Lição 13 - A multiforme sabedoria de Deus I Plano de Aula

2º Trim. 2014 - Lição 13 - A multiforme sabedoria de Deus I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2014
DONS ESPIRITUAIS E MINISTERIAIS: servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário

COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP
PLANO DE AULA Nº 13
LIÇÃO Nº 13 –  A MULTIFORME SABEDORIA DE DEUS
1º SLIDE  INTRODUÇÃO
- Na conclusão do estudo dos dons espirituais e ministeriais, analisaremos a multiforme sabedoria de Deus.
- Os dons espirituais e ministeriais revelam que Deus tem várias maneiras de agir e que a unidade da Igreja é construída em meio à diversidade.
2º SLIDE   I – O MISTÉRIO DA IGREJA
- A Igreja era um mistério de Deus. O Senhor, na Sua presciência, já havia determinado que, em Cristo, todas as nações seriam reunidas e novamente entrariam em comunhão com o Senhor.
- A Igreja, então, foi criada para que Deus entrasse em paz com os homens, por meio de Cristo Jesus.
3º SLIDE
- A Igreja é o ambiente criado por Deus para nela se dar a reunião entre Deus e os homens, para que houvesse o restabelecimento da amizade, da comunhão que o pecado havia desfeito quando da entrada do pecado no mundo.
- Este mistério de Deus, revelado por Cristo e pelo Espírito Santo, tinha por finalidade estabelecer a comunhão e integração entre Deus e os homens, bem como entre os próprios homens entre si, pois o pecado, além de ter separado o homem de Deus, promoveu também a separação dos homens entre si.
4º SLIDE
- Ao chamar a Igreja de “o corpo de Cristo”, as Escrituras mostram:
a) a Igreja é formada por pessoas que foram vivificadas;
b) cada uma destas pessoas vivificadas exercem uma determinada função;
c) cada um destes membros precisa agir em harmonia com os demais;
5º SLIDE
- Ao sabermos o que é a Igreja, temos consciência do papel que exercem os dons (Ef.2:5-8). Assim:
a) não há dons que não estejam previstos nas Escrituras;
b) todos os dons são favores imerecidos, fruto da graça de Deus;
c) os dons são dados para proveito comum;
d) os dons vieram dos céus;
e) os dons são indispensáveis para que se mostram mostrar as abundantes riquezas da graça de Deus.
6º SLIDE   II – OS DONS E O FRUTO DO ESPÍRITO
- O objetivo da missão salvífica de Cristo Jesus foi criar uma unidade entre Deus e os homens, restabelecer a comunhão que havia se perdido por causa do pecado.
- Quando se estabelece esta comunhão, mediante a justificação pela fé em Cristo Jesus, temos paz com Deus (Rm.5:1) e somos enxertados, feitos participantes da raiz e da seiva da oliveira (Rm.11:17), constituídos em varas da videira verdadeira, que é Cristo (Jo.15:1).
7º SLIDE
- Uma vez enxertados, uma vez tornados varas, temos de produzir fruto, pois passamos a fazer parte de uma árvore frutífera. O fruto, pois, que produzimos, é resultado da nossa comunhão com Deus, é resultado da nossa salvação.
- Estar em Cristo é, portanto, estar em condições de produzir fruto e a produção do fruto é uma demonstração de que temos vida, ou seja, de que estamos em comunhão com Deus.
8º SLIDE
- O fruto do Espírito Santo é indispensável em todo salvo. Todo salvo tem de produzir fruto e é sempre podado pelo lavrador, que é Deus, para que produza mais fruto (Jo.15:2).
- Já os dons não estão presentes, em sua totalidade, em todos os salvos. Os dons são repartidos entre os salvos (I Co.12:11; Ef.4:11), pois são ferramentas que fomentam a interdependência entre os crentes e promovem, assim, a unidade do corpo de Cristo.
9º SLIDE
- Os dons são instrumentos que o Senhor põe à disposição dos crentes para que eles possam ser edificados, crescer espiritualmente, para que possam produzir fruto de melhor qualidade, mais e mais fruto, na sua caminhada de fé.
- O que revela se alguém está em comunhão com o Senhor, ou não, é o fruto do Espírito. Ele é que indica se alguém é salvo, ou não (Mt.7:20), é ele quem revela o grau de espiritualidade de uma pessoa, a sua maturidade espiritual.
10º SLIDE   III – A MULTIFORMIDADE DA SABEDORIA DE DEUS
- A Igreja tem por um de seus propósitos o conhecimento da “multiforme sabedoria de Deus” por parte dos principados e potestades dos céus.
- Através da Igreja, o Senhor mostra, inclusive aos anjos, que com Ele convivem desde a eternidade passada, toda a Sua excelência, toda a Sua primazia, todo o Seu amor. Nosso testemunho, amados irmãos, não se limita a esta Terra, mas chega até aos céus! Aleluia!
11º SLIDE
- Através da Igreja, é conhecida a “multiforme sabedoria de Deus”, pois a realidade da Igreja é de unidade, mas, também, de diversidade.
- A Igreja serve para manifestar a todos, nos céus e na terra, que é perfeitamente possível construir-se uma unidade apesar da diversidade que existem entre os povos, entre as pessoas, apesar das diferentes funções que o Senhor dá a cada um que salva, apesar da multiplicidade de dons que o Senhor concede à Igreja.

