JUVENIS - Lição 13: As igrejas hoje

1º Trim. 2014 - JUVENIS - Lição 13: As igrejas hoje
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUVENIS- CPAD
1º Trimestre de 2011
TEMA: A História da Igreja
COMENTARISTA: Silas Daniel


LIÇÃO 13 - AS IGREJAS HOJE

TEXTO BÍBLICO  (1Co 12.12-20)

ENFOQUE BÍBLICO

“Porque assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também” (1Co 12.12)

OBJETIVOS

Destacar as várias ondas do pentecostalismo no Brasil, que fizeram surgir as novas igrejas.
Identificar para os alunos as origens e as raízes das Assembléias de Deus no Brasil.
Ressaltar os principais equívocos doutrinários do neopentecostalismo.
INTRODUÇÃO:

“Hoje, estima-se que os evangélicos no Brasil sejam quase 25% da população brasileira, mais de 45 milhões de pessoas, sendo mais de um terço deles assembleianos. Isso faz das Assembléias de Deus no Brasil o maior Movimento Pentecostal do mundo”. (LBJ p93) Vejamos como tudo começou e como está hoje: 

AS IGREJAS EVANGÉLICAS NO BRASIL ATUAL.

ANGLICANA
 É a igreja cristã oficial da Inglaterra, geralmente fora do país é conhecida como “Igreja Episcopal”. Não há muitas informações de quando ela se tenha estabelecido na Inglaterra, mas está lá desde o século III. Quando ouve o Tratado de Comercio e navegações de 1810, entre Portugal e Inglaterra, foi permitido construções de denominações protestantes no Brasil, desde que não houvesse torre ou sinos, que fosse à aparência de uma residência comum e não objetivasse a conversão de cristãos católicos. Desta forma foram os Anglicanos a construírem nas terras tupiniquins o primeiro Templo, na cidade do Rio de Janeiro,  na verdade o primeiro Templo protestante na America do Sul. (WWW.wikpédia)
Devido às divergências, atualmente o anglicanismo no Brasil, está multifacetado. São mais de trezentos templos pelo Brasil, porem, há mais de dez vertentes, não são monolíticos. A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil tem mais de 200 templos, desde 1985, ordenam mulheres ao ministério de presbiteras e diaconisas, atualmente, fontes deles próprio indicam que 30% do clero são femininos, porem, ainda não há mulheres-bispos, mas não há nada que impeça. Estão em mais de 150 diferentes locais e contam segundo eles próprios com mais de 100 mil membros e 45 mil confirmados. (WWW.ieab.org.br ) , estas informações, são da igreja que por aqui se instalou e construiu o primeiro templo.   

METODISTA
Uma igreja que se originou da forma de John Wesley, expor a Bíblia, ele enfatizava ao estudo metódico. Portanto o metodismo tem sua origem primeira nos EUA, depois da morte de Wesley, meados do século XVIII, na Inglaterra. A principio John  Wesley e outros oradores, criaram o “Clube Santo”, com o objetivo de levar uma vida santa e disciplinada. Foram chamados de Metodistas, não era objetivo de Wesley fundar uma igreja, pois sempre se considerou Ministro da Igreja Anglicana. No ano de 1835, o Reverendo Foutain Elliot Pitts, chegou ao Barsil trazendo carta de recomendação do então Presidente Americano Andrew Jacson, desembarcando no Rio de Janeiro.
No Brasil as Igrejas Metodistas estão  organizadas por Regiões Eclesiásticas, são seis regiões: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Centro Oeste, Santa Catarina e Paraná em ais duas Regiões Missionárias. Segundo informações são 630 igrejas, 393 congregações, 508 pontos missionários, contendo aproximadamente 350.000 membros. (WWW.wikipedia) A metodista também tem outras denominações que originaram dela com o passar dos anos, dando origem a outras igrejas. Como a Wesleyana que é pentecostal, há ainda algumas metodistas livres. 

