Maridos: 
Em Cantares de Salomão 4.10 lemos: Que belo é teu amor, ó minha irmã, noiva minha! Quanto melhor é o teu amor do que o vinho, e o aroma dos teus unguentos do que toda a sorte de especiarias!

Mulher gosta de ser bem tratada, protegida e elogiada
As mulheres são diferentes dos homens, pensam de forma diferente, por isso não podem ser tratadas como se trata um amigo. 
Para ter uma vida e uma noite agradável com sua esposa, é preciso investir desde o momento em que acorda, tratando-a com educação e carinho.
Um telefonema, e-mail ou mensagem no meio do dia só para ver se está tudo bem e dizer um "te amo" é muito útil. 

Não se enganem: tem que estar sempre elogiando sim! Mulher gosta de ouvir que está linda, que a roupa não a deixou mais gorda, que o cabelo ficou ótimo e que, a despeito de tudo isso, ela é linda e que os anos só lhe fizeram bem! (podem acreditar, dá certo)
Após um dia de trabalho cansativo e estressante, deixe para extravasar fazendo uma corrida, caminhada ou qualquer outro exercício: vida conjugal é para se divertir, conversar, se abrir, ouvir conselhos, orar juntos. Ela precisa contar com o seu carinho, com a sua risada conivente e também com seu ombro para chorar de vez em quando - sem censura ou questionamentos.
Ninguém da sua família é saco de pancada, por isso, antes de colocar a chave na fechadura para abrir a porta, respire fundo e lembre-se que você está entrando no lar que Deus te deu - você é responsável por amar e cuidar da sua família como Cristo ama a Sua igreja.
Se precisar de um tempo para esfriar a cabeça, diga isso a eles. Depois, ame sua esposa, fique com seus filhos, faça carinho nos animais da casa e agradeça a Deus por esse privilégio.
As críticas só são bem vindas quando ditas de forma carinhosa e em momento oportuno. Não compare sua esposa com as mulheres que você vê na tv pois a recíproca pode ser verdadeira.
O ideal é valorizar o que se tem, não o que a mídia apresenta como perfeito para fins de entretenimento. Aliás, a maioria dos programas nem servem para as famílias. 
O melhor é viver com os pés no chão e a mente em Cristo.
Salomão soube muito bem escrever esses cânticos que podem ser lidos como o relacionamento de Deus com sua igreja como também do marido com sua esposa.
Existe um ditado em inglês assim: Happy wife, happy life - mulher feliz, vida feliz! Pense nisso.

Mulheres:
A mulher sábia edifica a sua casa, mas a louca a destói - Provérbios 14.1
Os preparativos de Ester
Uma descoberta arqueológica esclareceu Ester 2.12 - "seis meses com perfumes". 
Durante o período persa e até mesmo entre algumas tribos árabes do presente, as mulheres faziam uma pequena fogueira com carvão num buraco no chão. Um óleo aromatizado com alguma fragrância, como de sândalo, cravo, mirra ou rosa, era colocado no incensário cosmético e aquecido no fogo. A mulher se abaixava sobre o incensário, com seu manto cobrindo-lhe a cabeça e o corpo para formar uma espécie de tenda. À medida em que ela transpirava, seus poros abertos absorviam a fragrância do óleo. Quando o fogo acabava, sua pele estava completamente perfumada. Os óleos aromáticos eram os principais produtos de exportação da Pérsia.

Ester soube fazer uso dos "cosméticos" disponíveis na época para benefício do seu povo.
Hoje não é diferente: A mulher que, mesmo após ter se casado, continua se cuidando, se perfumando e se adornando para seu marido, consegue resultados incríveis. 
Tudo tem que ser feito com equilíbrio e decência.

Marido gosta de ser reconhecido e valorizado
A mulher que só enxerga os defeitos do marido está pedindo para ficar sozinha. Não se esqueça que para cada defeito dele você consegue encontrar, no mínimo umas duas qualidades. Concentre-se nelas, valorize-as e lide com os defeitos porque ninguém é perfeito.
Valorize-se também! Sempre dá tempo de correr atrás do prejuízo e se cuidar.
Que marido não se rende aos encantos de uma esposa bem cuidada, cheirosa, educada, inteligente e que sabe reconhecer o seu valor? 
Para os não crentes - Como ele pode não crer na existência de Deus ao ver como sua esposa "melhorou" após sua conversão?
Alguns passam inclusive a repensar a idéia de trocar a sua esposa de 40 por uma de 20.
Para os crentes - Como ele pode não valorizar aquela que é só dele e que Deus mandou que juntos aproveitassem a vida?
A mulher cristã é sábia e sabe como fazer uso de seus atributos para o bem da sua família e da obra de Deus. 
Marido satisfeito é marido feliz...concorda mais fácil com os nossos argumentos, trata melhor os filhos, o cachorro, o gato, o papagaio, considera melhor nossos desejos e tem prazer de chegar em casa, de conversar, dar muitas risadas e de nos acompanhar, quer seja para a igreja, para o cinema, uma viagem ou um jantar romântico.

Fontes:
“Charge publicada na revista GeraçãoJC - Ecitora CPAD - Cartunista Flamir”
Manual Bíblico SBB 
Os preparativos de Ester: A Bíblia da Mulher - SBB e Mundo Cristão
fonte http://www.ubeblogs.net/