3º Trim. 2014 - PRE ADOLESCENTES - Lição 3: O cuidado de Deus por mim

3º Trim. 2014 - PRE ADOLESCENTES - Lição 3: O cuidado de Deus por mim
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRE ADOLESCENTES – CPAD
3º Trimestre 2014
Tema: Descobrindo meus direitos e deveres
Comentaristas: Ângela Sueli Silva da Costa


LIÇÃO 3 – O CUIDADO DE DEUS POR MIM

Texto bíblico   Marcos 5.22-25,27,34,38,39
 Chegou um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo e, logo que viu a Jesus, lançou-se-lhe aos pés.
 e lhe rogava com instância, dizendo: Minha filhinha está nas últimas; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos para que sare e viva.
 Jesus foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava.
 Ora, certa mulher, que havia doze anos padecia de uma hemorragia,
 tendo ouvido falar a respeito de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou-lhe o manto;
 Disse-lhe ele: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz, e fica livre desse teu mal.
 Quando chegaram a casa do chefe da sinagoga, viu Jesus um alvoroço, e os que choravam e faziam grande pranto.
 E, entrando, disse-lhes: Por que fazeis alvoroço e chorais? a menina não morreu, mas dorme.
Objetivos  após a aula seus alunos deveram  Reconhecer que Deus cuida de nossa vida 
                   nas  mínimas coisas, valorizando a nossa vida bem como o nosso bem estar. 

Introdução
A lição 3, O  cuidado de Deus por mim,  traz como texto base  a passagem em  Marcos que fala a respeito da  historia de  Jairo e sua filha, paralelamente a uma mulher que a muitos anos sofria de uma grave doença.  Jesus atende a ambas as pessoas, demonstrando assim a sua preocupação no bem estar daquele  que busca por sua ajuda, manifestando assim toda a bondade divina  no seu cuidado para  conosco.
O comentário da revista se desenvolve abordando essa passagem especificamente. No entanto achei por bem abranger de uma forma mais ampla esse assunto.
Desta forma fica a critério de cada professor elaborar a sua aula  mediante as necessidades de sua classe.

I- Deus cuida do seu povo
A Bíblia está completamente cheia de sinais do maravilhoso cuidado de Deus pelo Seu povo. Durante a caminhada de quarenta anos de Israel pelo deserto, eles comeram alimento do céu (Êxodo 16:4), tiveram suprimento de água inesgotável (1 Coríntios. 10:04), e foram equipados com sapatos que nunca se gastavam (Deut. 29:5).

Acontece o mesmo na nossa jornada desértica. Para provar isso, o Senhor lembra-nos como Seu cuidado por nós é muito maior do que o Seu cuidado pelos pássaros, flores e animais. Ele fala das aves, por exemplo. Ele supre a sua comida (Mt. 6:26). Nenhum dos passarinhos está esquecido diante de Deus (Lu. 12:6). Nenhum deles cai ao chão sem Ele (Mt. 10:29), ou, como H. A. Ironside dizia: "Deus assiste ao funeral de cada passarinho". A moral da história, claro, é que para Ele temos mais valor do que muitos passarinhos (Mt. 10:31).

Se Ele veste os lírios do campo mais lindamente do que alguma vez Salomão se adornou, Ele vestir-nos-á muito mais a nós (Mt. 6:30). Se Ele faz provisão para o cuidado dos bois, muito mais cuidará das nossas necessidades (1 Coríntios. 9:9).
Ele sabe o número exato de cabelos da nossa cabeça (Mt. 10:30). Ele conta as nossas vagueações à noite e mantém o registro das nossas lágrimas no Seu livro (Salmos 56:8).

