram morar fora do Jardim. Eles tiveram muitos filhos e seus filhos tiveram muitos filhos também. Assim o mundo foi ficando cheio de pessoas.
Mas as pessoas foram se tornando mas, porque não lembravam de Deus nem para agradecer o dia lindo que ELE lhes dava.
Todas, todas mesmo se esqueceram de Deus, menos Noé e sua família, esses se lembravam de Deus, agradeciam a ELE por Sua bondade e obedecia fazendo o que era bom e honesto.
Noé era um homem bom e vivia com sua família uma vida tranqüila e pacífica. Eles cultivavam figos e uvas sob o calor do sol e punham ternura nas mãos para tratar dos animais.

Um dia, Noé ouviu a voz de Deus:
 "Noé uma grande inundação está se aproximando. As pessoas estão fazendo muitas maldades, por essa razão vou mandar muita chuva sobre a terra. Eu quero que você construa um barco bem grande, uma arca. Então coloque dentro da arca dois de todos os tipos de animais, e de animais limpos sete casais de cada que existem no mundo. Sua família e essas criaturas serão salvas da enchente".

Noé fez o que Deus pediu. Juntou uma grande quantidade de madeira que havia nas suas terras. Dia após dia, ele e seus filhos - Sem, Cam e Jafé - martelavam e pregavam as pranchas da arca.
Durante o tempo que trabalharam na construção da arca, as pessoas más zombavam de Noé e sua família, mesmo Noé avisando que deus mandaria muita chuva, que a terra ficaria toda inundada, eles não acreditavam, e chamavam Noé de louco
Finalmente o enorme barco estava pronto. Havia uma rampa de madeira que chegava até a porta. Assim que Noé que terminaram de construir a arca os animais começaram a vir.

Noé olhou e viu, descendo pelas estradas e colinas, animais grandes e pequenos que se aproximavam. Pássaros enchiam o ar. Formigas joaninhas e aranhas comam pelo chão. Com um retumbar de passos e uma agitação de asas, os animais entravam na arca. Com seus passos de trovão, os elefantes balançam a rampa todinha. Coelhos enormes saltavam. Andorinhas faziam vôos rasantes sobre as cabeças. A família de Noé observava o embarque, enquanto um macho e uma fêmea de todos os animais existentes na terra encontravam um lugar a bordo da arca.
O interior da arca estava lotado e os animais se acomodavam nas camas feitas de palhinha.
Então Noé levantou a cabeça para escutar. As primeiras gotas de chuva começavam a tamborilar no casco da arca. Deus então ordenou que Noé e sua família entrassem na arca. E Deus fechou a porta por fora. E choveu, e choveu e choveu. A água levantou a arca do chão. Flutuando na enchente, ela subiu acima das árvores. Depois, acima das mais altas montanhas. A chuva caiu por 40 dias e 40 noites. Todos que estavam fora da arca morreram.

Os animais se sentiam seguros dentro da arca enquanto ela era levada pelas águas. A família de Noé alimentou-os e lhes deu banho. Sem esfregava as costas dos porcos, Jafé lixava as unhas das patas do rinoceronte... E o pombinho ia para todo canto empoleirado no ombro de Noé.
Finalmente a chuva parou. As águas acalmaram. A luz do sol brilhou no convés molhado da arca. Noé abriu uma janela:
 "Vá, amiguinho"disse para o pombinho. "Vá por aí e procure por terra".

O pombo voltou mais tarde, cansado e triste. Noé deixou-o descansar por uma semana. Então o soltou novamente. Desta vez o pombinho voltou todo alegre, com um ramo de oliveira no bico. "Terra!", gritou Noé. "Abençoado sejam, as águas estão baixando!
Assim que a água começou a baixar, Noé viu que a arca estava pousada no alto de uma montanha. As árvores e os campos começaram a aparecer logo abaixo. Quando a terra ficou seca, Noé abriu as portas da arca. Aos pares e em famílias, os animais deixaram o barco. Eles corriam, voavam e deslizavam pelo vale ensolarado.

E Deus falou novamente com Noé:
“Eu faço a seguinte aliança com vocês: prometo que nunca mais os seres vivos serão destruídos por um dilúvio. E nunca mais haverá outro dilúvio para destruir a terra. Como sinal desta aliança que estou fazendo para sempre com vocês e com todos os animais, vou colocar o meu arco nas nuvens. O arco-íris será o sinal da aliança que estou fazendo com o mundo. Quando eu cobrir de nuvens o céu e aparecer o arco-íris, então eu lembrarei da aliança que fiz com vocês e com todos os animais. E assim não haverá outro dilúvio para destruir todos os seres vivos. Quando o arco-íris aparecer nas nuvens, eu o verei e lembrarei da aliança que fiz para sempre com todos os seres vivos que há no mundo. O arco-íris é o sinal da aliança que estou fazendo com todos os seres vivos que vivem na terra”.(Gn. 9.11-17 – NTLH).

E Noé e sua família agradeceram a Deus, em seguida, se instalaram no vale. Eles viveram sempre felizes, sob tempos de chuva e sol, conforme a promessa de Deus.
Professor (a) enfatize aos pequenos que Deus não quer que soframos, quer que sejamos felizes, mas o pecado, nossas desobediências sempre traz tristezas e catástrofes para a vida da humanidade, mas se nós obedecermos a Deus e aceitarmos o presente que ELE nos enviou – Jesus Cristo, seremos salvos de todo mal que virá sobre a terra.


Fontes Consultadas:                                                               
·         Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
·         Bíblia NTLH - SBB
·         Curso para Professor de EBD - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas IBETEL – Pr. Vicente de Paula Leite
·         Livro “A Escola Dominical” – Pastor Antonio Gilberto – CPAD
·         53 Histórias de Jesus – Geográfica Editora
·         www.inthenameofjesus.org


Colaboração para o Portal Escola Dominical: Profª. Jaciara da Silva.
 FONTE PORTAL EBD