JUVENIS - Lição 10: Os primeiros passos do Evangelismo no Brasil

4º Trim. 2014 - JUVENIS - Lição 10: Os primeiros passos do Evangelismo no Brasil
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUVENIS- CPAD
1º Trimestre de 2014
TEMA: A História da Igreja
COMENTARISTA: Silas Daniel



LIÇÃO 10 - OS PRIMEIROS PASSOS DO EVANGELISMO NO BRASIL

TEXTO BÍBLICO  (1Pe 3.14-17)

ENFOQUE BÍBLICO

“Porque melhor é que padeçais fazendo o bem (se a vontade de Deus assim o quer) do que fazendo mal” (1Pe 3.17)

OBJETIVOS

Enfatizar  a importância de não nos rendermos as barreiras que se levantam contra a evangelização, assim como foram os primeiros cristãos evangélicos.
Ressaltar que a historia da evangelização do Brasil é marcada por momentos de terrível perseguição, mas também de conquistas.
Estimular seus alunos a serem perseverantes em fazer a vontade de Deus em todas as áreas d suas vidas.

INTRODUÇÃO

As portas do Inferno, não prevalecerão contra aquele que se dispõe a evangelizar buscar as almas que estão perdidas. Há muitos países que ainda não estão aberto para a evangelização, milhões de almas estão clamando por salvação. Quem irá? Alguém se dispôs a vir para o Brasil num momento tão hostil, morreram nunca mais voltaram ao seio de suas famílias que estavam no Continente Europeu, mas não morreram em vão, foram verdadeiros heróis, fizeram pela fé, para que hoje o Brasil pudesse a ter cerca de trinta por cento de sua população servindo a Deus.

AMÉRICA LATINA
Diferentemente das demais regiões, na America Latina, os missionários que migravam da Europa para esta região, implantava igrejas, mas de certa forma a entrada do protestantismo se deu devido às pressões econômicas na Inglaterra e nos EUA. Alem das pressões econômicas havia também as pressões ideológicas anticlericais  que estavam em evidencias em toda Europa. 
Devemos compreender que alem dessas pressões que trouxe para a America Latina, franceses e holandeses,  a America Latina, estava sendo explorada por Portugueses e Espanhóis politicamente e religiosamente ligados a igreja Católica Apostólica Romana. Qualquer movimento ou culto diferente enfrentaria a “santa” inquisição, que através dos jesuítas faziam a resistência. 
Há registros que no Brasil o protestantismo tenha se firmado como religião de cunho social nos meados do século XIX. Mas o evangelho chegou por aqui muito antes, nos idos de 1557, pelos huguenotes[1]. O pedido feito a Calvino por Willegaignon[2] a Calvino trouxe ao Rio de Janeiro uma caravana de alguns missionários. Dentre eles o pastor Pierre Richier, João Du Bourdel, Mateus Vernuil, Pedro Bourden e Jacques Le Belleur.
Eles aportaram na Baia de Guanabara no dia 10 d março de 1557, numa quarta-feira e realizou naquele mesmo dia o primeiro culto no Brasil. A primeira mensagem pregada no Brasil, ficou a cargo de Pierre Richier, que leu no Salmo 127.4, o sermão foi em Frances, o primeiro hino que cantaram foi o Salmo 5. No dia 21 de março de 1557, foi celebrada a primeira Ceia do Senhor, pelo pastor Pierre Richier. Provavelmente tenha havido outros cultos, porem não há registros e se houve não teve a presença de um obreiro.
A caravana enviada por Calvino não teve sucesso, até pela mudança de atitude de Willegaignon, que parece ter sido influenciado pelo ex-frade dominicano Jean de Cointac e traiu os missionarios. Alem de o catolicismo ser muito forte e os jesuítas fiscalizavam cada ação que não condizesse à religião católica. O rápido acesso dos evangélicos fez com que os jesuítas instigassem os índios a destruir as residências dos protestantes como eles chamavam. A história registra que no dia 9 de fevereiro de 1558, houve uma verdadeira chacina e todos os protestantes foram dizimados. Alguns embarcaram num navio e nunca mais ouviram falar neles, pois não levaram comida e nem água. Certamente morreram no Oceano.
O pastor Pierre Richier morreu no massacre, Jacques Le Belleur fugiu conseguiu chegar até a cidade de São Vicente. Os demais foram presos e condenados a pena máxima. Dois missionários foram amarrados e lançados ao mar semimortos. Jacques Le Belleu, foi preso em São Vicente e levado à Salvador, anos depois foi condenado à morte pelo padre jesuíta Jose de Anchieta, que segundo consta nos relatos históricos, Anchieta tenha feito isto com as próprias mãos depois o pendurou numa forca.       
 Há ainda relato de cultos, no ano de 1624 dirigidos pelos holandeses na Bahia, mais tarde, para ser mais preciso no ano de 1630 os holandeses dirigem uma serie de cultos no Recife PE. Como já dissemos era muito complicado para se prosseguir veja a seguir a força que os colonizadores tinham:

