JUVENIS - Lição 2: Sempre bem vinda?

2º Trim. 2014 - JUVENIS - Lição 2: Sempre bem vinda?
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUVENIS- CPAD
2º Trimestre de 2014
Tema: Os perigos do relativismo moral
Comentarista: Telma Bueno e Marcelo Oliveira


LIÇÃO 2 - SEMPRE BEM VINDA?

TEXTO BÍBLICO  (Mt 5.17-21)

ENFOQUE BÍBLICO
“A lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos simples.” (Sl 19.7)

OBJETIVOS
Definir o termo ética.
Conscientizar os alunos que devemos viver de modo ético.
Compreender que a Bíblia é o nosso manual de ética.

INTRODUÇÃO
“Ética cristã é um somatório de princípios que formam e dão sentido a vida cristã normal” (OLIVEIRA, Raimundo Ferreira)

DEFINIR O TERMO ÉTICA
Ética como área filosófica – Ética é um dos campos tradicionais da Filosofia, desde a Antiguidade pré-socrática e consolidada como área própria, muito provavelmente, a partir de Aristóteles. O dicionário de Ferrater Mora afirma: “O termo ‘ética’ deriva de ethos, que significa ‘costume’ e, por isto a ética foi definida com freqüência como doutrina dos costumes” Já o dicionário de Nicola Abbangnano, afirma de forma mais direta: “ética em geral é a ciência da conduta”  
Em toda forma podemos definir ética como estudo critico da moralidade, ela vai fazer uma analise da humanidade. Verificará seus padrões e a questão do certo e errado, tendo como resultado aquilo que o ser humano faz ou naquilo que ele pensa. A ética tem ocupação dupla, primeiramente ela se ocupa com as escolhas morais e pratica do ser humano e em segundo lugar ela se preocupa com os objetivos, com os princípios, com os ideais que se impõe sobre nós. Ética é um somatório de princípios que nos capacita a fazer escolhas e a transformá-la em ação vital.
Sobre a ética repousa a crença de que o homem é um ser livre que tem responsabilidades pelos seus atos. O homem pode tomar decisões, escolher trabalho, seu cônjuge, seus amigos e etc., não há como fugir de escolher, ele foi criado um ser livre e por essa razão é forçado a escolher. Querendo ou não todos nós temos que tomar decisões, isto é inevitável. Por ser livre o menino ou a menina tem o direito de liberdade, liberdade moral significa capacidade de autodeterminação, o homem é livre para escolher os fins, os alvos e os valores que ele quer buscar, está no próprio ser o querer ou o rejeitar.
A ética não fala apenas de liberdade, mas também de responsabilidades. Não podemos confundir liberdade com libertinagem, liberdade sem responsabilidade leva a libertinagem. Embora a sociedade moderna tenha atribuído a libertinagem também a um principio ético. No entanto ética diz respeito a tudo o que o homem faz certo ou errado. Há algumas perguntas que são próprias da ética: “Porque isto está sendo feito?” “Que beneficio esta ação trará a quem está sendo feito e à quem se destina?” 