LUTERANA
 Não é preciso de muito esforço para saber que os luteranismo seja ua denominação ligada a  Martinho Lutero. São ao todo em torno de 250 ramos de Luteranos, 160 estão ligados a Federação Luterana Mundial e 50 estão ligados ao Concilio Luterano Internacional. E há ainda as que estão ligadas à Conferencia Luterana Confessional, alem de algumas Comunidades Independentes (WWW.Wikipédia )
No Brasil consta sua chegada em 1532, o primeiro luterano a pisar em terras brasileiras foi Heliodoro Heoboano, filho de um amigo de Lutero, se aportou em São Vicente. Mas a comunidade Luterana, só se instalou no Brasil em 1824, em Nova Friburgo, RJ, por Friedrich Osvald Sauerbronn, que foi o primeiro pastor luterano no Brasil. Mas a expansão da Igreja se deu mais ao sul do país com a chegada dos alemães. O luteranismo hoje forma duas igrejas no Brasil: “Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil” e “Igreja Evangélica Luterana do Brasil”. E há ainda uma outra de menor proporção no sul do país “Igreja Evangélica Luterana Independente” 
Estão distribuídos por regiões a maior concentração está no sul do país, compreendendo os três estados e a menor está nas regiões norte e nordeste do país. Juntos somam um pouco mais de um milhão de membros.    

CONGREGACIONAL
Tem sua origem em John Wyclif (1330 – 1384), pioneiro em traduzir as escrituras para o Inglês. Nasceu  153 anos, antes  de Lutero, protestava contra os abusos do papa, dando origem a principio a um grupo chamado “Puritanos”, mais tarde, saíram deles um grupo que foram chamados de “Separatistas”. Robert Browne, um Separatista, quem primeiro reuniu em Norwick, em 1580, uma igreja Congregacional, devidamente e legalmente reconhecida. Em 1855, Dr Robert KAlley, escocês veio ao Brasil como missionário. Portanto no dia 10 de maio de 1855, se instalava no país, a primeira Igreja Evangélica de estilo congregacionalista e de fala portuguesa. Não há muitas paróquias pelo Brasil, são apenas 42,  eles estão em cinco estados, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. (WWW.iecb.org.br)

PRESBITERIANA
Provem do reformador Calvino, pelo menos sua tradição Teológica está muito forte no presbiterianismo. É uma igreja preocupada com a formação e o social das pessoas, eis a razão das instituições de ensinos desde infantil até o superior. No Brasil consta pelo menos sete denominações presbiterianas, embora as mais conhecidas sejam: a do Brasil, a Independente e a Renovada, sem contar a Congregação Cristã no Brasil, que também se originou do presbiterianismo e algumas Comunidades que se originaram da Igreja Presbiteriana. A Igreja Presbiteriana chegou no Brasil em 1859, com o pastor Ashbel Green Simonton, como Igreja se estabeleceu em 1862, tem congregações em todo o Brasil em torno de 6200 igrejas locais, possui em torno de 800.000 membros. Claro que não estão contando as demais denominações, como a Independente e Renovada.

BATISTA
Tem sua origem se da por um grupo dissidente de ingleses no século XVII, a primeira igreja Batista iniciou-se na Holanda em 1608. Na verdade existem varias teorias sobre a origem Batista são rejeitadas, como a teoria de que se originaram dos anabatistas, por exemplo.
No Brasil a Igreja Batista chegou em 1881, mas em 1867, vários batistas migraram dos EUA, para o Brasil. Estadunidenses do sul eram a favor da escravidão, vieram atrás de terras férteis e baratas, e mão de obra escrava. A maioria era batista. (WWW.Wikipédia.org acesso 19/03/2011 ). Embora os batistas se concentrassem mais na cidade de Santa Barbara do Oeste, município do interior de São Paulo, a primeira Igreja Batista se instalou em Salvador na Bahia. Existem hoje varias denominações batistas, estão ligadas em convenções:  Convenção Batista Brasileira com mais de 6000 igrejas organizadas, mais 1200 congregações e missões espalhadas por todo o Brasil e com mais de 1,200.000 membros. E Convenção Nacional Batista com mais de 1500 igrejas organizadas, mais de 1208 congregações tendo em torno de 400.000 membros  em todo o Brasil. E ainda tem as Igrejas Batistas Independentes no Brasil, estão mais ao sul do país e conta com mais de 70 mil membros.
Assim tal quais as outras igrejas a Batista, também tem outras varias denominações que saíram dela, alem de uma ala dentro da própria igreja ser pentecostal. As Assembléias de Deus, saiu da Igreja Batista em Belém do Para, e ainda há inúmeras outras que são livres, sem filiação alguma, como também as varias Comunidades que tem surgido.  

