3º Trim. 2014 - Lição 2 - O propósito da tentação I Plano de Aula

3º Trim. 2014 - Lição 2 - O propósito da tentação I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2014
FÉ E OBRAS: ensinos de Tiago para uma vida cristã autêntica
COMENTARISTA: ELIEZER DE LIRA E SILVA
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PLANO DE AULA Nº 2
LIÇÃO Nº 2 – O PROPÓSITO DA TENTAÇÃO
1º SLIDE
INTRODUÇÃO
- No estudo da carta de Tiago, neste trimestre, analisaremos nesta lição o propósito da tentação.

- As provações são necessárias para o crescimento espiritual do cristão.
2º SLIDE  I – UMA MARCA DA VIDA CRISTÃ: AS TENTAÇÕES E PROVAÇÕES
- Tiago inicia a sua carta falando da necessidade de terem os crentes, a quem chama de “meus irmãos”, gozo por “caírem em várias tentações”.
- Tiago mostra que uma marca característica da vida cristã é a “provação”, a “aflição”. A vida cristã é apresentada por Tiago, portanto, como algo cercado de dificuldades e de contrariedades.
3º SLIDE
- Esta afirmação de Tiago ecoa as últimas palavras que Jesus dirigiu aos Seus discípulos nas Suas últimas instruções: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo” (Jo.16:33).
- Como não há comunhão entre a luz e as trevas (II Co.6:14), tem-se que o salvo em Cristo é aborrecido pelo mundo, um verdadeiro “corpo estranho” que, como tal, será sempre confrontado, atacado e perseguido.
4º SLIDE
- Tiago manda que nos alegremos, que tenhamos “grande gozo” quando passamos por circunstâncias adversas.
- O fato de estarmos passando por aflições é um sinal de que realmente servimos a Deus, de que estamos no caminho certo, de que estamos andando na luz  (Jo.3:20).
5º SLIDE
- O cristão não é um masoquista. Não se alegra por causa do sofrimento, mas, sim, diante do sofrimento injustificado, enxerga a oposição do mundo, da carne e do diabo contra si, como prova de que anda na luz e, portanto, vê neste sofrimento a autenticação da sua salvação e esta salvação que lhe promove a alegria (Sl.51:12).
- Estas palavras de Tiago também ecoam a última das bem-aventuranças do sermão do monte (Mt.5:11,12).
6º SLIDE
- As provações não servem apenas para nos dar a alegria da certeza da nossa salvação, mas representam um outro passo importante para a vida cristã, a saber: o crescimento espiritual.
- A prova da nossa fé, que são as próprias provações sofridas, tem como resultado gerar a paciência (Tg.1:3).
7º SLIDE
- “Paciência” - “ypomoné” (ύπομονή) - “paciência, firmeza, perseverança, fortaleza”.
- Através dos diversos embates que há entre o salvo e este mundo, o salvo vai se fortalecendo na fé. As muitas contrariedades e dificuldades desta vida, portanto, são ocasiões que o Senhor nos dá para que cresçamos espiritualmente.
8º SLIDE
- Tiago afirma que aquele que sofre tentação é bem-aventurado, ecoando, uma vez mais, o sermão do monte.
- Aquele que é provado e for aprovado nesta provação receberá um galardão que é a “coroa da vida”, que o Senhor tem prometido àqueles que O amam (Tg.1:12).
9º SLIDE  II – O QUE É TENTAÇÃO
-  "Tentação" – sugestão de projeto e/ou planejamento de alguma coisa que não se realizou ainda.
- A "tentação" é uma sugestão, um projeto, uma proposta para a prática de algum pecado, para uma atitude de desobediência aos preceitos estabelecidos pelo Senhor.
10º SLIDE
-  Não podemos confundir tentação com provação, pois esta tem origem em Deus. Deus a ninguém pode tentar (Tg.1:13).
-  A origem da tentação encontra-se ou no próprio homem, ou no adversário de nossas almas e suas hostes espirituais ou, ainda, na combinação de ambas as forças.
11º SLIDE
-  O nosso "eu" é um fator que pode dar origem à tentação (Tg.1:14), o que se denomina de “carne”, a natureza pecaminosa do homem, que não pode ser confundida com o corpo.
-. O diabo, o nosso adversário, o nosso inimigo(Mt.4:1), também é fonte de tentação na vida do cristão, que é, por isso mesmo, chamado nas Escrituras de "tentador"(Mt.4:3, I Ts.3:5).
12º SLIDE
- A terceira fonte de tentação é o "mundo" — o sistema organizado pelo diabo e que está estabelecido sobre todos os homens que não foram salvos por Jesus (Ef.2:1-3), mundo este que gera aflições na vida do crente(Jo.16:33).
- O mundo é atrativo e, se não vigiarmos, acabaremos por amar o que há no mundo e, assim, pecaremos inevitavelmente, pois quem amar o mundo, não terá o amor de Deus nele (I Jo.2:15).
13º SLIDE  III – O PROCESSO DA TENTAÇÃO
- O processo da tentação é descrito, com pormenores, pelo menos em duas ocasiões nas Escrituras Sagradas: a tentação de Eva e a tentação de Jesus.
- Em ambas as descrições, percebemos que a tática da tentação é sempre a mesma, a indicar que não existe coisa alguma de nova debaixo do sol (Ec.1:9).
14º SLIDE
- Momentos do processo da tentação (I): a) a abertura de diálogo seja com o nosso "eu", seja com o diabo, seja com o mundo;  b) o lançamento do tentado no campo da dúvida em relação à Palavra de Deus;  c) a oferta de algo atrativo/atraente ao tentado; d) a geração do desejo pelo objeto da atração
15º SLIDE
- Momentos do processo da tentação(II):
e) o engodo, ou seja, o engano; f) a geração do pecado.; g) a morte, que é o salário do pecado.
16º  SLIDE
- Todo este processo, que é descrito tanto na tentação de Eva quanto na tentação de Jesus, é sintetizado por Tiago - Tg.1:13-15.
- Por isso, o irmão do Senhor deixa um sábio conselho a todos os salvos: “Não erreis, meus amados irmãos” (Tg.1:16).

17º SLIDE
- O erro está, precisamente, em nos deixarmos envolver por todo este processo que nos leva até a morte.
- A tentação é inevitável, visto que até o Senhor Jesus foi tentado e em todas as coisas (Hb.4:15), mas, assim como Ele venceu, também nós podemos vencer.
18º SLIDE
- É possível vivermos em novidade de vida e não pecarmos. O Senhor nos promete que nunca nos sobrevém tentação maior que a que possamos suportar (I Co.10:13).
- Pedro é claro ao dizer que o Senhor sabe livrar da tentação os piedosos (II Pe.2:9).
19º SLIDE
- Queremos resistir à tentação? Queremos evitar pecar? Basta que nos engajemos no estudo das Escrituras (Sl.1:1,2), bem como busquemos o poder de Deus, tendo uma vida de constante oração.
- A grande bênção da vitória virá de nossa postura diante das Escrituras e do poder de Deus (Mt.22:29; Mc.12:24). 
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
FONTEPORTAL EBD