JUVENIS - Lição 7: A reforma protestante

1º Trim. 2014 - JUVENIS - Lição 7: A reforma protestante
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUVENIS- CPAD
1º Trimestre de 2014
TEMA: A História da Igreja
COMENTARISTA: Silas Daniel


LIÇÃO 7 - A REFORMA PROTESTANTE

TEXTO BÍBLICO  (Rm 1.16,17)

ENFOQUE BÍBLICO

“O justo viverá da fé.”(Rm 1.17b).

OBJETIVOS
Enfatizar os príncipes da Reforma Protestante
Estimular o amor a Palavra de Deus
Salientar que o estudo  sistemático da Palavra de Deus leva-nos a termos condições de identificar os erros e as heresias com maior facilidade.
INTRODUÇÃO:

“As portas do inferno jamais prevalecerão contra a igreja do Senhor Jesus Cristo”

A REFORMA PROTESTANTE E A CONTRA REFORMA
Assim como a queda de Roma no ano 476,  marcou o inicio da Idade Média e as lideranças da Igreja a mergulhou numa escuridão insuportável, agora com a queda de Constantinopla, os tempos modernos, traria também um novo tempo para a igreja. A queda de Constantinopla se dá no ano de 1453, é marcado como os tempos da Reforma da Igreja, Deus levantou homens corajosos e cheios do Espírito Santo, para enfrentar a Cúria  da Igreja Católica Romana.
No livro dos Atos dos Apóstolos, ou Atos do Espírito Santo, como alguns assim o classifica a Igreja aparece como a alva do dia. Com o passar dos tempos, mais precisamente na Idade Média ela aparece formosa como a lua (Ct 6.10). No primeiro momento a Igreja é brilhante num mundo de tantas trevas, ela aparece como alva do dia. Quando a igreja se alia com o estado, aparece formosa como a lua. A lua aparece à noite e tem fazes, quando cheia, não há nela sombras, mas conforme o sistema solar vai girando algumas partes vão escurecendo. Quando ela chega a quarto minguante apenas uma parte da lua consegue brilhar.
Entre as fazes quarto minguante e a lua nova, para quem  vê a lua daqui da terra ela quase desaparece apenas um pequeno risco nos céus. A lua praticamente desaparece até que chegue a faze quarto crescente e vai aumentando o brilho até que chegue a lua cheia. Mas afinal o que precisava mudar ou reformar na igreja? A salvação estava sendo pregada pela Igreja Católica Romana, como sendo algo alcançado pelas boas obras e não mais pela fé.
A Igreja Católica Apostólica Romana havia introduzido mediadores entre Deus e os homens, estes mediadores eram os mártires que a igreja os havia tornados “santos”, deixando Jesus de lado. Para o Papa a Tradição era maior que a Bíblia  muitas outras coisas, como o perdão dos pecados estava sendo vendido como indulgencias pelo Papa. Portanto não era possível ser esta a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo. 

O NASCIMENTO DO CISNE
Cem após a profecia de Huss, no dia 10 de novembro de 1483, em Eisleben, na Saxônia, nascia o Grande Reformador Martinho Lutero. Religioso desde sua infância, filho de pais humildes, seu pai tinha grande desejo de vê-lo formado em Direito. Aos dezoito anos foi para a Universidade alemã de Erfurt, depois de quatro anos de estudos destacou-se como estudioso, orador com invejável capacidade. Era polemista, gostava de musica e admirado por colegas.
Lutero já pensava em exercer a profissão quando de um espanto resolve ser monge, para seu pai uma decepção, mas era este o plano do Todo Poderoso. Entrou para o Convento dos Agostinianos, em Erfurt, em busca da certeza da salvação. Na incessante busca, pela salvação trilhou os caminhos ensinados pela igreja como: jejuns e sacrifícios que ia alem daquilo que uma pessoa normal podia suportar.
Lutero passou a viver uma guerra interior, pois não encontrará respostas para a salvação nestes sacrifícios. Embora fosse um monge exemplar tinha muito medo de perder sua alma, por esta razão tinha vários tormentos, sentia que quanto mais buscava a salvar-se pelos ritos da igreja Medieval, mais longe ficava de Deus. O vigário geral da Ordem, Stauptiz, falou-lhe sobre a misericórdia de Deus, assim Lutero entendeu que Deus não somente castigava.
Teve a oportunidade de lecionar filosofia na Universidade e foi estudando a obra de Bernardo Clavaral, que encontrou a verdade sobre a Graça de Deus para com os pecadores. Lutero se tornou um ardoroso leitor da Bíblia Sagrada e a relacionava em seus ensinos na Universidade. Lutero foi ordenado em 1507, em 1511 numa visita a Roma rezou em muitos lugares considerados sagrados. Mas foi ao subir de joelho a Scala Sancta, para que seu pai já morto fosse salvo do purgatório que lhe surgiu uma duvida. Enquanto em cada degrau rezava o “Pai Nosso”, perguntou a si mesmo: “É isto verdade?”
Mesmo assim Lutero em 1512,  ainda se tornaria Doutor em Teologia e foi neste mesmo ano que leu (Rm 1.17), quando se deparou com a mensagem: “O justo viverá da fé”, Martinho Lutero, nunca mais foi o mesmo. É como se visse o cisne alçando seu primeiro vôo, descobriu que não era apenas da terra. Durante anos Martinho Lutero procurou por esta verdade, fez voto a Sant’ Ana, para Salvar a alma, foi para o Convento e aceitou todas as imposições “espirituais” impostas por Roma. Procurou crucificar a carne com prolongados jejuns, mas foi na velha Biblioteca que encontrou uma velha Bíblia, onde encontrou respostas para suas varias indagações. E como ele mesmo disse: “Encontrei a justiça de Deus, logo nas primeiras paginas”. Ele começou ler o livro de Romanos.

