3º Trim. 2014 - JARDIM DA INFANCIA - LIção 2: A Palavra de Deus não pode ser destruída

3º Trim. 2014 - JARDIM DA INFANCIA - LIção 2: A Palavra de Deus não pode ser destruída
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JARDIM DE INFANCIA – CPAD
3º Trimestre de 2014
Tema: Bíblia, o livro maravilhoso
Comentaristas: Midiam Pessoa, Monica Barreto Valente Varela




LIÇÃO 2- A PALAVRA DE DEUS NÃO PODE SER DESTRUÍDA!


Texto bíblico  Jeremias 36.1-32
Sucedeu, pois, no ano quarto de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, que veio esta palavra do SENHOR a Jeremias, dizendo:
Toma o rolo de um livro, e escreve nele todas as palavras que te tenho falado de Israel, e de Judá, e de todas as nações, desde o dia em que eu te falei, desde os dias de Josias até ao dia de hoje....
(Por ser um texto extenso não descreverei aqui na sua totalidade)


Objetivos  após a aula seus alunos devem compreender que
                   a  Palavra de Deus  não pode ser destruída.



A palavra é...    “durar”
Segundo o dicionário a  palavra “durar” significa:
1-      Conservar-se, mantendo as mesmas qualidades.
2-       Não se gastar.
3-       Continuar a existir.
4-       Prolongar-se.
5-      Estar, permanecer.

Todas essas definições de “durar” se encaixa perfeitamente quanto a Palavra de Deus, pois ela se durante muitos séculos tem se conservado mantendo as mesmas características, nunca se gasta pelo tempo, e nem cai em desuso, sempre continuará a existir, prolongando pelo tempo, porque permanecer para sempre

A Bíblia é o único livro contemporâneo de todas as épocas; jamais envelhece nem caduca. Foi a conclusão que chegou o príncipe dos pregadores: “Muitos livros em minha biblioteca estão agora desatualizados. Foram bons enquanto eram novos, à semelhança das roupas que usei quando tinha dez anos de idade; mas eu cresci e deixei para trás. Ninguém jamais deixará para trás as Escrituras por ter crescido; esse livro se amplia e é mais conhecido à medida que passam os nossos anos”. Somos constrangidos a concordar com Chales H. Spurgeon; a Bíblia, temo-la continuamente à cabeceira; quanto mais a lemos, mais a amamos. Somente ela pode dar-nos a necessária sabedoria num mundo confuso e que marcha, loucamente, para a destruição.




Aprendendo a Bíblia
A Bíblia é Singular Em Sua Preservação a despeito de sua perseguição, crítica, abuso e tempo, a Bíblia tem sobrevivido totalmente intacta.
As Escrituras são Singulares na quantidade, qualidade e antiguidade de seus manuscritos. Muitos tentaram proibir e destruir a Bíblia, seus esforços, foram ineficazes.
Um Exemplo foi Voltare um filósofo ateu que escreveu que a Bíblia desapareceria dentro de cem anos e por ironia do destino hoje a sua casa é a maior distribuidora de Bíblia na Europa. Recentes evidências arqueológicas, históricas e lingüísticas têm refutado teorias críticas destrutivas em favor da fidedignidade das Escrituras.
(texto fonte: http://www.webservos.com.br/gospel/estudos/estudos_show.asp?id=2075)


No decurso dos séculos, apareceram pessoas contrárias à essência da Bíblia, na sua verdade e objetividade. Quando falo em inimigos, refiro-me àqueles que não acreditam na Bíblia e quando dizem que acreditam deixam dúvidas e confusão. Podemos apontar como primeiro inimigo a pessoa de Satanás; ele conhece muito bem a Bíblia, conforme Mateus 4.1-11, mas faz uso dela tanto em vista ampliar as proporções do seu reino. Ele usou ae usa pessoas para esconde-la, destruí-la e queimá-la.

