2º Trim. 2014 - JARDIM DA INFANCIA - LIção 1: Uma Casa para Deus

2º Trim. 2014  - JARDIM DA INFANCIA - LIção 1: Uma Casa para Deus
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JARDIM DE INFANCIA – CPAD
2º Trimestre de 2014
Tema: Eu gosto da Igreja
Comentaristas: Verônica de Oliveira Araujo & Marta Doretto



LIÇÃO 1 – UMA CASA PARA DEUS

Ao Mestre
Prezado (a), iniciamos mais um trimestre. Você pode aproveitar para redecorar sua sala com desenhos de igrejas, ou mesmo do tabernáculo.

A cada lição procurarei neste tópico, trazer algum subsidio quanto ao tabernáculo, seu simbolismo e importância.

Neste trimestre você terá a oportunidade de despertar nos pequenos o amor pela Casa do Senhor, para que cada dia em que entrarem na Igreja, sintam grande alegria e prazer em aprender a Sua Palavra.

Cofrinho em formato de igreja: poderá confeccionar de papelão, ou mesmo uma caixa de pequena (que seja de papelão mais resistente) e cole a figura de uma igreja (procure no Google imagens)



Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a entender que:
As igrejas e templos são construídos pela vontade de Deus, El ordenou que assim se fizesse para que os que o amam se reúnam para o louvar e adorar



A palavra é ...
MORAR

Seguindo a sugestão da revista de mestre poderá usar os desenhos de casas.:


História Bíblica
Vocês já viram um acampamento de férias, crianças?
Imagine um acampamento com muitas tendas, mas não eram de férias.
Eram o povo de Israel que após ficarem por muitos anos escravos na terra do Egito, Deus os libertou por meio de Seu servo Moisés, e os conduzia passando pelo deserto.

Eram milhares de tendas, pois os israelitas não eram um povo pequeno, era uma nação, formada de doze tribos, o que resultava em milhões de pessoas.
Cada vez que retomavam a viagem rumo à terra de Canaã, formavam um enorme cortejo, formado de homens, mulheres e crianças, alem do gado que possuíam.
Todas as vezes que paravam, armavam suas tendas formando o enorme acampamento.
Veja como era (figura Jd1 fig 1 na Galeria de Imagens)



Veja que lindo!!
Muitas tendas e no meio, bem no centro do acampamento estava uma casa de Ouro, estão vendo? – esta era a Casa de Deus.

Apesar de ser lindo de olhar, muitas coisas aconteciam dentro dessas tendas, pois dentro delas havia famílias, e se pudéssemos ver bem de perto veríamos brigas, preocupações, tristezas, e outras coisas... como egoísmo, ódio, inveja... etc.

Mas vocês ouviram que eu disse que essa Casa de Ouro no centro do acampamento era a casa de Deus? Essa casa de Ouro era chamada de Tabernáculo, que quer dizer morada, habitação.
Apesar dessas pessoas serem assim Deus as olhou e desceu e disse a Moises que construíssem um lugar para que ELE estivesse falando com o povo e para que o povo O conhecesse

DEUS É AMOR. E seu desejo de habitar entre os homens não é somente nos dias do povo de Israel no deserto, mas aplica-se também ao nosso tempo, para nós.
Um tabernáculo é como uma igreja, um lugar para encontrar Deus. O tabernáculo era a estrutura que os israelitas construíam para a adoração.

Deus deu a Moisés instruções bem detalhadas em Êxodo (capítulos 25-40) de como o povo tinha que construir o tabernáculo e adorar a Deus. Por essa razão que quando lemos na Bíblia sobre a cosntrução, vemos repetida vezes a frase:
“Fizeram tudo segundo o SENHOR tinha ordenado”.O tabernáculo seria algo que nenhum homem poderia ter imaginado, era projeto de Deus.

O próprio povo trouxe as ofertas para a construção do tabernáculo, isso nos mostra que devemos trazer nossas ofertas para que a Casa de Deus possa ficar bem bonita.

 Apesar de ser muito luxuosa, essa estrutura era completamente portátil. Toda vez que os israelitas mudavam o seu acampamento de lugar, o tabernáculo mudava com eles. Por ser portátil, o tabernáculo também servia como um símbolo de que Deus andava com o povo de Israel. Moisés ia ao tabernáculo para determinar a vontade de Deus para o povo.

Construído de acordo com o modelo original celestial (ÊX 25:9, 40), o santuário israelita, com suas medidas, móveis e ritos, contém importantes lições sobre o plano da salvação e a vida prática do povo de Deus. Erigido para efetuar substituição e reconciliação, o tabernáculo revelava o caráter amorável do grande Deus que condescendeu em habitar com Seu povo e ensinava aos israelitas que a solução divina para restaurar o relacionamento interrompido entre Deus e o homem era o sacrifício e a mediação.



Fixando a aprendizagem
Figura na Galeria de Imagens Jd1 fig 2

Fonte:irmarciocruz.blogspot.com

Um tabernáculo é como uma igreja, um lugar para encontrar Deus. O tabernáculo era a estrutura que os israelitas construíam para a adoração. Depois do Êxodo, o povo israelita acabou vagando pelo deserto por quarenta anos. Juntamente com os Dez Mandamentos, Deus deu a Moisés instruções bem detalhadas em Êxodo (capítulos 25-40) de como o povo tinha que construir o tabernáculo e adorar a Deus. Apesar de ser muito luxuosa, essa estrutura era completamente portátil.
Toda vez que os israelitas mudavam o seu acampamento de lugar, o tabernáculo mudava com eles. Por ser portátil, o tabernáculo também servia como um símbolo de que Deus andava com o povo de Israel. Moisés ia ao tabernáculo para determinar a vontade de Deus para o povo.





Fontes consultadas:
·         Bíblia NTLH – SBB
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         A casa de Ouro – Editora Depósito de Literatura Cristã


Colaboração para Portal Escola Dominical– Profª. Jaciara da Silva 
fonte PORTAL EBD