Lição 12 - O diaconato I Plano de Aula

2º Trim. 2014 - Lição 12 - O diaconato I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2014
DONS ESPIRITUAIS E MINISTERIAIS: servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário
COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP


PLANO DE AULA Nº 12
LIÇÃO Nº 12 –  O DIACONATO
1º SLIDE   INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo das funções eclesiásticas, estudaremos a função de diácono.
- O diácono é um homem espiritual que é escolhido pelo Senhor para servir na igreja local, notadamente em assuntos de ordem material.
2º SLIDE  I – A INSTITUIÇÃO DO DIACONATO
- O diaconato surgiu na primeira igreja local, a igreja de Jerusalém, conforme é relatado no capítulo 6 de Atos dos Apóstolos.
- Em virtude do crescimento da igreja e da existência de grande número de crentes que eram sustentados pela igreja, os apóstolos tiveram de dedicar algum tempo para a questão da distribuição dos recursos existentes para o sustento dos irmãos.
3º SLIDE
- O aumento do número de crentes, porém, e a prioridade que os apóstolos davam para o ministério da palavra e para a oração, fez com que os apóstolos não dessem conta deste trabalho.
- Não demorou muito, passou a haver problemas nesta distribuição de recursos entre as viúvas, e, o que era mais grave, iniciou-se uma murmuração porque havia um desprezo das viúvas dos gregos, ou seja, viúvas que eram judias que tinham vindo de colônias judaicas situadas fora da Palestina.
4º SLIDE
- Os apóstolos tinham a plena consciência de que haviam sido chamados para exercer o ministério da palavra e a oração, que tinham de se dedicar para o exercício dos dons ministeriais de evangelista, pastor e mestre.
- Não lhes cabia cuidar do chamado “ministério cotidiano”, da distribuição de recursos econômico-financeiros para a subsistência não só das viúvas mas de todos quantos viviam com tudo em comum na igreja de Jerusalém.
5º SLIDE
- Os apóstolos reconheceram que, diante do crescimento do número de discípulos, era necessária uma descentralização de atribuições, a criação de um novo corpo de obreiros que pudesse levar a cabo este “ministério cotidiano”, que era um “importante negócio”.
- Os apóstolos, então, reconhecendo primeiramente os seus próprios erros, convocaram a igreja para discutir o assunto, mostrando aos crentes que eles haviam sido chamados para o ministério da palavra de Deus e que não era razoável deixarem esta função para se dedicarem ao “serviço das mesas”.
6º SLIDE
- “Ministério cotidiano” - “diakonía té kathemeriné” (διακονία  τή καθημερινή).
“Serviço às mesas” - “diakonein trapedzais” (διακονειν τραπέζαις).
- Em ambas as expressões sobressai a palavra “diakonía” ou “diakonein”, que têm, respectivamente, os significados de “servidor” ou “servo” e de “servir”.
7º SLIDE
- O papel do “diácono”, portanto, é o papel de “servidor”, “daquele que serve”.
- O diácono seria o responsável pelo sustento dos crentes, modelo provavelmente inspirado nas sinagogas judaicas daquele tempo, na figura dos “parnasim”.
8º SLIDE
- Não havia uma hierarquia entre o trabalho dos apóstolos e o trabalho dos diáconos. Eram tarefas de natureza diversa.
- Operou-se uma descentralização de tarefas, uma dissociação de funções: de um lado, os presbíteros (e os apóstolos eram, em Jerusalém, os pastores daquela igreja local, naquele momento histórico), que deveriam cuidar do ministério da palavra e da oração, ou seja, do sustento espiritual do povo de Deus; de outro, os diáconos, que deveriam “servir às mesas”, cuidar do “ministério cotidiano”, cuidando da sobrevivência física, do sustento material do povo de Deus.
9º SLIDE
- Na história da Igreja, o papel de diácono se desvirtuou, passando a ser considerado um “primeiro degrau de carreira ministerial”, o que não corresponde ao papel que a Bíblia lhe dá.
- Por causa deste menosprezo do diaconato, acabamos por ter o acúmulo de funções que foi sabiamente evitado pelos apóstolos em Jerusalém, gerando, assim, a situação de insatisfação que produz murmuração no meio dos crentes na igreja local e um prejuízo imenso no exercício do ministério da palavra e da oração.
10º SLIDE  II – OS PRESSUPOSTOS PARA O DIACONATO
- Os apóstolos apresentaram quais seriam os pré-requisitos exigíveis para o exercício da função diaconal:
a) ser varão;
b) a boa reputação,
c) a plenitude do Espírito Santo;
d) a sabedoria.
11º SLIDE
- O diaconato é somente para varões – At.6:3; I Tm.3:12.
- Rm.16:1 não justifica a separação de diaconisas, pois, além de ser texto isolado, apenas mostra que Febe servia na Igreja, não que tivesse a função diaconal.
12º SLIDE
- Boa reputação – comportamento que gere confiança e credibilidade.
- Há necessidade de os candidatos ao diaconato serem primeiramente provados para poderem ser separados – a igreja local deve saber da intenção de separação para que ajudem o ministério a analisar o candidato.
13º SLIDE
- O diácono deve ser pessoa batizada com o Espírito Santo.
- O diácono deve ser alguém que tenha sabedoria, homem temente a Deus e que saiba tomar as decisões corretas, no momento correto e da forma correta.
14º SLIDE
- O diácono não será jamais um mero administrador de recursos econômico-financeiros, um mero gerente ou gestor.