“ a) Bula Romanus Pontífex, de 1454. Nela o Papa Nicolau V dá legitimidade ao emergente expansionismo
europeu, dando à coroa portuguesa o direito de “...invadir, conquistar, subjugar quaisquer
sarracenos e pagãos, inimigos de Cristo, suas terras e bens, a todos reduzir à escravidão e
tudo aplicar em utilidade própria e dos seus descendentes ...”

b) Bula Inter Cetera, de
1493. Motivado pela chegada de Colombo às Américas, a bula de Alexandre VI concede as
prerrogativas da Romanus Pontifex também aos espanhóis, ou seja o direito de “ ... sujeitar
a vós, por favor da Divina Clemência, as terras firmes e ilhas sobreditas, e os moradores e
habitantes delas, e reduzi-los a fé católica”

c) Tratado de Tordesillas, de 1494. Através
deste tratado, os reis de Portugal e Espanha dividem entre si, com a bênção do Papa, o
mundo não europeu, através de uma “raia ou linha direita de pólo a pólo ... a trezentas e setenta léguas das ilhas de Cabo Verde em direção à parte do poente ....” Grosso modo,
Portugal fica com as terras banhadas pelo Oceano Atlântico e a Espanha as banhadas pelo
Pacífico.” (texto “A cristianização da América Latina”  de Lauri Emilio Wirth – UMESP)

Os primeiros cultos oficiais no Brasil somente veio  acontecer no ano de 1810, através da Igreja Anglicana. Entre 1823 e 1824, surgiram às primeiras comunidades luteranas, o imperador D. Pedro II, tem uma participação importante. As comunidades evangélicas não tinham poderes aquisitivos para sustentar seus pastores nas colônias, o então Imperador D. Pedro II, resolveu ampará-los. A partir de 1863 com a atitude do Imperador houve um crescimento interessante do protestantismo no Brasil.

Os metodistas estão no Brasil desde 1835, através do Rev Fountain E. Pitts, o primeiro missionário metodista chegou em 1836, Rev Justin Spaulding.  No dia 27 de julho de 1845 a Igreja Luterana chega ao sul do Brasil, no dia 19 de agosto de 1855, o Sr Robert Kalley fundou a Escola dominical, o que originou a igreja Congregacional em Petrópolis RJ. E em 1862 chega ao Brasil o Reverendo Ashbel Green Simonton, fundou a Igreja Presbiteriana no RJ. No ano de 1881 chegam William Bagby e Z.C Taylor fundaram a Igreja Batista em Salvador BA.

Em 1910, chega ao Brasil, Louis Franciscon, italiano, radicado em Chicago USA, convertido na Igreja Presbiteriana, onde foi diácono por 13 anos e tesoureiro da denominação. Havia participado da Escola Bíblica em Topeka, com Charles Parhan e depois participado do movimento Pentecostal da Rua Azuza, com Seymon. Segundo o Dr Key Yusa, Franciscon foi batizado com o Espírito Santo no dia 25 de agosto de 1907  e em 1908 veio a Buenos Aires Argentina e no dia 12 de março de 1910, chegou ao Brasil.

