PRIMÁRIOS - Lição 6: Jesus, o amigo dos medrosos

2º Trim. 2014 - PRIMÁRIOS - Lição 6: Jesus, o amigo dos medrosos
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMÁRIOS – CPAD
2º Trimestre de 2014
Tema: Jesus e seus amigos
Comentaristas: Laudicéia Barboza da Silva & Débora Ferreira da Costa


LIÇÃO 6 – JESUS, O AMIGO DOS MEDROSOS

Ao Mestre
Prezado (a) quero deixar aqui para lembrete princípios do professor eficaz.
Seguindo os com certeza teremos aulas mais dinâmicas e frutíferas:
A LEI DO PROFESSOR - Basear o ensino numa rica experiência de vida.
A LEI DO ENSINO - Dominar a matéria e conhecer bem as pessoas que ensina
A LEI DA ATIVIDADE - Envolver os alunos numa experiência altamente educativa.”Ouço e esqueço; vejo, e guardo na memória;faço e compreendo.”
A LEI DA COMUNICAÇÃO - Construir pontes de ligação entre o comunicador e o receptor.
A LEI DO CORAÇÃO - Atingir a personalidade como um todo – Intelecto.Sentimentos e Vontade.
A LEI DA MOTIVAÇÃO - Descobrir e cultivar as motivações humanas intrínsecas.
A LEI DA PREPARAÇÃO PRÉVIA - Preparar o professor para ensinar e o aluno para aprender.
Extraído do livro– Ensinando para transformar vidas - Howard Hendricks – Editora Betãnia

Texto Bíblico: Mateus 14.22-33.


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se que devemos confiar em Jesus, Ele é nosso grande amigo.

Frase do dia...
EU CONFIO NO MEU AMIGO JESUS

Para melhor memorização dos pequenos use uma canção. Abaixo a letra e cifra:

EU TENHO UM AMIGO QUE ME AMA
                     D              G/A                 D                 G/A                D
                Eu tenho um amigo que me ama, que me ama, que me ama!
                          G/A                D             G/A           D  C/D
                Eu tenho um amigo que me ama! Seu nome é Jesus.
                            G A/G           D/F# Bm7      Em7     G/A            Am7   C/D
                Que me ama, que me ama, que me ama, com eterno amor.
                            G A/G             D/F# Bm7     Em7   G/A            D   G/A D
                Que me ama, que me ama, que me ama, com eterno amor.


Memória em Ação
“Se o caminho em que andam é escuro, sem nenhum raio de luz, confiem no SENHOR, ponham a sua esperança no seu Deus”(Is. 50.10 – NTLH)

Quando permitimos que Deus nos guie e obedecemos a Sua Palavra, não trevas, nem sombras do mal que possa nos afligir, pois temos a confiança de que o SENHOR está conosco – Ele é o nosso socorro sempre presente na hora em que clamamos.


Explorando a Bíblia
Certo dia, Jesus ordenou aos discípulos que subissem no barco e fossem na frente para o lado oeste do lago, enquanto ele mandava o povo embora. Depois de mandar o povo embora, Jesus subiu um monte a fim de orar sozinho. Quando chegou a noite, Ele estava ali, sozinho.
Naquele momento o barco já estava no meio do lago. E as ondas batiam com força no barco porque o vento soprava contra ele.

Já de madrugada, entre as três e as seis horas, Jesus foi até lá, andando em cima da água.
Quando os discípulos viram Jesus andando em cima da água, ficaram apavorados e exclamaram:
 — É um fantasma! E gritaram de medo.
Nesse instante Jesus disse:
 — Coragem! Sou eu! Não tenham medo!
Então Pedro disse:
 — Se é o senhor mesmo, mande que eu vá andando em cima da água até onde o senhor está.
 — Venha! —respondeu Jesus. Pedro saiu do barco e começou a andar em cima da água, em direção a Jesus.
Porém, quando sentiu a força do vento, ficou com medo e começou a afundar. Então gritou:
 — Socorro, Senhor!
Imediatamente Jesus estendeu a mão, segurou Pedro e disse:
— Como é pequena a sua fé! Por que você duvidou?
Então os dois subiram no barco, e Jesus, com calma, disse:
__ Tempestade, chuva e trovões, eu ordeno que pare.
Então, tudo parou de balançar e logo saiu um sol bonito que iluminou um novo lindo dia.
E os discípulos adoraram Jesus, dizendo:
 — De fato, o senhor é o Filho de Deus!
Jesus e os discípulos atravessaram o lago e chegaram à região de Genesaré.


Fontes Consultadas:
·         Bíblia NTLH - SBB
·         Curso para Professor de EBD - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas IBETEL – Pr. Vicente de Paula Leite
·         Allan Hart Jahsmann e Martim P. Simon  - Horinhas com Deus - Editora Sinodal


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva 
FONTE PORTAL EBD