PLANO DE AULA Nº 3 DONS DE REVELAÇÃO

2º Trim. 2014 - Lição 3 - Dons de revelação I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2014
DONS ESPIRITUAIS E MINISTERIAIS: servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário

COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP


PLANO DE AULA Nº 3
LIÇÃO Nº 3 –  DONS DE REVELAÇÃO
1º SLIDE   INTRODUÇÃO
- Na continuidade do estudo dos dons espirituais, estudaremos os chamados dons de revelação, ou seja, a palavra da sabedoria, a palavra da ciência eo discernimento de espíritos.
- Os dons de revelação têm o propósito de manifestar a onisciência de Deus no meio da Igreja.
2º SLIDE  I – A CLASSIFICAÇÃO DOS DONS ESPIRITUAIS
- Ao longo do Novo Testamento, encontramos três listas de dons, todos em cartas do apóstolo Paulo, listas estas que foram feitas sob inspiração do Espírito Santo mas com propósitos e contextos diferentes.
- Não podemos considerar que tais listas sejam absolutamente distintas e que cada uma delas traz dons de natureza diversa, como se se tratassem de relações totalmente estanques, que não admitem nenhuma comunicação entre si.
3º SLIDE
- Paulo traz uma lista dos dons espirituais ao tratar deste assunto com a igreja em Corinto.
- Nesta lista, Paulo fala de nove dons, a saber: palavra da sabedoria, palavra da ciência, fé, dons de curar, operação de maravilhas, profecia, dom de discernir os espíritos, variedade de línguas e interpretação das línguas.
4º SLIDE
- Tomando-se a relação de I Co.12:8-11, podemos dividir os dons espirituais em três categorias, a saber:
a) dons de poder: fé, dons de curar, operação de maravilhas
b) dons de ciência ou dons de revelação: palavra da sabedoria, palavra da ciência, dom de discernir os espíritos
c) dons de elocução ou de fala: variedade de línguas, interpretação de línguas e profecia.
5º SLIDE
- Os dons de ciência (também chamados “dons de revelação”) são três e, por meio deles, o Senhor manifesta a Sua onisciência no meio da Igreja, para que jamais venhamos a nos esquecer de que Deus sabe todas as coisas.
Através dos dons de ciência ou revelação, o Senhor pode sempre nos orientar na nossa jornada, devendo ser sempre o nosso referencial.
6º SLIDE   II – A PALAVRA DA SABEDORIA
- Dom da palavra da sabedoria - dom concedido pelo Espírito Santo a alguns crentes para que deem, em ocasiões especiais e de forma sobrenatural, palavras orientadoras e que nos fazem sair de situações difíceis.
- A sabedoria é a habilidade de agir ou falar em conformidade com a razão e a moral, com prudência e experiência de vida, com sensatez e equilíbrio.
7º SLIDE
- A sabedoria é algo que está além da razão humana, vem diretamente de Deus e tem no temor ao Senhor o seu princípio (Sl.111:10a).
- “Sabedoria” não se confunde com “erudição” ou “inteligência”.
8º SLIDE
- Todo salvo tem a sabedoria de Deus, é guiado pelo Espírito Santo que lhe traz sabedoria, até porque é temente ao Senhor e, por isso, age sempre sabiamente.
- Há situações em que o Espírito Santo terá de agir de modo sobrenatural para trazer uma palavra específica de sabedoria a alguém, para dar uma orientação precisa num determinado instante da vida de alguém. É aqui que usa, então, os salvos que receberam a “palavra de sabedoria”.
9º SLIDE
Exemplos do dom da palavra de sabedoria nas Escrituras
AT – Aitofel (II Sm.16:23) e Salomão (I Rs.3:28).
- NT – Paulo perante o Sinédrio (At.23:1-5).
10º SLIDE  III – A PALAVRA DA CIÊNCIA
- Dom da palavra da ciência - dom concedido pelo Espírito Santo a alguns crentes para que tenham conhecimento sobrenatural de coisas.
- Nada há, neste dom, que o nivele a um mero exercício de adivinhação.
11º SLIDE
- O Senhor conhece todas as coisas, nada Lhe é oculto, pois todas as coisas estão patentes aos Seus olhos (Hb.5:13).
- O Senhor conhece tudo, tanto as coisas que o homem pode ter condições de conhecer, como aquelas que o homem jamais conhecerá (I Sm.16:7; Mc.2:6-8; Jo.2:23-25).
12º SLIDE
- A vida de todos os seres humanos está devidamente registrada pelo Senhor (Sl.139:16; Ml.3:16) e tais livros serão, um dia, abertos pelo Senhor a fim de que cada ser humano seja julgado pelas suas obras: os salvos, no Tribunal de Cristo (Rm.14:10; II Co.5:10); os demais, no Juízo do Trono Branco (Ap.20:11-15).
- Nada do que está oculto assim permanecerá, mas será devidamente revelado ao seu tempo (Mt.10:26; Mc.4:22; Lc.12:2).
13º SLIDE
- Quando alguém recebe a Cristo como Senhor e Salvador de sua vida, passa a ter conhecimento das coisas espirituais (Mt.11:25; I Co.3:11b,12).

- Não há necessidade alguma de se ter a “palavra da ciência” para que se possa compreender as coisas espirituais, para que se possa entender o plano de Deus para a salvação do homem, para que se possa entender o que está revelado nas Escrituras.
14º SLIDE
- Em razão do Seu profundo amor, o Senhor, sempre que isto contribuir para a edificação, exortação e consolação da Igreja, pode dar a conhecer algum fato, circunstância, ocorrência que está oculta.
- Tem-se, então, o dom da “palavra do conhecimento”, ou seja, a revelação de algo que estava oculto e cuja revelação servirá para o proveito e crescimento espiritual daquele que fica a saber daquilo que estava oculto.
15º SLIDE
- Como no dom da “palavra da sabedoria”, tem-se que se trata de uma situação específica, de uma revelação voltada para um caso concreto, para uma determinada ocorrência.
- É apenas uma “palavra da ciência”, não se trata de uma revelação completa a respeito da vida de alguém ou de uma completa e total eliminação da privacidade de alguém.
16º SLIDE
- A revelação de algo que está oculto tem sempre um propósito espiritual, nunca é para satisfazer curiosidade ou motivar mexericos.
- Não é bíblico que alguém primeiro “revele” um dado concernente à vida da pessoa para só, então, depois, trazer uma promessa da parte de Deus para aquela pessoa.
17º SLIDE
- Não devemos, como salvos, correr atrás de “reveladores”, a fim de sabermos o que fazer ou de descobrirmos o que o Senhor tem nos reservado.
- Devemos entregar nossos caminhos ao Senhor, confiar n’Ele, sabendo que tudo Ele fará (Sl.37:5). Não devemos ficar ansiosos pelo dia de amanhã, mas, sim, lançar toda a ansiedade sobre o Senhor Jesus, sabendo que Ele sempre tem cuidado de nós (Mt.6:34; I Pe.5:7).
18º SLIDE   III – O DOM DE DISCERNIR ESPÍRITOS
- Dom do discernimento dos espíritos - dom concedido pelo Espírito Santo a alguns crentes para que identifiquem operações espirituais em acontecimentos e fatos do cotidiano.
- Por intermédio deste dom, percebemos o aspecto espiritual envolvido nas mais diversas e simples ocorrências do dia-a-dia, não nos deixando cair nos laços do adversário, bem como nos precavendo até aquele grande dia, cuja proximidade também é resultado do nosso discernimento espiritual.
19º SLIDE
- O servo de Deus, o homem espiritual, discerne bem tudo e ele de ninguém é discernido (I Co.2:15).
- Discernimento - “capacidade de compreender situações, de separar o certo do errado”.
20º SLIDE
- Além do discernimento espiritual que é próprio e comum de todo homem espiritual,  há, também o dom de discernimento dos espíritos (I Co.12:10).
- O dom de discernimento dos espíritos é “…uma dotação especial dada pelo Espírito, para o portador do dom discernir e julgar corretamente as profecias e distinguir se uma mensagem provém do Espírito Santo ou não(…) (BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL. Dons espirituais para o crente (estudo), p.1757).
21º SLIDE
- O Senhor quis dotar a igreja do dom de discernimento dos espíritos, para que alguns vasos por Ele escolhidos sejam usados para mostrar a toda a comunidade a procedência autêntica, ou não, de manifestações espirituais.
- Mais do que nunca, torna-se preciso que tenhamos o devido discernimento de tudo o que acontece à nossa volta e de tudo o que se quer introduzir no nosso meio.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
 fonte PORTAL EBD