3º Trim. 2014 - Lição 4 - Gerados pela palavra da verdade I Plano de Aula

3º Trim. 2014 - Lição 4 - Gerados pela palavra da verdade I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2014
FÉ E OBRAS: ensinos de Tiago para uma vida cristã autêntica
COMENTARISTA: ELIEZER DE LIRA E SILVA
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP


PLANO DE AULA Nº 4
LIÇÃO Nº 4 – GERADOS PELA PALAVRA DA VERDADE
1º SLIDE   INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo do livro de Tiago, analisaremos hoje o que o irmão do Senhor fala sobre a nova realidade da vida do salvo em Cristo Jesus.
- O salvo em Cristo Jesus é uma nova criatura, gerada pela palavra da verdade.
2º SLIDE   I – A IGUALDADE EXISTENTE ENTRE OS SERVOS DE DEUS
- As provações têm o efeito de mostrar que todos os homens são iguais, dependem todos de Deus para poder suportar todas as aflições deste mundo.
- Deus sempre demonstrou que os homens têm igual dignidade, dignidade esta que é resultado de serem todos feitos à imagem e semelhança de Deus (Gn.1:26,27).
3º SLIDE
- Há igualdade entre os homens, todos são dotados da mesma dignidade, todos devem se submeter a Deus, de quem são criaturas e o Senhor os trata da mesma maneira, sem privilegiar qualquer um deles.
- Cada ser humano, porém, também é diferente um do outro, não há dois seres humanos idênticos.
4º SLIDE
- Devemos entender o princípio bíblico da igualdade dentro desta dupla faceta:
a) todos os homens são iguais em dignidade, devem ter o mesmo tratamento. (Gn.1:27);
b) embora sejam iguais em dignidade, os homens são distintos uns dos outros, não há um ser humano idêntico ao outro.
5º SLIDE
- Tiago, ao falar da humildade que deve permear o ser humano, da absoluta necessidade que temos de Deus, mostra que esta dependência e esta humildade levam em conta as diferenças que existem entre os seres humanos, diferenças que devem ser respeitadas, apesar de todos serem iguais diante de Deus.
- Tanto assim é que nos faz ver que, no meio da igreja, há ricos e pobres. (Tg.1:9,10).
6º SLIDE
- Tiago, ao falar da presença tanto de ricos quanto de pobres no seio da Igreja, mostra-nos que o “igualitarismo” é uma ficção humana.
- Nesta Terra, sempre haverá ricos e pobres, mesmo entre os que servem a Jesus Cristo, e tanto ricos quanto pobres deverão sempre viver debaixo da potente mão de Deus, reconhecendo-O como o verdadeiro e único Senhor, como Aquele a quem todos devem se submeter.
7º SLIDE
- O “irmão abatido”, que é o pobre, deve se gloriar na exaltação, ou seja, não deve se revoltar com a sua presente situação nem desejar que o Senhor lhe retire esta pobreza.
- O pobre deve considerar que, embora seja pobre e desconsiderado na sociedade terrena, está para ele reservada uma glória que não é para comparar com as coisas deste mundo (Rm.8:18), quando ocorrerá a sua verdadeira exaltação (Tg.1:9).
8º SLIDE
- O rico não deve se deixar levar pelas suas riquezas nesta vida, que lhe trazem prestígio, comodidade e poder, mas, mesmo nesta situação, deve considerar que tudo neste mundo é passageiro e que a existência terrena é como a flor da erva.
- Por este motivo, é mais difícil um rico se salvar. A ilusão produzida pelas riquezas é, realmente, um obstáculo a mais para que alguém receba a Cristo como Senhor e Salvador de sua vida (Mt.19:23,24; Mc.10:25; Lc.18:25).
9º SLIDE
- As diferenças existentes entre ricos e pobres nada representam em termos de salvação, em termos de relacionamento com Deus.
- Tanto ricos quanto pobres devem se humilhar diante de Deus e entender que estas situações vividas sobre a face da Terra são passageiras e que ambos precisam servir a Deus e buscá-l’O, pois nada disso que aqui há representará qualquer privilégio ou vantagem para o mundo vindouro.
10º SLIDE  II – DEUS SEMPRE FAZ O BEM
- O erro é algo que deve ser evitado a todo custo pelo salvo em Cristo Jesus.
- A recomendação de Tiago é no sentido de alertar os salvos a que não saiam da orientação divina, que não deixem de se submeter a Deus, deixando-se enganar pela carne, pelo diabo ou pelo mundo.