O outro inimigo da Bíblia é aquele que a tem como uma fábula, uma alegoria, um mito, uma lenda. Quem assim pensa está totalmente equivocado, porque a importância da Bíblia ou da Palavra  é garantida no tempo e no espaço. O cristianismo, nos seus alvores, enfrentou vitoriosamente três poderes com base na Palavra. Poder da tradição judaica, da filosofia grega e do Império Romano. No século 16, os iluministas disseram que a Bíblia era uma fábula contada para compensar as frustrações de Cristo e seus adeptos. No século 18 aparece o racionalismo francês dizendo que a Igreja chegou à era pós-cristã. Relatando que a Bíblia e a Igreja estão totalmente ultrapassadas, porque não têm como sobrepor-se aos avanços da ciência e da tecnologia. O iluminismo e o racionalismo francês passaram, mas a Bíblia, a Palavra de Deus, permanece para sempre. Disse Jesus em Mateus 24.35
(texto fonte: http://www.webservos.com.br/gospel/estudos/estudos_show.asp?id=2075)
                                                                                                                            


Historia bíblica
No quarto ano em que Jeoaquim, filho de Josias, reinou em Judá, o Senhor Deus chamou o profeta Jeremias e lhe disse:
— Jeremias, pegue um rolo — um livro — e escreva nele tudo o que lhe falei a respeito do povo de Israel e de Judá e a respeito de todas as nações. Escreva tudo o que eu disse desde a primeira vez em que falei com você, quando Josias era rei, até hoje. O povo de Judá vai ficar sabendo de toda a destruição que estou pensando fazer cair sobre eles. Aí talvez todos abandonem os seus maus caminhos, e eu perdoarei a maldade e os pecados deles.

Jeremias foi um profeta  (Explique que profeta ou profetisa = Alguém que fala por Deus, dando sua mensagem a outros.) muito usado pelo Senhor. Escolhido por Deus, também foi um dos escritores da Bíblia.

Então, Jeremias chamou Baruque, e ditou tudo o que o Senhor o tinha dito, e ele escreveu num rolo.
Jeremias falou:
— Eu estou proibido de ir ao Templo. Mas quero que você vá, quando o povo lá estiver. Leia o rolo em voz alta, de modo que eles escutem tudo o que o Senhor Deus me disse e que eu ditei a você. Faça isso de maneira que o povo e também os que vierem das cidades de Judá possam ouvir. Pode ser que assim eles orem a Deus e abandonem os seus maus caminhos, pois o Senhor está furioso e muito irado com este povo.

Então Baruque leu no pátio do Templo as palavras do SENHOR, exatamente como o profeta Jeremias havia lhe mandado.
No nono mês, do quinto ano do reinado de Jeoaquim, filho de Josias, em Judá, o povo se reuniu na Casa do Senhor, para estarem diante de Deus. Estavam reunidos todos os que viviam em Jerusalém e todos os que tinham vindo das cidades de Judá.
Então Baruque leu no rolo tudo o que Jeremias tinha dito, e todo o povo escutou. Ele fez essa leitura num dos pátios do Templo.
Micaías ouviu Baruque ler no rolo aquilo que o Senhor tinha dito.

Aí desceu ao palácio real e foi até a sala do secretário do rei, onde todas as autoridades estavam reunidas. Encontravam-se ali Elisama, conselheiro do rei, Delaías, Elnatã, Gemarias, Zedequias, e todas as outras autoridades.
Micaías contou tudo o que tinha ouvido Baruque ler para o povo.
Então as autoridades mandaram que Jeudi, fosse dizer a Baruque o seguinte:
— Venha e traga o rolo que você leu para o povo.
Aí Baruque pegou o rolo e foi ao palácio. E eles lhe disseram:
— Por favor, sente-se e leia o rolo para nós.
E Baruque leu para eles.
Depois de terem escutado tudo, eles olharam assustados uns para os outros e disseram a Baruque:
— Temos de contar isso ao rei.
Então perguntaram:
— Diga uma coisa: como é que você escreveu tudo isso?
— Jeremias ditou palavra por palavra, e eu escrevi tudo com tinta neste rolo!— respondeu Baruque.
Então eles disseram:
— Você e Jeremias precisam se esconder. Não deixem ninguém saber onde vocês estão.