OUTUBRO DE 1517
Depois da descoberta que revolucionou sua alma, Lutero trabalhou mais quatro anos em Witteberg, desapontado com a igreja, mas não interrompeu seu relacionamento com as autoridades da Igreja Romana. Porem suas pregações depois da leitura de (Rm 1.17), eram baseadas nas Escrituras Sagradas, que preenchia as necessidades espirituais do povo de seu tempo.
Dr Martinho Lutero tornou-se assunto nas conversações de pessoas importantes, mas o mais importante foi sua discussão com João Tetzel, enviado do Papa para vender Indulgências[1] na Paróquia que Lutero era confessor. Da para imaginar que seria impossível evitar uma questão entre eles. Tetzel subia ao púlpito colocava a cruz vermelha encimada pelas armas papais, fazia discursos assustadores sobre os mortos no purgatório. Dizia aos filhos que tinham seus pais mortos o quanto eles estavam sofrendo no purgatório, Tetzel afirmava que o fogo para os mortos sem perdão era um martírio. Apelava: “Ouçam vossos pais e amigos mortos clamando, daí uma pequena esmola e nos salva daqui.”
A loucura de Tetzel era tanta que chegava a dizer que ele havia com suas pequenas esmolas salvo muito mais gente que o Apostolo Pedro. As pessoas tremiam e estavam atentos as palavras de Tetzel, porem Lutero não dava importância alguma aos discursos. Lutero exortava o povo a não dar credito nas palavras de Tetzel, usava a linguagem do povo explicando sobre a salvação conforme a Bíblia. Logo começaram a aparecer as teses, sobre as verdades fundamentais do cristianismo.
No dia 31 de outubro de 1517, véspera do dia de Todos os Santos, quando uma grande multidão comparecia à Igreja do Castelo, na cidade de Wintteberg, Lutero fixou na porta da catedral, as suas 95 Teses. A Idade Moderna contribuiu muito para a Grande Reforma com a invenção da Imprensa, facilitou a rapidez de copias e não demorou muito as teses estavam de mãos em mãos. As noticias do que estava acontecendo chegou logo ao Papa, que declarou Lutero um Herege.
A partir daí Lutero enfrenta um grande desafio, o papa sabia do potencial de seu opositor e não lhe dava trégua. Roma declarou que Lutero havia de morrer, mas quanto mais o ameaçava, mais Martinho Lutero avançava e mais audacioso ficava. Ele tinha três imprensas que lhe prestava serviços exclusivos, seus ensinos levaram multidões à biblioteca. A igreja dos Agostinhos não era suficientemente grande para conter aqueles que procuravam por uma palavra de conforto.
O perigo era constante, mas confiança em Deus era o que Lutero tinha. Citado para comparecer diante a Dieta, não temeu mesmo sendo dissuadido a não ir disse: “ainda que em Worms, tenha tantos demônios como telha nos telhados, confiando em Deus, eu ai entregarei.” Deu ordem para que os trabalhos não parassem caso não voltasse mais e partiu. Em Worms s ajuntou uma grande multidão para ver o homem que desafiava a autoridade papal. Homem que pregava ao ar livre, pois não havia mais igreja que comportassem seus ouvintes.
Assim que viu as torres dos castelos e igrejas de Worms, ficou em pé na carruagem e cantou seu mais famoso hino da Reforma: “Castelo Forte é o Nosso Deus.” Sabendo que no outro dia ia ser apresentado ao Imperador e ao delegado do Papa, passou a noite toda agonizando em oração. A História registra que um general por nome de Greudsburg, colocou a mão em seu ombro e disse lhe: “Pequeno Monge, vais a um encontro diferente, do qual eu, ou qualquer outro jamais experimentamos mesmo nas nossas conquistas mais ensangüentadas. Contudo, se a causa é justa, e sabes que o é, avança em nome de Deus, e não temas nada. Deus não te abandonará.”  
Quando foi exigida sua retratação disse: “não posso agir contra a minha consciência, Deus me ajude. Amem. Lutero não morreu primeiro porque estava coberto pela graça divina, segundo ele foi raptado pelo príncipe da saxônia, e levado ao castelo de Wartburgo, passando a viver como “Cavaleiro de Jorte.”   O mundo o considerava morto, mas assim que houve liberdade seus escritos apareceram em quantidades. Por ser profundo conhecedor do grego e do hebraico, traduziu o NT, para a língua do seu povo. Finalmente sua maior obra foi dar a Bíblia m Alemão na sua própria língua, o alemão.
A Reforma se expande por toda a Europa com Ulrico Zuinglio, na Suíça, na época era uma federação de treze estados chamados “cantões” Era da idade de Lutero, inconformado com a idolatria e tantas superstições reinante entre o povo, se revolta iniciando uma reforma em seu país. Em Genebra na França, estava João Calvino, a influencia de Lutero resultou em novos estudos na França. Calvino alcançou três benefícios para o protestantismo
1) A vida moral da cidade
2) Genebra passa a ser cidade refugio para os perseguidos por causa da reforma.
3) Genebra passa a ser um lugar de preparação para lideres protestantes.
Na Escócia João Knox, destacou-se como erudito pregador é dele a expressão: “Senhor, dá-me a Escócia, senão eu morro”.