DEVEMOS VIVER DE MODO ÉTICO
Que tipo de ética? Social, que abrange a família e a sociedade como um todo ou a ética política que procura os princípios da administração dos bens públicos, tanto na esfera municipal, estadual ou federal. Há ainda a ética religiosa que rege o comportamento espiritual do cidadão. Todos nós somos sabedores de nossos deveres com nossa família, com a sociedade e com os erários  públicos. Mas vamos analisar um pouquinho a ética cristã.
Trata-se de uma ética particularizada para aqueles que querem servir a Deus. Ela se encontra no contexto evangélico, um somatório de princípios que formam e dão sentido a uma vida cristã normal. A ética cristã nos leva primeiramente cuidar de nós mesmos, na liberdade temos a responsabilidade de representar o Reino dos céus aqui na terra (Jo 3.3), uma vez que aceitamos o evangelho de Cristo, nascemos de novo e temos a responsabilidade de andar em novidade de vida.
Jesus disse: “Vós sois o sal da terra” (Mt 5.13), fala de um viver de acordo com a vocação divina. O sal é preservador, também produz sede e age invisivelmente, uma  quantidade de sal na água, faz objetos flutuar. É interessante que a carne enquanto viva não necessita de sal, mas estando morta, sem o sal perece. Enquanto ético o cristão é como o sal, mas quando ele deixa a ética cristã é como sal sem sabor. Dizem que o pouco vento, a pouca luz e o pouco calor fazem o sal se tornar insípido. Tornando se insípido ele perde o sabor, o valor e o lugar (Mt 5.13).
O sal representa o crente que sabe agir no seu falar, no andar em toda a maneira de ser na sociedade e em casa (Sl 38.1-5; 101). Jesus ainda falou: “Vós sois a luz do mundo” (Mt 5.14), a luz é o oposto das trevas. O mundo vive a libertinagem como se fossem éticos, os valores que antes existiam hoje não se pode nem falar. A juventude evangélica, assim como toda a Igreja de Cristo, precisa ser luz. Luz é o elemento visível, pouca gente entende como a luz funciona, porém, mesmo não a entendo precisam dela.
A luz não tem preconceitos ela brilha para a criança inocente e também para o bandido da alta periculosidade. Ela tanto brilha para a lama como para uma flor, a luz não se mistura, ela consegue brilhar para todos ao mesmo tempo. Assim também deve o jovem cristão, sem fazer acepção de pessoas como a luz brilhar para todos sem se contaminar (Mt 5.16) e progredir assim como a luz teve e continua tendo progressão.
Uma pessoa que diz que é de Cristo, mas dá maus testemunhos é uma luz apagada para o mundo, um elemento que deveria estar ali para resolver, mas não pode por ser uma contradição. Ele confessa a Cristo, mas é uma pedra de tropeço, não há nele o brilho do Espírito Santo. Alguns chegam a dizer que não aceita imposições da igreja, a igreja não impõe, algumas tem seus usos e costumes, mas a ética cristã é diferente da do governo, por exemplo, que age com a lei. Que ética cristã, tem um jovem crente que suas atitudes em nada se diferem da dos seus amigos não cristãos?
Algumas pinceladas a concernente a ética cristã.
  1. Quanto à aparência pessoal – vestir-se muito bem (Lv 8.7-13), o crente deve ser referencia e zeloso quanto ao vestir. Também deve cuidar com a higiene pessoal, escovar os dentes, cuidar com o mau hálito. Enfim deve se apresentar bem em todos os aspectos que envolvem a aparência.
  2. Concernente a linguagem – jovem gosta de falar um vocabulário diferenciado, cuidado! O movimento Emo (Emotional), trás uma linguagem que tem envolvido muitos jovens. É muita gíria, palavras obscenas, e a ética cristã? Nossos jovens evangélicos, devido à escola dominical têm facilidades sobejas para falar bem e muito bem, não há necessidade de importar um linguajar tão chulo como temos ouvido.
  3. Amor e respeito – devemos ser exemplos, amar nossos colegas, respeitar os professores, pais, pastores e professores da escola dominical. Respeitar a igreja onde se serve a Deus, você sabia que jogar papel higiênico no teto, riscar os bancos da igreja ou da escola, escrever em portas dos banheiros, principalmente da igreja é falta de ética?          

