LIÇÃO 11 - O INICIO DO MOVIMENTO PENTECOSTAL

1º Trim. 2014 - JUVENIS - Lição 11: O inicio do movimento Pentecostal
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUVENIS- CPAD
1º Trimestre de 2014
TEMA: A História da Igreja
COMENTARISTA: Silas Daniel




TEXTO BÍBLICO  (At 2.1-4)

ENFOQUE BÍBLICO

“E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” (At 2.4)

OBJETIVOS
Esclarecer que o batismo no Espírito Santo, com evidencia externa de falar em outras línguas, não foi algo apenas do passado, da época dos apóstolos, mas acontece ainda hoje durante toda a história da Igreja.
Ressaltar a importância do Movimento Pentecostal para a vida da Igreja.
Mostrar que o pentecostalismo resgata princípios bíblicos e uma dimensão mais profunda de comunhão com Deus e de poder para servi-lo que eram comuns na Igreja Primitiva.

INTRODUÇÃO
“Cada membro do Corpo de Cristo deve receber o revestimento de poder do alto a fim de que a Igreja possa operar na plena dimensão da vida no Espírito” (John W. Wyckoff)

O MOVIMENTO PENTECOSTAL

O movimento Pentecostal é considerado o fenômeno mais revolucionário do final do século dezenove e de todo o século vinte. Em toda a história da Igreja não há registro de algo mais marcante, pois, em poucos anos as igrejas pentecostais reuniram-se em toda parte do mundo. Segundo cálculos dos especialistas, cerca de meio bilhão de adeptos.

Alem disto o pentecostalismo trouxe profundas transformações no protestantismo, até então em muitos lugares a liturgia era muito formal. Aconteceram as reformas, mas foram os avivamentos iniciado na Inglaterra por Wesley, mais tarde veio para os EUA, que trouxe de volta a busca pela Doutrina do Espírito Santo, registrada em Atos Cap.2, pois, no dia da inauguração da Igreja ela havia iniciado com as línguas estranhas.

Com a mistura da Igreja e o Estado, o esfriamento a distanciou das línguas estranhas e dos dons espirituais. A quebra de alguns paradigmas foi necessária, como, por exemplo, a liturgia formal. Como já vimos os avivamentos despertou muitos leigos para a obra missionária, o evangelho chegou a todos os Continentes. Os missionários enfrentaram a fúria da Igreja Romana, a estupidez dos nativos que estavam nas Américas, por exemplo.

Mas faltava graça, poder e um enchimento do espírito não davam tempo de um preparo intelectual maiores, os campos estavam brancos. Em 1900, Charles Fox Parhan, pregador metodista, dado ao movimento da santidade, propôs ensinar na cidade de Topeka, estado do Kansas USA, sobre a glossolalia. Nos tempos modernos Parhan, foi o primeiro a ensinar que as línguas estranhas era a evidencia do batismo com o Espírito Santo.

Na passagem do século dezenove para século vinte, mais precisamente na noite de 31 de dezembro de 1900, reuniram-se numa vigília com intuito de buscar o batismo com o Espírito Santo.  Uma missionária por nome de Agnes Azman, que seria enviada ao exterior, pediu que orassem por ela a fim de que recebesse o batismo com o Espírito Santo, ela foi batizada e falou em novas línguas.

Milhares de pessoas foram atraídos pelo fenômeno e passaram a freqüentar a Escola Bíblica de Parhan. Em 1905 Parhan mudou a escola para Houston, foi ai que apareceu em sua escola um ex-garçom negro pregador holiness chamado William Joseph Seymour. Charles Parhan era aderente do movimento que discriminava os negros. Devido à discriminação racial Seymour, assistia o estudo sentado numa cadeira no corredor ao lado do auditório.

Nada em Seymour era atraente naquele momento de discriminação. Era filho de escravos, cego de um olho, homem de pouca cultura, por isso era limitado nos dotes da oratória. Convidado a pregar numa igreja onde os membros eram negros, falou sobre Atos 2.4. Não parou mais de pregar sobre Atos 2, foi batizado com o Espírito Santo no dia 12 de abril de 1906. Dizem que neste dia o local estava tão cheio que desabou. E ai surgiu o novo lugar que atravessaria épocas, a famosa Rua Azuza, perto do centro de Los Angeles.


Conclusão
 A primeira pessoa a ser batizada com o Espírito Santo em Belém do Pará foi a irmã Celina Albuquerque. Creu no Pentecostes e começou a buscar recebendo o batismo no dia 2 de junho de 1911.   

OBRAS CONSULTADAS
·         Portal Mackenzie – texto “A Igreja Moderna e Contemporânea” (Alderi Souza de Matos) acesso 5/03/2011
·         www.ebenezr.org.br/escola/material,2006 – texto “O movimento Pentecostal” –acesso 5/03/2011
·         WWW.cpad.com.br/cemp/história - “A história do Movimento Pentecostal.


Colaboração para Portal Escola Dominical – Pr. Jair Rodrigues

 fonte portal ebd