A CONTRA REFORMA
A igreja católica levantou a Contra- Reforma, eles tinham discursos poderosos, montaram uma nova Ordem, chamada “Sociedade de Jesus”. Fundada pelo espanhol Inácio de Loyola, que tinha por objetivo lutar contra os inimigos da Igreja Católica Romana, usando todos os meios possíveis. Jesuítas como ficaram conhecidos colocavam hábeis pregadores para ter reuniões atraentes. Abriam escolas primarias com ensino gratuito e qualificado, pelos filhos se chegavam aos pais. Os jesuítas foram ferrenhos opressores do protestantismo, em pouco tempo dominaram a igreja Católica Romana, com o espírito anti-reforma.   

CONCLUSÃO
            Lutero faleceu no dia 18 de fevereiro de 1546. Antes de sua morte e, na presença de seus amigos, orou: "Meu querido Pai celestial, Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Deus de todo consolo, graças te dou porque revelaste teu querido Filho Jesus Cristo, em quem eu creio, a quem eu tenha pregado e confessado, a quem eu tenho amado e enaltecido e a quem o papa desprezível e todos os ímpios desonram, perseguem e ofendem. Suplico-te, Senhor Jesus Cristo, que tomes conta de minha alma. Ó Pai celestial, se devo deixar este corpo e ser arrancado desta vida, tenha a absoluta certeza de que estarei eternamente em tua companhia e que ninguém me arrebatará de tuas mãos."
Depois ele repetiu três vezes o versículo de Jo 3.16 e as palavras do salmo 68: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
"... Bendito seja o Senhor que, dia após dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação. O nosso Deus é o Deus libertador; com Deus, o Senhor, está o escaparmos da morte..."(v. 19,20).
Lutero mostrou ao mundo não a sua vontade, mas sim a vontade de Deus, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. As palavras e mensagem de Lutero podemos levar sempre em nossa vida. Confiar em Cristo, que pagou pelos nossos pecados e nos dá a vida eterna, esse é o centro da Reforma na qual Lutero tanto se empenhou.

OBRAS CONSULTADAS

OLIVEIRA, Raimundo Ferreira de – Historia da Igreja – 2ª Ed. EETAD, Campinas SP
ANGLIN, W  - História do Cristianismo – CPAD, RJ
FRANPTEEN, Keith – A Reforma Protestante – Apostila, 1991 Curitiba PR

Colaboração para Portal Escola Dominical  – Pr. Jair Rodrigues


[1] Eram apresentadas como sendo favores divinos, concedidos aos homens mediante os méritos do papa, como seja: O poder da perdoar pecados  fonte portal ebd