Apêndice nº 2 - As formas de governo na Igreja

2º Trim. 2014 - Apêndice nº 2 - As formas de governo na Igreja
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2014
DONS ESPIRITUAIS E MINISTERIAIS: servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário
COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA
APÊNDICE PARA O TRIMESTRE - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP


                                                                                                 
APÊNDICE Nº 2 – AS FORMAS DE GOVERNO NA IGREJA
                                          A Igreja tem tido, ao longo da história, basicamente três formas de governo, a confirmar a multiforme graça de Deus.

Texto áureo
“Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus” (I Pe.4:10).

INTRODUÇÃO

- Em apêndice ao trimestre, que trata dos dons espirituais e ministeriais, estudaremos a respeito das formas de governo na Igreja.

A Igreja tem tido, ao longo da história, basicamente três formas de governo, a confirmar a multiforme graça de Deus.

I – A IGREJA TEM GOVERNO

- Ao longo deste trimestre letivo, temos estudado a respeito dos dons espirituais e ministeriais, que são “ferramentas” que o Senhor põe à disposição da Sua Igreja a fim de que ela possa cumprir, a contento, as tarefas que lhe foram comissionadas por Cristo Jesus.

Um dos propósitos dos dons é promover a unidade da Igreja enquanto corpo de Cristo, ou seja, ante a diversidade de membros, garantir que todos se unam e, suprindo a deficiência de cada um, cumpram não só o propósito de Deus para o Seu povo, como também cresçam espiritualmente, atingindo o pleno conhecimento de Cristo, o nível de varão perfeito e da estatura completa de Cristo (Ef.4:12,13).

A igreja, como ensina o apóstolo Paulo, é o corpo de Cristo (I Co.12:27) e, como tal, é algo ordenado, organizado, que comporta um governo, uma direção. Para tanto, o Senhor tomou o cuidado de distribuir dons que fomentem este governo, a ponto de o próprio apóstolo ter dito que um dos dons que o Senhor confere ao Seu povo é o de “governos” (I Co.12:28).

- Jesus, ao revelar o Seu mistério, isto é, a Igreja, disse que a edificaria. Assim, logo após a revelação deste novo povo de Deus, Jesus nos indica que se tratava de algo que era organizado, ordenado, de algo que tinha uma estrutura, sem o que não se trataria de uma “edificação”. A Igreja é o “edifício de Deus”, é a “lavoura de Deus” (I Co.3:9), “a coluna e firmeza da verdade” (I Tm.3:15), a “nação santa” (I Pe.2:9), expressões todas que indicam haver uma ordenação, uma estrutura, uma ordem nesta entidade criada pelo próprio Deus, que, como sabemos, é um Deus de ordem, não de confusão (I Co.14:33).

A primeira coisa que observamos com relação à ordem, à estrutura da Igreja é de que o edificador é o próprio Jesus. “Edificarei a Minha Igreja”, disse o Senhor Jesus. Vemos, pois, que a igreja não é algo que deva ser estruturado e moldado segundo os caprichos, as habilidades, palpites, experiências ou sabedoria humanos, mas, sim, segundo o modelo traçado pelas Escrituras Sagradas.

- Nos dias em que vivemos, onde tem tido grande avanço a ciência da administração, muitos têm sido tentados a implantar e criar “modelos”, “visões”, “estratégias” e tantas outras “inovações” para que se tenha uma igreja bem sucedida, exitosa e que sempre cresça. Tenhamos muito cuidado com tudo isto, pois a Bíblia nos ensina que a Igreja tem como edificador a Jesus Cristo e a Ele só. Ele não disse que a igreja era d’Ele e de todos os Seus discípulos. Sua expressão é bem clara: “Edificarei a Minha igreja”. Por isso, muito atual e oportuna a consideração feita pelo pastor Ariovaldo Ramos num artigo que deve ser lido por todos, onde afirma que muitos têm “tomado” a igreja de Jesus para si e que, por isso, o Senhor bem pode exclamar a tais líderes: “Devolvam a Minha igreja”.
OBS: “…Ouvi, certa feita, que um preletor, convidado para falar a pastores, começou sua pregação dizendo ter um recado diretamente de Cristo, e que o recado era: Devolvam a minha Igreja! difícil julgar algo assim, teria mesmo o recado vindo do Senhor? Pode ser que não, porém, para mim, faz todo o sentido ter vindo dele, pois, é assim que eu sinto a igreja hoje, como usurpada de Cristo Jesus. Talvez isso não tenha nada a ver com você, em princípio, mas pense na Igreja que está no Brasil como um todo. É a sua igreja.…” (RAMOS, Ariovaldo. Devolvam a Minha igreja. Disponível em:http://www.invsc.org.br/Artigos/devolvam_minha_igreja.htm Acesso em 19 out. 2006).
fonte  portal ebd