O "Livro Branco" - Holocausto




O Livro Branco de 1939, também conhecido como o Livro Branco de Malcolm MacDonald, o Secretário Colonial Britânico que presidia, era um documento de orientação emitidas pelo governo britânico em Neville Chamberlain em que a idéia era dividir o Mandato para a Palestina , como recomendado no relatório da Comissão Peel de 1937, foi abandonado em favor da criação de uma Palestina independente, regido por árabes palestinos e judeus em relação aos seus números na população em 1949 (seção I).

Um limite de 75.000 imigrantes judeus foi omposto para o quinquênio 1940-1944, constituída por uma regular anual do contingente de 10.000 e uma quota suplementar de 25.000, distribuídos ao longo do mesmo período, a cobertura de refugiados emergências.

Após essa data de corte, a imigração ainda dependeria de autorização da maioria árabe(secção II). Restrições também foram impostas sobre os direitos dos judeus para comprar terras árabes (seção III).
O Livro Branco foi publicado em 9 de novembro de 1938, e aprovado pelo Parlamento em Maio de 1939.
Panorama histórico do livro

Durante a I Guerra Mundial , os britânicos fizeram duas promessas relativas ao território no Oriente Médio. A Grã-Bretanha tinha prometido ao governante Hachemita(jordânia) da Arábia , por Lawrence da Arábia e por Hussein-McMahon, a independência de um país árabe unido abrangendo a Síria em troca de seu apoio às forças britânicas contra o Império Otomano. O Califado Otomano tinha declarado uma guerra militar, a Jihad , em apoio dos alemães e esperava-se que uma aliança com os árabes, lhes dariam as chances de uma revolta muçulmana geral realizada em territórios britânicos na África, Índia e Extremo Oriente. A Grã-Bretanha também havia negociado o acordo de Sykes-Picot, concordando com a partição do Oriente Médio entre Inglaterra e França.

Ao mesmo tempo, os líderes britânicos tinham interesse no sionismo decorrente da influência generalizada do Evangelismo e crença na influência econômica judaica(por exemplo, Alfred, Lord Milner que foi contratado como presidente da propriedade Rothschild do Rio Tinto Zinc algum tempo depois de 1906).
David Lloyd George , o primeiro-ministro britânico durante a Primeira Guerra Mundial havia trabalhado em estreita colaboração com o movimento sionista e era um pregador evangélico. Esta e uma variedade de fatores estratégicos, tais como garantir o apoio judaico na Europa Oriental como a frente russa entrou em colapso, culminou na a Declaração de Balfour de 1917, com a Grã-Bretanha prometendo criar e fomentar um lar nacional judeu na Palestina.

Estes delineamentos gerais do território e as metas tanto para a criação de uma pátria judaica na Palestina, e autodeterminação árabe foram aprovados na conferência de San Remo.
Em junho de 1922, a Liga das Nações aprovou o mandato da Palestina, com efeito a partir de Setembro de 1923. O Mandato da Palestina era um documento explícito sobre as responsabilidades da Grã-Bretanha e os poderes da administração, incluindo a Palestina "secur [ndo] o estabelecimento do lar nacional judaico" e "salvaguardar os direitos civis e religiosos de todos os habitantes da Palestina".

Em setembro de 1922, o governo britânico apresentou um memorando à Liga das Nações, afirmando que Transjordânia seriam excluídos de todas as disposições relativas aos assentamentos judaicos, em conformidade com o artigo 25 º do mandato, e este memorando foi aprovado em 23 de setembro. Devido à oposição dura dos árabes e pressão contra a imigração judaica, a Grã-Bretanha redefiniu a imigração judaica, restringindo o fluxo de acordo com a capacidade econômica do país para absorver os imigrantes.
Com imposição, as quotas anuais foram determinadas quanto o número de judeus podiam imigrar, enquanto que os judeus que possuem uma grande soma de dinheiro(500 libras) foram autorizados a entrar livremente do país.

Após a ascensão de Adolf Hitler e outros regimes considerados anti-semitas na Europa, um número crescente de judeus europeus estavam dispostos a gastar o dinheiro necessário para entrar na Palestina.
A partir de 1936 as Leis de Nuremberg cancelaram a cidadania de 500.000 judeus alemães, tornando-os refugiados apátridas. A imigração judaica foi impedida por restrições nazista a transferência de finanças no exterior (qo que fazem parte dos judeus abandonarem a suas propriedades), mas a Agência Judaica foi capaz de negociar um acordo que permita judeus residentes na Alemanha a comprar bens para a exportação alemã para a Palestina, assim, contornar as restrições.

Um grande número de judeus entraram na Palestina e levou à revolta árabe na Palestina 1936-1939. A Grã-Bretanha respondeu a revolta árabe, nomeando uma comissão real , conhecida como a Comissão Peel , que viajou para a Palestina e realizou um estudo aprofundado dos problemas.

A Comissão Peel recomendou em 1937 que a Palestina fosse dividida em dois Estados, um árabe e outro judeu. Em janeiro de 1938, a Comissão Woodhead explorou os aspectos práticos da partição, propondo que o Estado judeu seja substancialmente menor e inclue apenas a planície costeira.

Em julho de 1938, uma conferência internacional convocada pelo E.U.A., não conseguiu encontrar uma solução para o crescente problema dos refugiados judeus.


Em fevereiro de 1939, os britânicos realizaram uma conferência em Londres para negociar um acordo entre os árabes e sionistas. A delegação árabe se recusou a homóloga judaica, a reconhecer sua autoridade, ou mesmo usar as mesmas entradas para os edifício, assim que o governo britânico apresentou propostas separadas para os dois partidos, que ambos rejeitaram. A conferência terminou em fracasso em 17 de março.