As autoridades deixaram o rolo, isto é, o livro, na sala de Elisama, o secretário do rei. Em seguida, foram até a sala onde o rei estava e lhe contaram tudo.
Então o rei mandou que Jeudi fosse buscar o rolo. Ele foi e trouxe o rolo e leu para o rei Jeoaquim e todas as autoridades que estavam em volta dele.

Ao ouvir a Palavra de Deus, que o Senhor havia dado através do profeta Jeremias, vocês nem imaginam o que o rei Jeoaquim fez!
Era tempo de frio, e o rei estava no seu palácio de inverno, sentado perto do fogo.
Depois que Jeudi terminou a leitura de três ou quatro folhas, o rei ficou muito furioso, pegou um canivete, cortou a mensagem de Deus em pedaços e jogou no fogo. Assim ele fez até que o rolo inteirinho virou cinza.

Nem o rei, nem nenhuma das autoridades que ouviram todas aquelas coisas ficaram com medo ou mostraram qualquer sinal de arrependimento.
Acontece que Elnatã, Delaías e Gemarias tinham pedido ao rei que não queimasse o rolo, mas ele não deu atenção.
Pelo contrário, mandou que o príncipe Jerameel, junto com Seraías e Selemias, prendesse Baruque e o profeta Jeremias. Mas o Senhor os havia escondido.
Xiii... E agora? A Palavra de Deus foi queimada! Como as outras pessoas aprenderiam os ensinamentos do Senhor?

 (Dê ênfase à situação causada pela destruição do rolo que continha a Palavra de Deus e pergunte a elas o que fariam para resolver este problema.)

O rei pensava que, queimando o rolo pudesse acabar com a Palavra de Deus. O que ele não sabia era que a Palavra do Senhor dura para sempre!
Tudo o que está escrito aqui na Bíblia (mostre a Bíblia para a classe), que é o Livro de Deus, já aconteceu ou ainda vai acontecer. Mesmo se alguém rasgar e queimar o Livro de Deus, as palavras que Ele falou não vão se perder. Elas ficam para sempre e se cumprem. É isso que está escrito aqui em Isaías 40.8.

Depois que o rei Jeoaquim queimou o rolo que continha a Palavra de Deus, o Senhor chamou novamente o profeta Jeremias. Deus mandou que o profeta pegasse outro rolo e escrevesse tudo o que estava naquele que o rei tinha queimado e mandou dizer o seguinte:
— Rei Jeoaquim, você queimou o rolo, perguntando: “Por que foi que Jeremias escreveu que o rei da Babilônia certamente virá, e destruirá esta terra, e matará a sua gente e os seus animais?” Por isso, eu, o Senhor, digo a você, rei Jeoaquim, que nenhum dos seus descendentes será rei no reino deDavi. Castigarei você, os seus descendentes e as suas autoridades por causa dos pecados de vocês todos. Nem você nem o povo de Jerusalém e de Judá se importaram com os meus avisos. Por isso, muitas coisas ruins virão sobre vocês!

Então, Jeremias pegou outro rolo, entregou ao seu secretário Baruque, e ele escreveu tudo o que eu foi ditado. Baruque escreveu tudo o que estava no rolo que o rei Jeoaquim havia queimado e ainda muitas outras coisas parecidas que o Senhor havia falado.

CONCLUSÃO
Que bela lição! Podemos aprender com esta emocionante história que apesar das lutas contra a Bíblia, ela continua a existir, e durará para sempre.
As pessoas podem até ter raiva das mensagens deixadas pelo Senhor, mas nunca conseguirão destruí-las!
A Palavra de Deus é eterna! Não há como destruí-la, não podemos simplesmente esquecer que ela existe.
A Bíblia é a base para nossas vidas, é o manual que nos ajudará a chegar até o céu, onde Deus está.
Seja fiel como o profeta Jeremias: Siga as Escrituras sagradas e espalhe pelo mundo a mensagem de Salvação, mesmo que isso seja muito difícil.
Tenha certeza que Deus ficará muito feliz com você!
(tópico com texto fonte: http://pequeninos-de-jesus.blogspot.com)

Colaboração para Portal Escola Dominical - Prof.  Jair César S. Oliveira
fonte  portal ebd