JUNIORES - Lição 11: Jesus ensina sobre o sal e a luz do mundo

1º Trim. 2014 - JUNIORES - Lição 11: Jesus ensina sobre o sal e a luz do mundo
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUNIORES – CPAD
1º Trimestre de 2014
Tema: Os ensinos de Jesus
Comentaristas: Damaris Ferreira da Costa & Luciana Alves de Sousa



LIÇÃO 11 – JESUS ENSINA SOBRE O SAL E A LUZ DO MUNDO


Texto Bíblico:  Mt 5.13-16 e  2 Cro 34.1-33.


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a:
Conscientizar se de que Jesus nos deixou na terra para temperar (sal) (equilibrar) a vida das pessoas através da Palavra de Deus em nós, para podermos refletir (luz) o brilho de Cristo, para que as pessoas O conheçam

Exercitando a Memória
"Vocês são o sal da terra; mas, se o sal não tiver gosto, como vai salgar?" (Mt 5:13 a)

Introdução
Independente da faixa etária, todos os que aceitam ao Senhor Jesus como Salvador, são convocados a ser sal e luz em meio a um mundo corrompido em meio as trevas.

Dinâmica
Prepare batatas fritas, ou pipoca, mas sem sal

Todos nós conhecemos o sal e sabemos que ele serve para dar gosto as comidas não é?
Alguém aqui já experimentou comer batata frita ou qualquer outra comida sem sal?

Oferecer batata frita ou pipoca sem sal e perguntar o que está faltando
O que você achou do gosto? (deixe que as crianças respondam).
A nossa vida também fica sem gosto quando perdemos o sal, o sal da alegria, o sal do amor uns para com os outros. E só Jesus pode nos devolver esse sal.

Colocar sal na batata ou pipoca e falar sobre a diferença que o sal faz no sabor é a mesma que nós devemos fazer como filhos de Deus.
Convide a Jesus para morar na sua vida e você será o sal que fará a diferença no mundo.


História
O que é ser sal da terra e luz do mundo? (enfatize aos pequenos que ser sal da terra é levar sabor á vida das pessoas, assim como o sal faz com nossa comida. O sabor que devemos levar é a Palavra de Deus. Ser luz do mundo é levar a Luz que é Jesus para as pessoas que estão no mundo, vivendo na escuridão do pecado)

Você acha que Deus pode usar as crianças, assim como aos adultos, para serem sal da terra e luz neste mundo, para trazer liberdade aos que estão presos?

Na Bíblia encontramosuma criança usada por Deus para transformar a história do Seu povo seu era Josias.

Ele tinha apenas 8 anos de idade quando se tornou rei e reinou por 31 anos.
Ele fez o que era certo diante do Senhor, isto é, foi fiel em tudo que Deus mandou e, mesmo sendo uma criança, fez grande diferença entre os adultos que viviam com ele.
A Bíblia diz que Josias consertou (restaurou) o templo e renovou a aliança com o Senhor (explicar); mandou reunir todo o povo, do menor ao maior para ler a Palavra de Deus.


Além disso, restaurou o culto a Deus, derrubou todos os altares a outros deuses e celebrou a Páscoa. A Bíblia diz que “antes dele, não houve rei que lhe fosse semelhante, que se convertesse ao Senhor de todo o seu coração, e de toda a sua alma, e de todas as suas forças, segundo toda a lei de Moisés; e depois dele, nunca se levantou outro igual”.

Prezado (a) enfatize aos pequenos que assim como o rei Josias, você foi chamado nesta terra para fazer diferença, para ser luz para aqueles que andam na escuridão do pecado e para ser o sal que dá sabor à vida, mostrando que só em Jesus nós encontramos paz e alegria.

Para ser assim, você tem de ter um coração obediente a Deus: nas brincadeiras, na escola, com os amigos... O fato de você ser criança não lhe impede de ser um grande homem ou uma grande mulher de Deus. Josias tinha 8 anos quando começou a reinar e cresceu sem se desviar dos caminhos de Deus. E se tornou um adulto de grande importância para o seu povo.
 
Aplicação da Lição
Prezado (a) enfatize aos pequenos que assim como o rei Josias, você foi chamado nesta terra para fazer diferença, para ser luz para aqueles que andam na escuridão do pecado e para ser o sal que dá sabor à vida, mostrando que só em Jesus nós encontramos paz e alegria.

Para ser assim, você tem de ter um coração obediente a Deus: nas brincadeiras, na escola, com os amigos... O fato de você ser criança não lhe impede de ser um grande homem ou uma grande mulher de Deus. Josias tinha 8 anos quando começou a reinar e cresceu sem se desviar dos caminhos de Deus, e se tornou um adulto de grande importância para o seu povo.
Que idade você tem? Deus o chama para ser sal e luz, para mudar a história da sua casa e da sua nação, independente do fato de você ter 5, 10, 14, 30 ou 70 anos. Você aceita?
 
Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – edição 2003
·         Bíblia de Estudo Plenitude – SBB/1995 – Barueri/SP
·         Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD – Edição 2002.
  • Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
  • Dicionário Vine – Editora CPAD – 3ª Edição 2003
  • www.trabalhinhos.blogspot.com

Colaboração para o Portal Escola Dominical: Profª. Jaciara da Silva.
 fonte  portal ebd