Os britânicos agora acreditavam que em caso de guerra, o apoio aos judeus seria garantido ou sem importância. No entanto, eles temiam que o mundo árabe se voltasse contra eles. Esta consideração geopolítica, nas palavras de Raul Hilberg, foram "decisivas". Egito , Iraque e Arábia Saudita eram independentes e aliado da Inglaterra.


Conteúdo do Livro Branco

Os principais pontos do Livro Branco foram:

Seção I. A Constituição: Afirmou que, com mais de 450.000 judeus, agora no mandato, a Declaração Balfour sobre "um lar nacional para o povo judeu" tinha sido cumprida e apelou para uma Palestina independente criada dentro de 10 anos, governada conjuntamente por árabes e judeus:
"O Governo de Sua Majestade acredita que os autores do mandato em que a Declaração Balfour foi incorporada não poderiam ter previsto que a Palestina deveria ser convertido em um Estado judeu contra a vontade da população árabe do país. [...] O Governo de Sua Majestade Portanto, agora, inequivocamente, declara que não faz parte da sua política de que a Palestina deveria ser um Estado judeu. Eles certamente devem considerá-lo como contrário às suas obrigações para com os árabes sob o mandato, bem como as garantias que foram dadas para personalidades árabes no passado, que a população árabe da Palestina deve ser aceitar um Estado judaico contra a sua vontade".
«O objectivo do Governo de Sua Majestade é o estabelecimento dentro de 10 anos de um Estado independente na Palestina nas relações desse tratado com o Reino Unido como irá fornecer de forma satisfatória para as necessidades comerciais e estratégicas dos dois países no futuro. [..] O Estado independente deve ser aquele em que árabes e judeus tenham um único governo, de modo a garantir que os interesses essenciais de cada comunidade sejam salvaguardados.


Seção II. Imigração Judaica: a Palestina sob o Mandato Britânico deveria ser limitada a 75.000 ao longo dos próximos cinco anos, após isto, dependeria de autorização árabe:

«Governo de Sua Majestade não [..] encontrar nada no mandato ou em declarações posteriores de política de apoio à visão de que a criação de um Lar Nacional Judaico na Palestina não pode ser efetuada a imigração sem a autorização indefinida. Se a imigração tem um efeito adverso sobre a situação económica do país, deve ser claramente limitado, e igualmente, se ele tem um grave efeito prejudicial sobre a situação política no país, que é um fator que não deve ser ignorado. Embora não seja difícil afirmar que o grande número de imigrantes judeus que foram admitidos até agora têm sido absorvido economicamente, o medo dos árabes que esse fluxo continuará indefinidamente até que a população judaica está em condições de dominá-las produziu conseqüências, o que é extremamente grave para os judeus e árabes e tanto para a paz e a prosperidade da Palestina. Os distúrbios lamentáveis dos últimos três anos são apenas a manifestação mais recente desta intensa apreensão árabe [...] não se pode negar que o medo da imigração judaica indeterminada(anti-sionismo) é difundido entre a população árabe e que esse medo tem feito possíveis distúrbios que deram um sério revés para o progresso económico, esgotado e precário na Palestina, a vida e a propriedade insegura, e produziu uma amargura entre as populações árabe e judaica, que é deplorável entre cidadãos do mesmo país. Se, em tais circunstâncias a imigração continuou até a capacidade econômica de absorção do país, independentemente de quaisquer outras considerações, a inimizade mortal entre os dois povos será perpetuado, bem como a situação na Palestina pode tornar-se uma fonte permanente de atrito entre todos os povos Próximo e Médio Oriente.
"A imigração judaica durante os próximos cinco anos será um ritmo que, se permite a capacidade de absorção econômica, vai trazer a população judaica até cerca de um terço da população total do país. Tendo em conta o esperado aumento natural dos países árabes e populações judaicas, e o número de judeus imigrantes ilegais agora no país, isto permitiria a admissão, a partir do início de abril deste ano, de cerca de 75.000 imigrantes para os próximos quatro anos. Estes imigrantes que, sob o critério de capacidade de absorção econômica, ser admitido como segue: Para cada um dos próximos cinco anos, uma quota de 10.000 imigrantes judeus serão permitidos no entendimento de que falta um ano, e podem ser adicionadas às quotas para os anos subsequentes, no prazo de cinco anos, se econômico permite a capacidade de absorção. Além disso, como uma contribuição para a solução do problema dos refugiados judeus, 25.000 refugiados serão admitidos, logo que o Alto Comissariado considerar que o fornecimento adequado para a sua manutenção é garantido, sendo dada especial atenção a crianças refugiadas e dependentes. As ferramentas existentes para a determinação da capacidade econômica de absorção, serão mantidas, e o Alto Comissário terá a responsabilidade final para decidir os limites da capacidade económica. Antes de cada decisão que for tomada de forma periódica, representantes judaicos e árabes serão consultados. Após o período de cinco anos, não será mais permitida a imigração judaica sem que os árabes da Palestina estejam dispostos a tolerar-los. "


Seção III. A Terra: Anteriormente, nenhuma restrição foi imposta sobre a transferência de terras árabes para os judeus, enquanto que agora o Livro Branco declarou:
"Os relatórios das comissões de vários peritos indicaram que, devido ao crescimento natural da população árabe e a venda constante nos últimos anos de terras árabes para os judeus, agora existe em determinadas áreas, espaço para novas transferências de terras árabes, enquanto em algumas outras áreas, tais transferências de terras deve ser limitada se os cultivadores árabes quiserem manter seu padrão de vida existente e uma população considerável sem-terra árabe, está prestes a ser criada. Nestas circunstâncias, o Alto Comissário será dado poderes gerais para proibir e regular transferências de terras.