Franciscon desceu no Porto de Santos e foi de trem a São Paulo até a estação da luz. Encontrou um homem que falava a sua língua, o italiano, que lhe ensinou ir até o bairro do Brás, onde estava a maior colônia Italiana. Ele não veio com a intenção de abrir uma igreja, esteve numa Igreja Presbiteriana, tendo a oportunidade, pregou em Atos Cap. 2, foi convidado a se retirar pela direção da igreja e um grupo lhe seguiu. Logo começaram a dirigir cultos numa residência, este fato até hoje é questionado pelos crentes de Santo Antonio da Pratina PR. Mas segundo o Dr. Key, em Sto Antonio da Pratina aconteceu o primeiro batismo da Congregação Cristã no Brasil. Embora não se tem muitas informações a Congregação Cristã no Brasil esta no país desde 1910.

Daniel Berg e Gunnar Vingren, ambos suecos chegam ao Brasil no dia 19 de novembro de 1910, oriundo da Igreja Batista Americana. Nos EUA, Gunnar era professor da Escola Bíblica Dominical, Teólogo, moço muito dedicado ao trabalho do Senhor, foi batizado com o Espírito Santo em 1909 em Chicago. Berg era jardineiro, também conheceu a doutrina Pentecostal. Numa conferencia de Igrejas Batistas, Berg e Vigren se tornaram amigos e Cheios do Espírito Santo, tiveram a certeza de que Deus os queria em lugar chamado Para. Verificando o local viram que era no Brasil, a partir daí foi uma luta para conseguir os recursos da viagem.

Estando no Brasil e exatamente aonde Deus os queria, não tinha em mente abrir uma nova igreja, eram Batistas e foram atendidos pelo pastor da denominação em Belém do Para, Evangelista Adriano Nobre. Passaram a residir nas dependências do templo, cerca de seis meses depois Vingren já falava português e teve a sua primeira oportunidade. Em  principio os membros da igreja ficaram contentes com a mensagem que falava sobre o Espírito Santo, mas não demorou muito para que as discordâncias surgissem. Raimundo Nobre convocou uma reunião com os membros da igreja, não permitindo que Gunnar falasse, perguntou: “quem é a favor da nova seita” dezoito irmãos levantaram-se e foram imediatamente excluídos da igreja.

Portanto no dia 13 de junho de 1911, aquele pequeno grupo de dezoito irmãos convidou os missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg, para serem seus pastores. E no dia 18 de junho de 1911, na Rua Siqueira Mendes, 67 em Belém do Para, nascia a Assembléia de Deus no Brasil, o maior movimento Pentecostal do mundo. Varias outras igrejas vieram com o passar dos anos,  como Avivamento Bíblico, Deus é Amor e etc;  algumas das igrejas tradicionais vieram a ter grupos que se aderiram ao pentecostes e novas Comunidades surgem a cada dia.

  Mas  é preciso lembrar que o inicio foi de sofrimento de angustia, vidas foram ceifadas. O que dizer do massacre na Ilha de Willegaignon RJ, os mortos pela Inquisição, as perseguições intensas que não fosse à perseverança de nossos antecessores, com certeza não teríamos a quantidade de evangélicos que temos hoje no Brasil. Oremos ao Nosso Bondoso Deus que nos ajude e  nos de sua graça, para continuarmos Igreja vitoriosa, que as portas do inferno não prevaleça jamais contra a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo. Amem  

Conclusão
O que dizermos dos primeiros  irmãos que aqui chegaram? Creio que aquilo que o escritor aos Hebreus fez no cap. 11.


   

OBRAS CONSULTADAS
·         PAPE (Programa Auxiliar de Pesquisa Estudantil Pg 2536)
·         YUASA, Key – Palestras sobre CCB, UMESP –  XIII Semana da Religião  (Cem anos de Pentecostes)
·         OLIVEIRA, Raimundo Ferreira – Historia da Igreja – 2ª Ed EETAD, Campinas 1996
·         OLIVEIRA, Joanyr de, As Assembléias de Deus no Brasil – CPAD, 1997 RJ.
·         BOA VENTURA, Carlos – O Brasil Pentecostal



Colaboração para Portal Escola Dominical – Pr. Jair Rodrigues



[1] Denominação dada aos protestantes franceses calvinista. A origem do nome não é clara pode ter vindo de Besançon Hugues, líder na revolta em Genebra. Pode ainda ser o termo alemão para “confederados”.
[2] Nicolas Durand de Willegaignon  - foi cavaleiro da Ordem de Malta e Diplomata que, como oficial naval Frances, alcançou a distinção de Vice-Almirante da Bretanha.
FONTE PORTAL EBD