Quais são os sintomas de um infarto?

Quais são os sintomas de um infarto?

Segundo dados da Organização Mundial da saúde, o infarto ou ataque cardíaco é responsável por 25 milhões de mortes anualmente, a nível global, o que representa 45%, ou quase a metade das mortes. Este dado configura o infarto como algo um tanto quanto perigoso, visto que o ele constitui a primeira causa de óbito no mundo.


Por isso, é necessário prestar atenção aos sinais de infarto para preveni-lo e se preparar caso chegue a ocorrer. A boa notícia é que é bastante simples manter esta ameaça na linha. Veja o que pode ser feito para manter o coração saudável e como reconhecer os sintomas de um infarto.

O que é o infarto?


O infarto do miocárdio é um bloqueio do fluxo de sangue ao coração, que ocorre pela obstrução total de um vaso sanguíneo ou de uma artéria coronária.
Isto impede que o sangue chegue a uma seção do coração, causando a morte do músculo cardíaco. A interrupção do fluxo sanguíneo ocorre por uma acumulação de gordura chamada “placa”, que se forma nas paredes da artéria coronária, por coágulo ou por espasmos coronários.

O segredo está no estilo de vida


A forma realmente efetiva de prevenir o infarto é adotando ou modificando um conjunto de hábitos em distintas áreas da vida, direcionando-o ao cuidado das necessidades nutricionais, físicas, emocionais e espirituais.

  • A dieta é fundamental e o coração agradecerá se consumir vegetais e frutas regularmente, especialmente alimentos comonozesamêndoasalhocebolagengibre, chocolate preto e uma a duas taças de vinho por dia. É igualmente necessário reduzir ao máximo o consumo de farinhas, carboidratos e açúcar. Os peixes gordurosos como o salmão, a sardinha e o atum também beneficiam o coração.
  • Exercícios físicos realizados regularmente têm um poderoso efeito protetor contra o infarto. Qualquer atividade que aumente o ritmo cardíaco por pelo menos 20 minutos, três vezes ao dia, é benéfica. Como, por exemplo, caminhar, a jardinagem ou a dança.
  • A saúde e o equilíbrio emocional também são fundamentais.Por isso, deve-se tomar algumas medidas, como fomentar uma rede de relações saudáveis, desenvolver uma autoestima equilibrada, além de conscientizar, aceitar e expressar as emoções sem julgá-las e sem prejudicar as demais pessoas.
  • Desenvolver a espiritualidade para conectar-se  com o transcendental é outro recurso valioso, visto que já foi mostrado que práticas como a meditação, oração e, inclusive, a Yoga têm uma alta taxa de êxito em trabalhos preventivos e paliativos.
  • A atividade sexual saudável e regular, dentro de uma relação monogâmica e bem encaminhada, também reduz o risco de infarto, já que é um exercício físico e reduz o estresse ao estreitar os vínculos afetivos do casal.
  • Acabar com o hábito de fumar é outro grande aliado contra o infarto.

Green Leaves in heart shape on white background

Como reconhecer os sintomas?


O ataque cardíaco se manifesta geralmente com uma dor súbita e intensa no peito, muito semelhante a uma sensação de pressão sobre o peito, com uma duração superior a cinco minutos.
A dor pode ser irradiada para o braço, o ombro, a mandíbula, o pescoço ou as costas. Outros sintomas podem ser enjoo, suor frio, falta de ar, confusão, sudoração excessiva, desvanecimento, náuseas ou mal estar semelhante à indigestão.
Nas mulheres, os sintomas podem ser diferente, tais como ardor na região superior do abdômen, enjoo, sudoração e mal-estar estomacal. É possível também que as mulheres não sintam a dor clássica na metade esquerda do peito. Por isso, é importante muita atenção, pois nestes casos, o ataque cardíaco pode passar despercebido e culminar em morte.
Por isso, como os sintomas variam para ambos os sexos, diante da dúvida e principalmente se existir antecedentes ou fatores de risco, procure imediatamente um médico, mas nunca dirigindo, já que é totalmente perigoso fazê-lo durante um infarto.
A melhor parte em manter o coração saudável é que isso requer que nos amemos e cuidemos de nós mesmos, por meio de um estilo de vida que é fonte segura do bem estar. fonte  http://melhorcomsaude.com/