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL
Não há muito que falar da Igreja Congregação Cristã no Brasil, não por falta de história, mas por falta de dados. O único livro conhecido sobre a vida de Louis Franciscon está em Inglês. Mas a origem da Igreja se dá em 1910. Louis Franciscon se converteu em 1891 em Chicago USA, na igreja Presbiteriana e foi diácono  e tesoureiro por 13 anos. Sua influencia pentecostal vem da escola bíblica de Topeka, de Charles Parhan e consequentemente da Rua Azusa, com Seymour.

No dia 12 de março de 1910, Franciscon chegou ao Brasil, desceu no Porto de Santos e foi de trem a São Paulo, até a estação da Luz. Foi até o Brás em uma Igreja Presbiteriana, onde pregou sobre Atos 2, foi convidado a se retirar pela Direção da Igreja. Um grupo de irmãos o seguiu e começou a dirigir cultos numa residência, não era o objetivo de Franciscon começar uma nova Igreja, queria apenas pregar aos seus conterrâneos, os italianos. Os crentes de Santo Antonio da Platina, dizem que foi lá que tudo começou, até hoje não há conclusão entre eles próprios se no Brás ou em Santo Antonio da Platina. O dr Key Yuasa, afirma que o que aconteceu em Santo Antonio da Platina, foi o primeiro batismo, mas os primeiros cultos foram realizados em São Paulo.

A Igreja possui no Brasil em torno de 20000 templos e mais de 2,5 milhões de membros.[1] È uma Igreja diferente em seu sistema administrativo, segundo o dr Key, Franciscon provavelmente tenha se inspirado na profissão para estabelecer o ministério da igreja, ele era mosaico e como se sabe as peças do mosaico é semelhante e principalmente em tamanho. Seria uma Igreja Pentecostal invisível? Não há evangelismo, programa de radio o TV, todavia esta em quase todos os estados do Brasil. 

ASSEMBLÉIA DE DEUS
O avivamento da Rua Azuza, influenciou as principais cidades dos EUA, um avivamento que atravessou fronteiras. Em Menomiee, morava Gunnar Vingren, pastor batista, muito jovem ainda. Como se sabe era natural da Suécia, nascido no dia 8 de agosto de 1879, Vingren havia recebido o batismo com o Espírito Santo, naqueles dias.
Foi participando de uma convenção das igrejas batistas em Chicago, que Vingren conheceu outro jovem por nome Daniel Berg, também oriundo da Suécia. Mais propriamente da cidade de Vargon, que também havia recebido o batismo com o Espírito Santo. Chegaram a conclusão de que Deus os guiava para a obra missionária, porem ainda não sabiam onde.
Foi numa reunião de oração na casa do irmão Adolfo Ulldin, que ouviram uma mensagem profética para evangelizar numa terra distante. Não sabiam onde ficava o Pará, foi orando e consultando os mapas que descobriram que o lugar era o Brasil. Despediram-se dos irmãos em Chicago, com poucos recursos e orações embarcaram no navio Clement, no dia 5 de novembro de 1910, da cidade de Nova Iorque, chegando às terras brasileiras no dia 19 de novembro de 1910. 

Gunnar Vingren e Daniel Berg se hospedaram em um modesto hotel na cidade de Belém PA. Vingren encontrou em uma das mesas o endereço do pastor Metodista Justus Nelson, com ajuda do mesmo, foram levados a Igreja Batista de Belém. O responsável pelo trabalho era o Evangelista Raimundo Nobre, que recebeu os missionários e os hospedou nas dependências da igreja. Seis meses depois Vingren, já falando um português de nível regular, teve a primeira oportunidade. Leu um texto que falava da obra e ação do Espírito Santo no crente, enfatizando o falar línguas e curas de enfermidades do corpo.

