Programa Mais Médicos atinge a demanda na Paraíba, diz Dilma

Segundo presidente, necessidade de 257 profissionais foi atendida.

Dilma veio à Paraíba para participar da formatura de alunos do Pronatec.

Dilma entrega certificados do Pronatec em João Pessoa  (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
Em solenidade na manhã desta sexta-feira (16), em João Pessoa, a presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou que o Programa Mais Médicos atingiu a demanda na Paraíba. Segundo ela, havia a necessidade de 257 médicos nos municípios do estado e todos esses postos foram preenchidos. Dilma veio a João Pessoa para participar da formatura de 1.700 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Durante discurso, a presidente citou que o governo federal vem realizando uma série de ações na Paraíba, destacando as obras da Adutora Translitorânea, que, segundo ela, vai duplicar o abastecimento de água na região de João Pessoa e também o Centro de Convenções da capital paraibana, feito em parceria com o governo do estado.
Dilma ressaltou o fato do Mais Médicos ter conseguido atingir a demanda na Paraíba. “Eu fico muito feliz porque a questão da saúde é necessariamente a expansão dos postos, das unidades de pronto atendimento, mas sem médicos ninguém faz saúde bem, não tem como.  Atendimento implica em médico e para isso nós fizemos esse programa”, afirmou. Ainda sobre a área da saúde, a  presidente afirmou, sem citar números, que o governo federal ampliou a quantidade de vagas para formação de médicos nas instituições de ensino paraibanas.
Participaram da solenidade com a presidente os ministros da Educação, Henrique Paim, e das Cidades, Gilberto Occhi, deputados federais e senadores e ainda o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), e o governador Ricardo Coutinho (PSB). Este último, aliado do pré-candidato à presidência Eduardo Campos (PSB), chegou a ser vaiado pela plateia no momento em que iniciaria seu discurso. No entanto, não fez nenhuma referência a esse fato durante sua fala.
Primeira turma de formandos do Pronatec
A presidente Dilma faz a entrega simbólica de diplomas de alunos do Pronatec. Ela destacou o fato dos paraibanos formarem a primeira turma que concluiu os cursos pelo programa. “É uma formatura que vocês conquistaram e vocês são um exemplo para o país. Para o Brasil formar, qualificar, capacitar é imprescindível, é importantíssimo para que o país cresça”, disse.
Ela afirmou também que o programa não vai parar, pois será lançado o Pronatec 2.0 que dará oportunidade inclusive aos que se formarem na primeira versão da iniciativa.
“Um país como o nosso  precisa da educação como principal caminho para a assegurar a permanência das mudanças, por isso que nós aqui [na Paraíba],  no Pronatec, colocamos R$ 4 milhões, por isso que nós vamos continuar fazendo Pronatec no Brasil”, declarou Dilma.Na Paraíba, segundo a fala da presidente, 171 mil pessoas estão fazendo cursos do Pronatec.
Protesto durante passagem de Dilma em João Pessoa  (Foto: Jhonathan Oliveira/G1)Protesto durante passagem de Dilma em João Pessoa
(Foto: Jhonathan Oliveira/G1)
Protestos durante a visita
Pelo menos dois grupos aproveitaram a passagem da presidente por João Pessoa para protestar. Um deles era formado por servidores das instituições federais de ensino que estão em greve desde o mês de março.
O outro protesto foi organizado pela Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam) que contestava a Medida Provisória 633. A matéria, que está em tramitação no Congresso, muda regras para  a concessão do Seguro Habitacional do Sistema Financeiro da Habitação .
Segundo os manifestantes, a MP beneficia as empresas de seguro e acaba com direitos dos mutuários brasileiros. Se ela for aprovada, a defesa das ações contra o Fundo  Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS) será transferida para a Caixa Econômica Federal e a Advocacia Geral também poderá intervir nos processos. fonte G
1