3º Trim. 2014 - Lição 5 - O cuidado ao falar e a religião pura I Plano de Aula

3º Trim. 2014 - Lição 5 - O cuidado ao falar e a religião pura I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2014
FÉ E OBRAS: ensinos de Tiago para uma vida cristã
COMENTARISTA: ELIEZER DE LIRA E SILVA
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP


PLANO DE AULA Nº 5
LIÇÃO Nº 5 – O CUIDADO AO FALAR E A RELIGIÃO PURA
1º SLIDE   INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo da epístola de Tiago, estudaremos a parte final do seu primeiro capítulo, ou seja, Tg.1:19-27.
- O salvo é um praticante da Palavra de Deus e, nesta Palavra, encontra a religião pura.
2º SLIDE  I – DEVEMOS TER CUIDADO NO FALAR
- Tiago traz um importantíssimo conselho: todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar (Tg.1:19).
- Se o salvo em Cristo Jesus, diante das muitas aflições desta vida terrena, adquire paciência e se, consoante ensinou Tiago, pede a Deus sabedoria para saber viver sobre a face da Terra, tem-se como consequência natural que o salvo é pessoa que é pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.
3º SLIDE
- O processo de comunicação envolve tanto a palavra como o silêncio. Não há comunicação se não se tem silêncio.
- Se percebemos que somos imperfeitos e totalmente dependentes de Deus, torna-se evidente que precisamos ouvir a voz de Deus para que saibamos como viver sobre a face da Terra.
4º SLIDE
- Os homens de hoje em dia, soberbos, orgulhosos e “senhores de si” (cf. II Tm.3:1-4), não querem ouvir os outros, muito menos a Deus, querendo, dentro de sua insensibilidade espiritual e soberba, falar o que bem entendem, achando-se donos da razão e da verdade.
- No entanto, o salvo em Cristo Jesus precisa saber ouvir, e, em primeiro lugar, deve ouvir a voz do Senhor (Jo.10:27).
5º SLIDE
- Além de ser pronto para ouvir e tardio para falar, o salvo em Cristo Jesus deve ser tardio para se irar.
- Uma das características da longanimidade como qualidade do fruto do Espírito é precisamente o fato de se criar um longo caminho para que o salvo chegue à ira.
6º SLIDE
- O salvo recebeu do Senhor o ministério da reconciliação (II Co.5:18-21), de forma que, a exemplo de Cristo, não podemos imputar os pecados dos homens, devendo, portanto, estar sempre prontos a perdoar aqueles que nos ofendem, assim como o Senhor perdoou aos homens que Lhe ofenderam com seus pecados.
- Como servos de Cristo Jesus, devemos levar o Evangelho a estas pessoas, mostrando-lhes a importância do perdão, a absoluta necessidade dedesenvolvermos o amor fraternal e de sermos misericordiosos e piedosos, de sermos tardios em irar-se, confiando n’Aquele que tem o controle de todas as coisas e que é o reto e supremo juiz de toda a Terra (Gn.18:25).
7º SLIDE
- A ira do homem não opera a justiça de Deus. Quando somos tomados pela ira, pelo desejo de vingança, jamais produziremos justiça, pelo simples fato de que somos maus (Mt.7:11).
- Devemos nos esvaziar a nós mesmos e, assim, permitir que sejamos instrumentos de justiça para que a justiça de Deus opere não só em nós, mas também no meio onde vivemos.
8º SLIDE   II – RECEBENDO A PALAVRA DE DEUS
- Os salvos devem rejeitar toda imundícia e superfluidade de malícia (Tg.1:21), que a Versão Almeida Revista e Atualizada traduz por “despojar-se de toda a impureza e acúmulo de maldade”.
- Somente quando nos despojamos da impureza e do acúmulo de maldade, ou seja, somente quando renunciamos a nós mesmos, à nossa natureza pecaminosa, à carne, temos condição de participar da natureza divina e, em comunhão com o Senhor, perseverar até o fim.
9º SLIDE
- Quando a Palavra é enxertada em nós, quando a recebemos com mansidão, passamos a cumprir a Palavra do Senhor.
- Devemos ser cumpridores da Palavra e não somente ouvintes, o que nos remete, uma vez mais, ao sermão do monte, onde Jesus, ao concluir Seu discurso, contou a parábola dos dois edificadores e das duas edificações (Mt.7:24-27).
10º SLIDE
- De nada adianta ouvirmos a Palavra de Deus e não a pormos em prática.
- Quem recebe a Palavra com mansidão, ou seja, com humildade, passa a praticar esta Palavra, passa a viver de acordo com o que diz a Palavra de Deus. Este, sim, é o verdadeiro e genuíno servo de Deus, mas não o que ouve mas não pratica.
11º SLIDE
- Aquele que ouve e não pratica, na verdade, rejeita a Palavra, não a recebe, prefere viver segundo a sua maneira de viver, segundo o seu modo de entender, de sorte que é um “falso crente”.
- O ouvinte puro e simples da Palavra de Deus engana-se com falsos discursos, pois, fora da rocha, que é Cristo, que é a verdade (Jo.14:6), tudo que se fizer, tudo que se disser é falso, pois fora da verdade somente haverá mentira, somente haverá falsidade.
12º SLIDE
- Devemos cumprir a Palavra de Deus, algo que não é fácil, pois, como nos ensina o apóstolo João (Ap.10:9,10).
- O cumpridor da Palavra, ao ter contato com ela, modifica-se, muda sua conduta, seu comportamento, passando a fazer o que Jesus manda, não o que pensa ou que considera certo ou conveniente.
- Em Suas últimas instruções, o Senhor Jesus foi categórico ao afirmar que somente O ama aqueles que guardam as Suas Palavras (Jo.14:21), aqueles que fazem o que Jesus manda (Jo.15:14). Amar é um comportamento, uma conduta, não um mero sentimento.
13º SLIDE
- Aqueles que simplesmente ouvem a Palavra de Deus e não a praticam são pessoas que não têm qualquer identidade.
- O não cumpridor das Escrituras é um “ouvinte esquecido”, que “se esqueceu de que tal era”.
14º SLIDE
- Somos bem-aventurados quando passamos a ser cumpridores da Palavra de Deus.
- Este moldar-se, este adaptar-se à Palavra de Deus outra coisa não é senão a santificação (Jo.17:17).
15º SLIDE
- Sem a santificação, ninguém verá o Senhor (Hb.12:14) e, a partir do momento em que não cumprimos a Palavra que ouvimos, sendo ouvintes esquecidos, estaremos nos condenando a não ver o Senhor, estaremos assinando nossa própria sentença de morte espiritual.
- Sem a santificação, não poderemos perseverar, não poderemos resistir ao maligno e não terminaremos o processo da salvação, com a glorificação.
16º SLIDE
- Deus contribui com o nosso crescimento espiritual, com a nossa perseverança, quando nos prova. No entanto, nós temos de fazer a nossa parte, mediante a santificação, mediante a observância e cumprimento da Palavra de Deus.
- A perseverança é indispensável para a salvação (Mt.24:13) e isto somente se dará mediante a santificação, mediante o cumprimento da Palavra de Deus.
17º SLIDE  III – A RELIGIÃO PURA E IMEACULADA PARA COM DEUS, O PAI
- Tiago não recrimina a religiosidade; não diz, em absoluto, que o salvo em Cristo Jesus não seja uma pessoa religiosa, nem que a religião seja um mal em si.
- A religião é uma necessária atividade do homem para novamente estar em contato com Deus. No entanto, Tiago afirma que tudo o que é bom vem de Deus, de modo que o homem não pode, por si só, restabelecer este contato com o seu Criador.
18º SLIDE
- Não é errado ser religioso, mas, sim, querer construir uma religião a partir do homem, como se o homem pudesse restabelecer, por sua própria conta e risco, este relacionamento perdido com o seu Criador.
- O “homem que não refreia a sua língua” nada mais é que o homem que não se renuncia a si mesmo, que não se nega a si mesmo, que confia em sua própria capacidade, que confia em sua própria justiça.
19º SLIDE
- Quando o ser humano quer estatuir como o homem deve retornar a ter relacionamento com Deus, está se enganando, está produzindo mera vaidade, pois uma tal religião é vã, ou seja, vazia, porque tem origem no próprio homem.
- Salomão, no livro de Eclesiastes, bem demonstrou que tudo o que há no mundo é vaidade (Ec.1:2; 12:8).