12º SLIDE
- O exercício dos dons é um dos fatores que levam à guarda da unidade da Igreja, pois, é a partir da sua manifestação, que os homens se interdependem, completam-se, fazendo fulgir não somente a paz, que é integração, comunhão, como também o próprio amor, pelo qual alguém se faz conhecido como discípulo de Cristo Jesus.
- O exercício dos dons, ao promover o crescimento espiritual e a produção maior e melhor do Espírito, aproxima toda a Igreja do Senhor, faz com que nos aproximemos da estatura completa de Cristo, fazendo com que não vivamos mas que Cristo viva em nós (Gl.2:20), o que nos distancia ainda mais do modelo mundano, que é o da separação da vida de Deus pela ignorância, pela dureza do coração (Ef.4:18).
13º SLIDE
- A Igreja revela esta “multiformidade” da Sabedoria de Deus, ou seja, que Deus tem vários métodos e formas de promover o crescimento espiritual dos salvos, integrando-os cada vez mais, unindo-os cada vez mais, por meio da diversidade.
- Entretanto, embora esta Sabedoria seja “multiforme”, ou seja, possa se expressar de várias formas, ela é única, ela é Cristo Jesus, a fonte única e o fim único de todos os dons.
14º SLIDE
- Cristo é o “centro de todos os modos de Deus”, ou seja, a multiformidade tem uma única fonte, uma única base, que é Jesus Cristo.
- Por isso, quando falamos dos dons, precisamos observar que todos são dados pelo Senhor (Ef.4:8) e que, em relação aos dons ministeriais, é Jesus o primeiro a exercê-los na Igreja, visto que Ele é apóstolo (Hb.3:1), profeta (Jo.4:44), evangelista (Mc.1:14,15), pastor (Jo.10:11,14) e mestre (Jo.13:13).
15º SLIDE
- A graça de Deus também é multiforme (I Pe.4:10).
- A graça de Deus também se manifesta de diversas maneiras e, por isso mesmo, os dons devem ser administrados como são recebidos da parte do Senhor, a fim de que todos sejam bons despenseiros desta graça multiforme.
16º SLIDE
- A graça de Deus traz salvação a todos os homens (Tt.2:11), mas atua de forma diferenciada em cada um dos seres humanos.
- Os dons existentes na Igreja permitem-nos, pois, ver esta belíssima realidade da multiformidade tanto da sabedoria quanto da graça de Deus, permitem-nos entender o que é e como funciona a Igreja e, portanto, é um elemento indispensável para que todos possam cumprir o propósito de Deus estabelecido na vida de cada um.
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
 fonte  http://www.portalebd.org.br/