 Gerou certo desconforto principalmente em Raimundo Nobre, evangelista da igreja e na mulher de um dos diáconos. Foi quando surgiu a reunião de desligamento dos missionários e dezoito irmãos os seguiram. No dia 13 de junho de 1911, segundo o Diário do Pioneiro (Vingren), saiu da Igreja Batista. Não era o objetivo deles, formar uma nova igreja, mas as circunstancias o levaram a Rua Siqueira Mendes, 67, na cidade de Belém, iniciar a “Missão de Fé Apostólica”, na casa da irmã Celina Albuquerque.
No dia 11 de janeiro de 1918, foi registrada como Sociedade Evangélica Assembléia de Deus. Acreditam alguns que o primeiro nome se deu devido ao movimento da Rua Azuza, que tinha esse nome. Quanto ao registro mais tarde de Assembléias de Deus, também nos EUA, estavam chamando assim o movimento Pentecostal. Mas quanto a uma igreja com este nome a brasileira é a primeira.

Porque Deus mandou a Belém do Para? Os sociólogos e historiadores analisam a região naquele momento era o coração financeiro do Brasil, devido o ciclo da borracha. Os seringais levaram gente de todo o nordeste para o norte do país, principalmente o estado do Pará. Misteriosamente a borracha perde seu encanto, por volta de 1912, termina o primeiro ciclo e nos próximos dois anos seguintes, trabalhadores de todo o nordeste, começam  voltar para suas origens.
A volta dos nordestinos crentes pentecostais para as suas origens, fez com que o nordeste depois do norte recebesse os primeiros missionários pentecostais. Cerca de dez anos depois da fundação a Igreja Evangélica Assembléia de Deus, já havia fincado suas doutrinas pentecostais em todo o nordeste. A partir daí todo o progresso passa a ser alvo da igreja e de suas origens pentecostais. Veja como foi:
1 – Para – Gunnar Vingren e Daniel Berg - 1911
2 – Ceara – Maria Nazaré - 1914  
3 – Alagoas – Gunnar Vingren e Otto Nelson – 1914
4 – Paraíba – Manoel Francisco Dubu – 1914
5 – Roraima – Cordulino Teixeira Bastos – 1915
6 – Pernambuco – Adriano Nobre – 1916
7 – Amapá – Clímaco Bueno Aza – 1916
8 – Amazonas – Severino Moreno de Araujo – 1917
9 – Rio Gde do Norte – Pregadores desconhecido e Adriano Nobre
10 – Maranhão – Clímaco Bueno Aza – 1921
11 – Espírito Santo – Galdino Sobrinho e esposa – 1922
12 -  Rondônia – Paul John Aenis – 1922
13 – Rio de Janeiro – Diversos crentes vindos do Pará – 1923
14 – São Paulo – Diversos crentes vindos do Pernambuco – 1923
15 – Rio Gde do Sul – Gustav Nordlund – 1924
16 – Bahia – Joaquina de Souza Carvalho – 1926
17 – Piauí – Raimundo Prudente de Almeida – 1927
18 – Minas Gerais  - Clímaco Bueno Aza – 1927
19 – Sergipe – Sargento Arminio – 1927
20 – Paraná – Bruno Skolimowski – 1928
21 – Santa Catarina – André Bernardino da Silva – 1931
22 – Acre – Manoel Pirabas – 1932
23 – Goiás – Crentes da Assembléia de Deus de Madureira (RJ) e Antonio Moreira – 1936
24 – Mato Grosso – Eduardo Pablo Joerck – 1936
25 – Mato Grosso do Sul – Juvenal Roque de Andrade – 1944
26 – Distrito Federal – Grupo de pastores do Ministério de Madureira em Goiás – 1956
(Fonte: “Dicionário do Movimento Pentecostal”, Araujo, Misael Rio de Janeiro: CPAD. P. 56)

As assembléias de Deus no Brasil são dirigidas por meio de Ministérios, Convenções Regionais e há duas Convenções de alcance nacional. A CGADB – Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, cujo presidente é o Pastor Jose Wellington Bezerra de Costa. E a CONAMAD – Convenção Nacional Das Assembléias de Deus no Brasil, presidente Pastor Manoel Ferreira (Ministério de Madureira). As Convenções regionais ou estaduais, assim como alguns Ministérios Autônomos,  estão ligadas a uma das Convenções de  alcance nacional.
O objetivo das Assembléias de Deus sempre foi o ensino sistemático da Bíblia Sagrada. Várias outras Igrejas têm saído das Assembléias de Deus, assim como há também varias igrejas Assembléias de Deus que são independentes, não pertencendo a nenhuma das Convenções Regionais e nem as de alcance nacional. 