20º SLIDE
- A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai é cumprir a Palavra de Deus, seguir os ditames estabelecidos pelo próprio Senhor, ou seja, visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo.
- Que é isto senão o cumprimento do mandamento de Cristo Jesus que é o de amar os homens uns aos outros como Jesus nos amou (Jo.15:12), que nada mais é que amar o Senhor nosso Deus de todo o nosso coração, e de toda a nossa alma, e de todo o nosso pensamento e ao próximo como a si mesmo (Mt.22:37-39)?
21º SLIDE
- Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações nada mais é que demonstrar o amor ao próximo, o amor de Deus, o chamado amor “agape”.
- Guardar-se da corrupção do mundo nada mais é que amar a Deus de todo o coração, de toda a alma e de todo o seu pensamento. É santificar-se, manter-se separado do pecado.
22º SLIDE
- A religiosidade que tem sentido, a verdadeira e autêntica religiosidade é aquela que se estrutura, se estriba na Palavra de Deus, no cumprimento daquilo que Deus nos manda fazer na Bíblia Sagrada.
- O salvo é religioso, porque aceita restabelecer seu relacionamento com o seu Criador a partir daquilo que foi estatuído pelo Senhor Jesus, o único Mediador entre Deus e os homens (I Tm.2:5).
23º SLIDE
- Uma religiosidade não se estabelece apenas pela prática de obras de misericórdia, por boas obras, mas, sim, por boas obras que sejam resultado deuma vida de obediência a Deus, de uma vida de fé em Deus, de confiança em tudo quanto o Senhor revelou em Sua Palavra, tanto que acompanhadas estas boas obras de uma contínua e ininterrupta santificação.
- Esta religiosidade é chamada por Tiago de “pura e imaculada”, ou seja, o homem, para restabelecer sua comunhão, seu relacionamento com Deus, o Pai, parte de uma situação de pureza e de ausência de mácula, ou seja, do perdão dos seus pecados, o que se dá única e exclusivamente pela fé em Cristo Jesus, meio pelo qual alcançamos a justificação (Rm.5:1).
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO