Apêndice nº 1 - Dons assistenciais - esboço, plano de aula e slides

2º Trim. 2014 - Apêndice nº 1 - Dons assistenciais - esboço, plano de aula e slides
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2014
DONS ESPIRITUAIS E MINISTERIAIS: servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário
COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA

APÊNDICE AO TRIMESTRE - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP


                                                                                                             



APÊNDICE Nº 1 – DONS ASSISTENCIAIS
                                          Os dons assistenciais têm por finalidade a atuação na integração do corpo de Cristo, na formação da sua unidade.
Texto áureo
“Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.”(Rm.12:4,5).
INTRODUÇÃO
Em complemento ao estudo dos dons espirituais e ministeriais, analisaremos os chamados “dons assistenciais” ou “dons de serviços”, ou, ainda, “dons espirituais de ministérios práticos”, que se encontram elencados em Rm.12:6-9.
Os dons assistenciais têm por finalidade a atuação na integração do corpo de Cristo, na formação da sua unidade.
I – O CONTEXTO DA RELAÇÃO DOS DONS EM RM.12:6-9
- Em complemento ao estudo dos dons espirituais e ministeriais, analisaremos os chamados “dons assistenciais”, ou “dons de serviços”, ou, ainda, “dons espirituais de ministérios práticos”, que se encontram elencados em Rm.12:6-9.
Tais dons encontram-se relacionados em uma das quatro listas de dons constantes das epístolas do apóstolo Paulo, sendo que três delas são consideradas como listas “distintivas”, ou seja, que contêm um conjunto de dons da mesma natureza, enquanto que uma delas, a que se encontra em I Co.12:28, seria uma “miscelânea”, ou seja, uma mistura de dons de naturezas diversas.
- Para que possamos entender a natureza dos dons de cada uma das listas “distintivas”, faz-se necessário compreender o contexto em que elas foram inseridas pelo apóstolo, já que “texto sem contexto é um pretexto”, como ensinava o saudoso pastor Severino Pedro da Silva (1946-2013).
- Assim, na relação dos dons espirituais constantes de I Co.12:8-11, o contexto era a necessidade de o apóstolo Paulo ensinar algo a respeito do uso dos dons espirituais para a igreja de Corinto, ocasião em que, para ensinar qual o propósito dos dons e seu papel na tarefa da igreja, fez-se necessário dizer a que dons estava ele se referindo, ou seja, a manifestações sobrenaturais esporádicas do Espírito Santo sobre a vida de alguns crentes que eram escolhidos pelo Espírito para serem os portadores de tais manifestações.
fonte Portal EBD