- O diácono deve ser um homem espiritual, que tem a mente de Cristo, que, mesmo nos assuntos materiais, saberá identificar e cumprir a vontade de Deus, para que o nome do Senhor seja glorificado neste importante negócio.
15º SLIDE  III – OS REQUISITOS PARA O DIACONATO
- Requisitos para a separação ao diaconato (I Tm.3:8-10,13) (I):
a) honestidade - “digno de respeito, sério, dignificado, acima de reprovação”;
b) “não ser de língua dobre”, ou seja, “de uma só palavra”;
c) “não seja dado a muito vinho”;
d) não cobiçoso de torpe ganância;
e) marido de uma mulher
16º SLIDE
- Requisitos para a separação ao diaconato (I Tm.3:8-10,13) (II):
f) a guarda do mistério da fé em uma pura consciência, ou seja (Hb.10:22-25):
f1) ter o coração purificado da má consciência;
f2) ter certeza da sua salvação;
f3) reter firmemente a confissão da esperança;
17º SLIDE
- Requisitos para a separação ao diaconato (I Tm.3:8-10,13) (II):
f) a guarda do mistério da fé em uma pura consciência, ou seja (Hb.10:22-25) (II):
f4) estimular os outros ao amor e às boas obras;
f5) não deixar a sua congregação;
f6) admoestar e deixar ser admoestado.
18º SLIDE
- Os que servem bem como diáconos adquirem para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus (I Tm.3:13).
- Um diácono pode ser levado ao presbitério? Lógico que isto pode acontecer, mas isto não se dá por causa de uma “promoção”, como hoje se faz, mas, sim, porque o Senhor o escolhe para exercer tal função, alterando, deste modo, o seu ministério.
19º SLIDE
- O diácono é aquele que deve administrar os assuntos materiais da igreja local, que deve exercer os dons de ministério, repartição e misericórdia. Para tanto, deve:
a) ser um pronto auxiliar dos presbíteros na igreja local;
b) estimular os membros da igreja local à contribuição, como também promover o correto gerenciamento dos recursos obtidos, sempre alertando a direção das dificuldades e perigos na gestão financeira;
c) dedicar-se à assistência social, ao monitoramento dos necessitados, à obtenção de recursos para diminuir as necessidades e carências materiais dos irmãos.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
 FONTE  PORTAL EBD