11º SLIDE
- Quando meditamos nas Escrituras Sagradas e buscamos o poder de Deus entendemos que toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em que não há mudança nem sombra de variação (Tg.1:17).
- Não podemos jamais esquecer que Deus é bom e que é a fonte de todo o bem. Deus jamais faz o mal e o que pensamos ser um mal em nossa pequenez de entendimento será sempre um meio para que alcancemos um bem maior (Rm.8:28).
12º SLIDE
- O mal existe no mundo não porque provenha de Deus, mas, sim, como resultado da natural imperfeição que existe em toda criatura.
- O mal exsurge na criação como uma possibilidade, que só se converte em uma realidade quando as criaturas dotadas de livre-arbítrio (anjos e homens) resolvem se afastar de Deus, ter uma vida independente d’Ele.
13º SLIDE
- Tudo o que é bom provém de Deus, pois Ele é bom e a Sua benignidade dura para sempre (Sl.107:1; 118:1,29), ou seja, Ele não somente faz o bem, mas quer o bem para todos os homens (Sl.145:9).
- Quando temos esta certeza, passamos a confiar n’Ele (Sl.34:8) e esta confiança faz com que sejamos atingidos pela Sua graça e misericórdia.
14º SLIDE
- Em virtude da bondade de Deus, o homem deve sempre louvá-l’O, ser-Lhe grato (Sl.54:6; 106:1; 107:1; 118:1,29; 135:3; 147:1).
- Toda e qualquer vantagem, todo e qualquer benefício momentâneo que venha a trazer prejuízos e males vindouros, não pode ser considerado como proveniente de Deus.
15º SLIDE
- O bem não pode ter origem neste mundo, somente pode vir de Deus, vem do alto, não vem da terra.
- O Senhor é chamado por Tiago de “Pai das luzes”. O que é bom é relacionado com a luz, é transparente, visível, claro, público e notório (Jo.3:20).
16º SLIDE
- Para que possamos desfrutar de todas as boas dádivas e de todos os dons perfeitos que nos vêm de Deus, é preciso que sejamos Seus filhos, que Ele nos seja Pai.
- Isto somente ocorre quando recebemos a Cristo como nosso Senhor e Salvador, pois quem crê em Cristo é feito filho de Deus (Jo.1:12). E, como filhos, somos-Lhe obedientes, fazemos o que Ele quer (Jo.15:14).
17º  SLIDE
- Em Deus não há mudança nem sombra de variação, de forma que não podemos, em hipótese alguma, achar que Deus vá alterar o Seu comportamento, a Sua conduta ou o Seu caráter. Deus é imutável.
- Há uma verdade que nunca muda, liberta, permite-nos desfrutar de toda boa dádiva e de todo o dom perfeito, pois esta verdade é o próprio Deus que nos quer e nos faz o bem (Jr.10:10).
18º SLIDE  III – GERADOS PELA PALAVRA DA VERDADE
- a principal prova da bondade e da benignidade de Deus para com o homem, ao afirmar que, por Sua vontade, fomos gerados pela palavra da verdade (Tg.1:18).
- Deus é tão bom que, sabendo de nossa situação miserável por causa do pecado, quis nos “criar novamente”, nos “gerar” pela palavra da verdade, a fim de que, como “novas criaturas”, possamos, enfim, cumprir o Seu desejo de com Ele convivermos para sempre.
19º SLIDE
- A geração da nova criatura dá-se pela palavra da verdade. Não há como termos verdadeira geração de uma vida em Cristo Jesus se não for pela palavra.
- A Palavra vivificante é a pregação da doutrina da cruz.
20º SLIDE
- Nós fomos gerados pela Palavra para um fim, para um propósito, a saber: ‘para que fôssemos primícias das Suas criaturas
- As primícias são os primeiros frutos obtidos pelo israelita na terra que Deus lhe havia dito e que, portanto, deveriam ser totalmente entregues ao Senhor, com ação de graças, com o reconhecimento do caráter imerecido de tal bênção obtida (Dt.26:1-11).
21º SLIDE
- Se somos primícias das criaturas de Deus, somos (I):
a) prova viva do amor de Deus aos homens;
b) um grupo reunido que se separa do pecado e busca a Deus;
c) frequentadores do altar do Senhor;
22º SLIDE
- Se somos primícias das criaturas de Deus, somos (I):
d) ofertas ao Senhor;
e) motivo para os homens se reconhecerem miseráveis e dependentes do Senhor;
f)motivo para os homens adorarem ao Senhor e se alegrarem nele.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
fonte PORTAL EBD