2º Trim. 2014 - PRIMÁRIOS - Lição 1: Jesus, o amigo das crianças

2º Trim. 2014 - PRIMÁRIOS - Lição 1: Jesus, o amigo das crianças
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMÁRIOS – CPAD
2º Trimestre de 2014
Tema: Jesus e seus amigos
Comentaristas: Laudicéia Barboza da Silva & Débora Ferreira da Costa

LIÇÃO 1 – JESUS, O AMIGO DAS CRIANÇAS

Ao Mestre
Prezado (a) estamos iniciando mais um trimestre. Mesmo que você já lecionou estes temas, (pois o currículo repete), procure iniciar com entusiasmo. Comece redecorando a sala com desenhos de amigos conversando, brincando, se em sua congregação você ainda não tem uma sala para sua turma, onde possa decorar as paredes, mas leve desenhos e mostre.

Durante este trimestre você terá a oportunidade de conduzir os pequenos aos braços do mais doce e precioso amigo – Jesus Cristo.
Ore, apresente seus pequenos um a um a Deus, é Ele quem conhece o intimo de cada ser e te conduzirá nesta tão gloriosa missão – o ensino.
Deus abençoe seu ministério.

Texto Bíblico: Mc 10.13-16

Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreender que Jesus ama todas as criancinhas, e é nosso melhor amigo.

Frase do dia...
JESUS É AMIGO DAS CRIANÇAS

Use a sugestão da revista mestre, e pode mostrar a imagem abaixo, enfatizando aos pequenos que temos um amigo que está conosco sempre, em tudo o que fazemos Ele nos auxilia, renovando as forças, e nos dando paz e segurança.


Memória em Ação
“Vocês são meus amigos, se fazem o que o que eu mando”(Jo 15.14 - NTLH)

Prezado (a) enfatize as pequenos, que quando fazemos o que a Bíblia nos ensina, estamos fazendo o que nosso amigo Jesus está dizendo, e que como Ele é o melhor e maior amigo que existe, Ele quer o nosso bem, então quando seguimos o que Ele nos diz através da Bíblia, somos muito felizes, pois tudo de bom acontece conosco.


Explorando a Bíblia
Crianças vou contar a vocês a história de um menino que tem Jesus como seu amigo:

Uma senhora vinha andando pela calçada, empurrando uma cadeira de rodas.
Estava sentado nela um menino que não podia andar. Nem conseguia se mexer muito com as mãos. Tinha tido paralisia infantil. Mas estava sempre contente.
- Olhe aquele menino, ele sorri o tempo todo - disse Armando.
- Eu choraria se não pudesse andar - disse Margarida, irmã de Armando.
- Mas ele está certo em sorrir - disse Armando - você não está lembrada do que o pastor disse sobre estar alegre o tempo todo? "Alegrai-vos sempre no Senhor". É um versículo da Bíblia.
- Mas como posso ficar alegre se não estou alegre? - perguntou Margarida, com a voz tão chorosa que parecia que ela chorar por causa disto.
- Podemos nos lembrar de como Jesus foi pregado na cruz por nós - disse Armando - Isto nos mostra o quanto Ele nos ama. Jesus faz as pessoas felizes mesmo quando não podem andar.
Depois de pensar um pouco, Margarida concordou:
- Mas quando podemos correr e brincar e trabalhar devemos ficar alegres DE VERDADE - disse Armando - E não se esqueça, Jesus vai nos levar para o Céu, Ele quer que nós, seus amiguinhos moramos com Ele.
Assim Armando e Margarida estavam alegrando-se no Senhor. E no dia seguinte foram visitar o menino da cadeira de rodas. Queriam dizer-lhe que eles os tinha ajudado a ficar alegres e a compreender o melhor amigo de todos – Jesus.

Existe uma música assim: "Jesus, Nele a gente pode confiar..."

E isto é verdade. Em Jesus podemos confiar porque Ele além de ser amigo, quer sempre o nosso bem e foi Ele mesmo que nos ensinou a ser amigo de verdade. Jesus gosta quando conversamos com Ele, contando nossas alegrias e tristezas.

Aí mesmo no seu quarto você pode conversar com Jesus. Faça uma experiência: entre em seu quarto, encoste um pouquinho a porta, sente-se em sua cama, feche os olhos e imagine Jesus segurando a sua mãozinha, então, conte para Ele tudo que está em seu coração. Suas alegrias, suas tristezas, agradeça por tudo que você tem, principalmente as pessoas, e não esqueça de dizer o quanto você o ama.
Porque eu tenho certeza que Jesus te ama muitão, Ele é o nosso melhor amigo!

Prezado (a) faça esta oração com os pequenos:
“Senhor Jesus. Obrigado pela Tua amizade por mim. Sei que nem sempre sou bom para Ti. Por isso perdoa as minhas maldades. Eu quero também ser Teu amigo. Ajuda-me a amar-Te mais cada dia. Eu quero ser Teu a partir de hoje. Em nome de Jesus, Amém.”


Fontes Consultadas:
·         Bíblia NTLH - SBB
·         Curso para Professor de EBD - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas IBETEL – Pr. Vicente de Paula Leite
·         Allan Hart Jahsmann e Martim P. Simon  - Horinhas com Deus - Editora Sinodal

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva
fonte PORTAL EBD