BÍBLIA: NOSSO MANUAL DE ÉTICA
Na concepção de alguns filósofos, Deus é algo da imaginação de alguns homens e mulheres que o criaram e conseqüentemente criaram leis e procuram pautar suas vidas por elas. Em Descarte, por exemplo, há um pensamento:  como é que posso crer que exista Deus se nem eu mesmo sei se existo? Existo enquanto penso logo se penso em um Deus ele passa a existir. Rousseau tem muita dificuldade de explicar como é que pode, o homem nascer livre, ter seus próprios objetivos e deixá-los para aderir à sociedade com suas leis? Logo é muito mais difícil neste pensador acreditar que há em Deus um Manuel de ética, chamado Bíblia ou Escrituras Sagradas.
Bem se ficarmos analisando o manual de ética do cristão do ponto de vista filosófico, não haverá consenso entre a maioria deles. Não dependemos de pensadores para crer se a Palavra de Deus é verdadeira e pura, precisamos de fé. E, ai não importa a posição social, a raça, o lugar que estamos a Bíblia é o manual de ética. Um manual que abrange todas as áreas de nossa vida: família, área profissional, econômica, política, religiosa, enfim quem anda pela Bíblia, não comete erros. A vontade de Deus é exclusiva, o cristianismo não é um mero programa social, como querem os esquerdistas da Teologia Liberal americana. O cristão como individuo tem sede de Deus (Sl 42.2).
 Na Bíblia encontramos as exigências para uma vida santa, para que se tenha uma religião verdadeira e ética, uma moral ilibada, fidelidade e conhecemos também os castigos provindos de Deus para os que desobedecem a suas leis. É  na Bíblia que encontramos o maior dos mandamentos, o amor e como viver uma vida frutuosa e santa também está explicito nas Escrituras Sagradas. Também encontramos na Bíblia Sagrada a ética aplicada, leis que regula o casamento e o divorcio,  como usar os bens materiais, as questões dos tributos do governo terreno, as relações familiares e etc...
 Ainda encontramos nas Escrituras Sagradas as éticas gerais e básicas, conhecidas como liberdade, vontade de Deus. Relação entre o individuo e a comunidade, quanto ao individuo e seu valor, corpo e saúde, sexo e ética sexual, crime e punição, racismo e etc... Na ética filosófica o dizer é: “tu deves” na Ética Cristã “eu farei” o que é certo (Fp 2.13).
Deveres para com Deus;
- “Não terás outros deuses diante de mim” (Ex 20.3)
- “Não farás para ti imagem de esculpida” (Ex 20.4)
- “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão” (Ex 20.7)
- “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar” (Ex 20.8) – no AT, o sábado era o ultimo dia da semana para o descanso, no NT, o domingo, Jesus ressuscitou no domingo. E domingo é conhecido no NT, como o dia do Senhor. 
Deveres para com o próximo:
- “Honra teu pai e tua mãe, para que prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá” (Ex 20.12).
- “Não matarás” (Ex 20.13)
- “Não adulterarás” (Ex 20.14)
- “Não furtarás” (Ex 20.15)
- “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo” (Ex 20.16)
Dever para consigo mesmo:
- “Não cobiçarás” (Ex 20.17)  

CONCLUSÃO
A ética se divide em vários tipos:
- Ética Imediatista – nesta a ação não está ligado a nenhum tipo de premeditação, quando piscamos, por exemplo, é resultado de algum estimulo, quando nos esquivamos de um objeto que é jogado em nossa direção, é a mesma coisa.
- Ética da Tradição – neste caso não se pergunta se está certo ou errado faz-se pelo habito de todos, é a continuidade.
- Ética Hedonista – o valor de uma ação é medida pela quantidade de prazer.
- Ética naturalista – o homem é produto da natureza evolutiva.
- Ética Relativista – o homem é a medida de todas as coisas.
- Ética Estética – principio que age por meio de sentimentos ou da emoção humana, com objetivo de se transformar em beleza.
Há ainda muitos outros tipos de éticas.

OBRAS CONSULTADAS
OLIVEIRA,Raimundo Ferreira de – Ética Cristã – EETAD, Campinas - SP
COUTO, Geremias do – A Transparência da Vida Cristã -  2001, CPAD, RJ
RIBEIRO, Edmar – Ética Cristã – Apostila - SETAD

Colaboração para Portal Escola Dominical - Pr Jair Rodrigues
 FONTE  portal ebd