Quem nos toca, toca na menina do Seu olho (Zacarias 2:8). Nenhuma arma preparada contra nós prosperará (Isaías 54:17).
Não prosperará nenhuma arma forjada contra ti; e toda língua que se levantar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor, e a sua justificação que de mim procede, diz o Senhor. (Is 54.17)
 Enquanto as nações carregam os seus deuses sobre os seus ombros (Isaías 46:7), o nosso Deus carrega o Seu povo

Até a vossa velhice eu sou o mesmo, e ainda até as cãs eu vos carregarei; eu vos criei, e vos levarei; sim, eu vos carregarei e vos livrarei. (Isaías 46:4).

Quando atravessamos as águas, os rios ou o fogo, Ele está conosco (Isaías 43:2). Em todas as nossas aflições, Ele é afligido (Isaías 63:9).
Aquele que nos guarda não dormita nem dorme (Salmo 121:3, 4). Alguém chamou a essa característica de Deus de "a insónia divina".

O Bom Pastor que deu a Sua vida por nós, não nos nega qualquer bem (João 10:11; Sal. 84:11, Rom. 8:32).

Ele cuida de nós desde o início até ao fim do ano (Dt 11:12).
Na verdade, ele nunca nos deixa nem desampara
Seja a vossa vida isenta de ganância, contentando-vos com o que tendes; porque ele mesmo disse: Não te deixarei, nem te desampararei.(Hb 13:5).
Deus cuida realmente! 
(texto fonte de  William MacDonald )

II-O cuidado de Deus conosco, ou o Deus Conosco cuida de nós        1 Pedro 5.6-11
Qualquer que seja a ordem da sentença não vai alterar a confiança que temos em Deus.
Pedro, que até fraquejou (talvez tenha se esquecido do Deus Conosco), nos incentiva a acreditarmos no que ele sentiu e provou.

(v.6) Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;

1. Pedro diz que devemos nos humilhar diante de Deus (v.6); como amadureceu o nosso querido irmão apóstolo. Quando Jesus quis lavar-lhe os pés, ele não consentiu. Logo depois, queria tomar banho (João 13).

2. Mas a nossa humilhação, segundo Pedro, deve ser sob um maravilhoso lugar: à sombra da poderosa mão de Deus (lembrei-me do Salmo 91). Que gostoso lugar para a nossa humilhação. Bendita humilhação que nos encaminha para a exaltação.

3. Exaltação que é no tempo próprio; no tempo de Deus.
4. Tem que ser no tempo oportuno, pois trata-se de um tempo exato, que não acontece nem antes nem depois, em nenhuma menor medida de tempo que possamos imaginar.


(v.7) lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 

Pedro agora é salmódico: “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará”. (Sl 37.5).

1. A palavra entregar traduz gâlal, que é rolar. Então poderíamos ler: Role o teu caminho sobre o Senhor. Muitas vezes os problemas são tão enormes que não podemos carregá-los, administrá-los ou qualquer coisa que o valha.

2. Pedro diz que devemos lançar; o salmista diz que devemos entregar. Prefiro entender que no final dará no mesmo. O importante é que o problema não fique conosco.

3. Se você jogar tudo sobre Deus, não queira atalhar. Ah, também não diga como Ele deve ou não deve fazer. Não seria sensato de sua parte (de nossa parte).

4. “Porque Ele tem cuidado de vós”. Como é bom sabermos disso. Que o digam os distraídos e aqueles que pensam que atingiram a maioridade, aqueles que se dizem donos dos próprios narizes. Saibam todos: “Deus ‘se importa com aquilo que se passa na vida de vocês’ (Mueller)”.


(v.8) Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar;

1. Pedro aqui falou do que ele mesmo sentiu na pele. Quando devia apoiar o Mestre no cumprimento da missão, deixou-se influencia por Satanás (Mat 16.23);

2. No momento de orar, caiu em pesado sono, deixando o Mestre orando só.

3. A NIBB traduz assim a primeira parte do verso: “Tende bom senso e estai atentos”. Os crentes devem viver em alerta máximo, pois o inimigo não manda e-mail dizendo o dia e hora


(v.9) ao qual resisti firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão-se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo.

