USE TEU DOM COM O PROPÓSITO PELO QUAL ELE TE FOI DADO


INTRODUÇÃO: Texto bíblico: I Pedro 4:7-11
1.   O povo está mais sedento do Evangelho verdadeiro que o peregrino num deserto sem água.
2.  O povo do mundo está mais disposto a ouvir o Evangelho do que os membros da igreja a fim de proclamá-lo.
3.  O povo está tão carente de algo real, concreto e que dê sentido à vida neste Planeta incerto que está aceitando qualquer coisa, ainda que não satisfaça satisfatoriamente a alma.
Na tentativa de atender às mais terríveis necessidades humanas – as quais nada satisfazem senão o Evangelho – é que Deus dá dons àqueles que se convertem ao cristianismo verdadeiro. Veja os pontos didáticos do ensino do apóstolo Pedro:

I. CADA MEMBRO DA IGREJA PRECISA CONSCIENTIZAR-SE DO TEMPO EM QUE VIVE – I Pedro 4:7-9

1. Ao saber o tempo em que vive, cada membro da igreja deve agir com mais prudência, bondade, oração, amor e ação.
2. Ao reconhecer que o juízo é iminente cada crente não deve relaxar na fé, mas desenvolver a fé mais intensamente.
3. Ao identificar o tempo presente como o tempo do fim cada cristão verdadeiro deve empenhar-se mais na obra de Cristo a fim de levar perdidos à salvação.

II. CADA SERVO DE DEUS NECESSITA AGIR CRITERIOSAMENTE AO USAR TODO DOM RECEBIDO – I Pedro 4:10

1. Os cristãos verdadeiros, sem exceção recebem de Deus um dom, logo no momento da conversão a fim de servir aos irmãos e aos indivíduos sem Cristo.
2. Os cristãos capacitados com os dons espirituais são as ferramentas de Deus na Terra para alcançar, se possível, a todos os habitantes do Planeta.
3. Os cristãos cheios do amor de Deus amam a tal ponto os que estão longe desse amor que apresentam Deus através de seus gestos, palavras e atitudes.

III. CADA DISCÍPULO DE CRISTO DEVE SER RESPONSÁVEL COM OS SEUS DONS ESPIRITUAIS – I Pedro 4:10-11

1. Como na distribuição dos dons aos cristãos, Deus não deixa ninguém de fora, Ele não se satisfaz se os Seus filhos O ignoram na falta de responsabilidade com Seus dons.
2. Como Deus serve a Sua igreja com vários dons Deus almeja que cada membro use Seus dons a fim de que várias pessoas sejam alcançadas.
3. Como graciosamente Deus distribui Seus dons, assim Ele demonstra que cada cristão deve servir ao próximo graciosa e multiformemente.

IV. CADA CRISTÃO TEM DE GLORIFICAR A DEUS NA MINISTRAÇÃO DE CADA DOM – I Pedro 4:11

1. O dom dado por Deus é para ser usado em benefício da missão da Terra em prol de pecadores que perecem por não conhecerem o caminho da Verdade e da Vida.
2. O dom dado por Deus usado para exaltar a quem o recebeu e não Àquele que o deu, não está sendo usado como deveria, isso resulta em desarmonia ou paralisia à obra de igreja.
3. O dom dado por Deus aos cristãos deve ser usado para glorificá-lO no serviço à Sua obra aqui na Terra visando resgatar pecadores das garras do diabo. 

V. CADA PESSOA SALVA APRESENTA TODO RESULTADO DE SEUS DONS A DEUS – I Pedro 4:11

1. O serviço cristão realizado por meio dos dons deve levar a assinatura de Deus e dar a Ele o devido crédito, isso será possível ao cristão que for humilde e sincero.
2. O resultado do uso dos dons nunca deve ser para honrar quem os possui, mas glorificar Àquele que os deu, por ser dono de tudo.
3. O serviço ministrado por meio dos dons espirituais não tem o propósito de promoção pessoal, mas exaltação divina ao invadir o reino das trevas com a luz de Cristo.

CONCLUSÃO:
1. Cada um dos cristãos recebe gratuitamente de Deus um dom para agir graciosamente em prol dos não crentes atraindo-os à Salvação em Cristo Jesus.
2. Cada um dos cristãos possui pelo menos um dom espiritual para somar aos dons de toda a igreja a fim de fazer avançar o reino de Deus em todo o mundo.
3. Cada um dos cristãos é chamado a servir e ministrar segundo a força que Deus dá a fim de glorificar a Deus em tudo o que faz, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus!

APELO:
1. Conscientize-se de que o tempo presente é o tempo do fim.
2. Seja criterioso usando cada dom que Deus te deu para Sua obra.
3. Responsabilize-se com cada dom espiritual sem negligenciar nenhum deles.
4. Glorifique a Deus desenvolvendo cada dom espiritual que você recebeu.
5. Apresente a Deus resultados de teus dons dando-Lhe os devidos créditos.

fonte  PORTAL BIBLICO  Pr. Heber Toth Armí