- PRIMÁRIOS - Lição 6: Valeu a pena esperar o Salvador

1º Trim. 2014 - PRIMÁRIOS - Lição 6: Valeu a pena esperar o Salvador
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMÁRIOS - CPAD
1° Trimestre de 2014.
Tema: Conhecendo a vontade de Deus
Comentarista: Laudicéa Barboza da Silva e Débora Ferreira da Costa.


LIÇÃO 6- VALEU A PENA ESPERAR O SALVADOR

Texto Bíblico
Lucas 2.21-39

Objetivo: Ministre sua aula de forma que os alunos entendam que a promessa de Deus se cumpriria com a chegada de Jesus.
Frase do dia
Valeu à pena esperar o Salvador

Explorando a Bíblia
Oito dias depois, na cerimônia de circuncisão do menino deram o nome de Jesus, como o anjo tinha dito antes mesmo que ele nascesse.

Quando chegou o tempo de ser levada ao templo a oferta da purificação de Maria como as leis de Moisés exigiam, depois do nascimento de uma criança, seus pais o levaram a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor, porque as leis de Deus diziam: Se o primeiro filho de uma mulher for menino, ele será dedicado ao Senhor. Nessa ocasião os pais de Jesus ofereceram também o sacrifício deles pela purificação: um par de rolinhas, ou dois filhotes de pombos, era a exigência mínima legal. Naquele dia um homem chamado Simeão, morador de Jerusalém, estava no templo. Era ele um homem bom, muito devoto, cheio do Espírito Santo, e vivia esperando que o Messias viesse em breve. Pois o Espírito Santo havia revelado que ele não morreria enquanto não visse o Cristo prometido por Deus. O Espírito Santo o impulsionou a ir ao templo naquele dia; então quando Maria e José chegaram para apresentar o menino Jesus ao Senhor, em obediência á lei, Simeão estava lá e tomou a criança nos braços, louvando a Deus.
Senhor, disse ele, agora posso morrer em paz! Pois eu vi como o Senhor me prometeu que eu veria. Eu vi o salvador que o Senhor prometeu dar ao mundo. Ele é a luz que dará iluminação espiritual as nações, e será a glória do seu povo de Israel.

José e Maria parados ali junto, admiravam-se do que se dizia a respeito de Jesus.
Simeão os abençoou, mas disse depois a Maria: uma espada atravessará a sua alma, por esta criança será rejeitada por muitos de Israel, e isto para própria destruição deles. Ele será motivo de contradição, mas uma grande alegria para outros. E os pensamentos mais profundos de muitos corações serão revelados.

Ana uma profetisa, também estava ali no templo naquele dia. Ela era filha de Fanuel, da tribo judaica de Aser, e estava muito idosa, porque havia sido viúva durante 84 anos, depois de 7 anos de casamento. Ela nunca saia do templo, mais permanecia lá dia e noite adorando a Deus com orações, muitas vezes ficando sem comer.

Chegando naquela hora também começou a dar graças a Deus e a proclamar publicamente a chegada do Messias a todos aqueles de Jerusalém que estavam esperando a vinda do salvador. Quando os pais de Jesus acabaram de cumprir todas as exigências da lei de Deus voltaram para Nazaré da Galiléia               

Oficina criativa
Veja desenho na Galeria de Imagens
Imagem: www.blogtiale.blogspot.com

Fontes Consultadas:
·         Bíblia na linguagem de hoje
·         Bíblia da galerinha
·         Bíblia de estudo pentecostal.
·         Bíblia Viva
·         História da Bíblia para a família.

Colaboração para Portal Escola Dominical  – Profª Cristina Araújo
 fonte portal ebd