NOVAS IGREJAS PENTECOSTAIS E PREGAÇÕES
Caso alguém queira é só digitar no Google, “nomes de igrejas evangélicas”, se surpreenderão. Novas igrejas surgem a cada dia, o movimento pentecostal no Brasil, já experimentou três momentos diferentes. O primeiro durou cerca de quarenta anos, ou seja, até a década de cinqüenta, eram pentecostais apenas Assembléia de Deus e Congregação Cristã no Brasil. Depois começaram as cruzadas, movimentos evangelísticos, a Igreja do Evangelho Quadrangular nasceu deste movimento em 1950.
Depois tivemos o Missionário Manoel de Melo, fundando a Igreja O Brasil Para Cristo, a Deus é Amor, pelo Missionário David Martins Miranda. As igrejas tradicionais como Batista e Presbiterianas, também teve uma ala que se renovou isto, já em 1965 e 1975. E no final da década de 70, surge o neopentecostalismo, que perdura até hoje. Alguns destes movimentos abandonaram o ensino sistemático da Bíblia e tem se valido de textos isolados, para criar novas doutrinas sem base bíblica.

É muito comum ouvirmos apelos como: traga uma peça de roupa, leve um copo ou garrafa com água, coloque a água em cima do radio ou da TV, até a Ceia do Senhor, tem sido distribuída pela TV. (1Tm 5.3-5). Geralmente os “gurus” destes movimentos, contam que tiveram sonhos, revelações, esquecendo-se que desde o inicio, estamos estudando que a igreja do Senhor Jesus cristo, tem sua base, nele próprio e na sua Palavra (A Bíblia Sagrada).

O positivismo pregado por Benny Hinn; Fred Price; T.L. Osborn; Morris Cerullo e outros têm ganhado espaço enorme nos pregadores brasileiros. Você duvida? De uma olhadinha e verá que muitos crentes estão dizendo que “aquela casa bonita vai ser dele”, “o carro tal”, “vai ficar rico” etc... Alem disto há os pregadores da Prosperidade, e ai você precisa “ter”, independente quem você seja. As pregações falando sobre a “Maldição Hereditária/Quebra de Maldição, Espíritos Territoriais, Batalha Espiritual”

 Falta nos tempo para falar, comentar sobre as novidades “Teológicas”, “Teologia do Reino agora”, “Teologia do Domínio”, “Reconstricismo Cristão”, “Cura Interior”, “Unção do Riso” e tantos jargões usados pelos pregadores, cuja finalidade e levar o povo ao êxtase. Para terminar quero aqui afirmar que o EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, é puro, genuíno e simples, não é preciso reinventá-lo. Nosso Pioneiro Daniel Berg pregava de forma profunda: “Jesus Cristo Salva, Cura, Batiza com o Espírito Santo e Leva para o Céu, Aleluia!”

CONCLUSÃO
“Há muitas igrejas evangélicas em todo o mundo. Boa parte delas, apesar de suas diferenças, são igrejas sérias, cuja espinha dorsal doutrinaria é bíblica e, por isso, podemos afirmar que há muitos servos de Deus nessas igrejas, que estão caminhando para o Céu. Todavia, há também algumas igrejas cujas doutrinas chocam-se frontalmente com os princípios fundamentais da Bíblia.” (Fonte: Lição Juvenis, p. 92, 1Trimestre – CPAD, RJ, 2011)



OBRAS CONSULTADAS

O relato feito aqui são rascunhos feitos por ocasião da comemoração dos Cem anos de Pentecostes, promovido pela UMESP.

ARAUJOIsael de – Dicionário do Movimento Pentecostal – CPAD, 2007 – RJ
RIBEIRO, Edimar  _ G12 Uma Visão – SETAD – SP
OLIVEIRA, Raimundo Ferreira – História da Igreja – EETAD, Campinas _SP

Colaboração para Portal Escola Dominical -  Pr Jair Rodrigues



[1] Estas informações dificilmente será precisa, pois não há boletins informativos, da própria igreja. Portanto na Wikipédia, fonte que estou usando tem uma informação e a Dra Yara, em seu relato sobre “Os cem anos de Pentecostes”, tem dados muito diferentes. Quanto aos sites com o nome da denominação, muitos são falsos, eles tem um site oficial, apenas para desmentir os demais. FONTE  PORTAL EBD