1. Saber que Deus cuida de nós não deve ser estímulo à negligência, ao desleixo e a manutenção da guarda baixa: sobriedade e vigilância, prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

2. Pedro não manda que a gente chame o diabo para a briga, assim como Tiago (4.7), só manda que o resistamos; ao que Pedro acrescenta: “firmes na fé”.

3. Pedro não nos manda praticar outro exercício, que não seja a firmeza na fé. A fé não permite que abandonemos a fé (fé que tivemos quando cremos, e a fé que conservamos porque um dia cremos).

4. Existem crentes sofrendo em todos os lugares do mundo. Não eram apenas os leitores de Pedro que sofriam; os não leitores também passavam pelas mesmas aflições por conta do Evangelho que professavam.

(v.10) E o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, confirmar e fortalecer.

1. O Deus de toda graça não abandona os seus chamados para a vida eterna e, mesmo que haja sofrimento, será por um pouquinho de tempo.

2. O sofrimento cristão não é motivo de desistência, mas de resistência. Deus mesmo se encarrega de nos aperfeiçoar (nos completa); de nos confirmar (nos estabelece, somos ‘concretados’, fixados); e, de nos fortalecer (pela força do seu poder nos anima e capacita).

(v.11) A ele seja o domínio para todo o sempre. Amém.

1. A Deus, que toma para si as nossas ansiedades,
2. Que nos faz, por seu próprio poder, capazes de pela fé, vencermos o maligno;
3. “Domínio para todo o sempre”.

Amém.
(texto fonte:  Pr. Eli da Rocha Silva)

III-O cuidado do Senhor Jesus
“não vos deixarei órfãos”    Jo 14.18
Sem duvida nenhuma  a vinda de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo a esta Terra para resgatar o homem perdido é a mais sublime prova de que Deus tem cuidado  do ser humano que criou.
Deus na sua soberania não tem nenhum  compromisso e responsabilidade na perdição dos homens, pois o ser humano , de livre e espontânea vontade decidiu  desobedecer a Deus, porem o Senhor não deixou o homem a sua própria sorte, proveu um meio para lhe trazer de volta a sua presença.
Durante o ministério terreno o Senhor Jesus  sempre demonstrou a sua preocupação, e cuidado para com todas as pessoas, principalmente aqueles que lhe são chegados,  quanto a seus discípulo o Senhor na suas ultimas palavras demonstrar todo esse cuidado.
Enquanto eu estava com eles, eu os guardava no teu nome que me deste; e os conservei, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura. (Jo 17.12)
Neste versículo o Senhor declara todo o cuidado que tinha com os discípulos ate aquele momento, porem a sua partida estava se aproximando Ele sabia que a sua missão estava chegando ao fim, e retornaria ao Pai, porem o seu cuidado não terminaria ali.
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre.
a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.
Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós.    (Jo 14.16-18)
Neste versículos  fica claro a preocupação do Senhor em não deixar os discípulos desamparados,  Ele iria, mas enviaria um auxilio, o Espírito Santo.
Após a sua morte e ressurreição,  nas suas ultimas palavras Ele declara o seu “cuidado” seria permanente.
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.  (Mt 28.19,20)
Sem duvida, que o “estar conosco” não se refere apenas a sua presença através do Espírito santo, mas significa também a cada dia colocar sobre nós o seu cuidado, nas mínimas coisas da nossa vida.

Conclusão
Ora, o mercenário foge porque é mercenário, e não se importa com as ovelhas.
Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem,
(Jo 10.13,14)
Assim concluiu o Senhor Jesus dizendo,  Eu sou o bom, o senhor  no passado  cuidou dos seus, e hoje continua a cada dia estendendo as suas mãos de misericórdias, ate mesmo aqueles que não crêem no seu nome, Ele cuida de todos!!


Colaboração para Portal Escola Dominical - Prof. Jair César S. Oliveira
FONTE PORTAL EBD